Sentimento Harmonico ; Próximo "Acorde"......?

    Autor Mensagem
    nereumoraes
    Veterano
    # abr/05


    Tocando e cantando uma letra musical,dentro de um determinado "TOM" definido pelo sentimento Harmonico que a melodia pede, e dentro da sequencia dos acordes deste mesmo 'tom' ; como posso saber qual o proximo "acorde" a ser colocado ,...será pela sequencia teorica dos acorde deste "tom" ou pelo ouvido Pratico (absoluto) ou tirar a letra musical só depois de menorizados os acorde em questão, dentro de uma pratica como posso livrar-me das letras cifradas e partituras prá Teclados se elas passão segurança,do proximo "Acorde"......

    BuBy
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    O.o

    sarpa
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    nereumoraes, creio que, neste caso quem ajuda em 100% é sou ouvido.

    Com o tempo, você irá perceber quais são as "intenções" de cada acorde, cada preparação, etc.
    Já faz cerca de 10 anos que estou na música e, em todo esse tempo usei somente o ouvido, ou seja, hoje, tocar uma música sem conhecê-la ou, sem ter anotações sobre ela já não é algo tão complicado, pois, como eu disse, você começa a perceber as intenções de cada nota.

    Esperando ter lhe ajudado,
    Um abraço,
    Juninho Sarpa.
    www.bandaapice.com.br
    www.bandaapice.com.br/juninhosarpa/fotolog

    Jaum_Paulo
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    A resposta é:
    Ouvido Relativo

    Tarara_Leo
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    se tivesse um formula todas as musicas seriam iguais !! vai pelo ouvido, e misturea tudu que vc quiser !! mistura escala de la maior com do# menor,, num interessa,, o importante é ficar bonito !!! vai pelo seu ouvido e esqueçe esses negócios de teoria

    Juliano de Oliveira
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    nereumoraes
    A resposta é:
    Ouvido Relativo

    Apoiado...vc precisa desenvolver seu ouvido relativo.

    Zara
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    E o que seria um ouvido absoluto?

    Juliano de Oliveira
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    Zara
    Ouvido absoluto é qndo alguém adivinha ql nota está sendo tocada, ou até msm a nota de um som qlquer(grito, assuvio, objetos caindo), sem ter nada de referência, ou seja, sem ter um tecladinho lá perto pra checar q nota é aquela....
    Já o ouvido relativo, adivinha as funções q as notas/harmonias exercem no contexto q se está analizando, ou seja, a pessoa sabe q determinada nota ou acorde exerceu uma função de dominante, subdominante, dominante relativa, e assim por diante, sem contudo conseguir identificar o tom original.
    Pra pessoa realmente ter um ouvido relativo ou absoluto, ela precisa percerber essas coisas sem ter nenhuma referência.Sem nenhum instrumento pra auxiliar, por exemplo.

    Zara
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    Juliano de Oliveira
    Legal esse lance dos ouvidos, não sabia disso não!
    Vo treinar pra ter ouvido absoluto, depois eu conto se eu consegui hehe

    Valeu :D

    Douglas P
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    ...meu ouvido é relativo...eu ouço a musica e percebo se o acorde e dominante, sub dominante e tal...mais as vezes nao consigo definir o tom original...se alguem tiver um estudo sobre acorde dominante, sub dominante, relativo... manda pra min se poder, ja estudei isso...mais nao tenho mais o estudo!! valeu...

    Douglas P
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    ha meu email www.downglas@oi.com.br

    Juliano de Oliveira
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    Zara
    Vo treinar pra ter ouvido absoluto, depois eu conto se eu consegui hehe
    hehe.Tmb vou treinar um pouco.Daqui uns 5 anos eu tmb te conto se consegui...

    Theo22
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    nereumoraes

    Cara, isso é algo muito complicado, creio eu, tem que ter um bom conhecimento de formação dos acordes já e um passo, depois ter um bom ouvido.

    Mas realmente é algo que muitos não tem tal capacidade, eu por exemplo, são raras vezes que acerto um tom de cara, sempre fico procurando nas teclas do teclado até conseguir, tenho um ouvido relativo.

    Sei que deve ser coisa pra muito tempo, e só ele vai dizer que se você terá tal capacidade, um ouvido absoluto um dia.

    Agora saber que nota vai dar quando uma pessoa começa a cantar com um tom que ela de deu inicial, é algo chato também, se vc não conhece a múscia, eu mesmo também, não consigo fazer isso, só em músicas com simples acordes.

    Jonathas Lacerda
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    eu tenho ouvido absoluto... qdo meu HD tah chiando, eh sempre em Si Bemol... mas faz umas desafinadas em Sibb ou C...kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    aeh Hermeto Pascoal!!! vc tem um dos maiores (kkk ureião!) e melhores ouvidos absolutos!

    maggie
    Veterana
    # abr/05
    · votar


    O meu é ouvido obsoleto.

    rickwakeman
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    Exatamente, Ouvido Relativo!
    Treine no site www.teoria.com a percepção harmonica e ritmica
    Ou faça aulas de percepeção! Ou tire muitas músicas e aí vc acostuma, o importante é ter uma metodologia pra identificar :-)
    Se baseie nos intervalos encontrados em músicas famosas...

    kzartdf
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    ouvido absoluto é um processo! aos pouquinhos vc vai melhorando e aperfeiçoando. Prá mim uma das melhores formas de treinar o ouvido é tocar ritmos variados (mesmo aqueles q a gente não gosta). Com o passar do tempo o próximo acorde é tipo automático!

    Abraços!!!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Sentimento Harmonico ; Próximo "Acorde"......?