Tecladistas de bandas como Jota Quest sabem tocar

Autor Mensagem
kzartdf
Veterano
# mai/05
· votar


LeandroDoria
até q o Fabio Laguna (Angra)eu n gosto muito muito mas falar do Jean Carlos (Oficina G3) e do Marcio ( J Quest) é sacanagem!!! os caras tocam p krlho... Eu fui num show do Oficina G3 que o Jean fez uma participação só com solos do Jordan Rudess... irado!!! (claro q quem conhece sabia q era um meio plágio) e o Márcio... sem comentários... é muito bom.

minha única critica às bandas de rock e pop é que a maioria ainda não descobriu o talento de um tecladista numa banda desse tipo. Pode observar que são pouquissimas as q tem tecladistas e menos ainda as que exploram a habilidade deste... Talvez por isso gosto tanto de Oficina G3!

ROTTA
Veterano
# mai/05
· votar


ericopfusco
A maioria pensa que todos os tecladistas que tão fazendo sucesso em bandas ae, tocam muuito, mas a expericiência tem diferença pra caramba de tecladista pra tecladista

Muito bem colocado. O mesmo vale para todos os outros integrantes, certamente. Infelizmente, alta qualidade hoje não é mais garantia de sucesso. E vice-versa.

Abraços.

Jonathas Lacerda
Veterano
# mai/05
· votar


corretissimo! eles tocam muito! e acho q o Márcio tem uma criatividade muito boa qdo usa os órgãos e os pianos elétricos...

Theo22
Veterano
# mai/05
· votar


Marco Alan Rotta

Ainda bem que não concordou no que tinha mais abaixo.

Vemos que o sucesso está ligado ao grupo e não o individual, acho muito difícil em uma banda de sucesso ter um músico ruim.

Os arranjos da Legião Urbana eram bons, porém na parte de teclado erá realmente muito simples.

É muito importante para um músico uma formação, porém o mais importante é ter sentimento, saber criar, ser um artista.

A todos

Fala mal dos profissionais que estão em bandas de sucesso é muito fácil, porém chegar lá é um destino de poucos, é claro que temos músicos excelentes que não estão em bandas famosas, que tocariam bem melhor que muitos músicos, porém cada músico tem sua particularidade, vc pode tocar melhor que o Márcio, mas não faria o toque que ele faz nas músicas do J-Quest que são fundamentais para que a música fique ao ponto.

Durval Dellê
Veterano
# mai/05
· votar


LeandroDoria

O pessoal que conheço que está na mídia manda bem.. até demais, tem o Pablo, ex-tecladista de Alexandre Pires, Sandra de Sá, agora ele tá lançando um DVD/CD em Piano Solo com música popular própria e de muito bom gosto.

E sobre essa pergunta Estou com uma banda q está c/ uma boa proposta. E penso assim: pô, eu nunca fiz uma aula na minha vida, sou autodidata, etc. Se um dia a banda fizer sucesso? Será q o q eu sei de teclado já dá pra tocar numa banda q estaria na mídia, ou ñ precisa saber MUITO de teclado pra que isso aconteça?

Se o produtor/gravadora gostar da sua cara.. tudo muito bem...... se não é tchau ou pra vc na banda ou pra banda inteira :D

A mídia é cruel!!!!

Abraço!!!

Zara
Veterano
# mai/05
· votar


Se o produtor/gravadora gostar da sua cara.. tudo muito bem...... se não é tchau ou pra vc na banda ou pra banda inteira :D

Isso é verdade. Mas também nunca se sabe o potencial desses caras nessas bandinhas famosas. Um exemplo de alguém longe do virtuosismo, mas que encaixava como uma luva: Roger Waters. O cara - na minha opinião - não fazia nada de mais no baixo, quem compunha a maioria das linhas de baixo do Pink Floyd era o David Gilmour. Mas era ele no baixo e pronto. O Pink Floyd nasceu pra ser aquela formação (Gilmour, Waters, Wright, Mason), e nem o Guy Pratt, baixista de primeira diga-se de passagem, encaixou tão bem no PF quanto o Roger Waters. Muita gente, apesar de não tocar muito, encaixa perfeitamente em certas bandas.

