Roland d20 (R$990,00) ou Yamaha dx11 (R$1.000)?

    Autor Mensagem
    Raul Rudess
    Veterano
    # fev/10


    Primeira postagem aqui, e gostaria de saber, comparando os dois teclados qual seria o melhor para que eu, iniciante, possa adquirir e ser feliz ;P

    P.S.: Toco numa banda de Prog. Metal...

    Pesquisei um pouco e vi que o D20 é de 1987 e o DX11 de 1988, eu pesquisei para compra no ML e não sei se vale pegar teclados tão antigos pelo preço lá anunciado, o que vocês acham? E se por um acaso não valer a pena pegar nenhum desses teclados por esse valor, qual teclado de valor similar vcs me indicam?

    Desde já agradeço. :D

    Mestre Duarte
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    Eu conheco o D-20. Esse DX-11 é novidade pra mim. Porém, podemos deduzir que ele seja da afamada série do legendário DX-7. Se ele é o "11", deve ser melhor. O DX-7 é fantástico. As teclas são ótimas de tocar. Os timbres não são grande coisa, mas marcaram época e poder ser editados. Toca nos dois e compara.
    Boa sorte na decisão.

    _Rattu_
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    Raul Rudess


    Só esclarecendo um ponto: A linha DX funciona assim: quanto menor o número, mais fodão é o sintetizador. O DX-11 é inferior ao DX-7 (tem apenas 4 operadores em comparação com os 6 do DX-7) o DX-5 tem o dobro de operadores do 7 e o DX-1 é uma monstruosidade de grande e poderoso, sendo o top dos DX.

    Para "operador" leia-se "oscilador", é o termo que a Yamaha usa.




    Tenho o Roland D-20 e vou falar um pouco sobre ele.

    O D-20 é um teclado tipo "pau pra toda obra". Não pode virar monofônico, não tem portamento (não é um teclado com os recursos fodões pra solo) mas conta com uma polifonia e um número de osciladores absurdo e explico por que isso é bom. Fiz um órgão com 4 vozes (4 osciladores simultâneos), copiando o meu órgão combo Arbon que tenho lá em casa e não me falta polifonia. Tem o TVF (Time Variant Filter) que é uma emulação de filtro low pass melhor do que a dos sints FM, envelopes bem complexos e ajustes finos (diferente dos Korg, por exemplo que são travadões em alguns parâmetros) pra afinação e amplificação e possui (pra quem ver utilidade) um kit de bateria com sequenciador interno. Tem Reverb interno e Delay ainda. É um teclado perfeito pra fazer pads, órgãos, cordas (tem um patch que é ROM de um strings de um Jupiter que é simplesmente lindo) mas não é bom pra solos pela falta do aftertouch e do portamento. Não recomendo pra esse fim.

    O DX-11 ao que me parece é uma versão light do DX-7, com menos potencial (4 osciladores), mas tem aftertouch, portamento e sensibilidade, o que já dá um pau na hora de fazer solos ao estilo prog. Mas esqueça os strings e pads, eles vão ficar muito A-HA, Pet Shop Boys e Madonna nos DX. Digitaria oitentista.


    Conclusão:

    São dois sints para utilidades diferentes, um bom pra solos e efeitos digitais selvagens (e claro, com a capacidade de fazer AQUELE Piano DX) e o outro bem macio, mais pra strings, pads, órgãos e sints na linha do Van Halen no álbum 1984.

    diga para que você quer o sint.

    Com a grana do DX-11, eu esperaria um pouco e compraria um DX-7 mesmo no mercado livre, que sempre aparece um a esse preço.

    fernando tecladista
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    Roland d20 ou Yamaha dx11 ?

    foi a mesma pergunta que me fiz em 1989

    quando entrei em uma loja a fim de comprar meu primeiro "sintetizador" tinha lá no canto de usados: um d-20 e um DX-11
    :)

    acabei escolhendo o d-20

    nada contra o outro, mas o _Rattu_ já comentou citou bem
    o na linha DX o Dx-11 é basico, quem mandou nessa linha foi o DX7 muitos dos timbres que se faz em um Dx7 não se tem em um dx-11 pela falta de osciladores e também de algoritimos (8 contra 32)

    Raul Rudess
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    Mestre Duarte
    Obrigado pela contribuição e pelos votos de boa sorte.

    _Rattu_
    Obrigado, me esclareceu muito sobre o D20. E então quer dizer que vale muito mais a pena esperar por um DX7 do que comprar o DX11 agora?

    fernando tecladista

    foi a mesma pergunta que me fiz em 1989

    Só nesta declaração já percebo que eu estaria adiquirindo algo muito antigo e ultrapassado, ou não?


    -----------------------------------------------------------------

    Eu mais recentemente estive planejando a compra do Yamaha MM6, mas seu alto custo me desanimou um pouco, o que vocês acham? Pegar um vintage [DX7 por exemplo] ou algo moderno [MM6]?

    ThyagoAmaral
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    Raul Rudess
    Homiiii se um MM6 é alto-custo imagina o q dizer de um TOP...

