Como faço para gravar o som do meu teclado no Notebook?

    Autor Mensagem
    Luaaaa
    Membro Novato
    # jul/20


    Vi vários vídeos e pesquisei mas ainda não entendi como faço para gravar o som, e já ouvi falar que pode queimar a placa de som do meu notebook, então estou receosa, mas isso é verdade?

    No momento não tenho como comprar uma placa de som externa, e o meu notebook não tem line-in, como já vi em vídeos falando para conectar o instrumento aí.

    Então...tem algum adaptador que tenho que comprar ou posso conectar na entrada de fone do meu notebook?

    (meu teclado é o Korg N364 e tem a entrada de fone e também as 1/L/Mono; 2/R; 3; 4 -- em qual destas conecto?)

    johnxx3
    Membro Novato
    # jul/20
    · votar


    Luaaaa
    Computadores modernos nao possuem mais que uma entrada de plug, servindo de microfone ou fone de ouvido, a configurando logo que conectar. Configure pra microfone (alguns tem ate audio-in) e veja se funciona. No teclado ligue o cabo no out (audio R L). Vai depender muito da marca de teu computador, pois alguns tem ate ganho (gaing) de sinal automático nesse único "in", onde já ví ate gente ligando guitarra nele e funcionar (ou será que tinha placa de som?). Tente e boa sorte. (obs: em último caso, seria bom uma mesa de som mínima, pequeninha e barata, se usar muito disso, e com várias conexões nela e sem esquecer que existe plug-USB, in-out desde R$ 20 pra cima).

    Ningen
    Veterano
    # jul/20 · Editado por: Ningen
    · votar


    Luaaaa

    Teoricamente o que você pode fazer para "melhorar" o som é configurar o microfone para estéreo (Dois canais), talvez aumentar o sample rate. (E tirar o boost, o sinal do teclado vai chegar bem alto)

    Mas aviso, aqui no meu, fiz um teste e ficou bem "lofi" rsrsrs

    Antes.

    Depois.

    entamoeba
    Membro Novato
    # jul/20 · Editado por: entamoeba
    · votar


    Tem dois jeitos de gravar:
    1. Áudio
    2. MIDI

    Baixe uma DAW gratuita e use seu teclado como controlador. O que mais tem é instrumento virtual gratuito com som de teclado. Aí, você grava MIDI.





    M.André
    Membro Novato
    # jul/20
    · votar


    Bom, não tenho muito o que acrescentar além das respostas que já foram dadas.

    Basicamente, vais utilizar a entrada de microfone do notebook e a saída L/Mono do teclado. Vai precisar de um adaptador pro plugue do cabo, visto que o notebook é P2 e o teclado é P10.

    Feita a conexão, será necessário utilizar um software pra gravar. Existem diversos gratuitos que quebram o galho (costumo usar o Audacity) e no youtube tu consegue aprender rapidinho as funções básicas de praticamente todos.

    Se tu gravar mais de uma faixa e na hora de reproduzir o som apresentar latência (faixas desencontradas, mesmo tu tendo gravado no tempo certinho) será necessário instalar um outro software pra corrigir esse problema: o Asio4All. No youtube tu também aprende a configurar.

    Depois de dominar essa parte básica, aí tu pode te aventurar pelos instrumentos virtuais (VST). Particularmente eu não utilizo, mas é um universo novo de possibilidades.

    Boa sorte.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Como faço para gravar o som do meu teclado no Notebook?