Todas as dicas para usuários de Yamaha PSR 1500 e PSR 3000

    Autor Mensagem
    FabioSalgado
    Veterano
    # dez/04


    Olá caros amigos,

    Devido a enxurrada de e-mails, telefonemas, sinais de fumaça e todo o tipo de mensagens que recebi
    a respeito da matéria anterior falando sobre os acessórios possíveis para os teclados da Yamaha modelos
    PSR 1500 e PSR 3000, preparei essa nova matéria, bem mais completa e com detalhes exclusivos para
    quem quer equipar esses fantásticos teclados com tudo o que existe de mais atual e neceessário para que
    sua performance musical fique cada vez melhor. Lembro aos amigos que, dependendo da origem de seu
    equipamento, via Estados Unidos, Europa, Japão ou até mesmo Paraguai, o teclado pode vir ou não com
    fonte original da Yamaha ( que custa na média R$ 300,00 ) ou então pode vir com um cartão Smart Media
    de 16 Mbytes, que é muito pouco para MIDIs, porém suficiente para armazenar por volta de uns 500 styles musicais
    ou uns 200 arquivos MIDI. Abaixo estarei colocando mais algumas dicas sobre como usar esses recursos.

    PARA QUEM USA COMPUTADOR

    O mundo é muito mais belo e mais fácil para quem trabalha com música no computador. Que maravilha!
    Ao invés de ficar horas e horas tocando no teclado e aperfeiçoando nossa técnica musical, passamos horas e
    horas navegando na Internet, papeando nos chats, instalando novos e desnecessários programas e, no final das
    contas tendo que formatar o Hard Disk e perder tudo, pois acabamos pegando um vírus pelo e-mail. Mesmo assim,
    ainda considero o computador uma ferramenta de trabalho importantíssima, afinal ele veio para solucionar todos os
    problemas que antes, sem ele, não existiam.

    Os acessórios para quem usar um PC são infinitos. Podemos começar com um leitor de cartões de
    memória que servirá para que você coloque seu cartão Smart Media no computador e simplesmente crie as
    pastas desejadas e arraste os arquivos de músicas em padrão MIDI ou de styles de acompanhamento para
    depois retirá-lo e ao colocar no seu teclado estará tudo lá, prontinho e separadinho em pastas pronto para
    ser usado bem rapidamente fazendo seu show muito mais completo. Ou seja, é o único acessório realmente
    necessário para já poder trabalhar bem com os cartões Smart Media, o teclado e o computador, tudo via USB.
    Mas e se todas as portas USB do micro já estão ocupadas ? Então poderemos utilizar uma expansão de portas
    USB, que é uma caixinha com mais 4 entradas USB para expandir além desse acessório o próprio micro, pois
    hoje em dia quase todos os periféricos do computador trabalham no padrão USB. Veja na tabela abaixo os valores
    de todos esses acessórios, indispensáveis para usufruir todos os recursos disponíveis nos teclados Yamaha da série PSR 1500 e PSR 3000. Vejam os valores médios desses acessórios :

    Cartão Smart Media 128 Mb : R$ 199,00
    Leitor de Cartões de Memória USB 6 em 1 : R$ 149,00
    Expansor USB com 4 entradas : R$ 149,00
    PenDrive USB 2.0 de 256 Mb : R$ 249,00
    PenDrive USB 2.0 de 512 Mb : R$ 499,00
    Drive de 3 ½ via USB : R$ 249,00

    Todos esses equipamentos são testados e foram aprovados tantos em computadores operando com o
    Windows 98 SE, como Windows 2000 e Windows XP em todas suas versões. Os testes também foram feitos
    em teclados Yamaha PSR 1500 e PSR 2000 e nenhum deles acusou qualquer problema de incompatibilidade
    com qualquer um desses equipamentos e acessórios. Para quem não quer trabalho, e precisa armazenar muitos
    arquivos MIDIs e Styles e timbres e registros de memória, o ideal é usar os PenDrives USB ao invés dos cartões
    Smart Media, pois com um único Pen Drive de 512Mb é possível guardar até 4 vezes mais informações do que
    o máximo que um cartão Smart Media permite. A facilidade de operação do Pen Drive também é outro ponto a favor,
    pois assim poderá simplesmente espetar o dispositivo USB no seu teclado, usar o que quiser, retirar, espetar no
    computador, copiar, mover, apagar, retirá-lo novamente e outra vez colocar no teclado, de uma maneira muito
    fácil, rápida e eficiente, sem ter que comprar acessórios externos como Expansões USB ou Leitores de Cartões.