    Eitaaaaaaa mundo das teclas... é foda viu... =/

    Raul Rudess
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    ThyagoAmaral

    "Eitaaaaaaa mundo das teclas... é foda viu... =/"

    Tô pensando sériamente em começar a tocar pandeiro hsuahsuahsuashaush

    Jonathas Lacerda
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    Só nesta declaração já percebo que eu estaria adiquirindo algo muito antigo e ultrapassado, ou não?

    Não. Nessa declaração você percebe que estaria adquirindo algo vintage, clássico e complicado de programar, mas se bem programado, consegue-se ótimos resultados.

    _Rattu_
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    Raul Rudess

    Cara se você quiser um monte de timbres estáticos (sem poder de edição) de um teclado feito pra quem tem preguiça ou pra realmente não quer um sintetizador, quer um monte de timbres "passáveis" e genéricos, vá de MM6. Vai ter o órgão, o piano elétrico, o grand piano e o strings, tudo bonitinho e não-editável. Nas vezes que peguei no MM6 de um amigo, a sessão de sints (a que me interessava mais) me soou tão magra que deu pena, assim, de ficar com agonia mesmo. Não vale a pena pra isso.


    Eu que sou adepto assumido dos Vintage, no seu lugar ficaria com um DX7 que é fodão, timbres gordos, e é à prova de bala, pode crer que um DX dos anos 80 hoje em bom estado, vai viver mais do que a maioria dos Tritons novos que estão em circulação por ai.

    Uma outra alternativa mais barata (por ser subestimada) é o Casio CZ-1 ou VZ-1 que são sintetizadores muito interessantes (conseguem soar analógicos e digitais como você queira) de arquitetura fácil de aprender e com o melhor dos dois mundos: strings e pads macios e complexos, e solos gordos com aftertouch, chorus, sensibilidade etc.
    Eu particularmente considero os CZs e os VZs melhores que os DX. Dê uma olhada no Youtube.

    macaco veio
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    dou aula pra um aluno que tem um MM6, tambem nao gostei nao achei paia mesmo.

    fernando tecladista
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    Raul Rudess
    Só nesta declaração já percebo que eu estaria adiquirindo algo muito antigo e ultrapassado, ou não?

    depende, em instrumentos tudo é relativo, tem instrumento que vai e volta

    um piano rhodes e um hammond original era mais barato na decada de 90 do que hoje, estava fora de moda, hoje tem gente se matando pra achar um
    DX-7 e CP-80 são outros que hoje está barato, daqui alguns anos vai ter gente atras que nem louco, as empresas já estão sampleando o CP-80 com mais atenção nos teclados de hoje, dx-7 dá pra ver aqui pelo forum, ano passado nem se via falar, ultimamente tá aparecendo um tópico por dia, feliz de quem comprou antes (eu)

    D-20 Dx-7 ou Dx-11 são interessantes, mas você vai penar pra deixar o teclado legal, ou você se aventura a programar tudo na raça ou vai gastar horas de google pra achar uma pagina lá no "PQP virtual" com alguns timbres interessantes, depois vai ralar mais ainda pra passar esses timbres pro teclado via sysex
    o D-20 até tem um drive, mas é formato proprio, não abre o disquete no PC só lê nele, limitações que existe em qualquer teclado antigo porque era o que se tinha de tecnologia na época,
    por outro lado você aprende muito com eles

    se comprar e ver que não era o que pensou, não é um teclado que se vende facil, tem que achar outro maluco com eu ou o _rattu_ que está a fim de ter um destes

    esses teclado eu (eu no sentido de eu acho, se fosse eu) como um segundo teclado depois de ter um desses atuais que muita gente tem, você já tem uma certa ideia do que precisa então consegue achar um outro vintage que combine com seu gosto

    --------------------------------------------------
    agora neste teu estilo chuto que você vai usar muito piano e strings, então acho que vai penar um pouco

    d-20 (os temas não ajundam muito)
    piano:
    http://www.synthmania.com/Roland%20D-110/Audio/Factory%20Patches/A11%2 0AcouPiano1.mp3

    strings:
    http://www.synthmania.com/Roland%20D-110/Audio/Factory%20Patches/A54%2 0Strings%204.mp3

    -----------------------------
    DX7 (não encontrei o DX-11)
    piano:
    http://www.synthmania.com/Yamaha%20DX7/Audio/INT/INT08%20PIANO%20%20%2 01.mp3
    e
    http://www.synthmania.com/Yamaha%20DX7/Audio/ROM3-B/INT%203%20E.GRAND% 202.mp3

    strings
    http://www.synthmania.com/Yamaha%20DX7/Audio/INT/INT05%20STRINGS%202.m p3

    Raul Rudess
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    Pessoal, só tenho o que agradecer a todos vocês! Vocês, pessoal aqui do fórum, são demais mesmo!

    O negócio é o seguinte, depois do que venho lendo aqui me interessou muito comprar um desses mesmo, e o que vocês me disseram fez com que eu procurasse mais informações sobre o MM6 e abrisse os olhos para os timbres magros e sem graça dele.