Outras, tocam absurdamente bem e não mostram nem 5% de seu
potencial. Puxando o gancho aí do Durval Dellê, o ex-saxofonista do Só Pra Contrariar (Hamilton Faria) não fazia nada no grupo de pagode. Riffs paupérrimos como o daquela música do Mineirinho, e só. Não tinha mais espaço pra ele. Mas conheço o trabalho dele fora do SPC, ele é um jazzista fudidaço, toca fusion pra %!(¨#!.

Acho que tudo é relativo. Eu não acho que o Marcio, do Jota Quest, nem o Henrique Portugal, do Skank, toquem pra caramba. São limitados ali nas bandas, porque elas não exigem muito deles. Nem essa música "O vento" surpreende, é algo muito comum. Mas quem sabe, fora das bandas, os caras não arrebentem? Por isso que não rola falar que fulano é ruim, cicrano é pior. A não ser que se conheça um pouco mais dos caras fora daquilo que a mídia nos propõe a escutar...

Dill Maestro
Veterano
# mai/05
· votar


musica é muito mais inspiração do kê técnica, eu vejo na minha longa caminhada muita gente querendo copiar todo mundo e na real ninguém se copia porque faz melhor ou faz pior, mas o que eu vejo realmente é que alguns se destacam e por merito da percepção, do equilibrio de talentos e não é realmentre por técnica, derrepente isso exige que se cresça cada vez mais, mas quem tem que avaliar é o musico em si, porque inspiração não se compra em lugar nenhum.
é isso ai, falei

Jonathas Lacerda
Veterano
# mai/05
· votar


Zara
Nem essa música "O vento" surpreende, é algo muito comum. Mas quem sabe, fora das bandas, os caras não arrebentem? Por isso que não rola falar que fulano é ruim, cicrano é pior. A não ser que se conheça um pouco mais dos caras fora daquilo que a mídia nos propõe a escutar...

então vc só se surpreende com rapidez? Então você tem q rever seus conceitos de tecladista... senão sua carreira está perto do fim!

Durval Dellê
Veterano
# mai/05
· votar


Dill Maestro e Zara

Concordo com o Dill quando diz que música é muito mais inspiração do que técnica. Eu por exemplo toco em uma banda onde eu era guitarrista e por motivos do tecladista ter saído eu entrei no lugar pois já tinha ideia de como era, e ali achei o meu espaço sem o "estudo", acho que a questão é você ter senso e bom gosto para encaixar os detalhes das músicas, os espaços que ficam em branco.
Nos arranjos que eu faço nas músicas da banda, que também são minhas, eu não faço uma coisa grandiosa no sentido "dificil", são solos simples, mas que harmonizam perfeitamente com a proposta da música, as vezes são apenas arpejos, mas que ficam ótimos na música e gostoso de se escutar.
Ou seja, na minha opinião não é necessário vc ser o cara mais fudido para se destacar mais, os mais fudidos se destacam mais entre os músicos, mas e o público, o seu cliente, que vai comprar o seu cd, que irá no seu show, comprar sua camiseta, ele não sabe distinguir se o cara toca horrores, mas gosto da música por outro motivo, seja sentimento, seja consciencia, seja original em fazer um som diferente, enfim faz parte dos gostos de cada um.
Eu gosto de fazer uma música, não para ela ser difícil de tocar, mas para ela tocar o coração das pessoas, suas ideias, para relaxar, enfim para fazer bem a quem está ouvindo.

E agora que já estou no meio que comecei a fazer aula de piano, não sei bulufas de como tocar, mas já que quero seguir carreira devo dominar o meu instrumento de trabalho.

Abraço a todos

Mr_Mojo_Rising
Veterano
# mai/05
· votar


Jonathas Lacerda,

Zara
Nem essa música "O vento" surpreende, é algo muito comum. Mas quem sabe, fora das bandas, os caras não arrebentem? Por isso que não rola falar que fulano é ruim, cicrano é pior. A não ser que se conheça um pouco mais dos caras fora daquilo que a mídia nos propõe a escutar...

então vc só se surpreende com rapidez? Então você tem q rever seus conceitos de tecladista... senão sua carreira está perto do fim!


