Aos músicos do Brasil - somos artistas?

    Autor Mensagem
    Theo22
    Veterano
    # mar/05


    A todos os músicos que trabalham e vivem da música, ou aos que tocam em casa e entre amigos, quero deixar o meu pensamento. Peço que leiam por favor!

    Observando e analisando as situações que acontecem diante de minha vista, acho que o músico não recebe bem os merecidos parabéns pelo trabalho. Vemos que estão sempre atrás, ficam de fora das coisas.

    Por exemplo, nos programas de TV, eles sempre são poucos filmados, e em alguns programas ficam horas filmando a boca do cantor(ra), acho que alguém além de mim, já tenha notado isso. E por incrível que pareça, esquecem que o profissional da música é também um grande artista, isso é uma pena.

    Eu não tenho ciúme, mas eu mesmo passo por isso, quanto toco pro meu irmão, sempre vem pessoas falar com ele; puxa vc canta bem, tem talento. E eu? São os poucos raros que vem me dizer algo. O fato não sou eu tocar péssimo, quem entende de música, geralmente acha legal o modo que toco as músicas no teclado, pois são músicas pops, rock nacional, uso às vezes só piano, violão... uso a criatividade que tenho. Não quero que venha multidão atrás de mim, mas sabe, eu capricho nas programações, ralo horas pra programar, passei uns 5 anos pra ter agilidade, e não toco de cara fechada, muito pelo contrário, me mostro simpático, e não é feiúra não, eu sempre consigo raridades.

    Por isso acho que em bandas, pelo menos os músicos não estão sós. Lembro-me agora de um carnaval, quando era adolescente, após o termino do show, subi no palco e dei os parabéns a um músico que tocava trombone, acho que eu fui o único, ele tava ralando tocando as marchinhas de carnaval, nessa hora, muitos se afastaram do palco, e só quando os cantores vieram, que o pessoal voltou.

    E isso vai além, acho que acontece muito com os autores de música, sai uma música de sucesso, há, essa é do Daniel, será? e a letra!

    Eu fico feliz pelos elogios que meu irmão recebe, por outro lado, é triste pelo que já escrevi acima. O que me deixa ainda feliz é o dinheiro. Tem uns grupinhos aqui de dança, todos os dançarinos foram apresentados, e eu que foi tocar, nem falaram no meu nome, e meu irmão falou depois pra mim, esqueci!?!? Putz, fiquei chateado pra caramba.

    Músico é um artista como qualquer outro artista, e não deve ser esquecido, tem que ser apresentado, receber elogios, além do dinheiro é claro.

    Vou termina, ou ficará cansativo pra ler, certo? e já ficou. Agradeço a quem aqui deixar mensagens, eu às vezes tenho que me afastar, mas dou um jeito e já estou escrevendo por aqui.

    Mais sucesso aos grandes artistas músicos desse Brasil!

    wernegher
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    Theo22

    olha véio, esse seu desejo talvez seja uma utopia aqui no Brasil, mas eu gostaria de ressaltar algo que está antes disso aí que você falou.
    Po,..que não mostrem a gente na câmera, que não perguntem o nosso nome e nem nos elogie, mas que pelo menos nos paguem dignamente.
    Conta-se nos dedos quais os músicos que recebem o que está previsto na Tabela do Sindicato dos Músicos.

    Por falar nisso, segue abaixo o site do sindicato para outras informações além da tabela que "deveria" ser respeitada e não é...

    http://www.sindmusi.com.br/

    emanuel macedo
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    vc tembem ja reporou que geralmente quando a tv esta mostrando um musico ex. guitarista ,falta o cabo da guitarra....e que o batera tente dah a batida que ele mesmo gravou, isto e midia cara... vcs lembram que um tal de???? ganhou disco de ouro com uma porcaria chamada=eguinha pocoto.....
    moral da hIstoria ...O MELHOR NUNCA APAREÇE......

    Felipe Guilherme Ruffato
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    Bom eu não li nada aí em cima pq ta muito grande e to com preguiça, mas respondendo a pergunta do tema, eu acho que somos artistas sim pq todo musico trabalha com musica (musica é a arte de combinar os sons) ou seja, se mexemos com arte, logo somos artistas

    Theo22
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    É... concordo que ficou muito grande, eu mesmo ficaria com preguiça de ler, pois somos brasileiros, e somos assim mesmo!

