Roland Fantom XA

Autor Mensagem
keys_all
Veterano
# out/06
· votar


Ajuda ai Galera

Vidolino
Veterano
# out/06
· votar


Caro Keys_all

Uso um Kurzweil SP-88x ligado em MIDI com um Roland XV-2020, e estou em dúvida entre o Fantom-Xa ou Juno-G para ficar solto no setup, para os ataques de metais ou cordas, solos em geral, vozes e efeitos.
O propósito da banda é rock-pop, que vai de Pink Floyd até Deep Purple, passando por Phil Collins, REM, Gloria Gaynor, Ozzy Osbourne, Seal, Andra, Santana, Marillion ... e por aí afora.
Entende minha cruel dúvida?

tecladomax
Veterano
# out/06
· votar


Vidolino
ataques de metais

Cara vc já pensou num TR ou Triton Le?

Se vc pegar um TR ou um Triton LE vai se supreender

Abraços!

keys_all
Veterano
# out/06
· votar


Vidolino
Cara,... eu ia ti ajudar... mas depois do JEAHN..

tecladomax
Cara vc já pensou num TR ou Triton Le?

Se vc pegar um TR ou um Triton LE vai se supreender


Ele se supera com o seu Triton!..

eheh mas tentando de ajuda... se voce gosta do XV2020 compre um XA, que voce nao vai se arepender.. porem.. tem apenas 61 teclas leves...

Mr_Mojo_Rising
Veterano
# out/06
· votar


Deep Purple
Gloria Gaynor

Falando em ecletismo...

O_o

Tomara q isso aí signifique que vcs tem um repertorio flexivel e nao necessariamente seja falta de criterio, por exemplo, tocar tuoda essa maçaroca ae misturada em td q é lugar.

Magina tocar Gloria Gaynor em um encontro de Motoclube e Deep Purple num jantar Dançante com tema de Discoteca. heheh

Mas enfim, voltando ao Fantom ae.

:P

keys_all
Veterano
# out/06
· votar


Mr_Mojo_Rising
Mas enfim, voltando ao Fantom ae.

é... voltando.....

Ajuda ai galera!!!

keys_all
Veterano
# out/06 · Editado por: keys_all
· votar


Galera alguem sabe se tem como jogar sons do X6 pro XA. ou como no site da Rolandus tem o Patch da SRX-03/04 de repente poderia ser colocado do XA... oq voce acham?

Frost
Veterano
# out/06
· votar


Olá todos e vamos lá,

Sou novo aqui e espero poder ajudar em algumas coisas. Há exato um ano tenho um XA e depois de várias experiências com o mesmo (com manipulação de arquivos, sampler e tudo mais), posso dizer que o bichinho é fera de mais!!

Tá certo que o X6 é melhor em alguns timbres (basicamente em alguns timbres de instrumentos acústicos) mas para bandas e a maioria de usos que se faz de um teclado, o custo a mais de um X6 não compensa. A qualidade superior destes equipamentos faz diferença em edições musicais para filmes ou grandes projetos. A grande ausência no XA é o Aftertouch e ponto.

Quanto aos Patches disponíveis para download, todos os timbres do X6 podem ser colocados no XA lembrando que alguns sons (dentro dos acústicos) que soam de uma maneira no X6 poderão soar de forma diferente no XA já que este não terá todas as formas de onda que os mais potentes têm. A boa notícia é que se pode substituir estes tones destoantes por outros que se aproximem da realidade do som.

- O X6 tem cerca de 300 sons que não existem no XA.
- O X6, no total, tem quantitativamente 256 sons a mais que o XA.
- O XA tem uns 50 ou 60 que não existem no X6.
- XA= 64Mb de Ondas e X6 = 128 Mb de ondas. O X6 vem com a placa Ultimate Key embutida nele, de onde vêm estes 64 Mb a mais.
- Todos os "Sons Technos", ou seja, que não espelham instrumentos (Pads, Pulsating, Vox, Synths,...) do X6 podem ser carregados no Xa sem prejuízo algum à qualidade dos mesmos. Estes são cerca de 200 dos 300 acima falados.
- Os outros 100 ou 150 sons do X6 (pianos, cordas, baixo, orgão) usam formas de onda ausentes no XA. O que se pode fazer, como já disse, é substituir os tones por outros (dá uma baita trabalho e não compensa muito).
- Há algum tempo fiz experiências com estes patches tirados de SRXs mas não fui feliz. O XA conseguiu tocar apenas 1 som num grupo de 256. Tenho comigo (nao tenho certeza) que estes patches usam ondas específicas de cada SRX, ficando impossível de reporduzir estes sons sem as placas.

