Modos Gregos

Autor Mensagem
pitteri
Veterano
# jan/05


Ae Galera...alguem sabe algum site que de dicas sobre os modos gregos, como usar, memorização, exercicios etc...

Valeu.

André Henrique Gontijo Matos
Veterano
# jan/05
· votar


Eu consegui pegar as manha de modos gregos sozinho, depois que eu descobri que tinham até nome...

pitteri
Veterano
# jan/05
· votar


É q eu to aprendendo sobre os modos, e queria saber se tem algum esquema bom pra decorar as escalas...

Zara
Veterano
# jan/05
· votar


André Henrique Gontijo Matos
Eu consegui pegar as manha de modos gregos sozinho, depois que eu descobri que tinham até nome... (2)

Eu nao to lembrada direito, mas os gregorianos são akeles Jonio, Dorio, Mixolitio, Eolio?

Jaum_Paulo
Veterano
# jan/05
· votar


Zara
esses ae e mais alguns...

yanni540
Veterano
# jan/05
· votar


pitteri
Módulos Gregorianos

A fórmula usada nas escalas maiores e menores é a mesma e isso faz com que sejam relativas. A utilização dessa mesma fórmula pode gerar ainda sete escalas diferentes, que são chamados de módulos (por serem meras modificações de uma única escala).
Exemplificando:

Escala maior: TOM TOM ST TOM TOM TOM ST

Para encontrarmos a escala menor, usamos os mesmos intervalos na mesma ordem, porém mudamos a posição:

TOM ST TOM TOM ST TOM TOM

Repare que, exatamente da mesma forma como foi feito na escala maior, logo após o intervalo de Semitom existem dois intervalos de Tom. Após o outro intervalo de semitom, existem três intervalos de tom (são dois e mais um quando se continua a escala prosseguindo da tônica para a segunda da oitava superior). Dessa forma, usamos a mesma fórmula, mas partindo de posições diferentes.
Como essa fórmula possui sete notas, podemos começar de sete pontos diferentes. A isso, são chamados graus.

1o grau: Jônio T 2 3 4 5 6 7+
2o grau: Dórico T 2 3b 4 5 6 7b
3o grau: Frígio T 2b 3b 4 5 6b 7b
4o grau: Lídio T 2 3 4+ 5 6 7+
5o grau: Mixolídio T 2 3 4 5 6 7b
6o grau: Eólio T 2 3 4 5 6b 7b
7o grau: Lócrio T 2b 3b 4 5b 6b 7b

Desmistificando os módulos gregorianos

Para tirar a dúvida, é só usar todas as notas da escala de C Maior. Para obter os intervalos do 2o grau, é só começar pela 2a nota da escala (D). Assim, teremos a fórmula do eólio (nesse caso será o D eólio). Ao fazer o mesmo partindo da 3a nota (E), teremos os intervalos do frígio (3o grau) que estarão nesse caso partindo do E, e assim por diante.
O que inicialmente podem parecer escalas complexas e difíceis de decorar na verdade não o são quando damos uma olhada mais apurada:

1o grau: Jônio T 2 3 4 5 6 7+
É a escala maior

2o grau: Dórico T 2 3b 4 5 6 7b
É a escala menor com 6a maior.

3o grau: Frígio T 2b 3b 4 5 6b 7b
É a escala menor com 2a bemol. Muito usada em flamenco.

4o grau: Lídio T 2 3 4+ 5 6 7+
É a escala maior com a 4a aumentada.

5o grau: Mixolídio T 2 3 4 5 6 7b
É a escala maior com 7a menor. Típica escala de blues.

6o grau: Eólio T 2 3 4 5 6b 7b
É a escala menor.

7o grau: Lócrio T 2b 3b 4 5b 6b 7b
Este é o grau mais exótico. Ele é ideal para ser utilizado em improvisos em acordes semidiminutos, por possuir 5b e 7b. Repare que ele não tem 7a diminuta, por isso, quando for um acorde diminuto com sétima diminuta esse módulo não pode ser utilizado.

pitteri
Veterano
# jan/05
· votar


Valeu yanni, esse texto ajudou....Vs conhecem algum site q tem exercicios sobre os modos e tal?

thifm
Veterano
# jan/05
· votar


www.bendseligados.hpg.com.br

Pianist
Veterano
# jan/05
· votar


yanni540
Ué pra mim era so a escala de Dó Ré MI...
É a mesma coisa?

