Modos Gregos

Autor Mensagem
junior guitar
Veterano
# jul/09
· votar


se uma base está em dó maior que modos eu posso usar me ajude ai por favor !!

Culino
Veterano
# jul/09
· votar


Cara, modos nao servem pra muita coisa. Se vc sabe a escala de dó maior, por exemplo ja conhece todos os modos derivados do dó. Dizem que os modos se diferem em sua intençao. Dizem que o eólio expressa tristeza, e nao sei o que. Mas isso, não tem fundamento. O que vale mesmo é a criatividade do musico. Pra vc conferir o que estou falando, escute versailles, uma banda de visual key, que usa escalas maiores e tiram sonoridades de escalas menores e a té de escala menor harmonica. Fica ai o que penso. ;)

F.o
Veterano
# mar/11
· votar


Eai galera! Muito prazer!Sou novo no fórum e estou nesse dilema de modos gregos.Felizmente ja consegui decorar todos os shapes,mas como muitos veteranos disseram por aqui,não são os shpes que determinam o modo,então ai vai:

Se eu pensar em uma música simples por exemplo,A Sua Maneira-Capital Inicia.Por favor, me corrijam se eu estiver errado,mas mesmo ela tendo aquele Bm o tom dela é G.Agora vem a questão,se eu tenho essa música em Sol,se eu solar em G mixolídio,conseguirei harmonizar?

Desculpem qualquer ignorância minha.Desde já agradeço.
Abraços!

thifm
Veterano
# mar/11
· votar


F.o
Vamos por partes campeao.. eu nao sei tocar essa musica, entao pesquisei na net e achei este link:

http://www.cifraclub.com.br/capital-inicial/a-sua-maneira/

Vamos tomar como base a musica na tonalidade do link acima.

Temos as seguintes notas no correr: Bm G D A
Com base nisso identificamos a tonalidade: Ré.

Escrevendo o Campo Harmonico de Ré (em tríades pra facilitar)

D Em F#m G A Bm C#m(5b) D

Temos:
G - Quarto grau - MODO LIDIO
A - Quinto grau - MODO MIXOLIDIO
Bm - Sexto grau - MODO EOLIO
D - Tonica - MODO JONIO

Conclusão, se você improvisar em um desses modos, encaixará perfeitamente.

É importante lembrar que solos e improvisos para esta música NÃO ficarão restritos a esses quatro (4) modos que eu falei. Existe uma infinidade de outras coisas que podem ser utilizadas.

Não vou aprofundar muito o assunto para não complicar, use um desses carinhas primeiro que está de bom tamanho... conforme você compreender com maior facilidade, outras coisas virão naturalmente!

Espero ter ajudado. Abraços!

dgsoul
Veterano
# mar/11
· votar


F.o

uma pergunta...cê num toca teclado, né!?

Sem preconceito...só perguntei pq "modos gregos" e "decorar shapes" é obssessão de guitarrista (se fosse tecladista, estaria atrás de partituras de Jordan Rudess ou Keith Emerson). ;)

Shadad
Veterano
# mar/11
· votar


F.o

O thifm já disse tudo.

Resumindo, nessa música: as notas da escala de Ré maior. Ponto!
O resto cabe ao seu feeling (mais do que ao estudo de harmonia) saber as notas dos acordes, notas de tensão, notas instáveis, notas de passagem (de fora da escala), etc...

Ao contrário do já disseram nesse tópico, os modos servem sim para muita coisa. Mas não será com músicas ao estilo "rock quadrado" (não tenho preconceito) que iremos aprender a usá-los.

Jazz é Jazz!

Fato!

F.o
Veterano
# mar/11
· votar


thifm

Primeiramente muuuito obrigado,acho q estou começando a entender a coisa!Mas como vc disse,posso tocar no quarto grau (G),no quinto grau (A) no sexto grau (Bm) e na escala de jonio (que seria a natural).Porém eu poderia solar um Em Dórico?é o segundo grau do campo harmonico de D.

Desde já agradeço!

dgsoul
N toco teclado não velho.Toco guitarra mesmo,perguntei nesse tópico pois foi o que se relacionou mais com as minhas dúvidas,e pelo visto a galera do cifraclub é bem prestativa!
Abraço!

thifm
Veterano
# mar/11
· votar


F.o
Sim sim... você pode sim... qualquer modo do campo harmonico de Ré. Lembrando que alguns modos se encaixam melhor que outros...

