dicionario musical!!!!

Autor Mensagem
Ken Himura
Veterano
# mar/05
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Frankz
Antigamente existiam, além das conhecidas hj, as figuras:
Máxima
Longa
Breve e Trifusa.
Sendo no compasso 4/4, ficaria assim:
Máxima = 32 tempos
Longa = 16 tempos
Breve = 8 tempos
Semibreve = 4 tempos
Mínima = 2 tempos
Semínima = 1 tempo
Colcheia = 1/2 tempo
Semicolcheia = 1/4 tempo
Fusa = 1/8 tempo
Semifusa = 1/16 tempo
Trifusa = 1/32 tempo

Só que essas figuras foram abolidas porque eram raramente usadas. Um exemplo de Breve é o Air da Suíte 3 de Bach, que a primeira nota (um mí) dura 2 compassos de 4/4.

CIERAIS
Veterano
# mar/05
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fala galera, coloquei em ordem alfabetica..... se alguem tiver mais alguma coisa para acrescentar me manda um email diminuto@braskernel.com que eu acrescento , assim todos podem compartilhar das informações como foi citado...

http://www.diminuto.braskernel.com/dicionariomusical.htm


Diego
valeu pela força!

craken
Veterano
# dez/05
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alguém sabe a diferença entre orquestra sinfônica e filarmônica?

mclkey
Veterano
# dez/05
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craken
Achei na NET pra vocês...dêem uma linda...espero que seja util. Um abraço!


Entre sinfônicas e filarmônicas praticamente não há diferenças: ambas se apresentam em grandes auditórios, comportam mais de uma centena de músicos e geralmente executam um repertório de música erudita. Mas, no passado, a história era outra. "Há alguns anos, dizia-se que uma orquestra sinfônica era integrada por músicos profissionais remunerados, enquanto uma filarmônica era composta só por músicos amadores, que se reuniam pelo prazer da música", diz o maestro Eduardo Ostergren, diretor artístico da Orquestra Sinfônica da Unicamp. Agora, se compararmos esses dois tipos com uma orquestra de câmara, aí aparecem algumas distinções. A principal é o tamanho: uma orquestra de câmara é um conjunto bem menor e costuma ter, na maioria dos casos, entre oito e 18 músicos. Abaixo disso, o conjunto já passa a ser chamado de septeto, sexteto, quinteto e assim por diante. Todas essas formações executam a chamada "música de câmara" - no caso, a palavra "câmara" é sinônimo de "sala, quarto ou aposento pequeno". Ou seja, é um tipo de música erudita para pequenos espaços, executada por poucos músicos. Outra diferença importante é que, ao contrário das sinfônicas e das filarmônicas, as orquestras de câmara não costumam ter todos os tipos de instrumento, como os de corda, de sopro e de percussão. Na verdade, o mais comum é que elas tenham apenas um tipo deles - se for uma apresentação de corda, por exemplo, devem aparecer só violinos, violas, contrabaixos e violoncelos. Por fim, vale lembrar que embora as sinfônicas, filarmônicas e de câmara se dediquem principalmente à música erudita, existem várias experiências das grandes orquestras na música pop. Um dos exemplos mais famosos é a parceria dos Beatles com uma orquestra sinfônica na gravação do eletrizante hit "A Day in the Life", do álbum Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band, de 1967.

QUESTÃO DE TAMANHO E SOM
Formações de câmara são menores e têm menos instrumentos que as outras duas orquestras

DE CÂMARA
Uma orquestra de câmara varia seu número de integrantes e instrumentos conforme o tipo de apresentação. Por exemplo, na Orquestra de Câmara do Estado de São Paulo, o conjunto executa um repertório criado para instrumentos de corda com 21 músicos, 15 deles tocando violinos e seis com violoncelos.

