Roland RS-9

    Autor Mensagem
    Thiago_Mendonça
    Veterano
    # jun/04


    Estou comprando um roland rs-9 pela net, mas só conheço o rs-70, q é da mesma linha só q cada um tem suas particularidades... Alguem conhece o rs-9? opniões....

    Jesimiel
    Veterano
    # jun/04
    · votar


    Oi amigo, eu toquei num RS-5 e nao gostei dos pianos, acho melhor vc comprar um Xp50,60,80, ou mesmo JV1000, quer dizer isso vai depender de sua disponibilidade financeira.
    Um abraço

    Jesimiel

    SaintFerio
    Veterano
    # jun/04
    · votar


    O RS9 ta 4500 no Mercado Livre, é vc que tá comprando lá? Eu vi uns anúncios e um pessoal negociando...

    sarpa
    Veterano
    # jun/04
    · votar


    Olá Thiago_Mendonça, o RS-9 é da nova (nem tão nova) linha de sibtetizadores da Rolad.
    É um bom teclado sim. Com 88 teclas semi-pesadas, tmbres da nova série XV.
    Ele tem bastante diferença para o RS-70.
    Não possui sequenciador, por xemplo, então, no caso de você precisar de um sequnciador, você tera que ter também um computador com os softwares adequados, ou um sequenciador propriament dito.

    Em geral, é um bom teclado sim. O que eu já ouvi muitas reclamações dele, é que pra qem procura teclas ao menos semi-pesadas ele não é 100% satisfatóro.
    Lembrad que tambe pode ser usado como controlador, porém não é o mais indicado para tal

    Espero ter lhe ajudado,
    Um abraço,
    Juninho Sarpa
    www.bandaapice.com.br
    www.juninhosarpa.com.br
    www.juninhosarpa.com.br/fotolog

    sarpa
    Veterano
    # jun/04
    · votar


    OBS: Me desculpe os erros de digitação na mensagem acima, é que e estou com um novo teclado do computador. Estou me acostumando com as teclas dele.

    Um abraço.

    Priscila Suzuki
    Veterano
    # jun/04
    · votar


    e ae Juninho, chegaram os CDs que o Fábio me fez autografar ? Fiquei até com dor na mão de tanto escrever nos CDs, foram mais de 30 ! Meu produtor é maluco ! Mas não deixa ele saber, senão ..... Abraços!

    Priscila Suzuki Chinen - cantora
    priscilasuzukicantora@bol.com.br
    http://planeta.terra.com.br/arte/priscilasuzuki

    sarpa
    Veterano
    # jun/04
    · votar


    Olá Priscila Suzuki. Ainda não chegou nada por aqui... :( Mas continuo no aguardo, estou louco pra ouvir esse CD!!!

    Beijos,
    Juninho Sarpa.
    juninhosarpa@musicalpoint.com.br
    www.bandaapice.com.br
    www.juninhosarpa.com.br
    www.juninhosarpa.com.br/fotolog

    Gus79
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    Peguei hoje um RS-9. Vou fazer um reviewzinho depois de umas 8h experimentando o bicho.

    Sobre a facilidade:

    Cara, é muito simples mexer nele. Muito.


    Sobre as teclas:

    Eu andei experimentando com teclas semipesadas e pesadas, e não curti o lance. Queria voltar às teclas leves. E 88 teclas leves (não são semipesadas, são só um pouquinho de nada mais pesadas do que as teclas de synth normal, mas mais leves do que as do SP-88, que eu já tive) só conheço o RS-9 mesmo.

    Vocês não imaginam a alegria que tive ao voltar a tocar em teclas leves. Meus dedos passearam alegres e serelepes pelo teclado, como filhos que voltam para casa cansados e podem descansar!

    E as teclas são boas.

    Sobre os timbres em geral:

    Segundo li em outros reviews, sons clássicos dos XP e JV lançados até 2001. Vi que são sons bem retrôs mesmo, bem entre o final dos anos 70 e começo dos 90. Bons pra fazer rock e progressivo (que são a minha praia), mas devem servir bem também para fazer música eletrônica.

    Sobre os pianos:

    Duas coisas interessantes. Eles são melhores e piores do que os do SP-88. Explico.

    -São mais expressivos do que os do Kurzweil, porque os pianos do Kurzweil parece que somente aumentam o volume quando tocamos mais forte. Os do RS-9 não, eles dão mais ataque também.

