Metais (Brass Stab, Brass Swell ...) Alguém manja?

    Autor Mensagem
    rogrm
    Veterano
    # abr/05


    Alguém aí sabe o q são estes tipos de Metais (Stab, Swell, Horns...? Quais as diferenças, q instrumentos compõem cada conjunto desses metais?

    Vamos contribuir...

    abraços.

    Mr_Mojo_Rising
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    Por uma tradução livre: Stabs são ataques de metais (aquelas marcações secas de Sex Machine e I Feel Good do James Brown), Swell são os crescendos, também presentes em vários clássicos da Black Music e Horns são os instrumentos de metais propriamente ditos. Até onde eu sei, os naipes clássicos de metais da música pop são formados por trumpete, trombone e sax, em maior ou menor proporção, e para serem reproduzidos em teclados (algo dificilimo de se conseguir com fidelidade), deve-se levar em conta que: os arranjos são feitos com notas isoladas ou oitavadas (dificilmente acordes completos, às vezes rola uma terça ou quinta, dependendo da complexidade da música), já com os timbres sobrepostos em layers e o uso de um bom pedal de expressão/volume, para que se possa dosar bem a proporção entre stabs e crescendos.

    Não sei se era isso que vc perguntou, mas tá aí.

    Abs.

    Ken Himura
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    Há também os cornes ingleses e franceses, trompete, trombone, tuba, saxofones de várias extensões e coisas assim...;)

    Theo22
    Veterano
    # abr/05 · Editado por: Theo22
    · votar


    Mr_Mojo_Rising

    Pegando uma carona no tópico do irmão rogrm, essa era uma dúvida minha sobre metais, brass com vem escrito nos teclados.

    Bom, concordo 100%, que esses instrumentos são dificílimos reproduzi-los em teclados por melhor que sejam, eles tem uma riqueza muito grande, detalhes que quando tocamos no teclado, acabam sendo perdidos.

    Eu configuro os meus brass no teclado assim:
    Trombone + Brass section, ou com Sax + Brass section, o ruim é que o teclado só combina 2 tipos de som, fique faltando o trumpet.

    Mas aceito novas idéias pra melhor o som

    Ken Himura
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    Bom, concordo 100%, que esses instrumentos são dificílimo reproduzi-los em teclados por melhor que sejam, esses instrumentos tem uma riqueza muito grande, detalhes que quando tocamos no teclado, acabam sendo perdidos.
    Eu discordo. O instrumento mais difícil de reproduzir com perfeição é o piano acústico. Sopros e Metais são geralmente simples.

    Mr_Mojo_Rising
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    Ken,

    Qualquer instrumento acústico é foda de se reproduzir, de piano a trumpete. Tem que se levar em conta a reverberação, a expressão e até as "desafinadas" do músico que tocaria o instrumento em questão. Os melhores samples de piano acústico reproduzem as "micro-desafinações", certo??

    Mas daí até dizer que são simples, "It's a long way to the top", como diria Angus Young... hehehe

    Me mostre um trumpete simulado satisfatoriamente em teclado que eu te dou um doce... :P

    (Estressados de plantão: or favor, isso não eh uma continuação da maré de desafios do FCC, é só figura de linguagem)

    Theo22
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    Ken Himura,

    Eu não falei que é o mais, e sim que são, ou seja, tem outros, como o que você falou, piano, que mais, guitar, entre muitos outros.

    E Mr_Mojo_Rising,

    O trumpet dos novos PSR, de 4 dígitos, estão muito bom, não sei se estão satisfatoriamente para um músico experiente. Mas tem uma certa expressão, tem uma boa realidade, não sei se você já ouviu?

    mikemax2
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    http://www.zero-g.co.uk/index.cfm?articleid=155
    Me digam o que acham da mp3 desse site de sampler

    Theo22
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    mikemax2

    Nossa, são samples de brass de alta qualidade, e realmente um teclado ainda não tem tanta fidelidade assim. Queria eu poder usufruir, tocar esses timbres em meu teclado.

    Bom, mas o preço é bem alto, $49.95, será que tem algum lugar pra baixar?

    mikemax2
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    To tentando amigo mais ta dificil. O timbre é perfeito nunca vi nada igual, só que sempre se fica com a pulga atraz da orelha, sera que é tudo isso mesmo!
    Parece bom demais pra ser verdade.

    Theo22
    Veterano
    # abr/05 · Editado por: Theo22
    · votar


    Ouvi que no demo tem um rítimo de fundo com uma guitarra, tudo faz parte do CD ou só os brass?

    mikemax2
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    Sei la cara, só sei que é legal pacas.
    Da uma olhada nessas Guitars
    http://www.spectrasonics.net/libraries/hzguitar1.php

    Theo22
    Veterano
    # abr/05 · Editado por: Theo22
    · votar


    Que isso, nossa, onde consegue esses sites?