    Pelo que eu achei na internet, para venda, estou mais próximo é do DX11, pois o Roland D-20 que achei não está em tão bom estado de conservação [as letras apagadas, umas marcas de arranhado...].

    E o DX11 ainda tem a vantagem de eu poder retirar em mãos, pois moro em Juiz de Fora e o vendedor é do Rio de Janeiro...

    Mas eu vi um DX7 de Uberaba, porém o vendedor deixou anunciado que o teclado está totalmente desprogramado:

    "Amigo a bateria estava descarregando fiz a troca mas tirei a bateria e levei pra comprar uma igual ele ficou muito tempo sem a bateria e sem estar ligado ai perdeu a programação"

    O que significa?
    É difícil de programá-lo?
    Eu teria que programar o DX11 também?

    [desculpem o excesso de perguntas ;P]

    tiko_y
    Veterano
    # fev/10 · Editado por: tiko_y
    · votar


    Raul Rudess

    Eu tenho um DX7 (só q é o DX7II-D). Se quiser sacar os timbres tbm é só ir nesses dois tópicos q fiz:


    http://forum.cifraclub.com.br/forum/8/227446/

    http://forum.cifraclub.com.br/forum/8/228014/

    São demos q fiz usando o DX...

    Uma opção barata no seu caso seria talvez um Alesis QS6, ou se quisesse um vintage mesmo juntar e tentar achar talvez um 01/W ...

    _Rattu_
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    Raul Rudess

    Os DX não tem patches de fábrica na memória, se mexer em um não tem "reset", já era, se perder todos, já era também, mas não entre em pânico. Quando isso de perder os timbres do DX acontece, você precisa de um gerenciador de biblioteca (MIDI OX, Sound Quest etc.) pra carregar os patches, um cabo MIDI-USB de R$20 e voilá, carrega os patches de fábrica no bicho, e ai você já está pronto para tocar e ... ahn... programar... hmm talvez programar... programar FM, hmm ce sabe, né? Ouviu falar de programação em FM? Pois é... ciência de foguete :P




    fernando tecladista

    CP-80 barato? Cara, só o case usado de um eu encontrei a R$800 na internet! Onde você encontrou um a um preço abaixo de R$8000? Ou você considera isso barato pra um CP-80? Tesão demais nesse piano, cara, chego a ficar em dúvida entre ele e um Rhodes.

    Raul Rudess
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    Pessoal, dei uma pesquisada e vi o negócio dos timbres e baixei o DX Manager, funciona pro DX11 também?
    Pois acabei não achando um DX7 bom por um preço aceitável para minha situação...

    _Rattu_

    Não sei naaaaada sobre programação... A programação seria a edição dos timbres?
    Pois como eu já ouvi como o DX11 não tem muitos sons bons, eu iria baixar os timbres e colocar pelo DX Manager com o cabo Midi-usb...

    tiko_y

    Baixei e ouvi, gostei muito...
    Vi umas coisas sobre seu teclado (DX7II-D) e gostei muito, qual a faixa de preço que eu acho em um usado?

    tiko_y
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    Raul Rudess

    Bom, depende sempre do estado do teclado. Já vi esse (DX7IID ou ainda o DX7IIFD q é a mesma coisa, só q com um drive de disquete) serem vendidos de R$900,00 a R$1500,00. (ex.: http://www.balcao.com/anuncio-musica-yamaha_dx7_ii-fd-rio_de_janeiro-d et-3472933.aspx)

    Mas com esse valor dá pra achar um Alesis QS6 q tem timbres mais gerais tipo pianos, strings, orgaos, synths diversos, sopros, guitarras, baixos, baterias, etc... Tem uma assistência técnica de teclados aqui vendendo um Korg M1 revisado e em ótimo estado tbm por R$1500,00 (negociáveis).

    Raul Rudess
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    tiko_y

    Eu queria algum teclado, bom, bom mesmo, até uns 1.000 reais, pois nem os mil eu tenho, teria que fazer um empréstimo com um amigo meu... E se eu achasse algum instrumento bom e nessa faixa de preço no Rio de Janeiro eu ia buscar, pois moro aqui na esquina (Juiz de Fora)...

    E eu também queria algo que eu pudesse tocar Rammstein, pois acabei de montar uma banda cover e não estou nada feliz com o que meu teclado vem "rendendo".

    tiko_y
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    Raul Rudess
    Por esse preço entao vc deve encontrar um Alesis QS6, q vc vai ter uma grande variedade de sons, synth q já tem efeitos (reverb, EQ, Delays, Chorus, Flanger, Rotary Speaker ...), dá pra programar bem e conseguir qualquer tipo de som. Tem synths bem interessantes nele! O q quebra nele é SÓ o piano acústico q nao é dos melhores ... (eu tenho um Alesis QS6, só q uso uma expansão de pianos, aí é outra coisa!)

      Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
       

      Tópicos relacionados a Roland d20 (R$990,00) ou Yamaha dx11 (R$1.000)?