Autor |
Mensagem |
mano_a_mano Veterano |
# mar/05
... ou pelo menos se o seu teclado tiver capacidade de amostragem (exemplo: Korg Triton)...
LEMBRETE: eu não sou um grande especialista em samplers, só tive a oportunidade de usar um equipamento desses há 2 anos, e só durante um mês, fazendo um trabalho para a faculdade... Então eu não posso explicar com mais detalhes o que fazer, mas, mesmo assim, eu acho que estas 6 dicas lhe podem ser úteis...
1) Se você deseja mais realismo nos seus timbres: em vez de gravar apenas uma nota desse timbre para que seja tocado pelo sampler (há uma tendência de perda de fidelidade quando tocando em regiões mais agudas ou mais graves), grave várias diferentes, em diversas regiões. Esse é o conceito da amostragem AWM da Yamaha;
2) Para que seu sampler possa gravar uma quantidade superior de amostras digitais, adquira para ele uma unidade externa de armazenamento, como um ZIP Drive, um JAZ Drive, um gravador de CD ou de DVD-RW, etc. Para tanto, será necessário que esses componentes funcionem através de porta paralela, SCSI, ou mesmo USB - você pode ter a sorte de encontrar bons preços fazendo pesquisa em lojas especializadas;
3) Muitos samplers fornecem taxas de amostragem que pode variar de 22 a 96khz. Amostras com taxas mais altas possuem mais qualidade, mas ocupam muito espaço na memória. Já amostras com taxas menores ocupam bem menos espaço, porém sua qualidade fica prejudicada. Para manter uma boa relação tamanho/qualidade, utilize uma taxa entre 32 e 48kHz - taxas acima de 48kHz não são muito diferentes na qualidade de áudio, apenas são maiores;
4) O mesmo se diz quanto ao tamanho da amostra, que geralmente varia entre 8 e 64-bit. A amostra de 8-bit ocupa menos espaço, mas sua qualidade é inferior; as de 24-bit ou superiores proporcionam a melhor qualidade, mas ocupam um grande espaço na memória, além de não serem compatíveis com determinadas placas de som ou equipamentos de áudio, ou mesmo outros samplers. Um tamanho de amostra de 16-bit é o recomendável, uma vez que a relação tamanho/qualidade citada no item anterior é mantida;
5) Se você pretende gravar instrumentos acústicos (com exceção do piano) e voz solo, utilize amostragem em mono, já que esses são simples e não requerem muito trabalho (a menos que você queira um timbre super-realista, incluindo todos os harmônicos, glides, etc.). Já para gravar piano, conjunto de vozes, guitarra com processador de efeitos e outros instrumentos cuja forma de geração do som seja mais complexa, prefira amostragem em stereo - esses instrumentos, quando gravados em mono, costumam perder muito de sua fidelidade;
6) Para gravar efeitos sonoros, como, por exemplo, um copo se quebrando, um latido de cão, um miado de gato (dá-lhe SFX...), eu sugiro a seguinte configuração de amostragem: 22kHz, 16-bit, mono.
Se alguém tiver mais alguma dica, pode entrar em contato para que eu possa colocá-la neste tópico...
|
Juliano de Oliveira Veterano |
# mar/05
· votar
Q softhware eu uso pra fazer um sample?
|
mano_a_mano Veterano |
# mar/05
· votar
Juliano de Oliveira
O Sound Forge 7.0 é o melhor e mais completo software que eu conheço para quem quer trabalhar com samples e áudio digital em geral. Pode pegar um demo no site da Sony Pictures: http://mediasoftware.sonypictures.com e comprovar o que estou falando... :-)
|
tecradu Veterano |
# mai/05 · Editado por: tecradu
· votar
Qual a diferença em gravar em MONO ou STEREO?
Estou querendo ligar um kurzweil para gravar o piano, no korg triton le.
Vou gravar em regiões de 1 tom e meio (Dó à MIb, etc), mono. Qts segundos devo segurar a nota no kurzweil (ou um xp-80 jah ajuda, neh?) ??^Mono seria um boa? Que mais dicas poderia me sugerir para obter melhor qualidade e tamanho, que ficando pelo menos até 64MB (menos que isso se for possível). Obrigado.
|
mikemax2 Veterano |
# mai/05
· votar
mano_a_mano
Cara, parabens pelo tópico!!!