    Pronto, são cordas pefeitas como o Yamaha 3000, brincadeira, são muito além, o timbre é 100%, a maneira que o demo apresenta o toque é 100% também. Vamos supor, se eu tiver esses bancos de timbre samplados, vou conseguir tocar assim?

    Essas guitarras estão melhores que os brass, os brass são fodas mesmo pra se tocar em teclado, mas como falei, aquele demo que baixei do brass não se tem em nenhum teclado.

    Theo22
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    Nossa que cd caro, CD-ROM $199

    Esse timbre é como uma soundfont, que podemos carregar no computador e tocar pelo teclado atraves de um cabo USB ou MIDI? Me parece que são *.wav, tem todas as notas, ou só são gravações de alguns toques de guitarras, a mesma dúvida quanto aos timbres de brass.

    mikemax2
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    O esquema é igual as sound fonts, so que se usa o giga sampler, akai... tudo formato especifico, porem o awave studio converte facilmente pra todos os formatos.
    Eu nunca tinha trabalhado com samplers, estou bem estigado. A pouco tempo estou com um triton le, que é sampler player to querendo usar os samplers pra tocar ao vivo. É ate covardia comparar timbres de teclado com esses samplers né.

    Ken Himura
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    Mr_Mojo_Rising
    Eu vi uma vez um sample do sax soprano do Kenny G que era bem satisfatório...só que meu computador queimou e eu perdi ;(

    Theo22
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    Com o triton le, você pode usar, carregar esses samples para o teclado e tocar?

    mikemax2
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    Com certeza, e sem ter placa de expansão e nem nada, só que a limitação dele e de mo maximo 64 MB de RAM.

    mikemax2
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    Ken Himura
    Cara voce não lembra onde baixou?

    Dimi Pop
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    Vou colocar aqui como eu edito um naipe de metais em um Workstation...

    2 trumpetes (oitavados)
    Sax tenor
    Trombone
    Brass (somente para dar uma preenchida, mas deve ficar bem ao fundo e nao ir ate as notas agudas)

    Mxer nos pan's para que nao fique tudo ao centro, isso dá um toque de realisno

    Mexer na afinação, mexer muito pouco para não ficar completamente desafinado; de preferência o trombone e o brass nao mexer; mexer so em um dos trumpetes e no sax

    Editar efeitos e equalização conforme o estilo da música; musica com muito Stabs (mais agudos e mais reverber); músicas com mais Swell (som mais velado e com menos reverber e tocado com menos intensidade)

    Theo22
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    Dimi Pop,

    Valeu pela dica, queria poder ouvi os brass que você edita, deve ficar excelente mesmo. Eu ainda não consegui chegar a um ponto que me agrade.

    Mr_Mojo_Rising
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    mikemax2,

    Da uma olhada nessas Guitars

    Só se vc der uma olhada nessas guitars:

    http://www.clavia.se/downloads/mp3/index.htm#ne2

    Guia prático:

    Vai em Nord Modular (a primeira seção já). Baixa os seguintes mp3: G2Guitar e G2_Teaser (desse último, considere apenas a segunda parte, a primeira são batidas eletrônicas apenas).

    Foda, foda.

    Malditos suecos!! (2)

    PS.: Eu odeio guitarra de teclado e ainda tô besta com o timbre dessa porra!!

    V. Augusto
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    Mr_Mojo_Rising
    A guiatrra é bem realistica, das duas demos. A G2_Teaser tem uma guitarra incrível. Mas mesmo assim MVT supera em algumas coisas.

    Ken Himura
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    mikemax2
    Pior que não...foi um site randômico que eu achei num dia pelo google.

    Ken Himura
    Veterano
    # abr/05
    · votar



    Malditos suecos!!
    (3)

    mikemax2
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    malditos suecos!! (4)

    mikemax2
    Veterano
    # abr/05 · Editado por: mikemax2
    · votar


    ken himura
    O google as vezes e uma droga por isso que sempre que acho um site legal ja mando pros favoritos.

    Theo22
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    Mr_Mojo_Rising

    A distortion ou overdrive que aparece no demo G2_Teaser , é ótima, mas se você observar um demo do Fantom Xa se não me engano, é igual a uma guitarra das melhores, me parece ser um pouquinho melhor. Mas esses timbres são excelentes mesmo.

    elektrodisco
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    Ola amigos

    Adorei todas as dicas e ainda preciso de alguma ajuda. Devo evitar acordes mesmo ? So oitavas em uma unica mão ou uma quinta ou terça ?? Setima não vai ?? Como e o ataque ??

    abraços

    Jabijirous
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    pra começar sax nao é metal é madeira, quando vem escrito no teu teclado brass é pq tem trompete e trombone juntos!! isso é o brass ou metais!! quando tem sax + brass é pq é sax(dependendo do sax pode ser um alto, isso vai estar escrito no teclado) + trompete, mais trombone!!

    tentem o garritan jazz e big band!! digita garritan no google!!!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Metais (Brass Stab, Brass Swell ...) Alguém manja?