    Agora, quem puder usar um cartão de 128 Mb dentro do teclado e um Pen Drive USB de 256 Mb espetado
    atrás, na porta de expansões do PSR, poderá ter nada menos do que 384 Mb de informações ao mesmo tempo
    para usar, pois o teclado, lê tanto do cartão quanto do dispositivo USB mesmo que estejam os dois conectados
    ao mesmo tempo. Muito bom isso, não? As possibilidades de armazenamento são extensas.


    PARA QUEM NÃO TEM COMPUTADOR

    Quem adquiriu um teclado Yamaha PSR 1500 ou PSR 3000 e não possui um computador, mas possui
    um monte de disquetes e quer usar esses disquetes todos no seu teclado, precisa, sem sombra de dúvidas,
    adquirir um Drive leitor de disquetes de 3 ½ polegadas que se conecte via USB, pois com esse acessório poderá
    colocar os disquetes e fazer a cópia diretamente para o cartão Smart Media, que poderá ser o de 16 Mb que
    quase sempre acompanha o teclado ou um novo, com 128 Mb para poder armazenar pelo menos uns 1000 arquivos
    MIDI e mais uns 1000 styles. Porém, se você possui muito mais arquivos do que isso, a dica é adquirir um Pen Drive
    que é uma memória que se conecta via USB e pode armazenar até 512 Mb de informações que, com certeza irá
    satisfazer muito os felizes usuários que não precisarão mais ficar trocando disquetes o show inteiro.
    Tanto o PSR 1500 quanto o PSR 3000 são fantásticos teclados que possuem uma das maiores capacidades
    de expansão existentes hoje no mercado de arranjadores, ou seja, teclados com acompanhamentos automáticos.
    Mas, é necessário muito cuidado na hora de copiar os arquivos para dentro desses mecanismos que armazenam
    as memórias, pois são muito sensíveis, tanto o cartão quanto os leitores USB. Guarde-os com carinho, ou, no caso
    do cartão Smart Media, mantenha-o sempre dentro do teclado, mesmo ao transportar, pois o maior problema desse
    tipo de cartão é no momento em que inserimos ou retiramos de dentro do drive de leitura, tanto no teclado, quanto
    no acessório que conecta no computador.

    Sempre que um novo equipamento chega no mercado, são muitas as dúvidas dos usuários, pois ainda não
    existe uma referência no mercado, ou seja, não dá para comparar com outros teclados arranjadores como funciona
    o cartão Smart Media, que só existe no teclado Roland Discover 5 ( que não é arranjador ), nos Casio WK e nos
    Technics KN. Qualquer dúvida que os amigos leitores tiverem a respeito desses equipamentos, por favor entrem em
    contato comigo que terei o maior prazer em auxiliar-lhes, tanto no quesito de informações quanto no fornecimento
    de styles exclusivos para o PSR 1500 e o PSR 3000, além de sons, pads, registros de memória, enfim, tudo o que
    precisarem. Um grande abraço para todos e até as próximas matérias.


    Fábio Luiz Salgado é Consultor Musical e faz palestras e workshops sobre Música no Computador em escolas,
    faculdades e universidades em todo o Brasil. Também ministra cursos e aulas particulares sobre teclados, synths
    e Computer Music. Para entrar em contato e agendar basta enviar e-mail para fabiosalgado@terra.com.br ou então
    nos telefones ( 13 ) 9123-1993 ou ( 13 ) 3252-1832.

    viniciusaugusto
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    Quero saber mais sobre estes teclados apartir da sua linguagem direta e unica!!!! Muito grato!!!!!

    Jupter_8
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    Olá, estou com um problema com o meu PSR 3000.
    É o seguinte...Ligaram em 220V (aqui é 110V) e queimou um integrado que se eu não estou enganado tem essa referencia LA 4262, o teclado esta funcionando normal, a unica coisa que parou de funcionar foi os tweters internos dele os quais eu ja testei e não queimaram.
    Gostaria de alguma informação sobre o assunto se alguém tiver é claro.
    Obrigado.

    ANTONIO JOSE SILVA
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    Caro amigo Fábio Luiz gostaria de saber sobre o drive de disquete externo para psr1500 se existe uma marca específica se qualquer drive ou marca é compatível, pois antes eu possuia um psr640 e agora com esse preciso copiar ritmos do psr640 para o psr1500. Um abraço!!!

