Defeitos e soluções

Autor Mensagem
yanni540
Veterano
# jan/05


Oi galera! Tô criando um tópico sobre os defeitos apresentados nos nossos teclados e as soluções para os mesmos.
Alguem aqui já teve o seu teclado com problemas e um colega arrumou.
Alguem já levou o seu instrumento com defeito à uma autorizada e foi resolvido o problema.
Postem aqui o problema que tinha o seu teclado e como q foi consertado, qual foi o diagnóstico apresentado pelo reparador.
Dêem dicas de testes práticos na hora de comprar um instrumento usado.
Abraços.

ViniciusAugustoShow
Veterano
# jan/05
· votar


disquete no PSR620 de um amigo, comprei um drive na net e eu mesmo troquei!!!!

V. Augusto
Veterano
# jan/05 · Editado por: V. Augusto
· votar


Apertar uma tecla e reponder com a da frente. Mas parou no mesmo dia. Eu fiquei assustado... o teclado tava transpondo sozinho!

yanni540
Veterano
# jan/05
· votar


Para vc saber se os PSR's 520/620 estão com todos botões e teclas funcionando, faça o seguinte teste:
Aperte as duas últimas teclas e ligue o teclado, sem soltar as teclas. O som ficará idêntico ao de telefone. Então é só apertar todos os botôes, teclas, roda pith bend... que o som soará como o som de telefone. Se em alguma tecla sair o som diferente, ou seja, que não seja o som de telefone, tem problema nela, pode ser a sensibilidade. Se não sair nenhum som tbm tem problema. Nos dois casos, deverá ser trocada a borracha de contato, que custa R$70,00 + R$60,00 de mão de obra.
Abraços.

ViniciusAugustoShow
Veterano
# jan/05
· votar


yanni540
gostei dessa dica

Zara
Veterano
# jan/05
· votar


Eu tenho um prob no meu PSR-630, no potenciômetro. Acho que deve ser algo relacionado a algum tipo de graxa, ou lubrificante que tem no botão de volume. Às vezes uma caixa (ou ambas) começa a chiar, feito um radio fora de sintonia e tal... daí é preciso dar uma fuçada no poteciometro pra ver se o chiado pára, tem hora que o teclado surta no meio da musica que eu to tocando e começa a chiar, mata de raiva. Já levei em 1 autorizada e 2 assistencias de outras marcas, os caras tentaram enrolar dizendo que era defeito dos falantes, eu desconfio que até chegaram a trocar os falantes originais, mas sei lá... tipo, a única solução que eu vejo pra isso é ficar rodando o volume do minimo ao maximo, que ajuda a parar o barulho, mas se alguem teve o mesmo problema e conseguiu resolver numa boa, eu fico feliz se me indicarem uma outra solução =)

ViniciusAugustoShow
Veterano
# jan/05
· votar


Zara
esse so no concerto!!!!

Zara
Veterano
# jan/05
· votar


ViniciusAugustoShow
Concerto ou conserto? hehe to afim de pagar pra arrumar isso não, o ruim é que se o teclado surta no meio de um show, fica paia...
Essa manha do telefone se aplica ao 630 tb, yanni540?

Bico
Veterano
# jan/05
· votar


Zara
Deve ser sujeira no potenciômetro, mesmo. Geralmente acontece isso. No meu baixo, por exemplo, o botão de volume apresenta o mesmo problema q seu teclado. E se eu tb ficar rodando ele rápido. O chiado somo por alguns instantes. Mas só dá chiado quando mexo nele, no meio dá música não dá isso não.

Diagnóstico:
Seu teclado tá com encosto.

Bico
Veterano
# jan/05
· votar


yanni540
Sobre o teste nos PSRs (segurar as duas últimas teclas e tal...), o som sai diferente se vc apaertar um tecla de forma muito vagarosa, ou rápida demais. Dá um "click".