Ô cara, menos ae!! hehehehe... Quanto drama... Se vc puxar um histórico do fórum, verá que a Zara, eu, e mais alguns membros são ferrenhos defensores da "NÃo-FRITAÇÃO"... Lógico que solos rápidos têm o seu lugar, mas só se forem justificados, cara... O que conta é o feeling do arranjo, seja rápido, seja lento, seja difícil, seja fácil (vide o tal "duelo", em que a composição "fácil" deu um banho na "difícil" por causa deste quesito feeling..)...

O que a Zara quis dizer ali foi que a tal música não é tão difícil como parece...

Manda uma maracujina pra dentro cara... A gente não precisa de mais stress gratuito aqui, concorda??

Abs.

Zara
Veterano
# mai/05 · Editado por: Zara
· votar


Jonathas Lacerda
Promova menos. Desculpe se minha opinião divergiu da sua, mas uma coisa eu peço: não vamos revitalizar a maré de discussões tolas. Se você gosta da música, que bom pra você. Vai lá escutar, tocar, seja lá o que for, mas evite brigas e troca de ofensas entre os membros, valeu?

-- Só esclarecendo pra galera:::

E nem foi bem isso que eu quis dizer, de dificuldade na música "O Vento". Como tecladista há 15 anos, acho que tenho direito de ter uma opinião sobre certas músicas. Só acho pouco e não gosto, não me surpreende mesmo, vou fazer o que? E também não gosto de Richard Clayderman, um virtuoso que detona o piano. E daí? Foi decretada uma ditadura pra ninguém expressar o que acha aqui? Se tem gente que defende certos hits ou instrumentistas até a morte, devemos RESPEITAR, né não?

Mr_Mojo_Rising
Se vc puxar um histórico do fórum, verá que a Zara, eu, e mais alguns membros são ferrenhos defensores da "NÃo-FRITAÇÃO"...

A gente deixa passar, ta valendo. O bom é que confundem o que eu falo e acham ruim depois... Acho que estamos como estranhos no ninho aqui. O que a gente gosta é só rapidez, se o papa-léguas correr desgovernadamente em cima do piano, iremos aplaudir e viraremos fãs enlouquecidos do bichinho. Precisamos rever nossos conceitos.

Mr_Mojo_Rising
Veterano
# mai/05
· votar


Pois é, a mesma acusação de absolutismo quer vc fez precipitadamente à Zara (sobre vc achar que ela só gosta de coisa rápida) já rolou com vc... Não foi vc que disse num tópico passado (não lembro qual) que abominava Rock?? Gosto pessoal é uma coisa (não querer algo pra sua pessoa), agora não querer algo pros outros, "condenando" os caras que curtem um estilo, é meio foda né cara? Tá certo que tem nego que passa dos limites... Mas mesmo assim não justifica...

Sempre que eu critiquei alguem aqui foi por atitudes, nunca porque ele gosta de tal estilo ou porque ele acha que tem que ser virtuose pra ser bom... Tanto que tem pessoas aqui que pensam assim e eu curto, falo por msn e por forum direto... Aceito o ponto de vista deles e não tento impor o meu... Agora, se a gente pudesse fazer menos tempestade em copó dágua e aceitar mais o que cada um pensa, seria melhor...

Ou seja, toda essa putaria que aconteceu entre 1245678 membros do forum e o seu amigo V.A. (que é mal-visto aqui pelas atitudes escrotas, o fato de pegarem no pé da música dele é consequencia) também não teria acontecido... E o forum seria como era antes....

Menos absolutismo e mais racionalidade, por favor...

ROTTA
Veterano
# mai/05
· votar


Mr_Mojo_Rising
Agora, se a gente pudesse fazer menos tempestade em copó dágua e aceitar mais o que cada um pensa, seria melhor...

Boa frase. :-)
Abraços.

Zara
Veterano
# mai/05 · Editado por: Zara
· votar


Até peço pra alguém que tem algo do cara do Jota Quest gravado, que seja diferente daquilo que ele faz na banda, por favor, se puder me mandar ou me falar um site pra eu baixar... não conheço o trabalho dele fora da banda, queria ver se gosto ou não.