No mais, posse dizer que o sampler do XA dá para brincar muito bem. Para isso, coloquei 512 de RAM nele.

A minha maior demanda atualmente é por SAMPLEs de instrumentos musicais. Os que tenho são muito pobres. Consegui o ChickenSys Translator para transformar formatos Giga e Akai para wav mas mesmo assim a qualidade não ficou boa. Não sei se foi por causa da qualidade dos Giga ou do conversor.

Se alguém tiver bibliotecas WAV ou Giga(para eu fazer mais experiências), estamos aí.

Se me disserem que o Awave faz conversões de Giga ou Akai para Wave satisfatoriamente, correrei atrás.

Grande abraço.

keys_all
Veterano
# out/06
· votar


Frost
- XA= 64Mb de Ondas e X6 = 128 Mb de ondas. O X6 vem com a placa Ultimate Key embutida nele, de onde vêm estes 64 Mb a mais.

Eu tento falar isso para eles, mas ele nao intendem rsrs..

Cara eu possuo um XA, pega meu MSN que eu tm consegui fazer mtas coisas nele ja...

thiagotgc arroba msn ponto com OK???

Abraços

keys_all
Veterano
# out/06
· votar


Frost
Vou tentar pegar o Patche que contem os sons do X8 e tentar pegar algun Hammond e Piano lgl nativamente nele...

Voce ja tentou algo?

keys_all
Veterano
# nov/06 · Editado por: keys_all
· votar


Mais alguma opniao???

AUTOBOT
Veterano
# mar/07
· votar


keys_all
Mais alguma opniao???

Eu aqui, 'fessor!

Semana passada testei por quase uma hora um Fantom XA (já tinha testado um X6 há alguns anos) numa loja de instrumentos misicais em Floripa. Obviamente que só posso falar dos presets e alguns outros detalhes do bichinho, mas, afinal de contas, é isso que interessa antes de tudo, então...

Pianos acustícos: Ruins, ruins, ruins de doer. Finos, sem conscistência, muito agudos...Talvez um ajuste, uma edição pudesse resolver, mas como você mesmo não conseguiu isso até hoje, então acho difícil o conserto, memo com samplers de Kurzweil. Minha opinião: 1.000 vezes o piano acústico do Triton LE (não tô brincando).

Pianos elétricos: Wurllis e Rhodes fazem bem o trabalho. Muito legal, mas nestes, também acho que o Triton leva vantagem. Claro que não preciso comentar dos modelos a la DX7, mé (Ugh!)... Gostei muito dum timbre que é carregado em compressores e do qual eu não lembro o nome, mas foi legal para brincar om uns lances de uma música do Fat Boy Slim, chamada Talking Bout My Baby.

Órgãos: Os hammonds, como eu já sabia, são péssimos... timbres que lembram meu bom e velho RS5 (bom porque é bem mais barato que o XA). Não convencem, são muito limpos... Tem até um que se chama (para variar) Deep Organ ou Purple Organ (algo assim, você sabe bem relacionado a quem) e lá foram meus dedos se preparando para a intro de Perfect Strangers, mas...hmm! que órgãzinho mais sem vergonha, seu Sílvio! Sério problema com a simulação da leslie, além da falta do vibrato. Mas existe um excelente e imponente timbre de Church Organ.

Strings: De novo, muita coisa lembrou meu RS de guerra. E não que isso seja ruim. Creio que alguns slow strings da Roland são perfeitos, lembram os usados pelo Hans Zimmer (compositor de Gladiador e o Último Samurai). Em geral eles são muito convincentes nos graves, mas falham nos agudos, e quando se trata de sons de violinos, violoncelos... não engana mesmo.

Guitarras: aqui a coisa sempre é difícil, né? Se o neguinho é daqueles que quer porque quer uma simulação perfeita que deixe um Hendrix, um Satriani ou um Clapton confusos, se fode sempre. Como não é o meu caso, creio que as guitarras elétricas são animais e cumprem bem o trabalho de fazer as vezes de um eventual amigo guitarrista que você não tem ou não sabe como fazer aquele solo que repete a exaustão em sua cabeça. As acústicas também são bem legais, mas nenhuma delas chega aos pés da combi The Guitarrist presente no Triton LE.

Corais: Nada que meu RS 5 não faça igual. Sério!! Alguns são bons, mas a maioria decepciona, inclusive um que seria inspirado nos do mellotron.

Pads e Leads: Ah, muita, mas muita coisa jóia aqui pra quem gosta (eu). O único problema é que existem efeitos "borbulhantes" por demais parecidos. Por outro lado são muito inspiradores, sendo que os leads são tão bons (senão melhores) que os do LE.

Vibrafones, cítaras e bagpipes são ducaraio.

Tubular Bells são fracas.

