acordes mais complicados..

    Autor Mensagem
    marcos aurelio
    Veterano
    # abr/04


    pessoal, como vcs fazem pra tocar aqueles acordes com mais de 3 notas??? assim, além dos básicos, eu só consigo tocar legal os com 7, com 4(só são três notas, eu sei) e dim (só toco as 1/3/5-), mas com os outros acordes o som fica meio estranho ou minha mão não alcança as notas...

    sagat
    Veterano
    # abr/04
    · votar


    Marcos Aurelio

    voce já estudou as inversões, triades básicas, triades com notas acrescentadas, tétrades básicas e tétrades com notas acrescentadas?
    ex: C/E C C9 C7 C7(9)
    C2 C7M C7M(11b)
    Csus C6(9)

    Lívia
    Veterano
    # abr/04
    · votar


    Olha, Marcos Aurélio, eu acho que dedos compridos também ajudam a fazer acordes com 4 notas.

    marcos aurelio
    Veterano
    # abr/04
    · votar


    Marcos Aurelio

    voce já estudou as inversões, triades básicas, triades com notas acrescentadas, tétrades básicas e tétrades com notas acrescentadas?
    ex: C/E C C9 C7 C7(9)
    C2 C7M C7M(11b)
    Csus C6(9)


    já... na teoria eu sei montar as notas, mas na prática acho complicado tocar esses acordes... pra exemplificar, C6(9) = C-E-G-A-D, bom, eu tenho MUITA dificuldade em tocar um acorde que se extende por mais de uma oitava, gostaria de saber se posso reordenar e/ou omitir algumas notas (como no violão) e como posso decidir que modificações posso fazer.

    e mesmo quando dá pra tocar tranquilamente (como os acordes de 4 notas) o som fica meio estranho... mas eu acho que isso é falta de costume mesmo..

    LeandroP
    Moderador
    # abr/04
    · votar


    marcos aurelio

    é só falta de hábito mesmo, vai com calma que você está caminhando certo:)

    yanni540
    Veterano
    # abr/04
    · votar


    marcos aurelio
    Só q um acorde como este C6(9) tem q ser feito com as duas
    mãos. Pode-se tbm faze-lo invertido.

    marcos aurelio
    Veterano
    # abr/04
    · votar


    marcos aurelio
    Só q um acorde como este C6(9) tem q ser feito com as duas
    mãos. Pode-se tbm faze-lo invertido.


    como assim? tocá-lo com as duas mãos? e a melodia?

    e como funciona aquele "negócio" de tocar "1-5-8" (tônica-quinta-tônica) com a mão esquerda? como funciona? quando usar? como eu lido com as notas mais complicadas (inversões, sétima, ...)

    de qualquer modo, muito obrigado pela ajuda.

    sagat
    Veterano
    # abr/04
    · votar


    marcos aurelio

    No caso de C6(9) joga-se a fundamental para o baixo e toca-se as demais notas na mão direita (dó- mão esquerda_ mi-sol lá-ré), voce podera dobrar a quinta, dobrar ou triplicar a tonica na na mão esquerda(tonica-quinta-tonica), essa opção é para acompanhamento.

    No caso de solo se voce quiser segurar a base na mão esquerda como não é possivel tocar todas as no notas, toca-se somente o básico do acorde por ex C6(9) dó-mi-sol ou dó-sol-mi(acordes abertos), C7(9) dó-mi-sol-la#.

    OBS: a forma de tocar tonica-quinta-tonica só podera ser usada se a terça estiver sendo tocado na mão direita já que a terca não pode ser suprimida pois é nota que acaracteriza o acorde.

    * os acordes 2 e 4 ,são considerados triades complemantares, sempre que ocorrerem devera subistituir a terca pelo grau pedido.


    Csus = C4 ,sempre que aparecer sus a terca devera ser substituida pelo quarto grau (dó-fá-sol)

    Csus9 = C4(9) (dó-ré-fá-sol)

    C2 ,sempre ira substituir tambem a terca pelo segundo grau (dó-ré-sol)

    C9 = Cadd9 , acrescenta o segundo grau mas não substitui a terca (dó-ré-mi-sol), a mesma coisa ira acontecer no acorde tipo 11 (esse tipo de acorde ira ocorrer em tetrades) acrescenta-se o quarto grau mas nao substitui a terca.

    * um acorde para ser uma tétrade tem que ter intervalo de terca entre todas as notas do acorde, isso ira ocorrer em acordes de 7M ou 7, se aparecer 2,4,11,9,6,13 serão considerados triades com nota acrescentada ou tétrades com nota acrescentada.

    yanni540
    Veterano
    # abr/04
    · votar


    Dá-lhe, Sagat! C é bão mesmo, heim?
    Valeu!

    sagat
    Veterano
    # abr/04
    · votar


    yanni540

    Obrigaduuuu!!!!!!

    sagat
    Veterano
    # abr/04
    · votar


    correção: OBS:...... é nota que caracteriza o acorde.

    Eu coloquei acaracteriza.

    marcos aurelio
    Veterano
    # abr/04
    · votar


    então, deixa eu ver se eu entendi:

    esses acordes mais complicados só serve mesmo no caso de vc estar fazendo um acompanhamento, tipo uma base... nao serve muito se vc tiver fazendo solo, certo?

    Sniperage
    Veterano
    # abr/04
    · votar


    marcos aurelio
    negativo, arpejar nestes acordes da um solo legal, se é q me entende.
    abraços!

    LeandroP
    Moderador
    # abr/04
    · votar


    marcos aurelio

    Se você estiver fazendo um simples G7 na base, você poderia arpejar que quisesse sobre mesmo. Ainda mais acordes com sétimas menores, chamados de dominantes. Estes acordes tem uma quantidade enorme de tensõespra um acorde.

    Experimente arpejar um G7(13), um G7(b9), G7(b13) sobre um simples G7. São tensões diferentes mas que podem cair como uma luva num improviso.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a acordes mais complicados..