Só pra não confundir a galera...

yanni540
Veterano
# jan/05
· votar


Para voltar a configuração de fábrica dos teclados PSR620, 630, 640, etc., ou para limpar todos os dados e configurações próprias ou ainda quando seu teclado estiver funcionando irregularmente com alguma distorçao nos timbres, ritmos, etc., basta fazer o seguinte:

PSR620 - Com o teclado desligado, aperte simultâneamente as teclas -/NO e +/YES e sem soltá-las ligue o teclado.

PSR630 - Aperte a última tecla branca, a direita do teclado, e sem soltá-la ligue o teclado.

PSR640 - Aperte a última tecla branca, a direita do teclado, e sem soltá-la ligue o teclado.

yanni540
Veterano
# jan/05
· votar


Zara

Essa manha do telefone se aplica ao 630 tb, yanni540?
Não! Só prá série 20.
Quanto ao potenciometro vc terá q trocá-lo por um novo, ok?

Mr_Mojo_Rising
Veterano
# jan/05
· votar


Tô com um defeito naquela peça que fica atrás do teclado, com as duas mãos nas teclas. Tem jeito?? :-P

20 dias sem tocar, primeiro show do ano marcado pra sabado que vem. Quero nem vê...

Bico
Veterano
# jan/05
· votar


Mr_Mojo_Rising
Álcool conserta isso.
Mas tem q dosar direitinho, se não, só piaora, hehe!

Zara
Veterano
# jan/05
· votar


hauhuah q piada!

yanni540
olha soh hein, a mesma parada do "Backup Ram Clear", daí depois entao mantem pressionado e talz.. blz amigo, valeu pela dica!


Mr_Mojo_Rising
Essa sua peça veio do Paraguay neh? Hahahahah zuera =D

Mr_Mojo_Rising
Veterano
# jan/05
· votar


pequena Zara,

Veio do Paraguai sim. Só que sem garantia e sem nota fiscal, aí não consigo trocar.

Zara
Veterano
# jan/05
· votar


Olha a muamba aí geeeente! huehue
Aí complica...

Robson Luís
Veterano
# jan/05 · Editado por: Robson Luís
· votar


Zara

Defeito no potenciômetro:
Provavelmente é sujeira + poeira mesmo. Isso é bastante comum em todo aparelho eletrônico que tem o resistor do potenciômetro exposto. Quanto mais se força o uso, pior fica, pois a própria sujeira se encarrega de agir como um abrasivo no resistor e, assim, acabando ficando um sulco no mesmo. Resultado: o mal-contato cada vez aumenta mais e, conseqüentemente, os ruídos.

*** Soluções possíveis ***
0) A melhor delas: levar numa oficina autorizada e pedir para substituir por outro idêntico. É o melhor a se fazer.
1) Aspirador de pó: pegue um aspirador de potência (não este para uso de limpeza de teclados de computador. Use um aspirador de limpar a casa mesmo!), retire o knob (botão do potenciômetro) - se for possível, é claro - e encoste cuidadosamente a ponta do aspirador próximo ao pot.. Deve sair bastante sujeira.
2) Quebra-galho: tem um líquido que serve para limpar contatos elétricos. Chama-se Contacmatic (Aerosol, do fabricante Chemitron). É próprio para limpar contatos, pois não é oleoso e não fica molhado depois. Ele evapora em alguns segundos depois de aplicado. Você aplica um pouco no interior do potenciômetro, com o aparelho desligado, e faz alguns movimentos de modo que toda a extensão do potenciômetro seja percorrida. Depois de algumas idas e vindas, você pode ligar o aparelho e, em 99% dos casos, o mal-contato desaparece e o ruído também some. Você deve procurar este líquido (é um spray) nas lojas de materiais eletrônicos.
3) Melhor ainda se você usar o aspirador e, depois, o spray de limpeza. Aí fica beleza. Fiz isso em diversos aparelhos e ficou ótimo!