Falow,
Caio César.
OPOST

Frankz
Veterano
# mar/05
· votar


o eólio ta errado... ta faltando o bemol na terça :P

Douglas P
Veterano
# abr/05
· votar


Legal essas escalas...mas poderia ter usado no lugar de "graus" exemplos na escala de C pra simplificar, seria mais facil e mais rapido pra entender!!

rickwakeman
Veterano
# abr/05
· votar


verdade o eolio é com 3b
A fórmula foi usada pra ficar mais fácil de pensar nos intervalos quando se estiver fazendo em outros tons. Pra treinar isso, sugiro fazer a fórmula dos 7 graus nos tons G, C, F e Bb

boidomato
Veterano
# mai/05
· votar


Os modos acima referidos são Gregos. Podendo ser HipoDórico, Hipo(...) dependendo da extensão. Os modos gregorianos são 8 - Protus, Deterus, Trítus, Tetrardus podendo ser Autênticos ou Plagais (depende da extensão), Plagais são construídos uma 4ª P abaixo da final. Existem ainda tons (modos) que podem ter as 2 extensões sendo denominados Manieri.

LeandroP
Moderador
# mai/05
· votar


boidomato

E usa isso hoje em dia? (o prefixo hipo)?

LeandroP
Moderador
# mai/05
· votar


pitteri

Não creio que o certo seria memorizar os modos, mas uma vez entendê-los.

Se você já sabe (com firmeza) o que é tom e semi-tom, podemos começar analizando os intervalos da escala maior e menor pra depois ver todo o resto.

Vamos ver uma tabela com o nome dos intervalos e a sua medida em tons:


INTERVALO TONS NOME DO INTERVALO
T -- tônica ou nota fundamental
b9/b2 0,5 nona menor / segunda menor
9/2 1,0 nona maior / segunda
#9 ou b3 1,5 nona aumentada ou terça menor
3 2,0 terça maior
4/11 2,5 quarta justa / décima primeira justa
#4/#11 ou b5 3,0 quarta aumentada / décima primeira aumentada ou quinta diminuta
5 3,5 quinta justa
#5 ou b6/b13 4,0 quinta aumentada ou sexta menor / décima terceira menor
6/13 ou bb7 4,5 sexta maior / décima terceira maior ou sétima diminuta
7 5,0 sétima menor (diz-se apenas sétima)
7M 5,5 sétima maior
8 6,0 oitava justa (mesmo que a tônica)



Escala maior:

T, 2(9), 3, 4, 5, 6, 7M


Escala menor:

T, 2(9), b3, 4, 5, b6, 7


Este você pode tomar como referência (padrão) pras outras escalas (modos)

Se você mudar apenas um intervalo de qualquer uma destas 2 escalas, você já tem uma escala diferente.

Se eu mudar a sétima nota de uma escala maior por exemplo, eu terei um outro modo (escala diferente):

Maior:
T, 2(9), 3, 4, 5, 6, 7M

Outro modo:
T, 2(9), 3, 4, 5, 6, 7

Veja que eu mudei apenas o intervalo de 7M para 7.

Onde nós tinhamos da primeira nota da escala até a sétima nota, 5,5 tons, passamos a ter 5 tons. Por esta razão chamamos de 7a menor, porque diminuímos a distância da tônica pra 7a nota.

Esta nova escala, com estas características de intervalos precisa de um nome pra não ser confundida com a maior por exemplo. Pra esta escala (modo) damos o nome de mixolídio, e pode ser conseguida partindo de uma nota raíz e aplicando estes intervalos. Ou começando uma escala pela 5a nota (Vº grau) da escala maior.

Os outros modos também são baseados nestas duas escalas: maior e menor.

Então o próximo passo é separar o que é maior e o que é menor.

MODOS MAIORES:

Maior (ou modo jônio - referência):
T, 2(9), 3, 4, 5, 6, 7M

Modo lídio:
T, 2(9), 3, #4, 5, 6, 7M

Modo mixolídio:
T, 2(9), 3, 4, 5, 6, 7


MODOS MENORES:

Menor (ou modo eólio - referência):
T, 2(9), b3, 4, 5, b6, 7

Modo dórico:
T, 2(9), b3, 4, 5, 6, 7

Modo frígio:
T, b2(b9), b3, 4, 5, b6, 7

Modo lócrio:
T, b2(b9), b3, 4, b5, b6, 7



Os intervalos em negrito são os que mudaram em relação a escala referência. Essas são as suas notas características.

Se você começar uma escala maior partindo de outros intervalos diatônicos (que pertencem a escala), você vai obter todos estes modos.

Partindo da:

T = escala maior - modo jônio
2/9 = modo dórico
3 = modo frígio
4 = modo lídio
5 = modo mixolídio
6 = escala menor - modo eólio
7M = modo lócrio.