    Vou resumir esser tópico e colocar em música em geral, acho que isso não trata-se só de ser colocado no forúm de teclado, mais de modo geral

    Theo22

    fernando tecladista
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    Theo22
    teclado e bateria é um instrumento cruel nessa parte, embora na bateria o cara sai ganhando pq visualmente chama mais a atenção nos movimentos
    os tecladistas mais antigos (rick wakeman, keith emmerson) conseguiam se destacar (além do talento) pelo fato de usarem uns 10 teclados em palco, é um tal de começa no piano, corre pro hammond, ai pula pro moog, uma passadinha pelo mellotron (só falta subir numa escada ou banquinho pra programar um moog modular) então fica com os braços abertos (parecendo jesus cristo) com uma mão no piano e a outra no moog (vc pensa sera que ele alcança)
    jean michel jarre com seu teclados luminosos, harp laser e seu controladores personalizados (estilo AX1)
    nós por mais que façamos alguma coisa sempre estamos ali parados, estaticos, só um sorrisinho, e uma balançada da cintura pra cima, pq um pé ta no pedal ou fazemos um passinho timido para quando nos mexemos não derrubar o teclado, erroscar o pé em cabo ou bater a cabeça no prato do batera pq o palco é pequeno

    se guitarrista se mexe no palco a guitarra vai junto com o cara, se eu me mexo o teclado fica ali parado tenho que voltar pro lugar de que sai

    um dia vi um tecladista (não lembro se era do capital inicial ou do barão vermelho) o cara tinha um dos suportes para teclado com "rodinhas", tinha musica q ficava do lado dos outros teclados, tinha musica que ele empurrava o teclado lá pra fente (só que precisamos de palco grande pra isso)

    uma vez fui tocar em dois eventos no mesmo dia
    o primeiro era um casamento, onde uso um teclado que adoro pq tem otimo timbres de pipe organ, strings com peso, e outro telcadinho só pra u ns solos
    no outro era a festa do casamento, que precisava do meu teclado com ritmo, e tb tem um modulo, mesa e som, etc...como não ia deixar o primeiro teclado no carro, montei tudo no palco, "antes" de começar ja veio um convidado conversar comigo, e dar os parabens pelo equipamento e que pelo que tinha lá seria um otimo show e bla, bla, bla bla...
    publico adora um visual

    V. Augusto
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    Cara, comigo também acontece o mesmo. O pessoal da família me valoriza bastante, minha mãe que toca piano (toca muito bem) me elogia..
    Tipo, eu já recebi elogios de Toquinho. É sério, o cara é vizinho meu lá no Duas Marias.

    Mas é difícil... o tecladista tem pouco espaço..

    Durval Dellê
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    A Cultura no Brasil não nos deixa espaços.

    Músico para a população em geral, não são os acordes que você toca, os vocabulários que você, mas sim se dá pra dançar ou não, fazer festa, bebedeira, bagunça, etc.

    Muitas poucas pessoas vão em shows para apreciar o show em sí, os músicos, artistas, vão pq é uma balada, pq dá pra paquerar, e outros fins similares.

    Pegue a sua banda e faça um show no teatro, será que alguém vai?

    Claro que se for um show do Djavan, Caetano, Gilberto Gil, entre outros músicos consagrados irão sim pessoas nesses, mas esses próprios músicos, além de já terem ralado muito para estarem nesse patamar, ele são artistas de outra geração, uma geração que apreciava mais o belo e bom som, como o MPB e a Bossa (digo isso falando em cultura brasileira).

    O tratamento que você recebe já muda de uma cidade para outra, por exemplo, eu moro em Curitiba, quando eu toco aqui, sempre somos considerados bandas de bar, pq foi assim que o povo curitibano começou a nos ver, pra eles somos como uma banda qualquer da cidade.
    Mas quando eu toco em Joinville, Maringa, Porto Alegre, Rio, já nos vêem de outra forma, pelo simples fato que somo de fora. (a discriminação já começa aí)

    Agora se você já teve a oportunidade de ir pra fora, de tocar fora do Brasil, verá que o tratamento é outro.

    Quando uma vez tive a oportunidade de tocar em Miami, apenas fui para passear, mas no salão de jantar do hotel se encontrava um lindo piano Yamaha branco de calda.

    Por mais que eu fosse um guri, de bermuda, regata e chinelo, pedi licença para tocar o piano, já que ninguem o estava usando, e passei mais de 30min tocando, enquanto toquei, a grande maioria parou para prestar atenção e aplaudir a cada música. Agora faça isso aqui no Brasil, todos continuam comendo como se seu som fosse o mesmo de um CD, de música ambiente.

