dicionario musical!!!!

Autor Mensagem
Kennedy Bituba Israel
Veterano
# mar/05


Olá pessoal, bem tive uma ideia e queria a aprovação de vcs, tipo prourei antes no busca se tinha um topico parecido com este não encontrei.
mais vamos no que interessa, olha que tal nós fazermos um dicionario musical, envolvendo todos os termos usados por nós. como por exemplo qual é o significado de cifra, sequencer, loop, groove, coisas assim. bem sei que tem um monte de gente que sabe , mais aqui entre nós sei que há varias pessoas que não sabem, inclusive eu, tipo muitas expressões palvras não são de meu conhecimento.
bem galera que quiser ajudar por favor me ajude, ou melhor nos ajude.

Kennedy Bituba Israel
Veterano
# mar/05
· votar


Semibreve: sons cuja duração é de 4 batidas. Ela é representada por um circulo vazio

Mínima: duração de 2 batidas. Ela é representada por um circulo vazio e uma haste

Semínima: duração de 1 batida.Ela é representada por um circulo cheio e uma haste

Colcheia: duração de 1/2 batida, ou seja, metade da semínima. é representada como uma semínima mais uma bandeirola

Semicolcheia:1/4 de batida, ou seja, metade da colcheia.é representada como uma semínima mais duas bandeirolas

Fusa:1/8 de batida, ou seja, metade da semicolcheia . é representada como uma semínima mais três bandeirolas.

Semifusa: 1/16 de batida, ou seja, a metade da fusa. é representada como uma semínima mais quatro bandeirolas.

Concerto

Obra musical para um ou vários instrumentos solistas e orquestra, com execução pública ou particular.

Estilo

Ao escrever uma peça de música, o compositor está combinando simultaneamente diversos elementos musicais importantes que chamaremos de componentes básicos da música. Dentre estes se acham: melodia, harmonia, ritmo, timbre, forma, tessitura. Empregamos a palavra estilo para designar a maneira pela qual compositores de épocas e países diferentes apresentam esses elementos básicos em suas obras. A maioria deles, se não a totalidade, está presente em todos os períodos da história da música, embora inexistisse harmonia na música medieval da primeira fase e não haja, por assim dizer, melodia em certas composições do século XX. De fato, é a maneira particular como esses componentes são tratados, equilibrados e combinados que.faz com que certa peça tenha o sabor característico, ou o estilo de determinado período, além de fornecer os itens que irão compor a sua "ficha de identificação".

Melodia

Para a maioria das pessoas, a melodia é o componente mais importante numa peça musical. Todo o mundo sabe, naturalmente, o que é melodia, palavra muito comum, cujo significado, no entanto, é difícil de ser precisado com exatidão. Um dicionário musical sugere a seguinte definição: “seqüência de notas, de diferentes” sons, organizadas numa dada forma de modo a fazer sentido musical para quem escuta". Contudo, o modo de reagir a uma melodia é questão muito pessoal. Aquilo que faz "sentido musical" para um pode ser inaceitável para outro, e o que se mostra interessante e até belo para uma pessoa pode deixar uma outra inteiramente indiferente.

Harmonia

A harmonia ocorre quando duas ou mais notas de diferentes sons são ouvidas ao mesmo tempo, produzindo um acorde. Os acordes são de dois tipos: consonantes, nos quais as notas concordam umas com as outras, e dissonantes nos quais as notas dissoam em maior ou menor grau, trazendo o elemento de tensão à frase musical. Usamos a palavra "harmonia" de duas maneiras: para nos referirmos à seleção de notas que constituem determinado acorde e, em sentido lato, para descrevermos o desenrolar ou a progressão dos acordes durante toda uma composição.

Instrumento

Aparelho, objeto ou utensílio que serve para executar uma obra, produzindo sons. Pode ser do tipo corda, sopro, percussão, teclas.

Ritmo

A palavra ritmo é usada para descrever os rente modos pelos quais um compositor agrupa os sons musicais, principalmente do ponto de vista da duração dos sons e de sua acentuação. No plano do fundo musical, haverá uma batida regular, a pulsação da música (ouvida.ou simplesmente sentida), que serve de referência ao ouvido para medir o ritmo.

