quem toca teclados: com sequencias ou por ritimos

Autor Mensagem
emanuel macedo
Veterano
# fev/05


alo possal,sou novo por aqui...mas quero saber a opiniao de voces sobre quem toca no palco ao vivo...e melhor sequencia ou sty...

Vinícius_Augusto
Veterano
# fev/05
· votar


emanuel macedo
Só um detalhe, trabalhar hj com a tecnlogia, é uma forma de mostra-se um bom musico de forma independente. Eu conheço varias pessoas q enriqueceram apenas tocando e cantando com teclados, seja com midi ou ritmo. Cito diversos como Frank Aguiar (q tem uma casa cinematografica), Lairton & Seus Teclados, Nara Costa, entre outros a nivel nacional. O Cachê deles variam entre R$30.000 a R$80.000,00 por show.
Aqui na Bahia ainda existem varios nomes como: Silvano Salles, Marcio Morenno, Novo Tom (Todos com cachê de R$15.000,00 por show), Asas Livres, Grupo Arrocha (Ambos com cachê de R$8.000,00 por show), Tayrone Cigano, Nira Guerreira (ambos com cachê de R$6.000,00 por show), Saliva Doce e Vinícius Augusto (Ambos com cachê de R$3000,00 por show).
Eu acho q a tecnologia tende a resumir a mão de obra para diminuir custos, e isso que acontece com os tecladistas-cantores solos ou duplas, pois qts pessoas vcs conhecem q vivem tocando somente em barzinhos e festas de aniversarios? Aposto q uma porrada. Concordo q o sentimento feito so pelo teclado, assim por qualquer sistema de Sampler, não é o mesmo do que um instrumento real. Agora imagine, Uma banda de forró com 15 integrantes e cachê de R$8.000,00 por exemplo, qt eles ganhariam tirando as despesas, transporte, divulgação, roupas e etc? Agora vc pega um grupo de voz e teclado com 4 pessoas por exemplo com o mesmo valor de cachê, poxa q legal né?
Esta é a realidade, a musica brasileira tem muita gente boa em todas as areas e devido a isso, os cachês são mais disputados por quem está comecando ou se desenvolvendo nesta area.
Eu apoio todos os musicos q arriscam e principalmente q se destacam trabalhando apenas com teclado, acho q os que criticam de forma bruta, deveriam olhar mais que qualidade pessoal de reconhecimento tem para poder criticar os outros, eu não só apoio como trabalho desta maneira e me orgulho disso!!!!!
Sobre a sequebncia ou ritmo, depende da musica, existem musicas q se forem tocadas em midi ficarão bem melhor do q se for com ritmo, eu mesmo trabalho das duas formas, tem musicas q eu crio o midi no estudio com o sonar, depois meu tecladista acrescenta alguns contra tempos ao vivo e etc, e tem musicas q são tocadas ao vivo por serem mais simples!!!!!

Boa Sorte para vc e sucesso!!!!!

Vinícius_Augusto
Veterano
# fev/05
· votar


Só um detalhe, vejam estes links de trabalhos internacionais aonde estes cantores e tecladistas são valorizados por tocarem com teclado e voz.

Elis Hall, um grande cantor e pianista da black music:
http://www.arrangerworkstation.com/ellis_hall.htm

Ou então o holandês Michel Vocken:
http://www.michelvoncken.com/

Tbm temos a Alicia Keys e o Steve Wonder q fizeram trabalhos só com teclados e ganharam fama por isso, exemplo a musica I Just Call To Say de Steve e Fallin 1° Versão de Alicia Keys.

Temos diversos grupos e bandas q ganham com isso e são valorizados, e não acho q será alguém deste fórum q poderá desvalorizar isso, por mais q não goste, criticar de forma ruim, como imagino q haverá criticas, mas criticar de forma grosseira quem trabalha desta maneira e ganha por isso, é a mesma coisa q não querer olhar para o proprio rabo!!!!!!