Como o nosso amigo Shadad comentou: O resto cabe ao seu feeling

Abs

Lg-slash
Veterano
# abr/11
· votar


UP again ....
agora deu uma clariada legal nos modos gregos xD
so uma pergunt
G - Quarto grau - MODO LIDIO
A - Quinto grau - MODO MIXOLIDIO
Bm - Sexto grau - MODO EOLIO
D - Tonica - MODO JONIOa nessa musica tirou-se os modos

so pra esclarecer mesmo
eu poderia tranquilamente usar um A lidio por exemplo ignorando se cai bem a pergunta é ele gera uma outra escala mais pode ser usada nesse em algum contexto?
tipo com outra escala(o velho C)
C D E F G A B C
eu poderia usar nessa musica algum C q n fosse o JOnio neh?

Guizynhux
Veterano
# abr/11
· votar


Os modos gregos farão criados no ano de 500 d.c pelo papa Gregório eles eram usados
Somente para musica sacra e por monges ...
Mas o que você precisa saber para usar os modos gregos é 3 coisas
1° Conhecimento das escalas naturais
2° Graus da escalas
3° Tonalidade da musica
Como usar
Você ta tocando a musica sua maneira do capital como você tinha mesmo dito
Tonalidade dela e Re
Você usa para solar a cada grau
Quando você for tocar o acorde de Bm você parte do sexto grau de RE para solar!!!
Quando você for tocar o acorde G você parte do quarto grau você parte do 4° de re para solar...
Assim, por diante


E bem simples assim! Se você quiser chamar os graus pelos nomes jônios, dórico, frigio, mixolidio etc. chame eu prefiro dizer
Grau 3 de Re ou grau 5 de RE!

LeandroP
Moderador
# abr/11
· votar


Lg-slash
eu poderia tranquilamente usar um A lidio por exemplo ignorando se cai bem a pergunta é ele gera uma outra escala mais pode ser usada nesse em algum contexto?

Se você tocar o Lá lídio sobre um acorde Lá mixolídio não daria muito certo por causa dos intervalos de 7as dos dois modos. O modo lídio tem 7a maior (7M) e o modo mixolídio tem 7a menor (7). Se você utilizar o intervalo de 7a maior como uma nota de passagem pode dar certo, dependendo muito da frase. Os intervalos de 4as também são diferentes nos dois modos, mas poderia soar muito bem porque o intervalo de 4a aumentada (intervalo característico do modo lídio) soaria blues ou mesmo um baião. Só pra constar, o modo Lá lídio é o IVº grau de Mi maior (jônio) e está um tom acima de Ré, a altura que você se refere.

eu poderia usar nessa musica algum C q n fosse o JOnio neh?

Acho que não. O Dó está um tom abaixo do Ré maior. A não ser que fosse sobre um acorde D7 (se ele pintasse antes de tocar o acorde Sol), e mesmo assim seria muito arriscado porque poderia conduzir uma modulação.

Maestro Mittmann
Veterano
# abr/11
· votar


Para constar, as explicações aqui não estão erradas mas esses modos não são Gregos, são medievais, são uma tentativa equivocada dos teóricos medievais de compreenderem o sistema grego e, como eles n sabiam que estavam equivocados o negócio pegou, para realmente entender o modalismo medieval e suas implicações ponho a disposição meu MSN
guilherme_mitt@hotmail.com

Um abraço.

Guizynhux
Veterano
# abr/11
· votar


http://www.youtube.com/watch?v=lfwuZaf6WXw
isso e um canto gregoriano....

LeandroP
Moderador
# abr/11
· votar


Maestro Mittmann

e, como eles n sabiam que estavam equivocados o negócio pegou, para realmente entender o modalismo medieval e suas implicações ponho a disposição meu MSN

Dá uma pista dessas implicações ;)

Guizynhux
Veterano
# abr/11
· votar


Cara o Sistema modal medieval era normalmente só cantado.... E era somente numa escala... Usando as 7 notas Do Re Mi Fa Sol La Si
Como não tinha sustenidos Os caras tinham que se virar como que iam a cantar uma musica triste começando em um modo jônio....
Eles acreditavam que cada grau representava algo ...
Tipo Mixolidio tristeza....
Jônio era em datas festivas ....
Acho que tipo isso o maestro quis dizer

Maestro Mittmann
Veterano
# abr/11
· votar


Sustenidos e bemois, não existiam na escrita mas existiam na prática, o uso deles e o saber usá-los era o que definía-se por "Musica Ficta", como eu disse, se alguém quiser me adiciona no MSN e eu explico, é coisa demais pra escrever aqui sem saber se quem tá lendo tá conseguindo acompanhar e entender.

_Lukera_
Veterano
# abr/11
· votar


intaum eu tbm vou começar a aprender os modos gregos ..e tbm axo q é bem complicado .. boa sorte tomara q pegue bem ...vlw

LeandroP
Moderador
# abr/11
· votar


Maestro Mittmann

Pesquisei o termo "Musica Ficta" e encontrei um ponto enorme. Pensava que era algo mais complexo mas pelo o que entendi era algo ainda incompleto, certo?!