Timbre

Cada instrumento tem uma qualidade de som que lho é própria, aquilo que poderíamos chamar de "cor do seu som". Por exemplo, a sonoridade característica de um trompete é que nos faz reconhecê-lo imediatamente como tal, de modo a podermos dizer que diferença há entre esse instrumento e, digamos, um violino. É a essa particularidade do som que se dá o nome de timbre. 0 compositor tanto pode jogar com a mistura de timbres, ou seja, misturar a seção de cordas de uma orquestra com as ricas e misteriosas sonoridades do come inglês, dos violoncelos e dos fagotes como também pode jogar com contrastes, procurando destacar um som do outro. Seria o caso, por exemplo, de um fundo formado por sonoridades mais sombrias, constituído pelos baixos das cordas e metais, em contraste com os sons luminosos e penetrantes do flautin, da requinta (pequena clarineta em mi bemol), do trompete com surdina e do xilofone.

Forma

Usamos a palavra forma para descrever o projeto ou configuração básica de que um compositor pode valer-se para moldar ou desenvolver uma obra musical. São vários os tipos de formas ou configurações obtidos através de diferentes métodos, nos diferentes períodos da história da música.

Fuga

Peça musical polifônica, na qual se desenvolve um tema, em contraponto.

Tessitura

Algumas peça, musicais apresentam uma sonoridade bem densa: rica e fluindo com facilidade. Outras podem mostrar-se com os sons mais rarefeitos e esparsos, por vezes produzindo um efeito penetrante e agressivo. Para descrever esse aspecto da música, usamos a palavra tessitura comparando a trama formada pelos fios de um tecido com a organização dos sons numa composição musical. Há três maneiras básicas de compositor "tecer" uma música:

0 monofônica constituída por uma única linha melódica, destituída de qual­ quer espécie de harmonia;

o polifônica duas ou mais linhas melódicas entretecidas ao mesmo tempo (às vezes, também chamada contrapontística);

o homofônica uma única melodia é ouvida contra um acompanhamento de acordes. Basicamente, é uma música corri um mesmo ritmo em todas as vozes.

Ópera

Peça lírica em que entram o canto, acompanhamentos de orquestra, algumas vezes a dança, e geralmente sem diálogo falado. Veja período Música Barroca.

Oratório

Espécie de drama musical executado pelos cantores e orquestra nas grandes solenidades religiosas, em concertos solenes. Veja período Música Barroca.

Orquestra

Conjunto de músicos que executam um concerto, uma peça ou acompanham uma pessoa que canta.

Sonata

Peça musical para um ou dois instrumentos, divergindo as partes dela em caráter e andamento. Veja período Música Barroca.

Solista

Pessoa que executa solos musicais, ou seja, canta ou toca trechos de uma música sozinha.

Sons

Legato (melódico e sustentado) e staccato (curto e destacado).

Suíte

Composição moderna, instrumental, baseada em diversos movimentos inteiramente livres quanto ao número e ao caráter melódico. Veja período Música Barroca


gente uma pequena observação,
todo este material foi tirado do site http://www.geocities.com/leizzafr/

