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Carioca_2005 Veterano |
# fev/05
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Débora Daniluski
Uma das coisas que mas ouvi na vida é que música se toca com sentimento. Para obtermos solos agradáveis entre os acordes é preciso sentir a musica e verificar se cabe este ou aquele arpejo; é questão de prática mesmo.
Outra coisa que aprendi é aproximar os acordes....fica bem bonito também, principalmente entre a segunda e terceira oitava. Como fazemos o baixo na esquerda, com a direita complementa-se a Tríade. Com isso também facilita os acordes com 7ª, 9ª e etc...
No mais é estudar e praticar...tem muita coisa boa na Internet e o Livro Harmonia e Improvisação do Almir Chediak também é uma grande ajuda.
Espero ter ajudado.
Um abraço.
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Débora Daniluski Veterano |
# fev/05
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Carioca_2005
Obrigada pela dica!
Vou me esforçar ainda mais!!!
Flw!
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Mayara Silva Veterano |
# abr/05
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Gnt!!! alguem please!!!! Pode me ajuda...
A minha duvida eh a seguinte...
Se vc tem um acorde q vem acompanhado de (11)....O q qr dize??
Q eu troco a terca, ou quarta da fundamental por ql???
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José Ferreira Netto Veterano |
# abr/05
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Pessoal!
Jamais use + para representar acordes maiores... segundo o saudoso Almir Chediak e outros como Wilson Curia é errado, porque o + significa aumentado...
Digamos o acorde C7+ é Dó maior c/ quinta aumentada e sétima (Dó-Mi-Sol#-Sib). O correto é C7M - Dó com sétima maior (Dó-Mi-Sol-Si).
Quando houver mais que uma dissonante, o correto mesmo é colocar entre parenteses, ex: C7+ = CAum(7M) (Aum significa Aumentado), o sinal de + caiu em desuso.
Outros exemplos:
D65+ use D6(#5), ou seja, no lugar do +, use # antes do grau a ser aumentado.
M = use quando o grau for maior. Lembrando que nas escalas maiores o 7 grau sempre é maior (porque a distância entre ele e a 5 é de 2 tons), mas quando grafamos C7 quer dizer que esse 7º grau é o menor (Sib).
Há uma tendência muito grande em mudar essa grafia, que seria C(7b).
Qualquer dúvida... me escrevam... minha especialidade é a teoria musical .
Abraços
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SANDRO PIETRO Veterano |
# mai/05
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José Fereira Netto
A minha dificuldade é memorizar rápido o acorde invertido da mão direita,Faço acorde s abertos na mão esquerda,na hora de usar os acordes na mão direita eu demoro prá pensar como seria o acorde invertido ,tem como exercitar ou decorar os acordes da mão direita,Deu prá voce entender?,grato
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carlos ael maia Veterano |
# jun/05
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queria saber se da para manda para o meu email varios arpejos para teclado
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bielmaga Veterano |
# fev/12
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Só uma coisa, existe sétima, sétima menor, sétima aumentada e sétima diminuta? pq eu vi um cara formando acordes e o D7 era igual ao ré maior com sétima menor que o alemaopolaco fez. desculpem a ignorância, sou novato, não entendi isso!
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Edson Caetano Veterano
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# fev/12
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bielmaga Sim existe a 7 Maior e a menor, e pode ser aumentada, que vai coincidir com a Oitava e pode ter a diminuita, que vai coincidir com a Sexta Maior, sendo chamada de Sétima Dobrada bemol
Normalmente sem indicação, a 7 usada é a menor
Para a sétima Maior, usa-se um + Para o diminuto e aumentado, fica subentendido se tratar dos respectivos acordes
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bielmaga Veterano |
# fev/12
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Agora entendi,,, mtu obrigado!
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bielmaga Veterano |
# fev/12
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Como se formam os acordes com sustenidos e bemois? Alguem poderia dar um exemplo?
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LeandroP Moderador |
# fev/12
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bielmaga Como se formam os acordes com sustenidos e bemois? Alguem poderia dar um exemplo?
Todo acorde tem sua origem em uma ou mais escalas. Os acidentes, sustenidos e bemóis, são os que estão dispostos na escala de origem.
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Edson Caetano Veterano
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# fev/12
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bielmaga exatamente da mesma maneira que os naturais (sem acidentes bemois ou sustenidos), não muda nada o fato deles terem esta característica
Por favor leia o titulo do tópico: Dica para novatos - formação de acordes, se ler desde o começo as explicações do alemãopolaco tenho certeza que vai montar qualquer tríade (acordes de 3 notas)
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bielmaga Veterano |
# fev/12
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Ja peguei todas as dicas, e ja arrumei tudo junto, agora é só estudar... Mtu obrigado!
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Shadad Veterano |
# fev/12
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Edson Caetano
Para a sétima Maior, usa-se um +
Geralmente, naquelas revistinhas populares de cifras, a 7ª maior é representada como 7+.
Mas, pelo que eu aprendi, essa grafia está equivocada do ponto de vista teórico, pois o sinal "+" significa aug (augmented ou aumentado). Assim sendo: (7+) = 7 aumentada = oitava.
Lembro que quando eu estava iniciando em harmonia eu via cifras (principalmente em revistas populares) do tipo: C7+9 ou C7-9 ou C7+5+9+.
Considero esse tipo de grafia confusa, pois chega um momento em que não sabemos para que nota os sinais de "+" ou "-" estão servindo. se é para a 5ª, 7ª, 9ª, 13ª...
Para mim o jeito menos confuso de grafar a 7ª maior seria: 7M! Talvez por eu ter estudado dessa forma, formalmente.
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Edson Caetano Veterano
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# fev/12
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Shadad Concordo com você..., mas os teoricos não chegam ao consenso e lançam um conjunto de regras padrão e universal para notação
Atualmente estou unsando o Maj, ou o /\ que é mais fácil, o M tambem, mas sempre dou de cara com o + hehe
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bielmaga Veterano |
# fev/12
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Isso é verdade, se eu não tivesse visto o post de vcs estaria me matando aqui pra descobrir a diferença dessas sétimas, obrigado!
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