OpenRealB: alternativa gratuita ao iReal para diagramas de acordes

Autor Mensagem
    F7b5
    Membro Novato
    # 31/mar/25 18:19

Olá a todos!

Há algum tempo venho querendo unir minhas duas paixões: programação e música. Por isso, criei algo que gostaria de compartilhar com vocês. Chama-se OpenRealB - um site bem simples para visualizar diagramas de acordes:

https://www.openrealb.com

Fui eu quem desenvolveu, e a ideia é manter o acesso gratuito aos diagramas de acordes. Você também encontrará tablaturas, poderá transpor os acordes e explorar vários estilos musicais.

Se você testar, adoraria receber seu feedback para melhorar o conteúdo, o design e as funcionalidades. Obrigado, e espero que goste!

yellowblues
    Membro Novato
    # 18/abr/25 06:48
    · votar

Olá F7b5,

Parabéns pelo projeto! Muito legal, a renderização fica muito bonito na tela.
    De onde vêm os diagramas? É você que está adicionando uma a uma ou você está pegando de algum db? É compatível com algum formato?

Posso dar uma sugestão? Já tem plataformas semelhantes com conteúdo bom para jazz standards. Contudo não tem nada assim com conteúdo bom para MPB. Mesmo o ireal é ruim para MPB. O conteúdo confiável de MPB no ireal atualmente se resume às bossas conhecidas no exterior. Acredito que se você focar mais em MPB e mercado brasileiro, teria um grande diferencial. Por exemplo se você tiver as 500+ de bossa, samba, forró, xote, mpb, samba-rock, teria um grande diferencial ao relação ao ireal.

E já que você gosta de programação e música, poderia por favor dar uma olhada no meu post:
    https://forum.cifraclub.com.br/forum/9/342997/
    ?
    Imagino que seja possível programar alguma solução que pega as músicas do cifrasclub e coloca num formato melhor para impressão ou ipad. Pode vender pro cifrasclub ou se fizer um crowdfunding eu contribuo.

Parabéns!

F7b5
    Membro Novato
    # 26/abr/25 11:11
    · votar

Muito obrigado pela sua mensagem, ela é muito pertinente.

Tive a sorte de estudar em uma escola de música internacional, o que me permitiu conhecer muitos músicos do mundo todo. Isso é uma grande fonte de inspiração para mim: quero criar uma base de dados que também integre músicas de estilos regionais.

Quanto às partituras, por enquanto elas vêm principalmente de arquivos MusicXML, e às vezes de PDFs. Desenvolvi uma pequena ferramenta de automação que me permite extrair diretamente a grade de acordes de um PDF.

De forma geral, sou muito à vontade tanto com a música quanto com as linguagens de programação – são as duas áreas em que atuo profissionalmente. Ficarei muito feliz em montar uma coleção dedicada à MPB e aos estilos regionais que eu adoro particularmente.

Poderia fazer uma sinalização no meu site, em qualquer partitura, deixando seu contato (e-mail, WhatsApp ou outro meio) para que possamos eventualmente conversar? Tenho alguns contatos brasileiros, mas eu mesmo não tenho a cultura profunda dessa música, e échanger avec você tornaria isso muito mais possível.

Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original

Tópicos relacionados a OpenRealB: alternativa gratuita ao iReal para diagramas de acordes