Vejo os modos de um modo prático, frio. A aplicação dos modos eu vejo pela posição dos acordes na harmonia e na relação entre eles, ou pelo contexto regional.

DraKo
Veterano
# abr/11 · Editado por: DraKo
· votar


desculpa

DiegoNew
Veterano
# set/11 · Editado por: DiegoNew
· votar


Boa Tarde, Bem Procurei mais nao achei, Vou postar aqui, para nao abrir outro Topico que provavelmente sera de um assunto que ja possui varios topicos que é os MODOS GREGOS

Bem em Dó, eu tenho a seguinte sequencia para fazer as escalas Do Jonio,Ré Dorico,Mi frigio, Fá lidio, Sol mixolidio, Lá Eolio B Locrio, Si estiver tocando em C , eu posso solar entre qualquer um desses modos ?
Outra Encontrei 1 Shape de cada modo, Esse shape de cada modo seria o mesmo em qualquer lugar do braço ?
Eu posso Fazer solos em 2 modos ao mesmo tempo , ou ficaria estranho ? e nao tem problema nenhum eu ficar variando entre escalas e modos ?

Desculpem si fiz ou disse algo errado, é que to tentando aprender e achei varios topicos e sites ensinando isso de varias formas distintas e acabei confundindo

Obrigado a Todos ;)
valeu, espero A resposta

Edson Caetano
Veterano
# set/11
· votar


eu posso solar entre qualquer um desses modos ?
Sim, pode solar em qualquer modo, a escala continua intacta, o que muda é o ponto de partida

Esse shape de cada modo seria o mesmo em qualquer lugar do braço ?
Em um contra-baixo onde os intervalos são em 4, sim, qualquer lugar do braço ta valendo o formato, em violoes e guitarras não é bem assim, melhor tentar entender o que esta acontecendo do que decorar formulas

Eu posso Fazer solos em 2 modos ao mesmo tempo , ou ficaria estranho ?
A viagem é tua bro, pode fazer o que quiser, as vezes choca muito com a harmonia, daí descarta e muda de modo

Lembre que aqui é a sala de teclados, a teoria está valendo, mas pelo visto vai aplicar para guitarra, deve ter assunto por lá

Bons estudos

LeandroP
Moderador
# set/11 · Editado por: LeandroP
· votar


DiegoNew

Praticar os shapes ajudará na execução, na distribuição das notas da escala pelo braço. Analisando friamente, os modos vistos como shapes representam somente a inversão de uma escala de origem (uma escala tocada com a tônica em graus diferentes).

Se você pretende enfatizar um modo, se busca a sonoridade que um determinado modo propõe, aí é interessante se envolver com a harmonia, com os acordes.

Cada modo gera um acorde próprio e suas notas características. De uma maneira genérica cada acorde gerado pelos modos é tem a formação padrão: Tônica, Terceira, Quinta e Sétima.

Então se você tem um acorde maior com 7a maior, os modos que contêm as notas deste tipo de acorde são os modos jônio e lídio, que apresentam apenas um intervalo diferente entre eles: o intervalo de quarta (4a justa e 4a aumentada, respectivamente), que se tocado revela uma sonoridade característica.

Pratique os shapes, mas procure entender a relação dos modos com os acordes, através da análise dos seus intervalos e as posições dos acordes na harmonia (tonalidade).

DiegoNew
Veterano
# dez/11
· votar


Ahh Sim !! Obrigado ... Eu acabei o meu estudo de Intervalos, formaçoes de acordes , tetrades e triades, Sou Autodidata Aii fica dificil demais estudar essas teorias Sabe, Vou terminar as escalas e vou me aprofundar um pouco mais em modos, quando eu postei não sabia nada sobre intervalos por isso a duvida era tão grande, mais aos poucos começa a fazer sentido. mais as duvidas são infinitas kkkk'
Aa desculpas por entrar na sala errada ^^
Obrigado pela atenção =D

Maestro Mittmann
Veterano
# dez/11
· votar


A primeira coisa é parar de chamar esses modos de "Gregos", a única coisa que o sistema modal em questão preserva de grego é o nome dos modos e ainda assim, o Lócrio não existia.

Unfeelingness
Veterano
# dez/11
· votar


A primeira coisa é parar de chamar esses modos de "Gregos", a única coisa que o sistema modal em questão preserva de grego é o nome dos modos e ainda assim, o Lócrio não existia.

Acabei de upar ali ó ==> e continua tudo Grego

uhauhauhauhauhauhuaua

Lord fafe
Veterano
# dez/11
· votar


Pra começar essas escalinhas aí q vcs chamam modos gregos na verdade são os modos ECLESIÁSTICOS (ou litúrgicos)!! o Lócrio não existia.

Qual povo seria maluco de usar o Lócrio?aushashu

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Modos Gregos