LeandroP
Moderador
# mai/05
· votar


Um bom exercício pra prática dos modos gregos é subir uma escala e voltar em outra por exemplo.

Você pode treinar uma subida com uma escala menor natural e voltar como menor dórico.

Veja em Am

Am natural (modo eólio - T, 2(9), b3, 4, 5, b6, 7)
A - B - C - D - E - F - G - A

Am dórico (T, 2(9), b3, 4, 5, 6, 7)
A - B - C - D - E - F# - G - A


Subindo uma e voltando com outra:

A - B - C - D - E - F - G - A - A - G - F# - E - D - C - B - A

Pratique um ciclo em colcheias e outro em semicolcheias pra melhorar a técnica.

silva_909
Veterano
# mai/08
· votar


reatando o topico por duvidas

entao o o modo C dórico
é o mesmo que a escala de D=ré?

ou eu so mudo o ponto de partida dos tons e semi tons
e nao das notas tambem

Bob Marques
Veterano
# set/08 · Editado por: Bob Marques
· votar


Muitos músicos se matam em decorar todos os shapes dos modos gregos, sem saber que nada disso é preciso. Para isso devemos ter em mente algumas definições, são elas:

Escala Maior Natural
Devemos saber que a escala maior natural é formada pelos intervalos

T T ST T T T ST


Os modos eles também obedecem estes intervalos (T T ST T T T ST)
Devemos saber também que a seqüência dos modos é:

Jônico Dórico Frigio Lídio Mixolidio Eólio Lócrio


Agora vamos colocar os intervalos entre dos modos, pois cada modo representa um grau separado pelos intervalos:

Assim fica:

Jônico
T
Dórico
T
Frigio
ST
Lídio
T
Mixolidio
T
Eólio
T
Locrio
ST
Jonico

Agora vamos a uma simulação:

Que Escala Maior eu uso, por exemplo, no Mi Frigio?

Bem, se o MI é Frigio vamos colocar –lo no modo frigio, assim fica:

Jônico
T
Dórico
T
Frigio======Mi
ST
Lídio
T
Mixolidio
T
Eólio
T
Locrio
ST
Jônico

Se o mi é frigio, Quem é o dórico? Resposta: Ré

Jônico
T
Dórico====Ré
T
Frigio======Mi
ST
Lídio
T
Mixolidio
T
Eólio
T
Locrio
ST
Jônico

Quem é o Jônico (Escala Maior)? Dó

Jônico===Dó
T
Dórico====Ré
T
Frigio======Mi
ST
Lídio
T
Mixolidio
T
Eólio
T
Locrio
ST
Jonico

Assim no mi frigio eu uso a escala maior de Dó ,começando pelo MI. Assim eu não preciso decorar todos aqueles shapes chatos!!!


Outra questão:

Que Escala Maior eu uso no Dó Mixolídio?

Bem, vamos colocar o Dó no mixolidio assim fica:

Jônico
T
Dórico
T
Frigio
ST
Lídio
T
Mixolidio====Dó
T
Eólio
T
Locrio
ST
Jonico

Se o Dó é mixolidio,Quem é Lídio?Resposta: Si bemol
Se o Si bemol é lídio, Quem é Frígio? Resposta : La
Se o La é frigio, Quem é Dórico?Resposta: Sol
Se o Sol é DóricoQuem é o Jônico?Resposta:Fa

Assim fica:

Jônico=====Fa
T
Dórico====Sol
T
Frigio==La
ST
Lídio===Si bemol
T
Mixolidio====Dó
T
Eólio
T
Locrio
ST

Note que eu tenho que descobrir SEMPRE quem é o jônico!!


Assim no Dó mixolidio eu uso a Escala Maior de Fa começando pelo Dò. Assim eu não preciso decorar todos aqueles shapes chatos!!!

Flw

GustavoYCB
Veterano
# dez/08
· votar


UP!

Dúvida: Então, se eu usar o exemplo acima (Dó Mixiolídio),eu uso a escala de Fá Maior e começo pelo Dó. Mas se eu for usar o modo Locrio eu vou começar Pelo Mi, mas aih a escala ficaria bem diminuída, Não?

harofloww
Veterano
# dez/08 · Editado por: harofloww
· votar


mas aih a escala ficaria bem diminuída, Não?

em número de notas? não...

Tu usaria a escala de C (Dó) começando pelo Mi...

E F G A B C D E

-- Edit --

Diagramazinho de como ficaria os modos usando a escala de dó...