Não testei metais, acordeões, (este primeiros não tenho costume de usar), baixos e baterias.

Potêncimetros para Cutoff e Resonance respondem muito bem e tem mais presença, mais profundidade que os da Korg.

Outros detalhes seriam o D-Beam, que mais uma vez pareceu-me uma grande balaca sem nenhuma função maior que isso (e olha que eu curto Jean Michel Jarre); a interatividade, que eu achei bem razoável e intuitiva, na maneira superficial que utilizei o instrumento; e o visual, que de fato, com toda aquela cor (ou falta de cor) de vídeo-cassete dos anos 80, é muito bonito com o aparelho ligado, todas aquelas luzes e tal.

O aparelho estava 5800 em 6 vezes. Claro que esse preço baixaria se fosse a vista. Porém, creio que com o Juno G na área, ele está realmente fadado ao fim de linha, pois pelo que eu entendi, ambos possuem a mesma síntese, os mesmos timbres.

riceira
Veterano
# jun/07
· votar


AUTOBOT

Recebi uma proposta de troca do Xa pelo meu Le76 e como você demonstrou acima conhecimento de ambos, então pergunto: para o meu propósito que é apenas hobby e uso mais synths e pads valeria a troca?
O Xa é mais descomplicado de utilizar do que o Le ou ambos se equivalem em recursos e manuseio?

tecladomax
Veterano
# jun/07
· votar


riceira

Vc ta maluco?

Trocar um Triton por um XA

Faça isso não, vc vai se arrepender

só vou vender meu Le por que comprei um Motif Es7
ou tambem trocava por um Extreme por outro teclado eu não trocaria ele de jeito nenhum

concelho de amigo

abraços!

riceira
Veterano
# jun/07
· votar


tecladomax

Amigo: se puder me ajudar, fazendo uma breve comparação entre os dois teclados. Recebi uma proposta e prometi estudar o caso. Sempre achava o Triton complicado, mas agora já estou melhorando no aprendizado e até já sei carregar samples, tudo graças ao CifraClub e ao Áureo Galli.

Victorkeyboard
Veterano
# jun/07
· votar


nunca testei o xa mas se tem os mesmos timbres do juno g num é tão ruim assim como o mano autobot analisou, é ruim só pelo preço, um teclado de 6000 reais com os msms timbres de um de 3800 e quase a msm coisa é complicado, seria melhor juntar um poquinho mais e pegar um X6.

tive testando o triton LE uma vez e gostei dos timbres q ouvi, é uma boa opção, acima dele pra mim só Motif ES, Fantom X e Triton Studio

um dia pretendo testar o Nord electro tbm, parece ser bom

Gus79
Veterano
# out/11
· votar


Pois bem. Comprei um Roland XA e peguei ontem.

De ontem para hoje, as impressões iniciais, usando sem nem abrir o manual:

Aparência: é feito de metal com as laterais de prasticul. Só de ser de metal já parece que vai durar mais tempo.

Teclas: ruins. Muito leves. Muito fácil esbarrar e tocar alguma nota não intencional. Estou acostumado com teclas melhores, rsrs. Mas ainda assim é tocável, basta me acostumar.

Pianos: Medianos. Parecem os do RS-9 que tive. Mas já editei o piano no. 1 e já deu uma boa melhorada. (Interessante é que eu gosto mais do piano ac do 01/W em relação ao do XA. O do XA é mais realista, mas o do 01/W é mais definido, e tem um sustain muuuuito mais longo. Sei lá, acho que tô maluco por preferir o piano ac do 01/W).

Órgãos: como todos sabem, não é o forte do XA. Mas sabendo disso, comprei também uma pedaleira Boss ME-70 para dar um upgrade no timbre. O negócio é assim: programei uma performance na qual o órgão é jogado, sem efeitos, para a saída 3, onde a ME-70 está plugada com um programa que tem um overdrive, o rotary (controlado pelo pedal da ME-70) e um reverb (e se quiser usar um amp simulator, para dar uma mudada, isso também é possível, assim como usar em outros timbres - exemplo, o wah-wah nos timbres de epianos e de clavis, o oitavador em timbres monofônicos, etc). O resultado é MUITO BOM. Problema dos órgãos resolvido.

Strings: bons. Mas parecem com os XP e RS - coisa que não desabona o XA, porque eles já eram bons mesmo. Melhores que os do 01/W.

Pads: o 01/W e o D-50 têm pads perfeitos de todos os tipos. Mas o XA até que não fica muito atrás - pelo menos em quantidade. Porque em qualidade, acho que fico com meus antigos mesmo.

Leads: nota 10.

Outros synths: tem de tudo. Alguma coisa sempre serve. Mas acho que o D-50 e o 01/W têm mais punch.

