Vamos valorizar nossa cultura!

Autor Mensagem
Zara
Veterano
# fev/05


Queridos coleguinhas tecladistas

Eu to com um projeto de banda que procura influencias brasileiras para misturar com estilos com mais groove e tal e coisa, e achei q seria legal pedir a opinião de vcs, sobre o que vcs estão escutando/tocando de interessante, que valorize as raízes brasileiras e traga maior riqueza cultural pra se adaptar a outros estilos. Tb que sirva pra trocar umas idéias, porque embora sejamos brasileiros, grande parte das pessoas não faz idéia das coisas que o Brasil produz.
Estou buscando influencias nas musicas de brasileiros como Hermeto Pascoal, Egberto Gismonti, Wagner Tiso, os caras do Clube da Esquina e de outras bandas como Secos & Molhados, Banda Black Rio, etc.

Vcs têm influência de que ritmos/artistas brasileiros, e quais vcs me indicam pra eu dar uma pesquisada?

Valeu!

Mr_Mojo_Rising
Veterano
# fev/05
· votar


Boa Zara,

Tô ouvindo muito samba-rock e soul nacional dos anos 70 tambem to com um projeto de montar uma banda assim, pra usar muito Rhodes, timbres analógicos, hammond, etc.... Jorge Ben, Gerson King Combo, Tim Maia da época do Racional, etc... E coisas mais novas na linha do Funk Como Le Gusta. Enfim, tudo o que for bom e que mostre que a música brasileira vai muito, muito além da bundalização axézistica que se vê hj em dia. Bom Gosto é fundamental.

Claudio Natureza
Veterano
# fev/05
· votar


Zara

eu estou com uma banda que usa inlfluências de Nação Zumbi, Alceu do início, com o Ivinho na guitarra, de Zé Ramalho, principalmente do disco duplo acústico arranjado e produzido pelo Robertinho de Recife, de Lenine, Paulo Moska, e com algo de Reggae nas bases também, acho legal o som que esses caras faziam na década de setenta e oitenta.

estou tentando encontrar outros vinis desse pessoal do nordeste.

um abraço.

Zara
Veterano
# fev/05
· votar


Claudio Natureza
Acho legal esse tipo de influencia. Do mesmo estilo que o Ney Matogrosso se baseou quando ele fez aquele show em Belo Horizonte, interpretou musicas de Lenine, Paulo Moska etc. O nordeste já teve muita coisa legal, ao contrario do que o povo vê por aí hj em dia na mídia.

Mr_Mojo_Rising
Grande Mojo, não conheço Gerson King Combo! Que estilo que é? Onde posso encontar mp3s?

Baleu, e eh isso aí moçada.

Mr_Mojo_Rising
Veterano
# fev/05
· votar


Gerson King Combo é Funk nacional da decada de 70 da melhor qualidade!! Ele teve uma volta agora (procure Funk Brother Soul), mas o melhor dele é a fase antiga mesmo.

mano_a_mano
Veterano
# fev/05
· votar


Zara
Eu acho isso muito interessante, e sempre sonhei ter um projeto assim... No meu caso, a idéia é a seguinte: usar bastante percussão, inclusive indígena, misturado com outros instrumentos nacionais (viola caipira, berimbau, etc), juntamente com teclados à la anos 70, estilo Jean-Michel Jarrè, fugindo um pouco da "tendência DJ"... O que achas?

Zara
Veterano
# fev/05
· votar


mano_a_mano
no que puder misturar e tiver combinando, blz!
gostei da ideia da percussão indígena, mas tem q tomar cuidado pra nao virar Santana e sair das origens brasileiras e entrar nas caribenhas/latinas ehehe!

Vc ja misturou os teclados estilo Jean-Michel com essas paradas brazucas? Como ficou?

mano_a_mano
Veterano
# fev/05
· votar


Zara
Não misturei na prática (se bem que gostaria...), mas tive idéias, já imaginei como soaria... Isso, é claro, sem sair das nossas origens...

Zara
Veterano
# fev/05
· votar


mano_a_mano
gosto de misturar coisas com samba, acho q fica bem legal.

sarpa
Veterano
# fev/05
· votar


Zara,

gosto de misturar coisas com samba, acho q fica bem legal, estou contigo!

Procure ouvir o último CD do Wilson Simoninha, é incrível... É um disco que eu escuto do começo ao fim, de trás pra frente, ao contrado, "dos avesso" e não dá pra enjoar.
É uma mistura de funk, com uma pitada de samba, e até um leve "cheirinho" de rock'n roll. Com certeza, muito bom.

Tem uma música, se eu não me engano, o nome é "Nanã". Ele faz citações de várias outras músicas, como "I Shot the Sherif" do Bob Marley, músicas de Tim Maia, etc... Realmente, muito bom.

Outra coisa que não sai da "play-list", é o Funk como Le Gusta. E eu quero que você me apresente algo mais interessante da "Banda Black Rio", pois as poucas que eu ouvi, não me chamaram muito a atenção...

