Dica para novatos - formação de acordes

Autor Mensagem
alemaopolaco
Veterano
# dez/04


Essa é bem para novatos mesmo. Existem fórmulas de como formar um acorde com base na escala deste(Acorde de Dó Maior se baseia na escala de Dó maior). Mas é um saco usar as fórmulas rs! Aprendi uma com meu irmão, no início da minha carreira de tecladista que uso até hoje, embora conheça a teoria e o método correto de formar acordes. Mas é extremamente simples e prático!

Exemplo 1: Formando o acorde de Ré Maior
Localize a tecla Ré. Conte quatro teclas para a direita(Fá#) E mais três para a direita(Lá). Pronto! O acorde já está formado. Pressione as três teclas com a mão direita e com a mão esquerda aperte dois rés oitavados para fazer o baixo.

Exemplo 2: Formando o acorde Ré Menor
Forme o acorde Ré Maior. O dedo do meio desce uma tecla(Fá). Pronto: Ré - Fá - Lá. Acorde de ré menor prontinho para usar.

Exemplo 3: Formando o acorde de ré maior com sétima menor
Forme o acorde de ré maior. A sétima é um tom abaixo da tônica(nota principal, no caso o ré). Conte duas teclas para a esquerda a partir da tônica e pronto!!! Dó - Ré - Fá# - Lá e vc montou o acorde(o baixo é como descrito no exemplo 1).

Exemplo 4: Acorde de ré maior com quinta aumentada.
Forme o acorde de ré maior. Aumentar a quinta é pegar a última tecla da direita(é a quinta da escala, o Lá) e subir uma tecla para direita( Lá#). Pronto!!! Ré - Fá# - Lá# = D5+

Todos estes acordes podem inverter a posição depois de achar a fundamental. Embora hoje eu manje de teoria e saiba construir um acorde a partir das fórmulas, ainda uso este macete que é muito rápido e prático.

Gostou ? Alguma dúvida ? Comente e tentarei ajudá-lo. Abraços de um futuro bom tecladista rs(preciso sonhar né... )

alemaopolaco
Veterano
# dez/04
· votar


Ah sim, nunca mais vc vai abrir o dicionário de acordes... isso sim emburrece o músico, o macete estimula a sua inteligência e malandragem, o dicionário te faz decorar e não saber modificar o acorde. Com este macete vc vai aprender rapidinho os principais acordes e saber modificá-los quando necessário para acrescentar dissonâncias. Estude as escalas... alguns acordes mesmo com o macete vc vai precisar delas

Jaum_Paulo
Veterano
# dez/04
· votar


Bem legal isso ae, eu aprendi mais ou menos desse jeito depois aprendi harmonia e escalas pra complementa...

Jaum_Paulo
Veterano
# dez/04
· votar


dicionário de acordes... isso sim emburrece o músico
(2)

valmarpc
Veterano
# dez/04
· votar


alemaopolaco

Amigo. Desculpe a ignorancia, mas como vc falou, isso serve bem para novatos, nehh! E como sou um.... uma perguntinha: Isso serve para os demais acordes? Do, Mi, Fa, Sol.... Tem alguma excecao? Grato.

André Henrique Gontijo Matos
Veterano
# dez/04
· votar


alemaopolaco

Só completando esse seu dicionário de acordes...

Acordes com sétima aumentada (7+): você usa a fórmula de sétimas menores explicadas pelo nosso amigo alemaopolaco, e na nota que vai caracterizar a 7 vc aumenta 1/2 tom na mesma. Ex.: D7+ = Ré, Fá#, Lá e Dó#.

Acordes com nona (9): você coloca uma nota a mais um tom acima da nota do acorde. Ex.: D9 = Ré, Mi, Fá#, Lá.

Acordes com quarta (4): é como se fosse o contrário dos acordes menores(m). Você pega a segunda nota (usando acordes sem inversão) e aumenta 1/2 tom nela. Ex.: D4 = Ré, Sol, Lá

Acordes com sexta (6): baseando-se em acordes com sétima, vc pega a nota que caracteriza a sétima e desce 1/2 tom nela. Ex.: D6 = Ré, Fá#, Lá, Si

Acordes em diminuta (° ou dim): facilitando para quem leu os anteriores; você pega o acorde e acrescenta 6, 5- e menor. Pronto você terá seu acorde diminuta (demorei um pouco a observar isso). Ex.: D° ou Ddim = Ré, Fá, Sol#, Si.