    Quer mudar essa situação, mude a cultura brasileira, quando começar a entrar na grade curricular dos ensinos fundamental e médio a disciplina "Música" talvez isso possa mudar um pouco.

    haniel cedraz
    Veterano
    # jun/05 · Editado por: haniel cedraz
    · votar


    mas o tecladista do oficina g3...ele anda o palco todo com seu teclado "laranja" com fitas amarradas...

    mano_a_mano
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    É, os únicos artistas que têm espaço aqui no Brasil são os atores da Globo, infelizmente...

    conde lopo
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    Theo22
    concordo cmtigo,nos q tocamos ralamos muito pra faze um arranjo q az vezez dura menos de 5 a 6 segundos....merecemos respeito...somos musicos mas acima de td somos trabalhadores tbm.....


    emanuel macedo
    é...talvez nao tenhamos respeito por culpa desses kraz q tocam cm play back.....esses ñ musicos sao atores....e muito ruins pq a gnt sempre prcebe....haha


    haniel cedraz
    desse kra eu so fã.....ja até pensei em mete un spray no meu tek....tipo um verdao escuro...ate nas teclas.........

    fui....see ya........

    zé buzina
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    Theo22
    e não é feiúra não, eu sempre consigo raridades.
    huaaui....
    po cara é foda mesmo...essas coisas...

    Theo22
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    zé buzina
    huuauhauhua,

    Nossa, escrevi isso a um tempão, teve poucas participações, agora o pessoal mando ver.

    fernando tecladista
    o visual realmente chama atenção, tanto do instumento quanto do músico.

    Durval Dellê
    Falo, é isso mesmo, o povo brasileiro que é fraco em cultura musical, não sabem apreciar uma boa música, são poucos.

    Eu mesmo quando falo que trabalho tocando, meus amigos não tem interesses em pergunta que tipo de música toco, que instumento, os caras são fodas.

    conde lopo
    Parece que na música as pessoas não levam muito a sério o trabalho que um músico faz.

    wernegher
    Uma Utopia que eu queria que ser tornasse real aqui no Brasil, veja o comportamento que o pessoal lá em Miami tede com o Durval Dellê.

    Sabe, infelizmente não gosto do publico brasileiro, são poucos que sabem o que é música. Talvez eu mude alguém dia esse meu pensamento.

    Mario Umetsu
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    Se inventarmos um teclado multicolorido,que faça desde andar,canatr pular,com ctz vamos ser reconhecidos até nas ruas,e ocm certeza mais humilhados do que já somos por culpa dos "tecradistas"

    Puta meu! que raiva!

    eu falo com as pessoas no msn,que toco teclado etc. etc. e eles vem rindo falando tipo assim:
    há! vc deve ser igual a todos...
    Coloca akeles sonzinhos falsoso de bateria,as musiquinhas e fica fingindo que toca..hhahahha..todos fazem isso

    Meu que raiva que da!

    doidim
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    Fernando Tecladista

    num sei se vc jah viu, mas o Jordan Rudess no ultimo show do DT em Budokan tem um suporte pro kurzweil dele que gira 360º!! é massa pra kralho, e jah dah uma presença pro tecladista...tem uma parte q ele fica solando e rodando o teclado pra lah e pra cah... eh muito loko.... confiram

    teh mais

    fernando tecladista
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    doidim

    muito mais louco ainda é um video que eu tenho do ELP onde o keith emmerson fica preso no banco de seu piano de cauda e o banco ao piano no meio do solo o piano sobe (o piano esta preso pelo lado ao meio em um mecanismo) e gira em 360 só que na "vertical"

    ROTTA
    Veterano
    # jun/05 · Editado por: Moderador
    · votar


    Theo22

    Excelente idéia para discussão, ainda que possa render muitos clichês. Acredito que suas constatações são verdadeiras, e refletem uma cultura profundamente influenciada pela mídia (em especial, a TV).

    Aos que querem dar uma lidinha em algo off-line, recomendo a matéria de capa deste mês da Superinteressante, que fala sobre a Rede Globo e seu papel na história recente do Brasil. A televisão, voluntariamente ou não, dita padrões e cria ídolos com a mesma facilidade que veicula seus comerciais. Não está, muitas vezes, preocupada com dar destaque à qualidade musical de uma banda.

    Com relação ao papel secundário dos músicos na mídia, há considerações. A popularização do rock nos últimos 50/60 anos trouxe aos guitarristas um status muito parecido que o dos vocalistas. Lamentavelmente, outros instrumentos acabaram virando algo mais cult e restrito a quem realmente curte (p.ex. piano, metais, cordas, etc). Uma pena...

    Abraços.

    Theo22
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    Marco Alan Rotta
    Tem tora razão! Mas sabe o que espanta o pessoal, é o que eu escrevi acima, o tamanho do texto, eu vou editar e explicar de forma mais simples o que eu quero dizer.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Aos músicos do Brasil - somos artistas?