*** O que não fazer de jeito nenhum ***
a) Em hipótese alguma use álcool de farmácia para limpar o potenciômetro. O álcool comum contém grande quantidade de água e só vai detonar seu pot.. Álcool isopropílico até poderia quebrar o galho, pois tem pouquíssima água ou nenhuma (depende da concentração que o laboratório usou) mas, mesmo assim, evite álcool.
b) Pelo mesmo motivo (água), não sopre dentro do pot.. A umidade do ar que vem dos pulmões vai se depositar facilmente na área do resistor do pot..
c) Não use qualquer líquido oleoso, do tipo WD-40. Vai ficar uma lama total e a poeira vai grudar mais ainda. Seu pot. vai virar uma lata de lixo assim.
d) Não faça nenhuma operação de limpeza com o teclado ligado. Sempre desligue-o da fonte antes de mexer.

Espero que estas dicas ajudem. Mas está em aberto...
... se alguém tiver outras, fique à vontade!!!!

alissonc
Veterano
# jan/05
· votar


é o meu psr730 tb está apresentando problemas no botão de3 volume, sempre que o ligo chia, mas depois passa...

outra coisa que apareceu agora, algumas informações no visor não estão aparecendo como completas, se preciono o visor para baixo (o dedo no plástico transparente do visor) ele volta ao normal, para alguém isto ja ocorreu??

ViniciusAugustoShow
Veterano
# jan/05
· votar


Esses problemas com os antigos PSRS acontecem por causa do potenciomentro q não aguenta a equalização grave existenete no teclado, pois a Yamaha é a marca de teclado que tem caixas de som on board com a melhor qualidade existente no mercado. Isso não se discuti!!!!!

Tarara_Leo
Veterano
# jan/05
· votar


Zara

zara,, eu tive esse mesmo problema,, eu girava e ia chiando,, colocava no ultimo volume e ficava baixo etc... arrumei trocando o potenciometro...

Mario Andre
Veterano
# jan/05
· votar


ow naun sei se tem ave..amis eu descobri que quem tem um psr520,liga-lo seguranu o ultimo la e o ultimo si,vc abre a zona de teste
nuan sei se isos ja ta manjado..kkkkk amis quem naun sabe....

Zara
Veterano
# jan/05
· votar


Robson Luís, welcome back! hehe
Quebra-galho: tem um líquido que serve para limpar contatos elétricos (não me lembro o nome agora).
Esse líquido seria o Isopropanol? Não é oleoso e volatiliza bem rápido =) Eu uso para limpar contatos aqui em casa.

Obrigada pelas dicas, e pode ficar tranqüilo que não cometi nenhuma dessas atrocidades, como passar álcool 96° ou WD-40 no pot =D
Gostei da idéia do aspirador, vou fazer isso e logo depois passar Isopropanol (se for esse mesmo o produto que vc me recomendou e não lembra o nome, me da um toque assim que lembrar, ok?) no pot.

Tarara_Leo
Vou começar com as dicas do Robson, depois acho que vou acabar tendo que trocar esse potenciômetro. Quanto cobraram pra trocar o seu?

Valeu!!

Zara
Veterano
# jan/05
· votar


P.S.: Eh, não deve ser Isopropanol, pois isopropanol também em um álcool... Ignorância minha! hehe

ROTTA
Veterano
# jan/05 · Editado por: ROTTA
· votar


Zara.

Meu antigo PSR-630 tinha exatamente este problema no potenciômetro. Não cheguei a consertar, mas a solução é a mesma para qualquer potenciômetro, segundo um técnico amigo meu (e também conforme alguns comentários aí em cima). Existe um spray específico para estes casos, que deve ser borrifado nos contatos do bichinho. Não é nada complicado, mas precisa abrir o equipamento.

Trata-se de um defeito mecânico, que provoca um sintoma elétrico, muito comum em potenciômetros antigos (quem teve TVs bem antigas sabe) mas que acomete alguns novos também.

Abraços.

Robson Luís
Veterano
# jan/05
· votar


Zara
Esse líquido seria o Isopropanol? Não é oleoso e volatiliza bem rápido =) Eu uso para limpar contatos aqui em casa.

Exato. Isopropanol = álcool isopropílico. É a mesma coisa, com nomes diferentes. Mas não é o líquido em questão.