Abraços a todos e Boa Sorte!!!!
A, procurem videos de Michel vocken na internet, pois existem varis videos de show q ele fez somente com teclado!!!!!
´
Vinícius_Augusto

Vinícius_Augusto
Veterano
# fev/05
· votar


Alguns produtores e artistas americanos q tocam e trabalham somente com teclados:

Jonh Vezner
http://music.yamaha.com/artistsJohnVezner.html

Beth Chapman
http://music.yamaha.com/artistsBethChapman.html

Kathy Mattea
http://music.yamaha.com/artistsKathyMattea.html

Gary Nicholson
http://music.yamaha.com/artistsGaryNicholson.html

Michael Omartian
http://music.yamaha.com/artistsMichaelOmartian.html

Tom Shapiro
http://music.yamaha.com/artistsTomShapiro.html

Paul Williams
http://music.yamaha.com/artistsPaulWilliams.html

Depois postarei o link de mais artista, de preferencia com MP3
Boa Sorte e sucesso!!!!

emanuel macedo
Veterano
# fev/05
· votar


aqui na minha city muitos musicos proficionais perderao espaço de trabalhos pois levarao para o outro lado a musica ... nao estou dizendo que sao todos,90% nem sao musicos ja que a ordem dos musicos nao funciona mesmo aqui...aqui a coisa e tao desoganizada que os musicos amadores dominarao o mercado e os proficionais mudarao de estado... MIDI virou pirataria , qualquer amador compra estes midi em studios e vai dar uma de musico...nao sou contra quem trabalha tanto com midi ou com sty mas acho que quem sai perdendo e o publico... isso acontecer outras cidades;;;

Rosalvo
Veterano
# fev/05
· votar


emanuel macedo
Vinícius_Augusto

Quando v, Emanuel, pergunta: o que é melhor? Vc deverá discernir o que vc chama de melhor: é $$, é tecnologia, é arte, é música, é prazer?

O Vinícius respondeu sabiamente, cada um na sua.
Eu lhe digo, o importatamte é vc ser bom, muito bom no que vc escolher!
Isso é p/ tudo na vida!

Mas vc tem estar a par do que acontece, antigamente (não muito) era voz e violão, vieram os teclados, o md, os midi, os computadores. Isso é tecnologia de informação!

Ninguém perde espaço de trabalho: a moda é que acaba, a tecnologia muda etc. e as pessoas ficam p/ trás. Isso também é globalização!

Se vc quer sobreviver disso vc tem que estar antenado c/ o que o público quer ou pode pagar. Senão mude de público, ou ofereça outro produto. Isso é marketing de venda!

Midi vc pega na net a custo zero, mas, veja bem, eu vi os vídeos que o Vinícius sugeriu. Se vc acha que esses caras são meros tocadores de midi . . . Isso é observação!

Uma coisa eu posso te dizer é muito bom, tocar numa banda, uma de verdade, c/ vários outros musicistas, trocar informações e influências. Fazer a música em todos os sentidos, errar e acertar. Isso é música!

Pelo menos p/ mim, que aliás não tenho nenhum preconceito c/ midi, às vezes uso, te digo não é só ter o midi e achar que vai se dar bem, tem que ter TALENTO.

Abração
Rosalvo
www.sousoul.com

Maurício Luís Pezzi
Veterano
# fev/05
· votar


Desculpem entrar de furão na convresa mas eu só queria saber se depois que eu fechei um tópico que eu criei eu posso reabri-lo!

Desculpem mais uma vez!!!! desde já agradeço!!!!

ROTTA
Veterano
# fev/05
· votar


Complementando os nomes Vinícius_Augusto, eu recomendo uma visita ao Roland Users Group, onde constam inúmeros artistas que usam a tecnologia (não apenas os teclados em si) para produção musical e performance.

O site está em inglês, mas apresenta entre outros a nova turnê da Madonna, que possui toda a tecnologia de synths, samples e sequências baseadas nos V-synth e na série Fantom.

Abraços.

ROTTA
Veterano
# fev/05 · Editado por: ROTTA
· votar


Dando minha opinião pessoal sobre o tema proposto pelo tópico (sequências X ritmos), confesso que já tive minha fase de ritmos e aprendi muito naquela época. No entanto, a idéia de estilos limita um pouco a minha capacidade de composição, muito embora isto esteja evoluindo bastante.