C D E F G A B - Jônio
D E F G A B C - Dórico
E F G A B C D - Frígio
F G A B C D E - Lídio
G A B C D E F - Mixolídio
A B C D E F G - Eólio (menor)
B C D E F G A - Lócrio

Dá pra ver que só muda o ponto de partida mesmo...

flw
haroflow

Musikalischmann
Veterano
# dez/08
· votar


Tu usaria a escala de C (Dó) começando pelo Mi...

Talvez não seja o modo mais poético para explicar os modos gregos, mas na real é simples assim. Não precisa encher de nomes, regras e enfeites.

harofloww
Veterano
# dez/08
· votar


Musikalischmann
Talvez não seja o modo mais poético para explicar os modos gregos, mas na real é simples assim. Não precisa encher de nomes, regras e enfeites.

exato, e acho que é principalmente por causa disto que só agora estou entendendo esses modos :P

mas mesmo assim acho que alguns desses modos não funcionam muito bem... não sei..

flw

LeandroP
Moderador
# dez/08
· votar


Tudo isso se resume em apenas uma escala. Um modo começa pela primeira nota, o outro pela segunda nota, e assim sussecivamente. Não haveria nenhuma razão estudar os modos se a coisa fosse analisada tão friamente, pois isso é apenas a ponta do iceberg. Por trás disso existe uma sonoridade única, atribuída a cada modo, mesmo sendo formado pelas mesmas notas e, mesmo pertencendo à tonalidade, certas notas soam muito bem, outras nem tanto.

Guynho
Veterano
# jun/09
· votar


Eu vou upar o tópico, porque tem uma coisa que tá me intrigando...

Digamos, que eu to fazendo uma base: (G Am).

Eu poderia usar o Sol Jônio (Sol, Lá, Si, Dó, Ré, Mi, Fá#), certo?

Quais os outros modos que eu usaria? Lá Dório, Si Eólio, por exemplo. Ou seria Sol Dórico, Sol Eólio, e assim por diante?

É isso que eu não entendo =D

J.Dionatan
Veterano
# jun/09
· votar


Eu poderia usar o Sol Jônio

Jônio G7M:
Dórico Am7
Frígio Bm7
Lídio C7M
mixolídio D7
Eólio Em7
Lócrio F#m7(b5)

gustavo_gremio
Veterano
# jun/09
· votar


Aqui tem um site que achei bem interessante falando a respeito do modo e de suas aplicações, espero que ajude...
http://www.musica-e-acordes.com/modos.htm

LeandroP
Moderador
# jun/09 · Editado por: LeandroP
· votar


Guynho

Você pode encontrar os acorde G e Am nos campos harmônicos de Dó maior e Sol maior.

Ex1
Em Dó maior, o G é representado pelo modo mixolídio (escala de dó maior partindo do Vº grau) e o Am pelo modo eólio (escala de dó maior partindo do VIº grau).

Ex2
Em Sol maior, o G está representado pelo modo jônio (escala de sol maior - natural) e o Am pelo modo dórico (IIº grau - 2a nota partindo da escala de G maior).

De qualquer maneira, os dois acordes podem ser representados por pentatônicas (pentatônica de G maior e pentatônica de A menor), onde as notas que diferenciam os dois exemplos (Ex1 e Ex2) não estão implícitas, que no caso são as notas F (do exemplo 1) e F# (do exemplo2).

alexlee_guitar
Veterano
# jun/09
· votar


ola pessoal...sou recem-chegado no forum e disposto a aprender e compartilhar um pouco que eu sei sobre guitarra. Sou um auto- didata no estudo desse instrumento e quem aprende sozinho sabe da dificuldade no entendimento das coisas...tenho passado a minha vida toda tentando aprende guitarra o melhor possivel mas sempre tive dificuldades.... gostaria muito de aprender sobre os modos gregos e como posso aplica-los num solo...tipo assim... já tenho a teoria toda e acho qu eentendi um pouco...me ajudem se estiver entendo errado:
se estou tocando uma base com os acordes Em;G;D;Bm que modo poderei usar? será que se eu fizesse um E dórico resolveria o problema? me ajudem por favor.... muito obrigado antecipadamente!!!!!

LeandroP
Moderador
# jun/09
· votar


alexlee_guitar
http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/16538/
;)

wagner silva
Veterano
# jun/09
· votar


Bom dia Galera

Apartir da semana que vem o Maestro Eron Guarnieri irá começar uma serie de artigos/aulas sobres os modos gregos, suas caracteristicas e aplicações. Iremos estudar modo por modo. Não percem estará tudo disponivel em nosso site gratuitamente.

www.tecladistascatólicos.com.br

Fiquem todos na santa paz.

Wagner Silva

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Modos Gregos