Mania de guitarrista pega... agora todo mundo aqui quer ser rápido!

Autor Mensagem
Carlos Toledo
Veterano
# fev/05
· votar


A música é um universo criado pelo homem que vem evoluindo junto com todas as outras ciências. Identificar conteúdo numa música exige do ouvinte muita cultura...Colocar uma nota longa exige muita habilidade...porque toda linguagem exige domínio para que se possa criar...Agora quando um cara decora algumas notas marcadas por tablaturas e toca isso a mil quando aparece o acorde que possa usar, acaba iludindo os que se imprecionam com tal "mercadoria".Vamos escutar: Egberto Gismonti, Ermeto Pascoal, Garoto,Joe Pass...etc...etc..etc...

V. Augusto
Veterano
# fev/05
· votar


Carlos Toledo
Cara, você por acaso mora em Campinas e é dono de três lojas de instrumentos musicais?

wernegher
Veterano
# fev/05
· votar


Carlos Toledo

Muito bem colocado...acrescento a sua lista - se me permite é claro...rs - ainda:

- Zimbo Trio
- Danilo Perez
- Michel Camilo
- G.Benson
- Gonzalo Rubalcaba...

E por aí vai...

fathertime
Veterano
# fev/05
· votar


Bom, eu prefiro um solo cheio de sentimento e emoção do que um que é só um sobe e desce rápido de notas em uma escala. Não acho velocidade tão importante, apesar de ser o que mais chama a atenção para o público que não entende muito de música.

mas cada um cada um...

lvbox
Veterano
# fev/05
· votar


Bom, eu prefiro um solo cheio de sentimento e emoção do que um que é só um sobe e desce rápido de notas em uma escala.

concordo + se tiver uma variação entre as duas coisas no mesmo solo aí fica legal

fathertime
Veterano
# fev/05
· votar


lvbox

Claro que a união dessas duas técnicas é o ideal, mas entre uma e outra, fico com o "feeling". Velocidade não é tudo, qualquer um com treinamento consegue facilmente....

Jonathas Lacerda
Veterano
# fev/05
· votar


acho q velocidade conta... muito importante, se for observar... principalmente com sons sintetizados tipo Lead e som de metais, por exemplo...

conseguir velocidad, eh relativamente fácil (num consegui ainda, mas, e dai????), mas difícil eh conseguir velocidad e expressividade ao mesmo tempo! ter controle da altura do som... ir de fff para ppp em algumas notas! o que dá o brilho da imporvisação, e do solo, naturalmente, eh a expressão...

por falar nisso, alguem pode me ajudar a desenvolver a minha velocidad??? eu comecei a estudar sozinho, mas qdo vi que estava aprendendo as coisas muito rápido, comecei a obsrvar os outros tecladistas, e vi q aprendi errado o jeito de "digitar", nas escalas, o que acaba limitando minha velocidad... tipo...

eu conheço harmonia pakas... campo harmônico, formação de acordes, cadências e essas fuleragx... sei escala tb... escalas pentatônicas, pentablues, cromática, alem das muito conhecidas escalas maiores, menores e diminutas... mas NÃO SEI QUAIS DEDOS USAR!!!!!!!!!!!!! tanto para solos qto para acordes arpejados e acordes sem ser arpejados (num lembro o nome ou definição)... alguem pode me dar umas dicas sobre como usar os dedos certos e ganhar velocidad????

manda um mail pra mim jonathassl@hotmail.com ou então manda neste tápico algum link com material pra eu estudar

Leonardo Rocha
Veterano
# fev/05
· votar


Meus bons!
Permitam-se entender o que é contenção! O músico não deve vomitar de uma só vez o seu corrente nível motriz. Arte é feita de muitas variáveis, por isso lhes proponho entender este conceito. Ouçam o Lyle mays do Pat Metheny Band improvisando e vcs. vão entender!
Deixa eu ser mais explícito: improvisar é como cortejar não dá para partir para os finalmentes direto, tem que ir soltando o jogo aos poucos senão vulgariza! Tem que ter uma narrativa, um começo, um meio e um fim...
Se for para fazer algo muito energético tem que ter um repertório fraseológico muito bom, exemplo: Jimmy Smith.
Ziriguidum também! Como uma boa mão esquerda segurando o swing: o César camargo Mariano no Sambalanço Trio improvisando em "Samblues".
Em tempo: Eu sou um Jens Johansen tentando virar (tb) João Donato.
Abraços!