Atualmente o faço por sequências (em bons workstations e/ou no PC, que considero uma ferramenta tão indispensável quanto o teclado em si para composição). Apesar de os resultados não serem tão rápidos quanto os dos estilos, acho que a flexibilidade é maior.

E vocês?

Juliano de Oliveira
Veterano
# fev/05
· votar


Eu sou totalmente a favor da técnica aliada à tecnologia.Eu acho q mesmo sendo muito fácil pra qualquer um fazer sucesso atravéz de midi ou algo do gênero, quem realmente se destaca são as pessoas talentosas q aliam sua capacidade musical com toda a gama de recursos disponíveis pela tecnologia.

ROTTA
Veterano
# fev/05
· votar


Juliano de Oliveira.

Muito bem colocado, cara! Tecnologia não serve de nada para toupeiras. :-)
Nada substitui o talento.
Abraços.

mano_a_mano
Veterano
# fev/05 · Editado por: mano_a_mano
· votar


Eu prefiro ver alguém tocando com pouca técnica, mas TOCANDO, do que se escondendo atrás de MIDI files (palavras do Aureo Galli que tomei para mim...) Eu mesmo, quando toco ao vivo, nunca uso ritmos, seqüências ou coisas do gênero: é tudo ao vivo, no piano, no máximo em dual ou split... Acho que isso dá mais liberdade na hora de tocar...

ROTTA
Veterano
# fev/05 · Editado por: ROTTA
· votar


mano_a_mano e demais.

Há alguns anos eu costumava brincar com colegas ao dizer: "Quer descobrir se alguém toca teclado mesmo? Deslique os ritmos.". Acho que é bem na linha do que você falou.

Acho que quando o Juliano de Oliveira falou em técnica, se referia à técnica musical, e não à tecnologia. Na minha opinião, nada mais belo que uma música tocada apenas no piano (ou com timbre de piano). :-)

Abraços.

Juliano de Oliveira
Veterano
# fev/05
· votar


Eu sou totalmente a favor da interpretação perfeita de uma obra músical em um instrumento.Mas acredito q a técnologia é necessária pra própria qualidade da música, quando se quer criar algo q ñ é possivel com o que se tem à mão.Ñ estou me referindo às pessoas que trocam uma banda inteira por um bom teclado, mas sim àquelas que utilizam recursos inexistentes em uma banda ou qualquer outro conjunto de instrumentos para enrriquecer a música.Como por exemplo vc sequenciar algo com harpas, violinos e citar, mas com a banda tocando em cima.Seria quase impossível vc contratar esses instrumentistas(violinistas,harpistas,etc) para todos os shows, mas com a tecnologia, vc cria esses efeitos e com pouco custo.
Tmb abomino leigos que se escondem atrás de MIDI files.
Marco Alan Rotta
Me referi a técnica musical msm, ou seja, técnica virtuosística.

wernegher
Veterano
# fev/05 · Editado por: wernegher
· votar


Respeito quem usa Arranjadores, programações MIDI e tal,...mas sou fã do lance "a vera", na hora... ! Nada substitui o "punch" de uma banda ao vivo !

Sou até adpeto da utilização do MD contendo loops, efeitos de teclado e tal, mas com a banda toda tocando junto. Pra mim, essas coisas vêem pra somar, e não para substituir uma banda! Gosto do som que rola na hora, com todo mundo junto !

ROTTA
Veterano
# fev/05
· votar


wernegher.

mas sou fã do lance "a vera", na hora... ! Nada substitui o "punch" de uma banda ao vivo !

Concordo totalmente. :-)
Abraços.

Rmc
Veterano
# fev/05
· votar


Huahauahu pq será que a galera tem tanta raiva assim? se existe teclado com mid, ou que faça tudo sozinho (performance assistant em alguns da yamaha, onde o cara além de tocar com mid pode ainda fazer arranjos sem saber nada o q tá tocando) existem pq não utilizar? se ele tocar e sair uma melodia da hora e souber cantar ainda e quiser tocar em bares, festas, etc o que tem demais?