yanni540
Veterano
# mar/05
· votar


Complementando
Terminologia Musical
1. Abadia - Igreja, paróquia ou mosteiro governado por abade ou abadessa.(Abade - superior de ordem religiosa).
2. Acéfalo - Ausência do tempo forte no início do compasso.
3. Acidente - Sinal colocado antes de uma nota, para alterarem um ou dois semitons sua altura previamente determinada.
4. Acompanhamento - As partes secundárias em uma textura musical. Também , o ato de acompanhar um solista, vocal ou instrumental.
5. Acorde - O soar simultâneo de três ou mais cordas.
6. Acústica - Ciência do som e da audição. Trata das qualidades sônicas de recintos e de edificações, e da transmissão do som pela voz, por instrumentos musicais ou por meios elétricos.
7. Afinação - O ajuste da altura dos sons de um instrumento, ou os conjuntos de altura nos quais os componentes desse instrumento podem ser afinados.
8. Compasso - Medidas de igual valor, em um trecho musical.
9. Concertino - O grupo solista em um concerto barroco; no uso posterior, um concerto em pequena escala.
10. Concertista - Executante, "solista".
11. Concerto - Termo freqüentemente aplicado no Séc. XVII à música para conjunto de vozes e de instrumentos; desde então, costuma indicar uma obra em que o instrumento solista contrasta com um conjunto orquestral.
12. Consonante - Combinação agradável de notas ao ouvido; harmonia.
13. Contralto - Voz com âmbito aproximado sol-mi. O termo indica a voz feminina mais grave; em sua acepção inicial, também podia indicar as vozes masculinas de falsete ou castrato. Originou-se como uma abreviatura do "contratenor altus" do Séc. XV.
14. Contraponto - A arte de combinar duas ou mais linhas musicais simultâneas. O termo deriva do latim, contrapunctum, "nota contra nota".
15. Música Religiosa - Música que está relacionada ao rito religioso, seja ele qual for.
16. Neumas - Sinal de notação usados na Idade Média, que representavam tipos específicos de movimento melódico e de modos de execução. Estão associados sobretudo a música vocal, em especial o cantochão das Igrejas do Ocidente.
17. Nuança - Indica os sinais particulares de expressão que afeta o movimento, a dieção, a acentuação nas composições musicais.
18. Oitavado - Intervalo entre duas notas separadas por sete graus da escala diatônica, dando uma razão de freqüência de 1:2.
19. Ópera - Obra musical dramática em que alguns ou todos os papéis são cantados por atores; uma união de música, drama e espetáculo, com a música normalmente desempenhando a principal função.
20. Organum - Termo originalmente relacionado ao órgão, porém mais tarde à "música consonante", usado para a polifonia medieval.]
21. Ostinato - Termo que se refere à repetição de um padrão musical por muitas vezes sucessivas.
22. Agnus dei - Quinta parte do Ordinário da missa do rito romano; o texto é retirado de João I, 29. Foi acrescentado no final do Séc. VII para acompanhar o momento em que se parte o pão.
23. Alaúde - Instrumento de cordas dedilhadas, de importância capital para a música do Ocidente a parti do final da Idade Média até o Séc. XVIII.
24. Aleluia - Um refrão ou responso popular de louvor. A melodia, segundo a tradição, cantada pelos homens e pelos anjos, foi utilizada pelos cristãos do Ocidente e do Oriente por volta do Séc. IV.
25. Alemanda - Dança popular barroca e um dos movimentos tradicionais da suíte. Originou-se no Séc. XVI como uma dança em compasso binário moderado, em duas ou três seções.
26. Alteração - Uma mudança de tonalidade por sustenido ou bemol.
27. Alto - Termo originalmente utilizado para uma parte vocal aguda, logo acima do tenor, cantada por uma ou mais vozes masculinas.
28. Ambrosiano - Repertório de canto, encontrado em e perto de Milão, um centro aberto a influências externas, porém essencialmente conservador, o que propiciava a sobrevivência de formas arcaicas de canto. O rito ganhou independência através de prestígio do bispo milanês Sto. Ambrósio.
29. Comtrário - Movimento oposto de notas.
30. Contratempo - Qualquer acento num padrão rítmico regular, exceto sobre o primeiro tempo ( o tempo forte ).
31. Cravo - Instrumento de teclado com cordas, diferenciado do clavicódio e do piano pelo fato de suas cordas serem pinçadas e não percutidas.
32. Cromático - Baseado em uma 8° de 12 semitons, em oposição a uma escala diatônica de sete notas.
33. Decrescendo - Diminuindo gradativamente a intensidade do som.
34. Descanto - Tipo de polifonia medieval estruturado em um cantochão da perte de tenor. O termo é também utilizado para se referir a uma perte aguda e ornamentada, acrescentada por sobre a melodia de um hino.
35. Desenho - Refere-se as flexões da melodia, podendo ser desenhos melódicos e desenhos rítmicos.
36. Pauta - Um conjunto de linhas em que, nos interstícios, sobre, acima e abaixo delas, escrevem-se notas musicais.
37. Polifonia - Termo derivado do grego, significando "vozes múltiplas", usado para a música em que duas ou mais linhas melódicas soam simultaneamente.
38. Prelúdio - Movimento instrumental destinado a preceder uma obra musical maior, ou um grupo de peças.
