Comprei um Roland D20 e agora ?

    Autor Mensagem
    Soulsynth
    Membro Novato
    # jul/19


    Olá classe de músicos desvalorizada pela massa, os tecladistas, na minha opinião.

    Comprei esse synth, e vi que mesmo conseguindo tirar o som que eu quero, a programação em si demora muito. Talvez eu dava tentar em Dó ... desculpe.

    Enfim, existe algum acessório para facilitar a edição de timbres ?

    Obrigado.

    Casper
    Veterano
    # jul/19
    · votar


    Leia o manual até decorar e procure em fóruns especializados. Tipo Gearslutz. D20 é enrolado para programar mas vale a pena aprender. Sons fantásticos.

    macaco veio
    Veterano
    # jul/19
    · votar


    tenho um desse guardado com um amigo, comprei na época que lançaram e arrependi muito depois que peguei emprestado um Kawai k2 ou k3 (não me lembro exato) que era o competidor do D10 (que era D20 sem o sequencidor e o drive de disquete), o synth do Kawai dava de 10 a zero no D20 e muito menos complicado e um synth mais barato. Usar o sequenciador do D20 era um saco e os PCM eram horriveis. Eu queria um Juno na época (o antigo) mas a roland já tinha tirado de linha e lançado a linha D que o melhorzinho era o D50, depois ela tirou essa linha D fora (não durou muito tempo) e lançou a linha E que apesar de não ser propriamente synt tinha a praticidade e sonoridade muito superior, ai que ela começou a matar a pau na sonoridade de pianos (a yamaha teve que se virar).

    Synth-Men
    Veterano
    # jul/19
    · votar


    Comprei um Roland D20 e agora ?

    Putzs! Mano! Te considero um sortudo!

    Eu sempre estive ao meio entre a barreira do comprar e não compra vintages. Agora, nem isso posso mais fazer.

    Putzs! O som deste sintetizador é muito legal mano. Aproveite! Leia o manual, veja videos, baixe editores da internet, entre em foruns gringos, aproveite!

    Ah! Mano, se você não sabe o que é um sintetizador, (diferente de arranjador e workstation e outros romplers da vida), procure saber o básico sobre estas definição, que você irá entender o D-20.

    Soulsynth
    Membro Novato
    # jul/19
    · votar


    Vou ver alguns fóruns especializado sim Obrigado, quero saber pra que serve a bateria interna dele ....

    Eu já consegui entender Boa parte dele, tem um som fantastico mesmo, tambem gostei das funções sequencer e ritmos, são mais simples e eu já entendo como utiliza las , 8 tracks midi ( posso editar qualquer parâmetro do timbre depois de sequenciado) posso gravar algumas melodias bem tranquilo.

    Os PCM não fazem muita coisa sozinhos mesmo, mas eles não estão ali atoa, o segredo é somar PCM e Synth criando timbres ricos em dinâmica com camadas e nuances espetaculares.

    Obrigado.

    Soulsynth
    Membro Novato
    # jul/19
    · votar


    A parte de edição de timbre achei muito demorada, bem que poderia ter algo como o PG 8000 programer do JX-8P

    Soulsynth
    Membro Novato
    # jul/19 · Editado por: Soulsynth
    · votar


    Acho que encontrei galera.

    https://www.icollector.com/Roland-PG-10-Linear-Synthesizer-Programmer- MIDI-Controller_i30529824

    Leo Synth
    Veterano
    # jul/19
    · votar


    Eu uso o Midi Quet pra programar todos os meus vintage. Funciona muito bem. Não tenho um D-20, mas com certeza funciona porque o Midi Quest dá suporte a uma infinidade de marcas e modelos, inclusive meu Juno 106 e JX-8p que são mais antigos que o D-20.

    [url=https://squest.com/]

    fernando tecladista
    Veterano
    # jul/19
    · votar


    A parte de edição de timbre achei muito demorad
    de todos dessa época, D20, D50, M1...

    a edição de timbre funciona como uma matriz

    você muda de linha da matriz pelas teclas de sobe e desce ( ^ - v ) dos botões display
    os botões de bank de 1 a 8 são como se fossem um cursor para escolher o paramentro que quer editar e nos botões number de 1 a 8 são onde você esolhe qual oscilador quer editar 1 a 4 e qual oscilador você quer ouvir 5 a 8

    o sobe e desce é mesmo conceito de edição de synth: forma de onda, LFO, TVF e TVA..

    =================================================
    o lando do performance é onde você faz o split e o dual

    ---------------------------------------------------------------------- ------------------------

    lembrando o disquete dele, caso ainda funciona é formato exclusivo dele, outra formatação, NÃO dá pra pegar o disquete dele colocar no pc e salvar bancos de timbres
    também caso não funcione não adianta comprar outro drive, nesse é outro cabeamento diferente de drive de pc

    fernando tecladista
    Veterano
    # jul/19
    · votar


    esse teclado é das antigas, não tem manual em portugues, não dificil achar em ingles,
    dois volumes
    um basico e um geral

    sequenciador é até bacana, não tem microedição, mas tem quantize e dá pra apagar os compassos com erro gravando coisa por cima
    mas como não é formato de arquivo midi, é gravar nele para ficar nele

    o bonus é a bateria eletronica, bem no esquema dessas DR da boss

    Soulsynth
    Membro Novato
    # jul/19
    · votar


    fernando tecladista

    E aí blz

    Não sabia que o disquete não rodava em pc, nao tenho pc mesmo kkkkkk não muda muito pois tenho muitos disquetes. Vou usá-los pra salvar presets apenas.

    O drive dele funciona sim, eu mesmo abri e vi que a Correia de Borracha estava em pedaços, eu mesmo troquei e bombou. Duas teclas tbm não funcionavam, troquei as borrachas tbm. A única coisa que falta arrumar São os faders, os dois estão com mau contato ( é um saco editar so nos botoes hehe ) e trocar a bateria interna. Vou tirar a placa dos faders e levar em uma eletrônica minimamente decente.

    Mas estou pensando e passar pra frente, paguei pouco e posso tirar uma Boa grana em cima e ainda vender barato, so preciso deixar ele ok primeiro.

    Soulsynth
    Membro Novato
    # jul/19
    · votar


    https://youtu.be/batf0886CT4

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Comprei um Roland D20 e agora ?