    -São melhores também porque levam mais tempo para decair. Contei 28 segundos no primeiro dó. O SP-88 levava no máximo 15. (Comparando com os, se não me engano, 45 do Yamaha P-85 que também tive, os dois perdem feio).

    -Mas são piores no sentido de serem menos realistas do que os do SP-88. Claro que os do Kurzweil não competem com os do Yamaha, mas os do RS-9 são ainda menos realistas.

    (Para mim, isso não faz diferença. Toco rock e progressivo, e não preciso de um som de piano realista - na verdade, para mim pouco importa, desde que o timbre seja bonito e caia bem no mix, e isso tanto o SP quanto o RS fazem bem).

    Sobre os pads:

    São muito bons, muito quentes. Mas na maioria deles é necessário tirar uma boa quantidade de release, parece que estão sempre com sustain.

    Sobre os leads:

    Uma pena que não dão para editar profundamente como os do meu antigo S03. Mas tem alguns bem usáveis, alguns com portamento e tal.

    Sobre os órgãos:

    Taí um ponto em que o S03 ganha do P-85, do SP-88 e do RS-9. Os órgãos do RS-9 são limitados, mas ainda assim são melhores do que o único órgão (com umas quatro ou cinco variações) do SP-88.

    Mas para o que uso dos órgãos, que é Doors, tá de muuuuito bom tamanho.

    Sobre os knobs:

    Adorei. LFO (rate e depth), Attack, Release, Cutoff e Ressonância são o básico, mas dão pro gasto para fazer uma ediçãozinha simples. :D

    Sobre os efeitos:

    MARAVILHOSOS. Assim como meu antigo S03, são três conjuntos de efeitos que podem ser usados em série: um tipo de reverb + um tipo de chorus/flanger + um tipo de variação (rotary, phaser, compressor, etc etc etc). Mas são muito mais fáceis de serem assignados do que era no S03.

    Sobre a facilidade de se encontrar com os timbres:

    Ainda estou tentando me acostumar com bancos e tal. Não é lá muito intuitivo para quem já esteve acostumado com o padrão extremamente lógico do S03.

    Sobre o arpeggiator:

    Legal, mas não vejo muito uso ao vivo. São dezenas de padrões, inclusive padrões do usuário, e tudo pode ser alterado em tempo real pelos knobs (tem um botão dedicado que transforma os knobs em editores dos arpegios). Talvez tenha uso em alguma gravação específica.

    Sobre a estética:

    Não costumo me importar muito com isso não, mas o teclado é bonito pra caramba.


    Em suma:

    Depois de passar por outros entry-levels como o S03, o Kurzweil SP-88 e o P-85 (e por alguns vintages e módulos), não achei o RS-9 a bomba que andaram escrevendo não. É um bom teclado para aquilo que se propõe: fazer um som bacana no palco, sem muitas firulas ou preciosismos.

    Para mim, que gosto de sons mais retrôs, mais analógicos, e não me importo com realismo (até porque para ter som de sax ou de trompete nada supera um de verdade, pô), mas com beleza no mix, o teclado é um achado. Acho que caiu como uma luva para mim.

    DuduXP
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    Gus79
    Que bom que voce gostou! Eu tive um e eu não gostei, acho que não consegui me acostumar com ele, no fim eu sempre comparava ele com o XP e aí ele perde feio, das teclas eu gostava, não sou pianista então não tenho desejo por teclas pesadas, mas por não ter gostado dos sons não fiquei com ele, na época troquei ele por um KME61, esse sim gostei, principalmente dos pianos, de todos, e olha como gosto é gosto mesmo, rsrs, é muito pessoal, eu prefiro o piano da Kurzweil, mas é claro tambem que voce usou o piano do SP88 como comparação o do KME é melhor.
    Abrass.

    Marcos Martini
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    Sobre os pads:

    São muito bons, muito quentes. Mas na maioria deles é necessário tirar uma boa quantidade de release, parece que estão sempre com sustain.



    Kara realmente esta é a Praia dos RS's e Juno's.

    Kara usei um RS-50 durante dois anos ,vc me deu a ideia depois vou postar minhas opiniões sobre o RS-50.
    Vlw !!!

    Gus79
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    Boa idéia! :D

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Roland RS-9