Acordes em onze (11): você pega a formação do acorde e aumenta a nota que caracterizaria a 4 naquele acorde. Cuidado: a quarta funciona como se fosse o contrário do menor, ou seja aumenta 1/2 tom na segunda nota; o onze não muda nenhuma nota, apenas acrescenta a nota que caracterizaria a 4. Ex.: D11 = Ré, Fá#, Sol, Lá

Acordes em 13 eu esqueci (que vergonha para um professor...), é que em mais de 13 anos de música eu só vi uma música que usa acorde com 13. Eu tenho ele em uns livros aqui em casa, depois, quando eu resolver mexer naquela bagunça eu posto a fórmula aqui.

Obs.: me desculpem se tiver dificultado o entendimento de alguém, tentei explicar da maneira que os observei, afinal, professor nenhum me ensinou isso...

valmarpc

Essas fórmulas se aplicam a todos os outros tons... as fórmulas.

Espero tê-los ajudado. Abraço.

André Henrique Gontijo Matos - compositor, professor de teclado da ART MUSIC e músico freelancer...

kzartdf
Veterano
# dez/04
· votar


André Henrique Gontijo Matos
eai André... tá me devendo as escalas de Blues, Jazz e exercicios...
Um abração!!!!

Seu xará!!!

André Henrique Gontijo Matos
Veterano
# dez/04 · Editado por: André Henrique Gontijo Matos
· votar


Pô cara, esses dias eu achei as escalas de blues, mas as de jazz acho que já era...

Como não sei por uma partitura na net, vou te passar cada nota usando o nome de cifras (a,b,c,d,e,f,g):

escala de blues em
:

Lá, Dó, Ré, Ré#, Mi, Sol, Lá


Vai transpondo os tons e vc terá todas as escalas de Blues. Em tons menores é só você transpor a partir dos acordes relativos dos tons maiores. Ex.: Am é relativo de C; Bm é relativo de D; e assi vai...

Pra praticar é só vc ir subindo e descendo as escalas até ter total domínio sobre elas. Vc estará preparado para o Blues...

Espero ter ajudado, mas as escalas de jazz eu não tenho mesmo, deculpa aê...

Abrção...

alemaopolaco
Veterano
# dez/04
· votar


Valmar, isso serve para qualquer acorde... Exemplo: Lá Menor(Am)
Encontre o Lá... conte quatro teclas(Dó#) e mais três teclas(Mi) você formou o Lá Maior(A). Agora para formar o Lá menor, o dedo do meio(Dó#) desce uma tecla(Dó). E então, com Lá - Dó - Mi você tem o Lá Menor.

André, obrigado por participar do tópico, com certeza, os novatos vão gostar das suas dicas!!!(E eu estava com preguiça de colocar aqueles acordes que vc colocou hehehe)

eu_luisinho
Veterano
# dez/04
· votar


André Henrique Gontijo Matos

Eu já vi em diversos lugares e apostilas que, em um acorde com nona, a sétima tb é acrescentada, e a fundamental omitida, sendo tocada no com a mão esquerda, no baixo..............

O que vc acha?

valmarpc
Veterano
# dez/04
· votar


Valeu pessoal pelas dicas!

adnz
Veterano
# dez/04
· votar


eu crio tópicos assim e ngm fala nada :~~

André Henrique Gontijo Matos
Veterano
# jan/05
· votar


eu_luizinho

Como quase todo mundo aqui já sabe, a maioria desses lances eu descobri sozinho... Nunca reparei que a sétima tb altera junto com a nona, e nem que a nota fundamental fica omitida, tenta aí, do jeito que você achar melhor tá valendo...

Valeu...

Carioca_2005
Veterano
# jan/05
· votar


Também sou novato nas teclas e gostei do macete....Certamente utilizar um dicionário só atrofia nosso talento musical.

