Troca rápida de timbres/presets do teclado via app ou software

    Autor Mensagem
    gambit
    Veterano
    # 26/out/22 13:29


    Olá meus amigos...
    Não tive resposta com clareza na minha dúvida pesquisando aqui no fórum, mas caso haja por favor me encaminhem um link.
    Seguinte..Atualmente uso um roland bk5 e um xps10.
    Toco vários sons onde uso os dois com timbres e configurações diferentes em modo performance. Ex: Em uma música eu uso organ com 1/8 acima no bk5 e dois pianos em dual com 1/8 abaixo no xps10 .
    Existe um app ou programa para um tablet Android preferencialmente, onde eu possa nomear com o nome da musica e salvar várias configurações como essa para diversas músicas, onde eu só selecione no tablet e faça essas trocas rápidas já com tudo configurado ?..
    Obrigado a todos..

    gambit
    Veterano
    # 26/out/22 16:00
    · votar


    Edsm100
    Muito obrigado pela resposta..sim era isso mesmo que eu tinha em mente..porém já vi que via tablet mesmo fazendo em um teclado..é complexo...
    É que..conforme o número de músicas no repertório da banda vão aumentando...estou cada vez mais me enrolando pra chamar as performances corretas em ambos teclados para a mesma música...obrigado

    sereanes
    Membro Novato
    # 26/out/22 22:17
    · votar


    gambit

    Uma sugestão: venda seu Roland BK5 (arranjador) e seu XPS10 ("sintetizador"), bote mais uma grana e compre um Yamaha MODX8 ou um Yamaha Montage 8.

    Aí, vai ficar fácil, muito fácil, fazer o que você quer.

    edsm100

    Na afirmação: via wifi (desconheço algum teclado no mundo com conexão wifi, existem vários.

    Abraços.

    gambit
    Veterano
    # 27/out/22 17:33
    · votar


    Sereanes

    Sim...vendo os dois e coloco mais 20 mil em cima...kkkk
    Tá resolvido...kkkk
    Mas valeu

    fernando tecladista
    Veterano
    # 27/out/22 22:25
    · votar


    Poderia me falar quais modelos e qual a função wifi de cada?
    o que se consegue fazer não sei, mas os GO da roland tem bluetooth

    da yamaha e outras marcas tem o transmissor midi
    na versão para porta USB e na versão conector DIN-5

    fernando tecladista
    Veterano
    # 27/out/22 22:40
    · votar


    gambit

    o complicado ai é que são teclados simples, e qualquer coisa que se pense fazer com eles precisa de algum dipositivo ou ipad, ou notebook.... interface e etc... no final a brincadeira fica cara e nem sempre da o que vc pensou em fazer devido as limitações do equipamento

    o que eu cosigo fazer só em teclado:
    nos korgs tem o modo combi
    nesse modo eu consigo juntar 8 parts (timbres) (acho que os novos até 16
    cada parte vc pode ir colocando timbres ou dividindo o teclado (splits)
    por exemplo
    fazer o piano + string, e vc pode fazer um split e no canto do teclado colocar um sino, prato, efeito...
    o que eu já consegui fazer no meu velho 01/W

    fazer o combi com os timbres que eu precisava, e via midi o combi do korg mudava o timbre de outros dois teclados que estavam ligados em midi no 01/w
    eu digitava o timbre por exemplo no korg um A48
    no korg entrava um orgão e um brass em split
    e ao mesmo tempo sem eu digitar mais nada o korg mandava uma mesagem midi (em uma das parts do combi) para mudar o piano do roland e por um strings no yamaha

    bo korg eu conseguia endereça os dois efeitos que tem nele, então eu podia direcionar um para o orgão e outro para o brass

    cada part de uma combi vc escolhe se o timbre será interno ou externo (via midi) oitava, região do teclado que ele atua (split) até que rota ele faz para passar em um ou outro efeito
    --------------------------------------------------------
    das outras marcar tb dá mas o ultimo roland que mexi afundo foi um xp80...
    ai seria interessante vc pesquisar sobre isso em outras marcas

    da até pra fazer naquele XWP1 da casio
    ---------------------------------------------------------
    um xps 10 tem poucos recursos, talvez acima no xps30 a coisa melhore mas desconheço o modelo
    -----------------------------------

    interessante seria vc baixar manual ou procurar video
    falando sobre modo combi (na korg)
    performance (na roland)
    hexalayer na casio

    gricwb
    Veterano
    # 28/out/22 09:44
    · votar


    Vou dar mais uma sugestão: Vender os 2 teclados, pegar um com saida/entrada MIDI, poderia até ser um XPS30, e comprar um controlador midi para usar em conjunto com o XPS30, isso te daria mais opções ao vivo.
    Agora, essa troca sequencial de timbres/performances de forma mais simples, não sei na linha Roland, mas na Korg há a função "Setlist", que faz exatamente isso que vc quer, porém só disponível no Kronos, nem o Krome tem isso.
    Ainda nos Roland, vc pode salvar as performances nos favoritos na sequencia que vai tocar e trocar via pedal, se não me engano o Xps30 tem entrada para um segundo pedal.

    gambit
    Veterano
    # 28/out/22 18:12
    · votar


    Obrigado a rodos pelas sugestões..
    Entendi que
    ,até eu conseguir dar um upgrade no meu setup vou ter que ir me ir me.arrumando com as performances gravadas na sequência do repertório como o gricwb sugeriu...

    Wertys
    Membro Novato
    # 04/nov/22 16:52
    · votar


    Já vi guitarrista fazendo isso através de Prottols...

    O Jordan Rudess fazia algo "semelhante", mas era o teclado dele (eu acompanhava na época do K2600x) que mudava tudo. Ele mudava as performances "subindo" os Setups pelo pedal com um comando de troca de Setups.

    sonicsbr
    Veterano
    # 27/nov/22 17:41
    · votar


    Existe um app ou programa para um tablet Android preferencialmente, onde eu possa nomear com o nome da musica e salvar várias configurações como essa para diversas músicas, onde eu só selecione no tablet e faça essas trocas rápidas já com tudo configurado ?

    Meu caro, não é complexo, é apenas trabalhoso.

    1) Ambos teriam que estar ligados por protocolo MIDI a um sequenciador
    2) Vc teria que verificar se ambos recebem program change no seu Midi Chart (implementação MIDI de cada 1)
    3) Vc teria que programar em um computador + sequenciador as mudanças por Control Change (program change) para cada música. Ao abrir aquela música no sequenciador, os teclados receberiam os comandos de mudança de timbres.

    Segue um exemplo do que vc deseja realizado no Reaper : https://www.youtube.com/watch?v=Gg7IZIJzd3I
    *Cada DAW (ou sequenciador) funcionará de uma forma diferente, mas sempre com o mesmo protocolo.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Troca rápida de timbres/presets do teclado via app ou software