39. Prosódia - Na antiga Grécia, cantos de marcha e de cortejo; com referencial ao canto.
40. Rapsódia - Termo oriundo da poesia épica grega antiga, usado pela primeira vez como título musical por Tomásek para um grupo de sete peças para piano.
41. Recitativo - Um tipo de escrita vocal, normalmente para uma única voz, que segue os ritmos e acentuações naturais do discurso, e também seus contornos em termos de altura.
42. Anacruse - Notas iniciais que precede o primeiro compasso.
43. Andamento - Grau de rapidez ou lentidão com que se deve executar um trecho musical.
44. Antífona - Modo como, na Igreja Latina, os dois lados do coro cantavam os salmos e os hinos, alterando os versículos em uníssono ou com vozes mistas: antífonas à oitava.
45. Ária - Denominação geral de qualquer peça de música vocal ou instrumental em que predomina a melodia.
46. Atonal - Método moderno de composição musical que não leva em consideração as formas tradicionais da harmonia.
47. Baixo - As notas mais graves do sistema musical. Aplica-se à nota de base de um acorde.
48. Baixo Cifrado - Expressão para uma parte de baixo em uma obra para conjunto, habitualmente dos séc. XVII e XVIII , dispondo de cifras e outros sinais que mostram ao executante as harmonias que devem ser tocadas acima da parte do baixo.
49. Diafonia -
50. Diatônico - Baseado em uma 8° dividida em cinco tons e dois semitons.
51. Dinâmica - Aspecto da expressão musical resultante de variação na intensidade sonora.
52. Dissonância - Duas ou mais notas soando juntas e formando uma discordância, ou som que, no sistema harmônico predominante, é instável e precisa ser resolvido em uma consonância.
53. Enarmonia - Termo usado para designar diferentes maneiras de "formular" o nome de uma nota.
54. Escala - Uma seqüência de notas em ordem de altura ascendente ou descendente. Em alguns instrumentos de corda, como o violão e o alaúde, o mesmo que "espelho".
55. Estilo- Ligado as características próprias de um determinado artista ou época.
56. Refrão- Em poesia, uma frase ou verso que ocorre em intervalos determinados, especialmente no final de uma estrofe. O termo, analogamente, foi usado para passagens recorrentes em formas musicais com ou sem repetição de texto.
57. Ressonância- Fenômeno pelo qual um corpo sonoro vibra quando o atingem vibrações produzidas por outro.
58. Ritmo- A subdivisão de um lapso de tempo em seções perceptíveis; o grupamento de sons musicais, principalmente por meio de duração e ênfase.
59. Síncope- O deslocamento regular de cada tempo em padrão cadenciado sempre no mesmo valor à frente ou atrás de sua posição normal no compasso.
60. Sinfonia- Termo usado a parti do Renascimento para designar vários tipos de peças. Obra orquestral de grandes dimensões, geralmente em três ou quatro movimentos.
61. Sistema Modal -
62. Sistema Temperado -
63. Baixo Contínuo - Refere-se à parte ininterrupta de baixo que percorre toda a obra concertante do período barroco servindo como base para as harmonias.
64. Barroco- Período ou estilo da música européia que cobre aproximadamente os anos 1600 - 1750.
65. Bel Canto - Expressão geralmente usada para se ao elegante estilo vocal italiano dos sécs. XVII a XIX, caracterizado pela beleza de timbre, técnica fácil e fluente.
66. Bemol - Sinal gráfico que abaixa um semitom exatamente a nota da qual esta colocada.
67. Binário- Diz-se do compasso de dois tempos.
68. Bordão - Nota prolongada e invariável que caracteriza certos instrumentos como a gaita, fole, sanfona, etc.
69. Buffo - Tipo de ópera cômica, ou papéis cômicos desempenhados por personagens masculinos ou femininos.
70. Estribilho -
71. Falso Bordão - Tipo de acompanhamento geralmente feito com o baixo.
72. Fuga - Composição musical em contraponto.
73. Glissando - Aplicado ao piano e à arpa, refere-se ao efeito obtido através de um deslizamento rápido sobre as teclas ou cordas.
74. Harmonia - Arte de formar e dispor os acordes.
75. Harmônico - Os sons parciais que normalmente compõem a sonoridade de uma nota musical.
76. Imitação - Repetição imediata ou sobreposta de contorno melódico de uma parte por outra, em geral numa altura diferente.
77. Sistema Tonal -
78. Solista - Pessoa ou instrumento que executa um solo.
79. Sonata - Peça musical, quase sempre instrumental e geralmente em vários movimentos, para um solista ou pequeno conjunto.
80. Soprano - A voz mais aguda feminina.
81. Sustenido - Sinal que aumenta um semitom uma nota.
82. Tastieira - A tecla de um instrumento de teclado ou o espelho de um instrumento de corda com arco.
83. Tenor - A voz mais aguda masculina.
84. Cadência - Repetição de sons ou de movimentos que se sucede de forma regular.
85. Câmara - Obras musicais executadas por poucos instrumentos.
86. Canção - Peça musical, habitualmente curta e independente, para voz ou vozes, acompanhada ou sem acompanhamento, sacra ou secular.
87. Cânone - A forma mais rigorosa de imitação contrapontística, em que a polifonia é derivada de uma única linha melódica.
88. Cantata - Gênero mais i