Agora uma dúvida comum que tenho e como utilizar corretamente e com melhor aproveitamento os acordes numa música qualquer.

Para se ter um som bem pianístico na musica os acordes são tocados batidos, solfejados, ambos....??? Depende do gosto de cada um???

E muito se fala da escala....Eu vejo muitos tecladistas que tiram sons muito bons usando quase todas as teclas, principalmente na região mais aguda.
Minha pergunta é: Sempre vou conseguir solar utilizando todas as notas de uma respectiva escala ou vai depender de como uma ou outra nota ficará melhor dentro da musica que estou tocando, isto é, fica a meu critério usar essa ou aquela nota dentro da respectiva escala??

Um abraço a todos..

LeandroP
Moderador
# jan/05
· votar


Carioca_2005

Na boa, você mesmo respondeu todas as suas perguntas;)

Carioca_2005
Veterano
# jan/05
· votar


Valeu....acho que estou no caminho certo.

JFerreira
Veterano
# jan/05
· votar


Ói andré tou aqui em portugal e gostein das suas dicas eu também sou novato, aqui em portugal diz-se maçarico.Dá pra você me escrever issa cábula direitinho pra mim?Eu sou de Santarém. Mando- vos um pouco deste frio hoje 6º brrrrr. abração malta!

André Henrique Gontijo Matos
Veterano
# jan/05
· votar


JFerreira

Seja bem-vindo ao maravilhoso mundo das teclas. Não entendi a expressãoescrever issa cábula ... O que é issa cábula???

terei o maior prazer em ajudá-lo...

JFerreira
Veterano
# jan/05
· votar


André Henrique, peço desculpa por estar com vocês, mas eu adoro atravessar assim o atlântico através desta maravilha "NET" e falar c/ vocês, trocar ideias e passar tempo q/ é uma das coisas boas da vida, porque ás vezes de repente se acaba tudo, portanto devemos gozar a vida e fazer o que gostamos sem tratar mal o próximo.
André cábula quer dizer aqui em portugal "cópia" " apontamento" "rascunho", quando nós andamos na escola e fazemos uns apontamentos numa folha de papel pequena e levamos para os testes para copiar, isso se chama de cábula, assim como o aluno que passa a vida a copiar pelos outros se chama aqui de cábula. Então André Henrique me manda então uma cábula com esse negócio. Um abraço com muita amizade e respeito. Tchau

ViniciusAugustoShow
Veterano
# jan/05
· votar


JFerreira
Seja bem vindo então!!!!

Cabula aqui é um Bairro!!!!

JFerreira
Veterano
# jan/05
· votar


Ói Vinicius tú estás em todo o lado. Então como vai isso por aí? Legal?
Vocês ás vezes me desculpem porque eu posso estar a dizer uma coisa que aqui não tem problema e aí é um grande palavrão. E eu acho q aqui não é sitio pra dizer palavrão, né?
Quando quiser me mande então os demos que te pedi, estou quase a comprar o 3000.É só entregar aqui mais uns quadros q me encomendaram e tenho quase a grana toda.Sabes q eu nas horas vagas também pinto, faço retrato etc.
Eu nunca imaginava que cábula aí é um bairro, tá vendo eu vou ter muito cuidado quando falar c/ vc.

ViniciusAugustoShow
Veterano
# jan/05
· votar


JFerreira
Beleza!!!!!
Te envio as mp3 logo logo!!!!!
Boa Sorte!!!!!

André Henrique Gontijo Matos
Veterano
# jan/05
· votar


JFerreira

Diga quais palavras e/ou expressões você teve dificuldades em entender que eu te explico...

Abraços...

JFerreira
Veterano
# jan/05
· votar


Bom Dia ou Boa Noite.Tudo Bem?
Eu apenas disse q se algum dia eu utilizar alguma palavra q vos possa ofender, me desculpem pq certas palavras aqui são normais mas aí são palavrão.Mas vamos ao q interessa. André eu sou mesmo iniciante tenho só algumas luzes de teclado, me envia aí então essas fórmulas bem básicas para eu treinar aqui, Tá.O meu mail é zestrela@hotmail.com
Um abraço e boa sorte! Valeu.