Vcs levam muito para o lado pessoal do tipo: eu fiz curso e o escambal me realei pra aprender a tocar e chega 1 maldito com mid e faz 1 show melhor que o meu!! Penso da seguinte forma!! quem é bom se garante certo? mesma coisa quem faz site por exemplo!! existem empresas vagabundas que fazem porcarias por apenas 5 reais!!! e outras que cobram mais caro porém se garantem!! sabem que tem qualidade!!!

Penso assim!! eu por exemplo quando vou em um barzinho com a galera e tem banda tocando eu to pouco me fodendo se eles tão tocando com mid, ou sem mid!!! o que importa é estar um som legal e a galera curtir!!!

é isso aew!!

wernegher
Veterano
# fev/05 · Editado por: wernegher
· votar


Rmc

vc está certo. Apenas para deixar claro que não tenho inveja ou raiva de outro tecladista que porventura utilize arranjadores em seus trabalhos.
A minha opinião não tem a ver com a disputa ou a concorrência no mercado de trabalho, quem é melhor ou pior, mas sim com a questão sonora que por sinal não deixa de ser um pouco subjetiva.
Mas reafirmo o que disse anteriormente: nada substitui o "punch" do Ao Vivo..., por mais bem feito que esteja...e sei que existem muitos trabalhos bem feitos com teclados do tipo PSR, PA, e outros..., mas é apenas uma questão de gosto.

Num país como esse, acho que tem trabalho pra todo mundo: bandas, tecladistas solos e etc....

Abraço e desculpe qq. coisa...

ROTTA
Veterano
# fev/05
· votar


Rmc.

Huahauahu pq será que a galera tem tanta raiva assim?

Eu não disse que tinha raiva de quem usa MIDI. :-)

Continuando...

Sei que vou levar "pedradas" por dizer isto entre tantos tecladistas, mas nenhuma sequência ou acompanhamento automático substitui uma (boa) banda. Utilizo sequências para compor, e é uma grande ferramenta.

Há alguns anos não toco mais profissionalmente, e portanto não posso comentar sobre o mercado de trabalho atual. De fato, se alguém vai tocar sozinho em um bar, por exemplo, dificilmente conseguirá se livrar de um playback (seja MIDI, MD ou o que for), a não ser que se proponha a algo alternativo (do tipo piano + voz).

Enfim, a tecnologia foi e sempre será uma ferramenta valiosa.

Abraços.
Marco Alan.

Juliano de Oliveira
Veterano
# fev/05
· votar


Eu critico o fato de uma pessoa se acomodar com o fato de ter tudo a mão e ñ correr atráz de mais nada que possa melhorar sua performace ao vivo.Ñ estou me referindo à pessoas que usam midi, mas sim àquelas que sabem que tem tudo à mão e ñ se movem para adiquirir cada vez mais conhecimento na área que atua.
O midi é um exelente recurso, pena que acomoda("acomoda" ñ "incomoda") algumas pessoas.
Esta é uma opinião minha.Ñ direcionei a ninguém do fórum.

Vinícius_Augusto
Veterano
# fev/05
· votar


Só repetindo, eu não valorizo quem pega midis na internet e faz um show a partir de midis, mas valorizo e muito sim, um tecladista q consegue fazer shows tão bons ou melhores do que muitas bandas famosas, a partir de um ritmo ou midi (bem feitos e sequenciados, é claro!) que ele mesmo programou e/ou criou.
Qualidade musical hoje não está ligada só a teoria ou o conhecimento musical, e sim, a soma de tudo isso com a tenologia, acho q quem critica um musico que trabalha solo ou só com teclado, é pq ainda não acordou pra vida ou pq ainda não conhece e nem imagina a qualidade musical e auditiva que os novos equipamentos tecnologicos musicais oferecem hoje.
Esta é uma opnião pessoal de um profissional do ramo musical, que conhece e trabalha com muitos profissionais que estão sendo reconhecidos não só pro trabalharem só com teclado, e sim, por se apresentarem com trabalhos tão bons quanto as bandas, e em alguns casos muito superiores do que uma banda.
É muito mais facil um musico tocar em uma banda, por exemplo, fazendo solos de teclados, sax, guitarra e etc... Do que um tecladista conseguir um trabalho de orquestra com um teclado e fazer um show tão preenchido ou melhor que uma banda. Conheço vários trabalhos e musicos que trabalham com tal qualidade de maneira solo, e valorizo bem mais estes musicos que entendem não só de musica e sim de tecnologia, teoria, arranjos, ritmica e musica. Estes sim, são os verdadeiros musicos, aqueles que sabem programar e simular com perfeição o trabalho de uma banda apartir de um teclado.
Agora não valorizo tecladista ou fingidores de tecladistas que pegam midis de internet e não programam nada, porém aproveitam o material que foram feitos por oiutros e fazem shows, estes eu recrimino, agora aqueles que criam, motam, sequenciam, tocam com ritmos bem feitos, e fazem seus shows apartir do seu conheciento e seu talento solo!!!!!
Parabéns!!!! Pois este sim é um bom musico!!!!!