_ViniciusAugusto
Veterano
# mar/05
· votar


Show de bola este tópico!!!!!

yanni540
Veterano
# mar/05
· votar


Ih!!! Não saiu tudo, tem mais:
88. Cantata - Gênero mais importante de música de câmara vocal do período barroco; o principal elemento musical do serviço luterano.
89. Canto - A parte mais aguda de uma obra polifônica, de uma melodia, de uma canção, ou a corda mais alta de um instrumento de arco ou dedilhado.
90. Canto "A Capela" -
91. Canto Ambrosiano - Repertório de canto, encontrado em e perto de Milão, um centro aberto a influências externas, porém essencialmente conservador, o que propiciava a sobrevivência de formas arcaicas de canto. O rito ganhou independência através de prestígio do bispo milanês Sto. Ambrósio
92. Canto Gregoriano - Canto romano do tempo de S. Gregório (590 - 604 ).
93. Cantochão - O canto nonofônico e em uníssono, originalmente sem acompanhamento, empregado em liturgias cristãs.
94. Clássico - Forma musical do período do séc. XVIII.
95. Clave - Signo colocado no início do pentagrama. Para fixar a altura de uma de suas linha e espaços.
96. Cômico - caráter próprio da comédia.
97. Instrumentação - Parte que se refere ao conhecimento dos instrumentos e suas qualidades.
98. Intervalo - A distância entre duas alturas.
99. Jogral - Artista de variedades medieval, às vezes um menestrel.
100. Liturgico - Serviços dos ritos cristãos.
101. Madrigal - Forma musical e poética da Itália do séc. XIV e partituras dos sécs. XVI ou XVII sobre versos seculares.
102. Meio Tom - Como intervalo, o mesmo que semitom.
103. Melisma - Um grupo de mais de cinco ou seis notas cantadas sobre uma única sílaba, especialmente no canto litúrgico.
104. Melodia - Uma série de notas musicais dispostas em sucessão, num determinado padrão rítmico, para formar uma unidade identificável.
105. Menestrel - Artista profissional polivalente, em atividade do séc. XII ao XVII.
106. Metrônomo - Um aparelho para determinar o andamento musical: mais especificamente o aparelho de pêndulo duplo que funciona como um mecanismo de relógio.
107. Modo - Significa a escala ou a seleção de notas usadas como base para uma composição.
108. Monódico - Cantado por uma só voz, sem acompanhamento.
109. Música Gregroriana - Música atribuída a S. Gregório.
110. Música Profana - Música que não pertence aos ritos religiosos.
111. Ternário - compasso de três tempos indicado por uma fração cujo numerador é três.
112. Tessitura - Termo usado para descrever a parte de uma extensão vocal ou instrumental em que se desenrola predominantemente uma peça musical.
113. Tético - Designação do ritmo musical que tem o início no meio do compasso.
114. Tetracordio - Uma série de quatro notas, contidas nos limites de uma quarta justa.
115. Timbre - Termo que descreve a qualidade ou o "colorido" de um som.
116. Tocata - Peça para teclado, geralmente livre na forma, concebida basicamente para se "tocar" o teclado, isto é, exibir destreza.
117. Tom - Como intervalo, é o equivalente a uma segunda maior, ou a soma de dois semitons. Pode ser entendido como significando a altura de uma nota.
118. Tonalidade - Termo que designa a série de relações entre notas, em que uma em particular, a "tônica", é central.
119. Transposição - A notação ou execução de música em uma altura diferente daquela em que foi originalmente concebida, elevando-se ou abaixando-se todas as notas pelo mesmo intervalo.
120. Trovador - Poeta lírico ou poeta-músico na França dos sécs. XII e XIII.
121. Uníssono - O "intervalo" entre duas notas idênticas em altura.
122. Variação - Forma em que exposições sucessivas de um tema são alterados ou apresentadas em contextos alterados.
123. Vibrato - Uma oscilação de altura em uma única nota durante a execução.