André Henrique Gontijo Matos
Veterano
# jan/05
· votar


JFerreira

Me desculpe, mas eu não tenho isso que escrevi no meu computador, escrevi tudo da cabeça mesmo...
Mas no que eu puder ajudar...

Abraços...

LeandroP
Moderador
# jan/05
· votar


Basicamente temos 5 categorias de acordes:

Maior, Menor, Aumentado, Diminuto e Com Sétima da Dominante:

O maior é formado pelos graus: T, 3, 5 e pode ter 7a maior (nunca tem 7a menor)

O menor é formado pelos graus T, b3, 5 e 7a menor... este pode ter 7a maior, e tem origem nas escalas menor harmônica e menor melódica

O aumentado é formado por T, 3, #5 (é um acorde simétrico)

O diminuto é formado por T, b3, b5... isso em tríades, agora se tiver a 7a, esta tem que ser 7a diminuta (bb7 = 6), caso tenha 7a menor, este é considerado meio-diminuto - Xm7(b5).... no caso do acorde ser diminuto, este também é simétrico

O acorde com sétima da dominante é formado pelos graus T, 3, 5 e 7a menor (nunca possuem 7a maior)

Podem encotrar notações de diminutos como ou Xdim e para acordes meio-diminutos .

Criei um tópico no fórum de guitarra que também pode ser utilizado por quem toca teclado (basta não considerar as tablaturas). Este tópico está em sticky.

Dêem uma lida, acredito que valha a pena!

É muito comum usar estes acordes invertidos, portanto, prestem atenção na hora de analizar um acorde.

André Henrique Gontijo Matos
Veterano
# jan/05
· votar


Leandro Panucci

É isso aí mano!!!!

Débora Daniluski
Veterano
# jan/05
· votar


bom... eh o seguinte: sou novata aqui na area e gostaria de tirar algumas duvidas. Eu toco teclado ha alguns anos, mas gostaria de aprimorar meus conhecimentos. eu nunca fiz aula de teclado, mas jah tenho um pouco de conhecimento. eu toco do seguinte metodo: acordes na mao esquerda e solo na mao direita. eh como se fosse partitura, soh que ao inves de partitura eu uso cifras e tiro as musicas de ouvido. toco muita musica. gostaria de tocar o acorde nas duas maos, sendo que eu jah conheco quase todos os acordes, de ambas as maos, o unico problema eh que naum sei o que fazer entre um acorde e outro. uso o som de piano no teclado, que eh o mais gosto, soh que, tipo, se eu tocar todas as notas do acorde juntamente, o q faço ateh chegar o proximo acorde? gostaria de pedir algumas dicas, nem se for pra falar q esse metodo que estou "inventando" esta errado.
agradeço a compreensao!
falow!

André Henrique Gontijo Matos
Veterano
# jan/05
· votar


Débora Daniluski

Vc pode ir arpejando para preencher o som até chegar o próximo acorde...

Com um bom conhecimento em campos harmônicos e escalas e uma olhadinha nas técnicas de arpejo postadas por ViniciusAugustoShowMusic vc irá detonar com seu teclado rapidinho...
QUalquer dúvida é só perguntar...

André Henrique Gontijo Matos - professor da ART MUSIC, músico freelancer e compositor...

Débora Daniluski
Veterano
# fev/05
· votar


Obrigada pela dica...
fiquei um tempo sem entrar aqui no site, e nesse periodo to conseguindu tocar uma nova tecnica... pra mim eh claru...rs
façu uma oitavada na mao esquerda e o acorde na direita (totalmente ao contrario do q eu tocava...) soh q ainda assim, acho q estah faltandu algo mais..., algumas musicas consegui fazer uma introduçao mto loka... ficou dez msm, mas em outras falta alguma coisa... sobre arpejar, estou me esforçandu ainda...
mto obrigada por tudo e se quiser me dar mais dicas tb, to aqui...
flw!!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Dica para novatos - formação de acordes