Estou aqui expressando minha opnião pessoal, espero que respeitem a minha opnião assim como não desrespeitei a de ninguém aqui. Tbm espero que não haja citações contraditorias aos meus comentarios, evitemos confusão, apenas reipeitando as opniões, mesmo que a sua opnião seja contraria a minha, apenas expresse a sua e não critique o que falei ok?

Abraços e Boa Sorte a todos!!!!
Vinícius_Augusto

wernegher
Veterano
# fev/05
· votar


É muito mais facil um musico tocar em uma banda, por exemplo, fazendo solos de teclados, sax, guitarra e etc... Do que um tecladista conseguir um trabalho de orquestra com um teclado e fazer um show tão preenchido ou melhor que uma banda.


Juro que não entendi... numa boa..

Jaum_Paulo
Veterano
# fev/05
· votar


o Marco Alan Rotta disse tudo...
nenhuma sequência ou acompanhamento automático substitui uma (boa) banda

wernegher
Veterano
# fev/05
· votar


Jaum_Paulo

exatamente o que eu falei lá em cima tb....

ROTTA
Veterano
# fev/05
· votar


wernegher.

É verdade. :-)
Abraços.

gustavorino
Veterano
# fev/05
· votar


É muito mais facil um musico tocar em uma banda, por exemplo, fazendo solos de teclados, sax, guitarra e etc... Do que um tecladista conseguir um trabalho de orquestra com um teclado e fazer um show tão preenchido ou melhor que uma banda

fala serio.... alguem aki prefere ouvir sequencias tocadas por um teclado arranjador a ir num show de uma banda?

eu nao...

mano_a_mano
Veterano
# fev/05
· votar


emanuel macedo
Vinícius_Augusto
Rosalvo
Maurício Luís Pezzi
Marco Alan Rotta
Juliano de Oliveira
wernegher
Rmc
gustavorino
Coisa que eu adoro fazer ao vivo, quando tocando com banda, é fazer sons orquestrais, tipo cordas, coro, metais, tímpanos, etc. Nesse caso, cordas e metais ficam na mão direita e coro e tímpanos na esquerda. Isso pode dar um efeito muito legal - quando BEM tocado...

wernegher
Veterano
# fev/05
· votar


mano_a_mano

Po,..eu to inclusive com um tópico aberto sobre esse assunto. To querendo obter um material, ou até mesmo partituras feitas pra cordas (cellos, violas, violinos..etc...). Se alguém puder me ajudar,...

http://forum.cifraclub.com.br/forum/8/78905/

Abraço a todos !

ViníciusAugusto_
Veterano
# fev/05 · Editado por: ViníciusAugusto_
· votar


gustavorino
fala serio.... alguem aki prefere ouvir sequencias tocadas por um teclado arranjador a ir num show de uma banda?
Uma minoria q não conhece a qualidade real de uma verdadeira sequencia, pode criticar, mas para o publico em geral, a um grande valor. Eu acho q a pena, é q as bandas estão se anulando devido a tecnologia, mas fazer o q? O homem já perdeu para tecnologia a muito tempo e perde mais ainda aquele q não consegue se adequar a ela e ficar com pensamentos antigos e pre-historicos como esse, nada contra seu comentario, q é um comentario pessoal seu e de muitos, porém a muisca via teclado está sendo valorizada por muitos e por uma grande maioria musico ou não!!!!!!

wernegher
É muito mais facil um musico tocar em uma banda, por exemplo, fazendo solos de teclados, sax, guitarra e etc... Do que um tecladista conseguir um trabalho de orquestra com um teclado e fazer um show tão preenchido ou melhor que uma banda.

