Autor |
Mensagem |
Nando Filho Veterano |
# mar/05
Olá amigos queria pedir uma dica ou explicação de como usar a harmonia quartal quando estou harmonizando ou rearmonizando uma música, agradeço a quem puder me ajudar e um forte abraço.
Nando Filho
|
Nando Filho Veterano |
# mar/05
· votar
ué????
|
Mr_Mojo_Rising Veterano |
# mar/05
· votar
Fala cara. Seguinte, vi um tópico sobre o assunto no fórum de guitarra, acho que pdoe servir. Dá uma busca lá que não tem erro. Acho que foi até o Panucci (moderador) que criou.
Abraço.
|
Nando Filho Veterano |
# mar/05
· votar
Pow cara valeu pela dica.
Abraço.
|
oilecmurlo Veterano |
# jan/10
· votar
Harmonia quartal, tai um assunto que eu gosto de tratar. Então vamos lá: Trata se de formações de acorde onde o intervalo entre as vozes é de 4ª e não de 3ª, como estamos acostumados. Muito usada na harmonização de naipes de sopros e escrita para piano. Tal formação da ao acorde um caráter jazzístico e de tensão, sem com isso afetar a função do acorde. No entanto não se trata de apenas distribuir 4ª ao bel prazer, mas para distribuir estas 4ª é necessário que primeiro se conheça uma matéria chamada "escala de acorde" (Pode se pesquisar no livro "Harmonia e Improvisação" de Almir Chediak). Você vai perceber que dentro da escala de cada acorde existem notas chamadas "evitadas" e que não devem figurar na formação do acorde, mesmo como dissonância. Sabendo disso passa-se a distribuição das 4ª logo abaixo da melodia, e onde não se puder usar a 4ª, por se tratar de nota evitada, pode substituí-la por uma 3ª e logo após voltam a figurar quartas. Claro que não precisa dizer que devem ser usadas em momentos onde se queira trazer o caráter mais moderno e jazzístico, evitando assim o uso indiscriminado, que tiraria todo o glamour da técnica. Espero ter ajudado ao fórum, qualquer duvida nessa área podem me procurar, e terei imenso prazer em ajudar. Até breve.
|
oilecmurlo Veterano |
# jan/10
· votar
Complementando o que cite acima vai aí a dica (basica) das notas evitadas em cada escala. Maiores. I Grau do tom = C = Evitar o 4º grau ou seja a nota Fá. II grau do tom = Dm = Evitar 6º grau ou seja a nota Si.A menos que se trate de acorde de Dm6, onde se evitaria o 7ª ou seja a nota Dó. III grau do tom = Em = Evitar 6º grau ou seja a nota Do IV grau do tom = F = Evitar 4º grau ou seja a nota Si. V grau do tom = G = Evitar 4º grau ou seja a nota Dó ( a menos que se trate de acorde de G4, onde se evitaria a 3º. VI grau do tom = Am = Evitar 6º grau ou seja a nota Fá. VII grau do tom = Bm(b5) = Evitar 2º grau ou seja a nota Dó.
Em sintese em acorde com 4ª evita se a 3ª. em acorde maiores perfeitos, evita se a 4ª. em acorde maiores e menores com 7ª evita se a 6ª e em acordes maiores e menores com 6ª evita se a 7ª. Nenhuma nota pode formar 9ª menor com as notas abaixo dela.
|
ThyagoAmaral Veterano |
# jan/10
· votar
Alguém podia copiar o que tem nesse tópico e colar no outro e depois fechar esse...
Nando Filho Faz isso cara... e vamos tentar manter isso organizado, não precisa criar 2 tópicos com o mesmo assunto!
Ajuda ae...
|
fábio_soul Veterano |
# jan/10
· votar
ThyagoAmaral
Nando Filho Enviado: 31/mar/05 10:05
hahahhahaha
|