_ViniciusAugusto
Veterano
# mar/05
· votar


yanni540
Putz, ficou mais show ainda!!!!!!

advance2
Veterano
# mar/05
· votar


mto bom, legal eh pegar todos e colocar no excel pra colocar mais completo e em ordem alfabetica. Eu me proponho a fazer isso se quiserem.
eu tenho duas dúvidas:
o que é Humbucker e Single Cois?

wernegher
Veterano
# mar/05
· votar


Sugiro pedir aos moderadores que coloquem este tópico como fixo !

Jaum_Paulo
Veterano
# mar/05 · Editado por: Jaum_Paulo
· votar


advance2
isso é coisa de guitarrista, mas são captadores... single cois são captadores com uma bobina apenas e hambuckers possuem duas... possuindo duas bobinas, os hambuckers conseguem eliminar aquele ruído característico dos single coils, porem o timbre muda, fica mais "encorpado", um captador recomentado para quem quer um som bem pesado... já os single coils, apesar de seu ruído natural, possuem um timbre com brilho singular, mais usados com distorção por quem quer um som "vintage" ou um bom som limpo...

Pianist
Veterano
# mar/05 · Editado por: Pianist
· votar


Otima ideiaKennedy Bituba Israel

Depois alguem passa tudo para o Word, Excel ou melhor para formato PDF e fazemos assim o Dicionario dos Tecladistas do FFC :)

O que vcs acham?

Falow,
Caio César.
OPOST

Ps: Eu n falei nd de importante mas ajudei com essa ideia hauahuah...

Pianist
Veterano
# mar/05
· votar


yanni540
Vc sabe tudo isso de cabeça ou deu uma coladinha? ahuahuah =P

Falow,
Caio César.
OPOST

yanni540
Veterano
# mar/05
· votar


Pianist
Diga-me quem não dar uma coladinha hoje em dia? Eheheheh!!!

Juliano de Oliveira
Veterano
# mar/05
· votar


Kennedy Bituba Israel
Vc postou q a semibreve é uma figura q vale 4 batidas, a mínima, 2 batidas, etc...
Na verdade, se um compasso for de 6/8 , 4/16,etc, o valor da semibreve passará a valer respectivamente:8 batidas(tempos), 16 batidas(tempos)...
ou seja, o valor da semibreve altera-se de acordo com o valor do denominador da fórmula de compasso.
Se possível, deixe claro q esses valores correspondem ao compasso cuja fórmula possui o denominador igual a 4.
Legal o tópico...

abararil
Veterano
# mar/05
· votar


Tanto tópico interessante para fixar... Este é mais um! A galera do FCC de teclados está jogando duro! Parabéns pelas idéias. Yanni sua participação está supimpa! Abraços.

Kennedy Bituba Israel
Veterano
# mar/05
· votar


wernegher
Sugiro pedir aos moderadores que coloquem este tópico como fixo !

Rapaz entre nos aqui, seria uma boa hein, tipo ficaria bem mais facil e pratico de consultarmos palavras ou até mesmo expressões usadas entre nós, ou já consagradas no meio da musica.
mas tipo isso não cabe a mim decidir e sim os moderadores, bem o meu pedido está feito para que o topico seja definitivo.
valeu muito obrigado
Kennedy Biutba ISrael

Pianist
Veterano
# mar/05
· votar


Kennedy Bituba Israel
Apoiado companhanheiro...
Mas o que acham de passar tudo pro Excel ou para PDF e fazer assim o nosso proprio dicionario!
Daí agente ia ter um ponto a mais para o forum de teclado =)
Huahuahu...

Falow,
Caio César.
OPOST

Kennedy Bituba Israel
Veterano
# mar/05
· votar


Pianist
all right, you are sure Pianist, excelent idea.