Eu estava pensando em montar um outro projeto paralelo à "Banda Ápice" (que é meu trabalho principal) de Black-Music. Envolvendo aí, funk, soul, blues, jazz, reggae, samba/rock, etc... Acho que seria algo interessante.
Já trabalho num "paralelo" só de Reggae, que gosto muito! hehehe...

Um abraço,
Juninho Sarpa.
www.bandaapice.com.br
www.juninhosarpa.com.br
www.juninhosarpa.com.br/fotolog

Gutto
Veterano
# fev/05
· votar


Zara
Se quer estudar bandas q misturam estilos, de modo a não ficarem bregas, porém q exibem e espande qualidade de arranjos e musicalidade.
Lhe darei algumas dicas q valem serem analisadas.
Vc poderia estudar primeiramente os ritmos de reggae brasileiro, estudar ritmica, harmonização, batidas e arranjos, em exemplo temos duas bandas maravilhosas, Adão Negro e EdsonGomes com a Banda Cãe de Raça.

Um outro ritmo tipicamente brasileiro, é a Lambada, ritmo q entrou no guiness book por alcançar 10 milhões de copias em menos de 2 meses com ritmo sensual, coisa q nenhum grupo de estilo parecido em outro país conseguiu antes. Temos várias bandas q possam ser analisadas, como Mambolada (terminada), Kaoma, Banda Jambo e SalsaLitro, q mistura a lambada com ritmos cubanos.

Querendo valorizar mais ainda sua musicalidade ao lado do Jazz Funk e do POp Soul, temo Adelmo Casé (ex Fama), temos tbm temos a banda SoulFunk q tem umas pegadas estilo jazz tradicional misturada com mpb e percussão caliente, temos tbm Nara Santos, entre outros!!!!

Por enquanto é só!!!! Em outra oportnidade em q eu lembre de mais nomes no estilo por vc proposto, eu voltarei aqui para tentar ajuda-la!!!!

Boa Sorte e Sucesso!!!
Vinícius Augusto - Gutto
Vinícius Augusto Web Site - www.viniciusaugustomusic.ubbi.com.br
MSN: viniciusaugustomusic@hotmail.com

Robson Luís
Veterano
# fev/05 · Editado por: Robson Luís
· votar


Zara
Para este seu projeto, eu sugeriria bastante percussão acústica na banda, mesmo que os instrumentos e acessórios não sejam legitimamente brasileiros. Vocês poderiam até mesmo inventar instrumentos, tipo as coisas malucas que o Hermeto faz. Afinal de contas, uma das melhores características do brasileiro é justamente esta: criatividade, tirar coisas do nada mesmo, criar, suprimir tabus e convenções.

De qualquer forma, usando a percussão com moderação, daria um "tempero" bem legal à música da banda. E tudo mixado com os synths e os outros instrumentos convencionais que já têm aí... ia ficar show (literalmente)!

Bico
Veterano
# fev/05
· votar


A ídeia de vasculhar oq o Brasil tem de melhor é muito boa, mas realmente é necessário cuidado pra não cair em misturas forçadas e barangas.
Isso acontece muito com bandas q a Globo (a MTV tb tem umas dessas...)tenta divulgar, por exemplo, falando q é múisca de qualidade e tal.. Apresentam umas bandinhas totalmente sem criatividade, q fazem um som normalzão (geralmente pro lado do rock) e socam um intrumento tipo berimbau ou pandeiro no meio (às vezes cismam com algo folclórico, tb), pra falar q têm influências da música brasileira e tal... Aí, fica aquela coisa forçadíssima.

Das bandas q conheço, a q mais conseguiu fazer uma mistura realmente legal, foi a Black Rio. Ainda tô procurando músicas da banda, não conheço a fundo o trabalho deles.
Ando me interessando em samba-rock, tb! Tô achando muibão!

E logo logo q eu arrumar uns pobrema arrí, vou baixar as dicas de vcs tb!
E sem dúvida, ecletismo musical deixa o som MUUIIITO INCREMENTAADOOOO!

Mr_Mojo_Rising
Veterano
# fev/05
· votar


Boa Bico, música brasileira é isso aí. "Bundalizações" out! É possivel ser popular sem apelar pra putaria dos axés da vida.

wernegher
Veterano
# fev/05 · Editado por: wernegher
· votar


Zara

to contigo também... tem muita coisa boa na nossa pátria (e ruim também né..infelizmente..) que podemos dar uma estudada.
Eu por exemplo sou fã de carteirinha do Djavan, que consegue de uma maneira ímpar mesclar Jazz, Bossa, Samba, Soul, Rock, Blues e por aí afora...sem falar nas letras né.

Também te aconselho a ouvir uns lances do Zimbo Trio que apesar de ser instrumental, rola muita coisa interessante de samba, com umas pitadas de jazz e salsa as vezes.