    _ViníciusAugusto_
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    ANTONIO JOSE SILVA
    Qualquer Drive de disquete USB é compativel com os teclados PSR1500 e PSR3000, porém existe uma marca no mercado que se destaca, é a IMATION, indico ela pra vc, mas acho q seria mais justo e econômico, além de mais funcional, se vc pegasse todos os ritmos, passase para seu pc e depois comprasse um pen drive (q além de ter maior capacidade que um disquete, encontra-se entre 16mb-32-mb-64-mb-128mb-256mb-512mb-1Gb- 1,5GB e 2GB, é mais rapida) e passase todos seus arquivos em disquetes para seu PEN Drive via USB PC-Teclado, o Pen drive é do tamanho de um chaveiro e o custo beneficio é bem mais viavél que um disquete, devido a sua durabilidade, tamanho e facilidade de transporte.

    Se quiser ter mais informações sobre os drives que podem ser usados nos teclados PSR1500 e 3000, inclusive sobre a atualização do sistema destes teclados... Me procure pelo msn: viniciusaugustomusic@hotmail.com que tentarei lhe ajudar a medida do possivel, para que todas suas duvidas sejam tiradas!!!!!

    Um grande abraço
    Vinícius Augusto
    www.viniciusaugustomusic.ubbi.com.br
    http://www.softekeyboards.cjb.net/
    http://softekeyboards.goldeye.info/forum/index.php

    ANTONIO JOSE SILVA
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    Valeu Vinicius Augusto, você é Pedra Noventa, obrigado!!! Um abração!!!

    _ViníciusAugusto_
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    ANTONIO JOSE SILVA
    Valeu Vinicius Augusto, você é Pedra Noventa, obrigado!!! Um abração!!!
    Q nada rapaz, na medida do´possível eu tento ajudar!!!!!
    Entre em contato comigo pelo MSN:viniciusaugustomusic@hotmail.com que lhe darei ótimas dicas sobre seu equipamento, inclusive bons timbres, ritmos e midis. Na medida do possível tentarei te ajudar!!!!!

    Uma outra coisa, o que vc acha do PSR1500 em relação ao PSR2100?
    Eu fiz um tópico que compara os dois, se vc concordar com ele, retrate o pq? O tópico está em: http://softekeyboards.goldeye.info/forum/viewtopic.php?t=11 espero que seja útil para vc!!!!

    Um grande abraço
    Vinícius Augusto
    www.viniciusaugustomusic.ubbi.com.br
    http://www.softekeyboards.cjb.net/
    http://softekeyboards.goldeye.info/forum/index.php

    ANTONIO JOSE SILVA
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    Venho perturbar-lhes outra vez companheiros a dúvida é esta:estou tentando fazer uma introdução de uma música no meu PSR 1500 mas quando vou montar o baixo as notas ficam variando, qual a função do SOURCE ROOT e SOURCE CHORD? Uma introdução de uma canção em ré eu faço ré, fá#m, sí m e esta nota ou melhor este acorde de sí o teclado lê o dó maior peço-lhe ajuda, valeu!!

    ANTONIO JOSE SILVA
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    Sim quase que eu esqueço: o meu msn é antoniojsgomes@hotmail.com

    Leandro K M Hayasaki
    Veterano
    # set/05
    · votar


    Oi para todos eu to pensando em comprar um teclado para mim mas queria saber si o VA7 é muito superior ao yamaha psr 1500, quais a vantagem e desvantagem ou si tem muita desigualdade entre o 1500 e o VA7

    edymusic
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    cade o povo do forum ?

    El_Cabong
    Veterano
    # abr/06
    · votar


    Aproveitando o tópico.
    Eu testei um PSR3000, e notei que quando se coloca nele um timbre MEGA-VOICE e toca-se nas teclas, o som fica bem baixinho.

    Nos PSR3000 e nos Tyros dá para se tocar teclado com MEGA-VOICE ou são timbres mais para serem usados em programações MIDI ??

    Eu sei que com esses teclados vem acompanhando um Software para PC que coloca ruídos, nuances, etc. nos MEGA-VOICES tornando-os mais reais. Alguém sabe como é basicamente o funcionamento deste Software ??
    Valeu !!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Todas as dicas para usuários de Yamaha PSR 1500 e PSR 3000