Ken Himura
Veterano
# mar/05
· votar


Semibreve: sons cuja duração é de 4 batidas. Ela é representada por um circulo vazio

Mínima: duração de 2 batidas. Ela é representada por um circulo vazio e uma haste

Semínima: duração de 1 batida.Ela é representada por um circulo cheio e uma haste

Colcheia: duração de 1/2 batida, ou seja, metade da semínima. é representada como uma semínima mais uma bandeirola

Semicolcheia:1/4 de batida, ou seja, metade da colcheia.é representada como uma semínima mais duas bandeirolas

Fusa:1/8 de batida, ou seja, metade da semicolcheia . é representada como uma semínima mais três bandeirolas.

Semifusa: 1/16 de batida, ou seja, a metade da fusa. é representada como uma semínima mais quatro bandeirolas.


Cara, essa explicação só é válida quando o compasso é 4/4.
O mais certo seria, vc explicar partindo da Semibreve igual a 1, já que seria a maior figura de valor, e daí começar a fracionar.

Tipo assim:

1 Semibreve = 2 Mínimas = 4 Semínimas = 8 Colcheias = 16 Semicolcheias = 32 Fusas = 64 Semifusas.

A fração funciona da seguinte maneira:

4 -> Numerador: Indica a Quantidade de Tempos que o compasso vai ter. Daqui, retiramos a Unidade de Compasso, que é a figura que sozinha vai preencher o compasso.
---
4 -> Denominador: Indica a Figura que valerá um tempo (Cada figura é retirada em relação a semibreve. 4 significa usar a 4ª parte da semibreve, que é a semínima; 2 significa usar a metade etc.). Daqui tiramos a Unidade de Tempo, que é a figura que sozinha vai preencher 1 tempo.

metalero punk
Veterano
# mar/05 · Editado por: Moderador
· votar


olha kra sobre esse assunto eu nem sei...so sei q eu gostei d um forum d musica ae... NÃO PODE! eu recomendo hein...

Pianist
Veterano
# mar/05
· votar


Up....

motinhajr
Veterano
# mar/05
· votar


PARABENS. A galera esta de parabens. Eu criei uma central de downloads e derrepente seria uma boa a galera postar isso tudo lá exatamente em pdf ou coisa parecida. Que tal.
Ai vai:
http://www.walla.com
user name:tecladistas
password: tecladistas
E-mail:tecladistas@walla.com
Valew galera :)

Pianist
Veterano
# mar/05
· votar


motinhajr
Bem irmão ja existe uma central de download =P
Ou pelo menos existia até algumas semanas atras:)

Falow,
Caio César.
OPOST

Felipe Batista
Veterano
# mar/05
· votar


legal este tópico, ah, posso fazer uma perguntinha>.........na clave de sol, as figuras ficam na posição normal, mas qnd chegam na linha si, elas ficam viradas.,as e na clave de fá?????

Ken Himura
Veterano
# mar/05
· votar


Felipe Batista
A mesma coisa.
Até a 3ª linha - viradas pra cima
3ª linha - tanto faz
Acima da 3ª linha - viradas pra baixo

Ken Himura
Veterano
# mar/05
· votar


Claro q essas posições são pras figuras sozinhas...se forem juntas, depende daonde começa e onde termina

yanni540
Veterano
# mar/05
· votar


abararil
Valeu amigo! Um abraco prá vc tbm.

CIERAIS
Veterano
# mar/05 · Editado por: CIERAIS
· votar


PO GALERA SE VCS NAO ACHAREM RUIM VOU JOGAR NO MEU SITE...

BLZ!?

www.diminuto.braskernel.com

'E QUE TA FALTANDO CONTEUDO

Ken Himura
Veterano
# mar/05
· votar


CIERAIS
Por mim está tudo bem ^^

Pianist
Veterano
# mar/05
· votar


Ken Himura
Alguem ja se ofereceu pra colocar no Excel pra fazer por ordem alfabetica e montar um dicionario?

Falow,
Caio César.
OPOST

www.flogao.com.br/bandaopost

Ps: Vai ficar legal!

Frankz
Veterano
# mar/05
· votar


tipo... cada tempo tem seu "semi" ... mínima, semínima ... colcheia, semicolcheia... fusa, semifusa...

e a semibreve? antes dela nao tem uma "breve"?

eu pergunto isso pq no encore existe uma "breve" ... e tambem existe um tempo que vale metade da semifusa (5 bandeirolas no caso).. isso existe? ou é só do encore mesmo?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a dicionario musical!!!!