O produto para limpeza de contatos elétricos é:
Contacmatic (aerosol, do fabricante Chemitron). É um spray de 350ml, numa lata cinza claro com a tampa branca. Comprei numa loja de componentes eletrônicos. Deve ser razoavelmente fácil de encontrar. Pode ser que seja encontrado também em lojas de ferragens e materiais elétricos ou até mesmo em supermercados.

Quanto ao aspirador, passe-o *ANTES* de usar o líquido. Assim a poeira que está solta será aspirada e, depois, com a área do resistor já parcialmente limpa, o líquido de limpeza pode ser aplicado com mais eficiência.

Os potenciômetros deslizantes (não rotativos) de teclados e mixers sofrem bastante com este tipo de problema, pois estão na posição horizontal e na superfície superior. Assim, qualquer poeira ou sujeira penetra facilmente na abertura do cursor. Alguns têm até uma "cortina" que isola parcialmente, fechando a área onde não está o cursor mas, mesmo assim, com o tempo, também estão sujeitos a apresentarem este problema. Os potenciômetros rotativos também apresentam o problema, mas com menos freqüência, já que são fechados.


Marco Alan Rotta
[...] Existe um spray específico para estes casos, que deve ser borrifado nos contatos do bichinho. Não é nada complicado, mas precisa abrir o equipamento. [...]

É isso, Marco. Em alguns casos é necessário abrir o equipamento mesmo, para ter um acesso mais fácil à área interna do pot.. Mas, com cuidado, é possível borrifar um pouco de fora para dentro mesmo, sem abrir o equipamento. Isto vai depender de como está construído e montado o pot. no painel do equipº.

*** Observação ***
Este líquido também é excelente para limpar os contatos dos jaques onde entram os plugs de áudio, que sempre são fonte de ruídos e mal-contato. Eu faço assim: em vez de borrifar o Contacmatic dentro do jaque, uso um plug sem conexão (só o plug mesmo, limpo) e borrifo o líquido nele, até ficar bem molhado. Depois, insiro e removo o plug várias vezes (umas 10 vezes) no jaque, até perceber que está entrando e saindo com mais facilidade. Neste ponto, o jaque também estará limpo! Pode testar que funciona legal!

*** Outra dica para os plugs ***
Evite tocar os dedos nos plugs que serão inseridos no equipamento. As mãos, por mais que estejam limpas e bem lavadas, sempre imprimem uma pequena camada de gordura e/o suor naturalmente. Esta sujeira, quando impressa no metal do plug, com o tempo vai se transformando em uma espécie de oxidante, que causa mal-contato facilmente. Associada à poeira pre-existente no próprio equipamento, vai criar uma cada ainda mais espessa de isolante no plug. Resultado: mais mal-contato ainda. E isso acaba passando para os próprios contatos do jaque, que também fica sujo e oxidado.
Quando possível, antes de inserir algum plug no equipamento, limpe-o com o spray apropriado ou, se não tiver um disponível na hora, passe um pano limpo e seco na parte metálica do plug (ainda sem encostar os dedos lá). "Prevenir é sempre melhor do que remediar".

Abraços!

Robson Luís
Veterano
# jan/05
· votar


O spray Contacmatic pode ser encontrado neste link ou em lojas de material eletrônico:
http://www.trancham.com.br/produtos.asp?m=2&c=248

alissonc
Veterano
# jan/05
· votar


como deve ser colocado este spry? ao redor do botão de volume? tem que tiraro mesmo, ou abrir o teclado?

Zara
Veterano
# jan/05
· votar


Robson Luís
Essa dos jaques eu não sabia, mas valeu pela dica! O som sai mais sujo de acordo com a sujeira do plug/jaque? Eu acho que vc solucionou outro problema meu hehe! Obrigada de novo pelas dicas, e vou sair pra comprar esse spray hj mesmo. A propósito, o Isopropanol funciona bem no caso de limpeza dos jacks? E o Contacmatic, é caro?

Zara
Veterano
# jan/05
· votar


Marco Alan Rotta
Vc teve que abrir o seu teclado ou o botão de volume sai sem precisar retirar a carcaça?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Defeitos e soluções