Sou novato nessa area de samplers, e faz tres meses que eu estou com o triton louco pra fazer rolar logo alguma coisa que preste ja fiz inumeros testes com sound fonts, giga e etc mas ainda não é o que eu quero. gostaria que voce desses alguns toques de sites ou de cds pra comprar e etc.
Voce ja teve o triton le não é?
e ai o que achou do triton, 64 Mb de sampler ja rola legal.
Da uma olhada nesse site e ve o que acha......... http://www.expertmidia.com.br/
abraço
michael
|
wernegher Veterano |
# mai/05
· votar
mano_a_mano
Muito bom cara,... !!
|
max_music Veterano |
# jun/05
· votar
SEMPRE PRODUZI MINHAS MUSICAS EM MEU XP-60(ROLAND) ESTOU PRESTES A TROCAR POR FANTOM-X QUE TEM SAMPLER, USO TB MUITOS TIMBRES DE SYNTHS VIRTUAIS COMO: ABSYNTH, FM-7, B4, REASON E OUTROS, QUERO SAMPLEAR ESSES TIMBRES DOS SYNTHS E USAR EM UM TECLADO SAMPLER P/ SHOW. MINHA DÚVIDA É COMO SAMPLEAR ESSES TIMBRES? DÁ TRABALHO? COMPENSA SAMPLEAR OU É MELHOR USAR UM NOTEBOOK AO VIVO, EU PREFIRO UM TECLADO DO QUE NOTEBOOK AO VIVO , TECLADO É PRÁTICO E COMPUTADOR NÃO.
QUAL A SUA OPINIÃO?
|
tecradu Veterano |
# jun/05
· votar
Concordo with you. Um notebook não é tão prático, e é caro um bom e rápido notebook (creio que se tiver um bom e rápido, placa boa etc, nao seria uma má escolha, mas msm assim.....). O teclado pode fazer todo o processo de "sampleamento", mas também exigingo certa paciência e tempo para fuçar e aprender a operar, etc. Com o triton le76, estou querendo samplear um kurzweil sp76. Em breve vou fazer um teste, por enquanto estou arrecadando informações pra usar o sampler dele. Bem, o fantom-x tem muitos elogíos, e pelos dados já vistos sobre ele, é muito bom msm, para sampler, etc, neh..
F U I
"Humildade à cima de tudo"
Luis Eduardo (Gú)
|
MetalKey Veterano |
# ago/11
· votar
Pessoal, alguem sabe onde encontro Waves originais de teclados ja lançados. Exemplo, todas as waves do triton le com os seus originais 32mb. Tipo seria extrair da memória rom as amostras com as notas orinalmente sampleadas e com o ponto de loopin definido para a amostra. Pergunto isto pois quando eu vou samplear as waves ficam muito maiores e sei que pego notas desnecessárias e faço o loopin no local incorreto. É notável que um SP 76 não tem as 88 notas sampleadas e com certeza o tamanho do multisample dele é bem pequeno. Tem alguma forma ou ferramenta para descobrir em uma amostra original do teclado quaís são as notas sampleadas e onde comça o looping? Sabendo disso o sampler ficaria no tamanho original, ou seja bem leve e idêntico ao teclado original. Claro que eu sei que para formar o patche a qualidade dependerá da edição e do gerador de som do teclado.
|
kokada Veterano |
# ago/11
· votar
Perguntinha básica: pq os teclados ao invés de usar amostras waves, não usam amostras mp3, já que são bem menores? rssrsrsr
|
tecladoprofusao Veterano |
# ago/11
· votar
MetalKey Olha... Acho pouco provável alguém colocar alguma ROM original de teclaod na net, e menos ainda ter um site com todas de todos os teclados rsrs... Mas realmente, seu raciocínio está certo. As ROMs dos teclados em geral são menores do que se samplear todos os timbres individualmente. O XP-80, se não me engano, tinha 8 MB de waves e o M1 tinha só 4 MB... Mas não é só de wave que o som deles são feitos: a etapa de saída deles é importante, geralmente a parte analógica deles dá uma coloração adicional no som, e isso é dificílimo de se simular digitalmente.