Leonardo Rocha
Veterano
# fev/05
· votar


Jonathas,
Passagem de dedos em geral é regrada pela lei do mínimo esforço. Lembre-se de que técnica existe é para facilitar. Nada como estudo de piano acompanhado por professor de piano com formação superior. Aprendizado musical é coisa muito séria. O que mais tem por aí são músicos bitolados mentalmente e viciados tecnicamente. Dispense saber o nome dos intervalos, das escalas, e dos graus mas saiba-los apenas com seus ouvidos e dedos!!!
A tempo v. já estudou Hanon? lembre-se de que o dedo que passa tem que estar em constante preparação para a pasagem senão v. dá tranco na mão.
Exemplo: subindo uma simples escala de dó maior com a mão direita o polegar (primeiro dedo) que tocou o dó se desloca sobre as teclas e por baixo dos outros dedos para se preparar para tocar o fá e volta a se deslocar para tocar o fá da oitava acima. Este tio de raciocínio é só o começo....
Resumindo estude PIANO!!!!!

wernegher
Veterano
# fev/05
· votar


Sugiro procurarem na net músicas de um pianista porto-riquenho chamado Gonzalo Rubalcaba. Ele alia técnica, velocidade e bom gosto e dá um passeio em vários estilos, tendo a salsa como tônica.

André Henrique Gontijo Matos
Veterano
# fev/05
· votar


Aí galera.... Tô aqui só de passagem...

Paulo Miander

Solos com belas melodias geralmente levam tempo...
Como vc diz ser bem rápido, ja tem algo a seu favor, pois aqueles solos de lenga-lenga tb ninguém merece, né?!!!
Na minha opinião um bom solo leva velocidade, criatividade e emoção ao mesmo tempo, não?!!!
Por isso de considerar tecladistas rápidos melhores, pq eles sempre terão a arma da velocidade, e fazer solos lentos qualquer um faz, a beleza do solo talvez esteja na emoção, e muito pouco nas técnicas...

Valeu...
Abração...

Renan Ramos
Veterano
# set/05
· votar


Na minha opnião o que importa mesmo é o conjunto da obra pra ver se um cara é bom ou não...
A galera aqui falou de musicos classicos mais vou atacar com uns caras do metal atual.
O do Johanson do stratovarius, por exemplo é um cara que tem solos bem rapidos em algumas musicas mais dexa um pouco a desejar nos arranjos de teclado e não varia muito nas vozes q pode usar.
O Tuomas do nightwish ja é um cara que sola mais devagar na maioria das musicas mais esse usa um bom bocado de vozes diferentes dando clima ao metal melodico da banda e as vezes contrapondo a delicadeza da Tarja
Mais se vc colocar esses caras num piano classico perto de ray charles e falar pra eles fazerem um solo com base junto de improviso eles ficam no chinelo facinho.
O que eu quero diser é que cada um tem seu jeito de tocar ja que teclado é um instrumento que dá tanta liberdade eu acho que o negócio é diversificar.
Praticar escalas, improviso, escrever arranjos, tocar acordes de varias maneiras, ler partituras, etc. Pois como estamos falando de teclados não se trata de pegar uma stratocaster e correr nas escalas e sim de escolher vozes e timbres e configurações.
Foi mal se eu falei demas!! hehehe

Fernando Gouveia
Veterano
# set/05
· votar


Renan Ramos

Na minha opnião o que importa mesmo é o conjunto da obra pra ver se um cara é bom ou não...

Concordo.

Mas gostaria de ressaltar que nem só de velocidade vive a música. Cada música tem seu estilo, portanto, algumas músicas precisam de velocidades e outras nem tanto.


Só pra complementar:
Li um artigo do Herbie Hancock no qual ele dizia que a "PAUSA MUSICAL" pode acabar falando mais que as NOTAS ( ou seja... é tão importante no arranjo quantos as notas )


Resumindo:
O que vale é o bom senso de cada músico e improvisar / montar as frases com base no conhecimento.

Eduardo Costa de Aquino
Veterano
# set/05
· votar


Concordo, baxei a video aula do Jordan Rudess e ele faz sempre a mesma coisa. Prefiro o Rick Wakeman, ja ouviram Journey to The Centre of The Earth ????? aquilo é uma verdadeira obra !!!!!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Mania de guitarrista pega... agora todo mundo aqui quer ser rápido!