yanni540 Veterano |
# jul/04
· votar
Girl_gatinha
Aqui vai alguma:
O Yamaha PSR 510 tem em seu interior uma gama muito completa de recursos, que um músico nível médio ou mesmo profissional não deixará de ficar satisfeito.Esse manual é apenas uma referência, partindo do princípio de que o usuário conhece os termos relativos às funções do teclado, e como utiizá-las.Esse guia de referência se destina para aquelas pessoas que não dominam o idioma inglês, no qual foi escrito o manual original.Mais informações contacte comigo por e-mail.
Visão geral
O teclado Yamaha modelo PSR 510 dispõe de 5 oitavas, teclas sensitivas(sensíveis ao tato), 99 Styles(e uma função CUSTOM para o usuário criar o seu próprio), 128 timbres General MIDI(lista padronizada de timbres), e 4 pages memory cada um com várias funções, entre elas a capacidade de se gravar músicas. Possui um sequenciador incorporado de 5 pistas: 4 de melodia(Song memory),e 1 de acompanhamento automático,(Auto Accompaniment); possui também Multi-pads. Além da função de "gravação" ainda possui vários recursos de edição (Quantize, por exemplo) do material gravado. Pode-se gravar em tempo real ou passo a passo(step size). Há várias maneiras de entrar com dados: Pelos botões numéricos, pela roda giratória, botões + e -, clicando nos botões específicos(ex: voice, style, tempo)etc; Após se pedir alguma função o Intrumento, atravéz de uma voz sintetizada("Are You Sure?")permite ao usuário confirmar ou cancelar determinado procedimento. OBS:Se quiser saber se o teclado é General Midi confirme se existe a sigla (GM) do mesmo em seu painel.
Page Memory
Nessa função é possível mudar de Page, copiar um page para o outro, enviar mensagens SYS-EX para um outro teclado ou mesmo um computador, etc.
Overall Control
Nessa parte do teclado é possível alterar os atributos da gravação(como colocar diferentes tipos de reverberação(DSP TYPE), dividir o teclado (Split Point), etc.
Midi
É possível atravéz desse menú dizer ao teclado como este vai transmitir e receber dados de um outro teclado MIDI(de prerência do mesmo modelo)e de um computador, por exemplo.Pode se utilizar esse menu para diversos fins. Eu faço, por exemplo,quando componho num software sequenciador, para dizer ao software que eu quero ouvir os instrumentos enquanto componho,(Midi-Thru ativado) o seguinte ajuste:Coloco, no teclado, os canais L e R em 16, podendo com isso ouvir os instrumentos no software de 1 a 15 enuanto componho(Midi-Thru do software ativado). Para receber corretamente no software ou outro PSR 510 os dados desse teclado, os canais de recebimento devem ser editados da seguinte forma:Canais 1-2 para receber notas tocadas no teclado, 3-7 para receber uma gravação multi-canal armazenada no menú Song Memory , e 10-16 para receber dados do Acompanhamento Automático. Os controles LOCAL e MIDI OUT são respectivamente para o PSR 510 se controlar por seu próprio teclado ou para tocar atravéz de dados recebidos pelo terminal MIDI IN.Isso é útil quando se quer reproduzir no teclado MIDI(muitos computadores não possuem placa de som com recurso de reproduzir fielmente um arquivo MIDI)uma música editada num computador musical, por exemplo.
Accompaniment Control
Responsável pela edição de introduções, finais, golpes de percussão, etc durante a gravação e reedição de material já gravado. Na reedição da música deve ser utilizado com a função Rewrite Setting da parte do teclado chamada "Recording"(veja adiante nesse manual).
Auto Accompaniment
Aqui se edita parâmetros referentes a determinado Style, grava-se um acompanhamento personalizado(Custom Accompaniment), e edita-se(altera-se cada pista de acompanhamento),com o menú "Recording" ou com a função "Revoice".
Voice
Aqui se edita parâmetros referentes a determinada voice, e configura-se uma orquestração determinada(divide-se o teclado em 2 ou mais partes com a função "Split Point"do menú "Overall Controll",sendo que em cada parte se pode escolher um ou 2 intrumentos a serem tocados simultâneamente, à capela ou com ritmo automático:R1 e R2 para a direita e L1 e L2 para a esquerda).
Registration Memory
Por esse meio se pode salvar na memória Styles, volume, pan, etc, que ficam na memória para ser utilizados no futuro, caso não se remova as baterias ao tornar a ligar o aparelho, ou não se desconecte o cabo de força.
Recording(Song memory+Multi Pads+Auto Accompaniment)
Proporciona ao usuário "gravar" uma música(em tempo real ou passo a passo). Funciona dessa dessa maneira:Usa-se o menú Recording para fazer gravações no Song Memory, no Multi-Pads ou Auto Accompaniment(para criar um Style próprio) utilizando basicamente o menú "Accompaniment Control" e o menú "Song".A função Rewrite Setting proporciona ao usuário alterar atributos de uma música já gravada, como tempo, volume, etc(reedição). Usa-se nesse processo de gravação (reedição)também o menú Acconpaniment Control(veja acima) e o menú Song(veja abaixo). A função Quantize aloca as notas dentro de cada tempo, de acordo com a duração definida em Step Size(figura musical de referência, usada em muitos softwares com o termo "resolution") e Gate Time(ligando ou separando mais as notas).
Song
Tocar e parar a reprodução da música ou iniciar a gravação com pausa(s). O botão reset faz ir para o 1o.compasso.
Demo
Faz ouvir demonstrações de músicas pré-gravadas.
Conclusão
O teclado Yamaha PSR 510 é capaz de proporcionar a seu usuário bastante recursos.Com ele é possível fazer apresentações que podem fazer com que o usuário não necessite de um grupo musical, pois o teclado pode construir até uma Orquestra Inteira, para diferentes fins(erudito, popular, etc
|