Mr_Mojo_Rising, você tem algo desses caras? Tipo um workshop ou algo meio fora do estilo de suas bandas? Preciso parar de ouvir Billy Preston e Jimmy Smith. heha

Mr_Mojo_Rising
Veterano
# mai/05
· votar


Tenho não. Continue no Billy Preston e no saudoso mr. Smith por enquanto... :)

Jaum_Paulo
Veterano
# mai/05 · Editado por: Jaum_Paulo
· votar


Se me permitem, sinceramente, essa música "O vento" não tem nada de surpreendente, apenas acordezinhos com algumas dissonantes, não vai ser por essa música que esse tecladista vai ser considerado "genial"... ah claro, isso no MEU ponto de vista...

Zara
Veterano
# mai/05
· votar


Eu gosto do tecladista da Banda Black Rio.
E ele não fica com firulas de velocidade, apenas faz o que encaixa na música e pronto, fica perfeito. Ritmo, harmonia, punch, groove, feeling... não precisa mais nada =)

Theo22
Veterano
# mai/05
· votar


Euzinho peguei esse assunto que estava escondido e trouxe pra discutir novamente, mas vamos discutir o assunto, certo?

O vento não é difícil, o que está se falando e da beleza que tem o toque da música, só porque o cara não subiu encima do teclado? Que isso, eu mesmo fiz um toque muito simples pro FCC II, qualquer um tira, porém acabou agradando a galera, entendem?

Quando a Zara falou: (modificado) Eu não acho que o Marcio do Jota Quest toque pra caramba. É limitado ali na banda, porque ela não exige muito dele. Tocar pra caramba?

Ele toca realmente o que pode, até mais, pois ele toca 100% nas músicas, e é o único que capricha no Hammond, tem um feeling essencial, gosto da maneira que ele toca as músicas.

Vc falou do ex-saxofonista do finado Só Pra Contrariar, Hamilton, ele manja no Jazz mais que pagode, agora pra saber que um músico é bom ou não, tem que ouvir ele tocando Jazz?
Ou ouvir ele tocando de forma mais superior em um grupo? Ou a banda abrir espaço para ele ficar tocando o instrumento dele?

Lêem o que Durval Dellê escreveu mais uma vez, por isso agora, vocês vão dizer que ele não é grande cosia? Ele falou tudo, continue assim que vc será um destaque. Parabéns!

Não vou ficar mais defendendo o Márcio, até mesmo por que o cara é rico, conhecido, toca bem, não me conhece, e tem um Hammond B3 e vários teclados. Agora nunca ouvi alguém tocando em banda, tirar aquele som, sempre é muito inferior. Eu mesmo ralo pra caramba no meu 1100 pra chegar perto dele, e anda longe.

Banda Black Rio, hum, vou ouvir, não lembro!

Sem brigas.

Mr_Mojo_Rising
Veterano
# mai/05
· votar


Agora nunca ouvi alguém tocando em banda, tirar aquele som, sempre é muito inferior. Eu mesmo ralo pra caramba no meu 1100 pra chegar perto dele, e anda longe.

Sem tirar qualquer mérito do cara (mesmo porque não conheço o cara a fundo). Mas você não acha que ele "tira aquele som" muito por causa do equipamento? Não é todo mundo que tem "Hammond e vários teclados" como vc disse...

Pegando o exemplo de um puta músico acima de qualquer suspeita: bota o Jon Lord pra tocar Space Truckin no hammond C3 dele e depois num PSR185 e me diga se vai ter diferença... Mesmo no seu PSR1100 vc não vai conseguir aquele som... Chega uma hora em que o "talento" acaba e o que faz a diferença é a qualidade do som (timbre, dinâmica, forma) que o cara tira... É só qualquer um aqui fazer o teste: na hora em que vc fizer um upgrade de teclado, veja se com o equipamento melhor o seu desempenho não melhora? Vc pode estar tocando da mesma maneira, mas com os timbres melhores e recursos, parece q vc é o fodão...

Em resumo, lógico que o cara tem que saber tocar, mas equipamento faz a diferença....

ROTTA
Veterano
# mai/05 · Editado por: ROTTA
· votar


Mr_Mojo_Rising
Chega uma hora em que o "talento" acaba e o que faz a diferença é a qualidade do som (timbre, dinâmica, forma) que o cara tira...

É verdade. Isto acontece com outros instrumentos também, especialmente acústicos. Acredito que a maioria aqui (eu inclusive) começaram tocando em equipamentos amadores, em geral sofríveis. Na medida em que evoluímos neste sentido, e quem vive disto deve evoluir sempre, fica evidente que a qualidade do equipamento é algo importante. Certamente que não substitui o talento, mas o complementa.

