Técnicas de acompanhamento

    Autor Mensagem
    Marcos Amaral
    Veterano
    # mar/05


    Ae galera... Mais uma vez, me apresentando, eu toco teclado há 9 anos e piano há uns 4 ou 5 anos. Mas nunca pensei em tocar para acompanhar ninguém, ou em uma banda. No entanto agora, preciso de saber algumas técnicas de acompanhamento, já que eu tenho apenas as cifras das músicas?

    Com a partitura eu até conseguiria, mas com a cifra, vcs conhecem alguma ténica legal pra tocar? Um improviso? Uma forma de criar uma melodia...

    Abração, e valeu

    Jaum_Paulo
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    Marcos Amaral
    improviso se eles te derem liberdade, mas se não, o negocio é ouvi a música e imita o tecladista original mesmo hehe... eles te dão essa liberdade?

    _ViníciusAugusto_
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    Marcos Amaral
    Amigo o seguinte é esse, se vc for tocar piano vamos tocar basicamente em uam regra.

    Mão esquerda = arpejos com baixos
    Mão direita = arpejos com médios e agudos

    Vou ser mais claro, por exemplo, um acorde C (Dó maior)
    Não mão esquerda vc tocará = 1° 5° 8° nota = Dó1 Sol1 Dó2
    Já na mão direita vc tocará = 5° 1° 3° nota = Sol3 Do4 Mi4

    Isso irá fazer básicamente na improvisação e tocando as duas mãos mo piano, basta agora ser criativo e poder criar e/ou variar a musicalidade a partir dessa regra básica para piano!!!!!

    Um grande abraço e boa sorte!!!!
    Vinícius Augusto
    www.viniciusaugustomusic.ubbi.com.br
    MSN: viniciusaugustomusic@hotmail.com
    http://softekeyboards.goldeye.info/forum/index.php
    http://www.softekeyboards.cjb.net/

    Twister Metal
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    Basta passar da guitarra para o teclado, mas nao precisa de muito aprendizado, pegar as notas e improvisar, escutando a musica

    _ViníciusAugusto_
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    Twister Metal
    Basta passar da guitarra para o teclado, mas nao precisa de muito aprendizado, pegar as notas e improvisar, escutando a musica
    Nada haver, o jeito de tocar guitarra é totalmente diferente do teclado, como é que se tocaria com Fur Elise com os baixos e arpejos em uma guitarra somente? Tem como fazer uam base, mas é impossivel fazer igual!!!!!! As tecnicas são diferentes!!!!


    Um grande abraço e boa sorte!!!!
    Vinícius Augusto
    www.viniciusaugustomusic.ubbi.com.br
    MSN: viniciusaugustomusic@hotmail.com
    http://softekeyboards.goldeye.info/forum/index.php
    http://www.softekeyboards.cjb.net/

    Jaum_Paulo
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    _ViníciusAugusto_
    se ele for tocar pra acompanhar uma banda da pra usar as notas da guitarra sim... e eles não vao toca Fur Elise numa banda né...

    Jaum_Paulo
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    Marcos Amaral
    qual estilo que vcs vão tocar ?

    _ViníciusAugusto_
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    Jaum_Paulo
    se ele for tocar pra acompanhar uma banda da pra usar as notas da guitarra sim... e eles não vao toca Fur Elise numa banda né...

    o comentário foi.... Basta passar da guitarra para o teclado, mas nao precisa de muito aprendizado, pegar as notas e improvisar, escutando a musica e não sobre os acordes da guitarra para o teclado...

    O Marcos Amaral sobre como tocar e eu disse que é diferente o jeito de se tocar uma guitarra e um piano!!!!!

    entendeu?

    Um grande abraço e boa sorte!!!!
    Vinícius Augusto
    www.viniciusaugustomusic.ubbi.com.br
    MSN: viniciusaugustomusic@hotmail.com
    http://softekeyboards.goldeye.info/forum/index.php
    http://www.softekeyboards.cjb.net/

    Felipe Davi
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    Marcos Amaral
    E além disso cara... vai estudandu arpejos... como o Vinicius falou, mas faça arpejos menores na mão esquerda tbm... vai te dar uma velocidade maior;;;

    tipu:
    mão esquerda: dó - mi - sol - dó (volta)
    5 3 2 1
    mão direita : do - mi - sol - do (volta)
    1 2 3 5
    issu é o basico... vc pode arpejar as notas e os acordes..
    tipu:
    C (do mi sol) .. C/E (mi sol dó).. C/G (sol do mí)

    O q vc precisa saber é.. a numeração das mãos

    do polegar até o mínimo (issu vale pras duas) é do 1 ao 5...
    tente obedecer essa regra, mas disponha seus dedos comfortavelmente...

    VLW! Dúvidas.. me procure
    mr_piano_rj@hotmail.com

    Good Sounds!