Outras sugestões mais conhecidas: Ivan Lins, João Bosco, Tunai, Elis Regina, Maria Rita, Jane Duboc, Os Cariocas, Quarteto em Si, César Camargo Mariano dentre outros...

Mr. Mojo

"Bundalizações" não...please !!! Ecaaaa...!!! To contigo véio... joga isso no lixo!!


Abraço !!!

Jaum_Paulo
Veterano
# fev/05 · Editado por: Jaum_Paulo
· votar


issae, tem muita coisa boa na música brasileira, mas tem que saber procurar, pois, infelizmente o que mais faz sucesso atualmente são essas bandinhas que fazem um som pobre que fazem sucesso apenas por deixar a galera animada e não por ser boa música, como por exemplo a maioria dos "axés da vida"...

Zara
Veterano
# fev/05
· votar


É isso que eu to procurando. Cultura brasileira que se preze. Musica valorizada, musica bem tocada e bem ouvida.
Eu adoro musica instrumental wernegher, vou dar uma pesquisada no Zimbo Trio, exatamente por isso. Quero adicionar mais coisas brasileiras nos fusions q a gente faz, instrumentais, que nas jam sessions têm se saído bons demais e agora surgiu a ideia da gente mostrar isso pro publico aqui. Tem que ir devagar, com cuidado, pq nem todo mundo digere bem esse lado riquíssimo da nossa cultura musical ehehe

Valeu ae a todos pelas dicas.
Mais dicas?

CIRO
Veterano
# mar/05
· votar


Além de Hermeto Pascoal e Egberto Gismonti, que eu sempre escuto, ultimamente tenho escutado bastante Trio Mocotó. Eles são muito bons.

Zara
Veterano
# mar/05
· votar


É bom mesmo. Alguem já ouviu falar do Constantrio, que toca Fusion?

sarpa
Veterano
# mar/05
· votar


Zara, não é "Continentrio" ? Onde o baixista é o Alberto Continentino?

Zara
Veterano
# mar/05
· votar


sarpa IIIIISSSOOOOOOOO mesmo!
Tava pelejando pra lembrar o nome, tenho uma memória muito ruim pra nomes!.. Eles se apresentaram em Belo Horizonte ha um tempo. Os caras tocam demais, e sem contar que aquele tecladista/painista tem uma influência ferrada do mestre Chick Corea. Queria alguma coisa deles, vc sabe onde eu posso encontrar?

Valeu ae amigo!

sarpa
Veterano
# mar/05
· votar


Zara, vou pesquisar pra você. O guitarrista da minha banda é louco por "Continentrio".
São três irmãos de uma família tradicional de músicos do RJ. O baixista, é o Alberto Continentino, que atualmente trabalha com Ed Motta, então dá pra ter uma noção do que é aquele baixista, não é?

O pianista também é de deixar qualquer um de queixo caído...

Enfim, a família "Continentino" é excelente!

Vou ver se consigo algo e lhe envio, pode ser?

Um abraço,
Juninho Sarpa.
www.bandaapice.com.br
www.juninhosarpa.com.br
www.juninhosarpa.com.br/fotolog

Zara
Veterano
# mar/05
· votar


sarpa
ótimo! Obrigada aí!
O baixista e o baterista tb são excelentes. Não sabia q o Alberto estava tocando com o grande Ed Motta.

wernegher
Veterano
# mar/05 · Editado por: wernegher
· votar


Sarpa e Zara

Muito bem lembrado (Família Continentino) !!
Por falar nisso, o cd instrumental do Kiko Continentino (teclado) é muito bom... Vale a pena ouvir..

Abraço !

Robson Luís
Veterano
# mar/05
· votar


Zara
De vez em quando o Continentrio aparece no programa "MEC Instrumental", da rádio MEC FM - 98.9 MHz - Rio de Janeiro.
O grupo é muito bom. Música e músicos de excelente qualidade.

sarpa
Veterano
# mar/05
· votar


www.continentrio.com.br

Mr_Mojo_Rising
Veterano
# mar/05
· votar


Uia... Bom mesmo... Mas ainda continuo achando que um bom exemplo de música brasileira é a lambada... rsrsrs... E pensar que toda essa merda que existe hj em dia começou ali...

Bico
Veterano
# mar/05
· votar


Mr_Mojo_Rising
LAMBADA, a dança proibida!
Heheeha. Isso é um filme?

Robson Luís
Veterano
# mar/05
· votar


Zara
Os trabalhos do Marcio Montarroyos (que é trompetista) e grupos com quem já tocou são muito bons também. Instrumental de primeira!

Tem muita gente boa no Brasil. Se procurar mais, vai encontrar. E deve ter muito mais ainda fora da mídia.

Zara
Veterano
# mar/05
· votar


Robson Luís
Marcio Montarroyos é um gordinho baixinho?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Vamos valorizar nossa cultura!