Acompanhamento através de cifras

    Autor Mensagem
    Stonehenge
    Veterano
    # mar/04 · Editado por: Stonehenge


    Olá,

    Sou novo nete fórum, me interessei por ele...

    Não sou muito experiente em teclado, só toco há alguns meses, mas uma banda está precisando urgentemente do meu auxilio com o teclado (pois o tecladista dela teve que sair). Como não é recomendável tocar em uma banda por partituras e sim usando improvisos e acompanhamentos através de cifras, estou tendo algumas dificuldades por ainda ser muito iniciante...até consigo tocar algumas músicas...faço o "baixo" (ou seja, toco a nota fundamental do acorde) com a mão esquerda e na direita toco as notas do acorde. Mas acho que meus acompanhamentos estão muito básicos. Ex. Em uma música que tem a cifra C eu toco as notas Do Mi Sol juntas e depois enquanto não muda a cifra fico alternando entre Dó sozinha e Mi+Sol juntas. Aí se vem um acorde de F a mesma coisa, nota fá na esquerda e na direita Fa+La+Do juntas quando eu mudo pra ele e depois Fá sozinha, Lá+Dó juntas, Fá sozinha, Lá+Dó juntas ,etc. Por isso acho que está algo muito básico, principalmente quando as músicas possuem poucas cifras, por ex. um verso inteiro e apenas uma cifra, como ex:

    C
    Blá blá blá blá blá blá blá blá

    A F
    Blá blá blá blá blá blá blá blá

    Acredito que não esteja fazendo um bom trabalho apenas com isso, por isso gostaria de saber se alguém poderia me ajudar ou dizendo como ou me indicando algum livro/apostila que dê noções pelo menos um pouco mais avançadas sobre acompanhamentos, pois devo estar precisando.

    Agradeço desde já a sua atenção e espero poder arrumar boas amizades no fórum.

    Ken Himura
    Veterano
    # mar/04
    · votar


    Eu também tenho um problema parecido...eu quase num tenho teoria...alguém pode nos ajudar???

    Stonehenge
    Veterano
    # mar/04
    · votar


    O problema é que é difícil ver se um livro é bom ou não...precisava de um que falasse como disse de arranjos/improvisações/acompanhamentos e que fosse considerado bom por alguém que já usou ou ouviu falar...

    bi_bi
    Veterano
    # mar/04
    · votar


    Poxa, acho que a maneira mais prática de vcs resolverem esse probleminha eh "escutando", e não "lendo". Não precisa necessariamente fazer aula; se vcs encontrarem alguém que possa mostrar como se faz e passar umas dicas jah vai ajudar muito... É que fica muito difícil, por exemplo, que eu explique como que costumo tocar escrevendo... Ficaria mais fácil tocando pra vcs verem!!! Tipo, sei que não eh a resposta q vcs esperavam, mas eh o que eu penso a respeito... Qualquer coisa, postem aew. Valeu!!!

    sagat
    Veterano
    # mar/04
    · votar


    vocês podem usar o livro ´HARMONIA E ESTILOS PARA TECLADO` edição de numero 3, escrito por Antonio Adolfo da editora LUMIAR , que contém varias modalidades para base e solo, formação de acordes tais como os de 2,9,11,13,4,sus,add,7/9,etc, harmonia avançada e estilos como bossa nova, swing, rock, blues,entre outros.

    yanni540
    Veterano
    # mar/04
    · votar


    Tem uma video-aula de "Harmonia e Improvização" do pianista
    Wilson Cúria, nivel intermediário/avançado que é ótima. Ve-
    jam no site: http://www.aprendamusica.com.br

    Stonehenge
    Veterano
    # mar/04
    · votar


    bi_bi

    Valeu pela dica! O problema é que não sou muito bom ouvinte ainda, por isso quem sabe um livro me ajude...mas vou tentar pegar essas coisas de ouvido também...não tinha pensado nisso, valeu!

    sagat

    Valeu kra! Vou pesquisar sobre esse livro.

    yanni540

    Muito obrigado pelo site! Só gostaria de saber se para eu por estar tocando há poucos meses, o nível avançado seria bom mesmo.

    yanni540
    Veterano
    # mar/04
    · votar


    Eu acho que seria bom pra vc nivel iniciante.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Acompanhamento através de cifras