kokada Uma respostinha básica rsrs... MP3 perde qualidade.
|
fernando tecladista Veterano |
# ago/11
· votar
Perguntinha básica: pq os teclados ao invés de usar amostras waves, não usam amostras mp3, já que são bem menores? rssrsrsr
isso foi piadinha ou tá falando sério?
|
Rick Pac Veterano |
# ago/11 · Editado por: Rick Pac
· votar
tecladoprofusao O XP-80, se não me engano, tinha 8 MB de waves O XP-80 tem 16MB de ROM, com sample rate de 33KHz e DAC de 18 bits Da mesma época , quem tinha 8MB era o Korg N-364.
|
El_Cabong Veterano |
# ago/11
· votar
kokada Perguntinha básica: pq os teclados ao invés de usar amostras waves, não usam amostras mp3, já que são bem menores? rssrsrsr
Eu creio que seja porque o MP3 é um arquivo de audio compactado, enquanto que o WAVE é digitalmente um desenho da onda sonora. assim o processador pode ir lendo a WAVE e já reproduzindo-a.
Para reproduzir o MP3 é preciso primeiro descompactá-lo todo. Imaginem cada vez que se pressiona uma tecla do teclado, o processador teria que descompactar todo o MP3 da tecla para depois reproduzir seu som. Iria ocorrer uma latência terrível !!!!
|
Shadad Veterano |
# ago/11
· votar
MetalKey
Cara acho improvável que exista as amostras originais rolando por aí. E mesmo que existisse, seria muito complicado reproduzí-las fielmente em um equipamento que não fosse o nativo dessas amostras. Cada amostra deve durar décimos, centésimos ou até mesmo milésimos de segundo e sabe lá quantas amostras existem por oitava e o ponto de loop (início, meio ou fim) usado. Essas amostras são muto pequenas e contém apenas o elemento principal do timbre. As demais características do timbre são obtidas através da síntese, do envelope de amplificação, das transciências dos filtros...
Equipamentos diferentes além de terem as estruturas de síntese diferentes também possuem hardware (gerador sonoro, conversores...) diferentes.
kokada
Perguntinha básica: pq os teclados ao invés de usar amostras waves, não usam amostras mp3, já que são bem menores?
Já responderam.
Um aquivo em *.wav tem uma qualidade melhor que um *.mp3 com o mesmo sample rate (taxa de amostragem) e o mesmo bit depth (taxa de bits).
O mp3 é um formato que além de compactado é capado. Várias frequências são excluídas... É como colocar um quadrado com 10cm de lado dentro de um círculo com 9 cm de diâmetro e aparar as arestas.
|
MetalKey Veterano |
# ago/11
· votar
tecladoprofusao e Shadad. Pois é... que pena... Daria para dar uma boa expandida nos teclados que tem sampler. Se pelo menos existisse uma ferramenta para identificar as notas originais e o ponto do looping já seria muito bom. Outra coisa boa seria lançar um tipo de memória RAM que não esvaziasse quando o teclado fosse desligado e sim somente quando o usuário apagasse. Sei que algo parecido existe para o Motif XF, mas eu queria para os teclados que utilizam somente memória RAM.
|
tecladoprofusao Veterano |
# ago/11
· votar
Rick Pac O XP-80 tem 16MB de ROM, com sample rate de 33KHz e DAC de 18 bits Valeu por corrigir e enriquecer a informação! ^^
Da mesma época , quem tinha 8MB era o Korg N-364. Sério? Achei q o N364 era mais recente.
MetalKey Outra coisa boa seria lançar um tipo de memória RAM que não esvaziasse quando o teclado fosse desligado e sim somente quando o usuário apagasse. Ainda sai caro. Com o tempo, acredito que isso chegue aos mid-level e, quem sabe, aos entry-level. Hoje em dia até o CTK 2000 tem um sampler simples...
|