Juro que não entendi... numa boa..


So te pergunto uma coisa, o q é mais facil? vc tocar piano numa banda e gravar uma musica ou fazer tudo que sua banda faz em um teclado com sampler ou midi? Este é um pequeno detalhe a ser analisado, os musicos q conseguem fazer isso com perfeitção (Como eu, pq não?), para mim são bem mais valorizados em musicalidade do que aqueles q tocam apenas em bandas, pois estes para mim se perderam no tempo e na tecnologia. Agora aqueles que tocam em bandas e conseguem executar todos os arranjos que a banda faz apartir de um teclado, parabéns e repito!!!!!

É muito mais facil um musico tocar em uma banda, por exemplo, fazendo solos de teclados, sax, guitarra e etc... Do que um tecladista conseguir um trabalho de orquestra com um teclado e fazer um show tão preenchido ou melhor que uma banda.
____________________________________________________________
Continuando meu comentario de maneira geral....

Como esta capacidade tecnologica ja foi provada a muitos, inclusive pelo motivo de existirem trabalhos com teclados, com qualidade superior a muitas bandas de sucesso e qualidade musical tbm, o q resta agora, é uma menoria de incapacitados ou ultrapassados criticarem ou não aceitarem q a tecnologia musical venho para facilitar, qualificar e dimunuir custos de despesa para produções musicais e shows. Aceita quem quer, o q vale aqui mesmo é a opnião pessoal de cada um, mas aceitar opñiões tbm pé justa, e não adianta ninguem mas falar q uma produção digital não substitui uma banda, pois pelo menos 40% dos cds q vc copram e pensam q foram feitos por bandas, foram feitos com teclados e sampler e vcs ainda acham q é banda, q pena né? Acorda gente, não ta vendo q esta realidade mudou a muito tempo?

wernegher
Veterano
# fev/05 · Editado por: wernegher
· votar


ViníciusAugusto_

Amigo,..
eu acho que novamente está sendo comparado BANANA com VASSOURA.
Conheço pessoalmente vários tecladistas TOP no Brasil que tocam com banda e não se dão ao trabalho de produzir e lançar um CD gravando no sax, batera (acústica), guitarra, ou seja lá o que for no teclado... Para não ficar nas minhas palavras, estou falando de Paulo Calasans, Glauton Campelo, Jota Moraes...ou seja...só 3 que já fizeram trabalhos para artistas de nível nacional, como Djavan, Simone, João Bosco, Fat Family, Ed Motta, Jorge Vercilo e no caso do Jota Moraes ele tem se destacado no meio dos grupos de Pagode como produtor e arranjador.
Desculpe... mas uma coisa não tem nada a ver com a outra. Nenhum desses caras e mais um monte de tecladistas não se dão ao trabalho de ficar gravando sax\guitarra\baixo\bateria em teclados. É raro você ver trabalhos assim com esses caras, a não ser qdo o estilo da música pede algo assim, como o charme por exemplo - que pede um baixo moog, loops de batera e tal... Mas aí já é outra parada...

O que é mais fácil,..tocar piano\teclado numa banda ou gravar tudo num teclado ? Desculpe, mas essa comparação não está coerente só com estas informações. Depende da banda, depende dos arranjos, da música...enfim... São universos diferentes !
Para um tecladista gravar um sax ou guitarra no teclado por exemplo não basta só saber programar. Tem que ter que ter as nuances de um saxofonista\guitarrista. Tem que saber os macetes do intrumento de verdade, e não apenas do teclado e suas funções... O ideal é que o cara tenha umas noções práticas do intrumento.

Respeito quem trabalha com MIDI e quem "fuça" as novidades tecnológicas, mas qualquer comparação é incoerente. São dois campos completamente diferentes amigo... nada a ver.

Ressalto aqui o que eu falei: pode ser o melhor trabalho midi já feito, mas nada substitui o punch da banda ao vivo !!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a quem toca teclados: com sequencias ou por ritimos