Abraços.

Theo22
Veterano
# mai/05 · Editado por: Theo22
· votar


Mr_Mojo_Rising

Mais um ponto!

Eu já falei algo sobre isso aqui, ou seja, realmente o timbre ajuda bastante, quanto mais real, mais qualidade, melhor é a performance do músico, vc falou justamente algo que todos hão de concordar.

Porém também, se vc pega uma musico que toque mau, e colocar em um teclado kurzwei com aquele pianinho famoso, e colocar um músico como o Jon Lord em um PSR 1100, vc vai perceber quem toca bem.

equipamento faz a diferença...? Com certeza, quando se fala de músicos com um mesmo padrão, certo?

Vc tem razão, tirar aquele som do Márcio é fod* por ele ter buscado um Hammond, e com certeza ele sabe usar muito bem, pois repare que se encaixa perfeitamente na música tudo o que ele toca, sem falar nos timbre que é uma particularidade do músico, e veja que é único. Qual outra banda criou algo assim? Eu tenho um aparelho de som, que com ele consigo aumentar o som do Hammond do Márcio 4 vezes mais, dá pra sentir a mudança nos controles, ele enche tudo. Agora é claro que tem arranjos tocados em Hammond muito complicados, e que dá gosto de se ouvir como On my mind Falkenstein, mas repare que o instrumento principal da música é o Hammond, então o simples e bem feito me agrada tão quando o complicado e bem feito.

Marco Alan Rotta
Certamente que não substitui o talento, mas o complementa.


Caramba, que frase!

ROTTA
Veterano
# mai/05 · Editado por: ROTTA
· votar


Theo22
vc falou justamente algo que todos hão de concordar

Será? :P

repare que o instrumento principal da música é o Hammond

Resumindo, Hammond é muito bom mesmo! Sem exagero, deve ter milhares (talvez milhões) de combinações possíveis.

Caramba, que frase!

Valeu!
Abraços.

Zara
Veterano
# mai/05
· votar


Theo22
Até tu, Brutus?
Será que se eu repetir o que eu disse, vc compreende?
Roger Waters. O cara - na minha opinião - não fazia nada de mais no baixo, quem compunha a maioria das linhas de baixo do Pink Floyd era o David Gilmour. Mas era ele no baixo e pronto.

Ou, na boa, vcs tão confundindo as estações...

Mr_Mojo_Rising
Concordo. E passo a bola pra você. Com certeza o que eu for falar aqui vai virar pivô de polêmica... então vou ficar na minha.

Durval Dellê
Veterano
# mai/05 · Editado por: Durval Dellê
· votar


Obrigado Theo22,

Mas eu realmente acho isso uma realidade..... vc não precisa fazer o solo mais dificil do mundo pra tocar muito.

Se você entender a proposta da música que irá tocar, a mensagem que ela quer transmitir tanto em letra quanto em melodia, arranjos, conseguir absorver e expor no teclado algo que encaixe nesse propósito você terá feito um arranjo perfeito na minha opinão, não me interessa se você usou o Tom de Dó Maior alterando para Lá Menor só para não usar acidentes por exemplo, se vc só tocou Dó, Mi e Sol, arpejando a música, interessa é se ficou gostoso de escutar, se vc conseguiu expressar sentimento.

Ficou gostoso de escutar? você conseguiu relacionar a música com você com seu solo? então está ótimo, você é um bom músico. Um músico tem que ter sensibilidade, interpretação, humildade e ser muito criativo.


Posso até estar errado....... mas é difícil tocar a 9ª sinfonia???

ROTTA
Veterano
# mai/05
· votar


Durval Dellê
vc não precisa fazer o solo mais dificil do mundo pra tocar muito

Legal ter tocado no assunto desta forma. Falando de música em geral (embora estejamos no fórum de teclado), eu tenho uma tendência pela simplicidade. Se formos ouvir, e analisar, músicas de sucesso, veremos que são na maioria simples em arranjo/melodia. Não estou dizendo que isto seja "bom" ou "melhor", mas acontece.

Abraços.