    Marcos Amaral
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    _ViníciusAugusto_

    Valeu... Eu vou tentar essas técnicas aí que vc disse... Comprei hj meu teclado novo, portanto vou "brincar" um pouquinho nele... rsrs
    Eu quero justamente acompanhamento com o "piano" mesmo, pois vai ficar ótimo pra tocar algumas MPB e umas baladas. Os "rocks" e "metal" que eu toco, geralmente eu uso strings, até pq geralmente é "melódico", e é o que eles usam mais.

    Quando vc diz "variar a musicalidade", o que vc quer dizer?

    Jaum_Paulo

    Sempre que dá eu tento ser o mais fiel possível ao original, principalmente nas músicas de rock, que costumam ter um arranjo original para o teclado. Agora eu tenho liberdade total pra improvisar quando a música originalmente não tem arranjo pra teclado, ou simplesmente temos que tocar de improviso.

    Pra falar a verdade, nós tocamos uma clássica ou outra sim, antes e depois dos shows... e nós já tocamos "Fur Elise"... rsrs... Dá pra usar sim os mesmos acordes da guitarra, mas infelizmente a técnica é totalmente diferente. Mas veleu assim mesmo.

    Respondendo a sua outra pergunta. Eu toco em duas bandas, sendo que uma toca mais MPB, e umas baladas. Então neste caso, eu tenho que saber improvisar, já que boa parte das partituras não se acha na rede. E na outra, tocamos rock. Pra ser mais específico, metal melódico, então eu procuro ser o mais fiel possível ao original.

    Twister Metal

    Já tentei fazer isso... Mas infelizmente não fica bom simplesmente pegar a parte da guitarra ou violão e trazer pro teclado. Até porque assim, eu acabo não acrescentando nada à música. Mas, valeu assim mesmo.

    Felipe Davi

    é o que eu geralmente faço... Vou arpejando como vc disse. Queria variar um pouco mais... Valeu

    Valeu galerinha... Abraços...
    Vou treinar, e posto os resultados aqui. Mas mesmo assim continuem postando


    Tiago Pasinato
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    Tenho um livro de técnica sobre isso se eu tivéce scanner eu scanneava... eh um livro importado que eu tirei xerox do meu professor!
    moro em campinas se alguem quisé tira xerox só fala...

    Marcos Amaral
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    Qual é o nome e autor do livro? Pra eu pesquisar o preço, mesmo sendo importado...

    Valeu, abraço

    Jaum_Paulo
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    e nós já tocamos "Fur Elise"
    =P

    Marcos Amaral
    então, sei lá, acho que a melhor opção é ir improvisando, nem que no começo seja só nos ensaios, dae decora o improviso pra toca no show, talvez dê trabalho no início mas depois que acostuma compensa, mas creio que você não terá dificuldade, me pareceu bem instruído... que estilo vcs tocam?

    Marcos Amaral
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    Como eu disse, eu faço parte de duas bandas... Numa tocamos MPB, apenas e algumas populares (tipo pop rock Brasil: paralamas, legião, engenheiros... falando nisso alguém tem a partitura de "Pra Ser Sincero").

    Na outra, tocamos desde de Rock mais antigo, tipo Beatles, Queen, até heavy metal, tipo Angra... Uma misturada total, e geralmente o pessoal gosta.... rsrs

    Poxa, Fur Elise é legal... hehehehe...

    Abraços


    Jaum_Paulo
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    Marcos Amaral
    é legal sim, o difícil é encaixar ela no repertório... hehe

    Marcos Amaral
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    Mas nós tocamos ela justamente pra descontrair mesmo... Tipo, antes ou depois do show. E o povo costuma aplaudir... hehehe

    Jaum_Paulo
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    Marcos Amaral
    bacana hehe

    Tukateclas
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    Olá, tem um bom livro que estudei, é o Técnicas de acompanhamento do Maestro Marcelo Fagundes, show de bola... encontra na editora: www.keyboard.art.br

    Ismah
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    Fur elise? gente vcs nunca ouviram falar em Piano Bar? piano lá é normal, e geralmente músicas românticas


    minha "grande pequena" estréia se deu num bar(se vc for generalizar poderia até chamar de zona ou prostíbulo, mas isso é outra história) onde toquei um piano, toquei de Kenny G (filho da mãe, esse cara é foda no sax soprano) a Mozart e Beetowhen. Tenho total certeza que ninguém que estava lá conheceu UMA unica das músicas (vantagem que ninguém sabe qdo eu errei pelo nervosismo kkk) mas todos gostaram

    ckavernoso
    Membro
    # mar/13
    · votar


    O que vocês me dizem destes dois cursos:

    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-466936517-como-tocar-de-ouvido- para-teclado-e-piano-improacorde-1-_JM

    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-465938624-tecnicas-de-acompanha mentos-para-teclado-ou-piano-popular-_JM

    fabinfarol
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    Creio que a melhor coisa é ouvir músicas e tentar tirar o melhor possível, com um tempo vc vai criando o seu estilo, e por falar em estilo não se prenda apenas a um estilo musical.. :)

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Técnicas de acompanhamento