Os outros timbres (guitarra, sanfona, trombone, etc) eu não uso mesmo.

Os touch pads são legais para gravar a bateria e para treinar com uma bateria também. E já me deram várias idéias de linhas melódicas.

Os efeitos são bacanas. Para timbres individuais, os efeitos são mais que suficientes, e são, de modo geral, bons e bastante editáveis. Só acho que não vai ser o suficiente quando tiver músicas sequenciadas (aí vou ter que jogar só mesmo o reverb e o master na sequência e apelar para a saída 3 com a pedaleira para o timbre que eu estiver usando em cima da sequência).

No geral, o XA tem timbres muito parecidos com os do RS-9 que tive. Alguns até com o nome igual. E de modo geral os timbres do XA sofrem daquele velho vício da Roland: tudo afogado em reverb. Sorte que é fácil editar os cinco inserts de efeitos (1 reverb, 1 chorus, 2 fx e 1 master). Obviamente, ainda não deu pra saber como isso tudo se comporta no meio da banda.

Já encomendei um pente de 512mb para colocar no bicho para brincar com samples (o meu tá com 256). Com 512, dá pra ter mais de 100 minutos em mono - e usar plenamente os 9.000 locais de samples que ele tem.

O sequencer tem 400.000 eventos, é muita coisa. E a música sequenciada pode ser transformada em WAV direto. Daí é só passar para o PC diretamente (via USB ou via o PC card) e jogar a guitarra de verdade e a voz em cima.

Instalar o editor e a library do Fantom é facílimo e editar nele é mais fácil ainda. Dá pra programar performances facilmente.

E realmente a Roland disponibiliza as waves e os patches das placas SRX-03 (studio) e SRX-04 (symphonique strings) de grátis para instalar no banco user. Vou instalar no programa de library e selecionar o que mais me interessar para transferir para o XA (que tem 256 memórias user).

No fim das contas, é um bom faz-tudo, facílimo de usar (nem abri o manual ainda), com ênfase nos timbres sintéticos. Suas duas grandes falhas são sanáveis: os pianos são passáveis e melhoráveis com edição; e no caso dos órgãos eu resolvi de um modo "diferente", rsrsrs. E eu prefiro e uso mais timbres sintéticos mesmo, então estou em casa.

Talvez dê para programar umas performances que me possibilitem não levar dois teclados para os ensaios. Basta fazer com cuidado os splits dos timbres e, eventualmente (caso de órgãos e e-pianos) jogar a saída de um dos timbres, sem efeitos, para a pedaleira.

Infelizmente não estou podendo gravar nada, meu PC deu pau e meu note é muito fraquinho para gravar áudio com qualidade. Mas quando eu arrumar o PC eu gravo e posto alguma coisa boa.

Enfim, é isso. Qualquer pergunta, estamos aí.

Gus79
Veterano
# out/11
· votar


Ah, outra coisa.

4 saídas p10 já é bom.

Mas só duas entradas de pedais achei muito pouco - um Hold e um assignável para pedal contínuo (de expressão/volume). Sei lá, estou acostumado a usar mais pedais ao mesmo tempo.

O d-beam é assignável (pode ser after-touch, volume, cutoff, ressonância, mudança de patches, ligar um pattern, o escambau. Bacana.)

A saída USB é uma mão na roda para ligar ao computador sem dor. ;)

E a fonte externa não é daquelas ridículas, uma "caixinha" que é grudada no interruptor. Não: é uma fonte tipo de notebook, o transformador fica no chão. Menos pior.

É isso. Se eu lembrar mais coisas eu posto.

Gus79
Veterano
# out/11
· votar


Ah, atualização do review.

Não deu certo o lance de colocar o conteúdo das placas SRX-03 e 04 no banco user.

Até foram para o banco via o programa de library, mas a maioria dos timbres não tocou, ou só tocaram algumas das parciais do patch.

Ou seja: até dá para baixar a programação, mas não baixa as waveforms necessárias. Para isso, teria que ter a placa instalada.

A propósito, já encontrei alguns patches bem interessantes na net. Se alguém quiser alguns, ou tiver alguns para compartilhar (pode ser de qualquer fantom X), é só avisar que a gente troca e-mails.

viktor 999
Veterano
# out/11
· votar


Gus79

tenta trocar as WAVE's do placa pelas internas , fiz isso no juno G e ficou muito bom , agora vc apenas vai estar pegando a configuração...

goncalo_portugal
Veterano
# nov/12
· votar


Oi, sou novo por aqui, sou de portugal. estou a pensar em comprar um fantom xa, ele para tocar ao vivo com banda é pratico?..

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Roland Fantom XA