Theo22
Veterano
# mai/05
· votar


Zara

Fique na nossa, vc é a única menininha e ainda não pode falar, isso é ilgal...rsds

Fama é fama, realmente as vezes isso eleva muito o músico. Isso acontece muito com quem canta, faz fama por sorte, mas anda longe de ser um artista completo.

Durval Dellê
Marco Alan Rotta
Falo e disse, e isso aí, as coisas complicadas são legais, mas na maioria das vezes o simples torna-se mais agradável.

jack satriani
Veterano
# mai/05
· votar


Po galera, não sou tecladista não ,mas gostei do tópico...
Pra mim o cara que toca muito é o cara que toca com a alma...Se o cara dá um mi com sentimento vc sente a diferença por que ele faz a diferença...Não adianta ser o cara mais rápido do mundo e não ter sentimento...É isso ai

Anselmo Delfino
Veterano
# jun/05
· votar


Existe um conceito que é assim.

O Sucesso é relativo.

Se vc sonhou em na vida ter uma casa própria simples, e uma bicicleta para se locomover, e consegue ter sua casa própria e um carro mil. vc é feliz e realizado.

Se vc sonhou em ter uma ferrari, uma mansão e uma casa na praia, e tem um Audi, um Apartamento, vc não é feliz.

Bom digamos que isso tambem se aplica a musica, muitos alunos chegam para aprender sem noção nenhuma de ritmo, afinação, etc.. se o professor não desanimar e o aluno for aplicado, ele conseguira tocar e cantar para ele mesmo ou para alguns amigos, sem fazer feio, e garanto ele será muito feliz.

qual a finalidade de se ficar medindo a capacidade de outros, concentrem a atenção na sua musicalidade, desenvolva-se ouvindo boas musicas, aprendendo, escutando e praticando.

Rapidez, tecnica em excesso, acaba com o principal da música e de qualquer arte, a expontaniedade.

BBKing não é mais rapido que os guitarristas atuais, mas mesmo assim é adorado e idolatrado por muitos musicos, Porque sera ?
Sera que por ter desenvolvido um jeito próprio de tocar? talvez?

Desenvolva o seu. e não se prende a regras e convenções.

Theo22
Veterano
# jun/05 · Editado por: Theo22
· votar


Tecladistas de bandas como Jota Quest sabem tocar?

Respodendo a pergunta:

É claro que sabem, não só sabem tocar bem, como sabem fazer bons arranjos na banda, como exemplo, ouça as músicas do MTV ao vivo Jota Quest e veja que as músicas tem ótimos arranjos de pianos, hammonds (tocado de forma única pelo Márcio), synths e pads.

Ou seja, o cara que está lá não sou eu nem você, pq se fosse estaria certo dizer: eles sabem tocar?

Entre outras bandas pop rock nacional, acho que o pessoal também manda bem, mas o Tecladista do Jota, toca muito bem, podes crer!

Theo22

Leslie_Overdrive
Veterano
# jun/05
· votar


Pô cara, que fixação com o neguin do Jota Quest... :-)

Ele faz bem o que a banda se propõe, tem seus méritos de escolher bem a timbragem e tal, mas está longe de ser um cara a se idolatrar e a se seguir. Não desmerecendo o cara, mas ele toca pop/rock com acento black, certo?? Sugiro vc pesquisar "as fontes" de onde ele tirou o que ele faz (que aliás, são técnicas bem comuns de hammond). Garanto que aí sim vc vai ver o que é destruir. Não tô falando de virtuosismo gratuito nem de fritação, coisas que eu abomino, mas de inovação pra época em que tudo isso foi feito.

Por exemplo, Billy Preston, Stevie Wonder (o das antigas, não o mela cueca da decada de 80), Sly and the Family Stone e tantos outros que realmente causavam arrepios quando faziam o hammond, o Rhodes, o clavinet e até o mini moog e o arp 2600 gritarem nas suas mãos. E pra vc não dizer que eu vivo no passado, dos caras mais novos dentro do estilo, o tecladista do Jamiroquai faz coisas realmente fodas com os seus synths.

Garanto que vc ouvindo tudo isso, vai mudar um pouco o conceito sobre o cara do Jota Quest ser um semi-Deus. Vc vai poder até continuar gostando dele, mas seu ponto de vista vai mudar.

[ ]'s.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Tecladistas de bandas como Jota Quest sabem tocar