SINFÔNICAS E FILARMÔNICAS
Hoje em dia, esses dois tipos de orquestra têm uma composição semelhante.
A Sinfônica do Estado de São Paulo tem 105 integrantes — mas, como a maioria dos repertórios não exige todos eles, a orquestra costuma se apresentar com 80 a 90 músicos, divididos em quatro blocos principais de instrumentos:

CORDAS (61 instrumentos) 28 violinos, 13 violoncelos, 11 violas, 8 contrabaixos e 1 harpa

SOPRO — Madeiras (18 instrumentos) 4 flautas, 4 oboés, 5 clarinetes e 5 fagotes

SOPRO — Metais (18 instrumentos) 7 trompas, 5 trompetes, 5 trombones e 1 tuba

PERCUSSÃO (8 instrumentos) 3 tímpanos, 1 triângulo, 1 bombo, 1 reco-reco, 1 prato e 1 teclado

(Francisco Manoel da Silva Sousa, Santarém, PA, e Walker Silva Franco, Goiânia, GO)

fernando tecladista
Veterano
# dez/05
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alguém sabe a diferença entre orquestra sinfônica e filarmônica?

o que eu ouvi dizer é que sinfonica é mantida pelo governo e
filarmonica pela iniciativa privada (empresas, empresarios, milionarios..)

squee
Veterano
# dez/05
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Semibreve: sons cuja duração é de 4 batidas. Ela é representada por um circulo vazio

Mínima: duração de 2 batidas. Ela é representada por um circulo vazio e uma haste

Semínima: duração de 1 batida.Ela é representada por um circulo cheio e uma haste

Colcheia: duração de 1/2 batida, ou seja, metade da semínima. é representada como uma semínima mais uma bandeirola

Semicolcheia:1/4 de batida, ou seja, metade da colcheia.é representada como uma semínima mais duas bandeirolas

Fusa:1/8 de batida, ou seja, metade da semicolcheia . é representada como uma semínima mais três bandeirolas.

Semifusa: 1/16 de batida, ou seja, a metade da fusa. é representada como uma semínima mais quatro bandeirolas.


não viaja. isso aí tudo que tu disse não funciona em um compasso 6/8 por exemplo. vc disse oa valores pros compasso x/4

ThyagoAmaral
Veterano
# fev/06
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Podia ser feito um topico de um dicionario pra teclados... p/ alguns termos q agente usa e muita gente nao sabe e ate ja ouviu falar e tb ate tem no seu intrumentos...
Ex.: Portamento Switch
Foot Controller
Foot Switch
Data Increment
Effect Depth

tem muita coisa hehehe esses termos ai... agora nesse topico nao neh... q eh topico de teoria...

Música de Preto
Veterano
# jun/07
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Frankz
Existem sim. Antes da semibreve existe a breve que vale o dobro da semibreve. Existem ainda a longa e a máxima, que são maiores que a breve, mas elas não são mais usadas hoje em dia, até porque a breve só poderia ser usada em um compasso no mínimo 4/2, por exemplo, compasso pouco usado. Entretanto você pode encontrá-las em partituras antigas. Quanto à tremifusa ou quartifusa, que é a figura que vem depois da semifusa, ela vale metade da semifusa. Dá pra imaginar porque não é muito vista em partituras...

(sei que o post é antigo, mas alguém pode ter essa dúvida ainda hoje)

falando em bicicleta rosa...

O que é "vintage" e qual é o motivo de chamarmos instrumentos velhos de "vintage"?

Alguém pode explicar de forma compreensível como funciona o "portamento"?

_music_4_ever_
Veterano
# mar/08
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Algum de vocês sabe como se diz "parte cava" em inglês?

fernando tecladista
Veterano
# mar/08
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"parte cava"

o que é isso?

_music_4_ever_
Veterano
# mar/08
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fernando tecladista
parte cava é quando a parte de um instrumento numa obra orquestral, está escrita em separado.

fernando tecladista
Veterano
# mar/08
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_music_4_ever_

blz

acho que nesse dia faltei nessa aula

:)

Ken Himura
Veterano
# mar/08
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_music_4_ever_
Eu nunca ouvi esse termo heheheh

Como assim isolada da grade orquestral?

_music_4_ever_
Veterano
# mar/08
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Ken Himura
é por exemplo:

temos uma partitura de uma obra orquestral e nessa partitura tem a música dos intrumentos todos. Na parte cava só temos a música de um desses instrumentos.

andresan
Veterano
# mar/08
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boa ideia gente,se eu tiver duvidas vou procurar aqui

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