Comprei um Theremin E agora?

    Autor Mensagem
    tecladoprofusao
    Veterano
    # mai/08


    Comprei um Theremin RDS (réplica do Etherwave), que chegou há pouco. Quero usa-lo na minha banda, fazendo uns solos de verdade de vez em quando, não apenas aqueles "uuuiiiiiiiuuuu" bizzaros que a gente faz logo de cara quando liga ele pela primeira vez.

    Gostaria de saber se alguém sabe tocar esse instrumento e tem dicas, exercícios, apostilas ou material em geral para quem quer aprender. De preferência com linguagem fácil, para que muita gente possa se interar desse instrumento único e viciante (ontem fui dormir às 2:30 tentando tocar hehe).


    Preferi criar esse tópico, em vez de postar em um existente por dois motivos: primeiro que os tópicos já existentes são do tipo "conhece", "já viu", "faz idéia de como seja", e eu gostaria de um ponto onde pudessem ser trocadas dicas reais, não apenas curiosidades. Outro motivo é que não há um tópico desses no fórum de Teclado, e eu gostaria de ver o theremin ser discutido em um enfoque mais "sintesista" do que apenas como um instrumento sem classificação, perdido nas definições.

    makumbator
    Moderador
    # mai/08
    · votar


    tecladoprofusao

    Vi uma vez uma apostila em um site que vendia o instrumento, mas o material acompanhava a compra doTheremin(não tenho mais o endereço). Vc já fez buscas em torrent, emule, google e adjacências? Talvez ache algo.

    tecladoprofusao
    Veterano
    # mai/08 · Editado por: tecladoprofusao
    · votar


    Tem o Theremin World, mas é todo em inglês. Inclusive lá tem o método de Clara Rockmore!
    Mas tem sempre aquela dica que não tá escrita em lugar nenhum, mas a gente passa elas trocando idéia como acontece com teclado aqui no fórum.

    Ah! Logo quando liguei fiz questão de passar o som dele por um processador para testar efeitos. "Delay" é clássico, mas com "auto-wah" é fenomenal!! :)

    _BLACKMORE_
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    bixo .. no youtube tem vários vídeos q dah para sacar como que certos sons podem ser executados nesse instrumento sem toque.

    esse teu theremin é de duas hastes ou de uma apenas? é valvulado ou transistorizado?

    abrax!

    tecladoprofusao
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    _BLACKMORE_
    Tem 2 antenas, e é transistorizado (Valvulado é o sonho de consumo hehe, mas deixa eu aprender a tocar esse primeiro)

    tecladoprofusao
    Veterano
    # mai/08 · Editado por: tecladoprofusao
    · votar


    Enviado: 28/mai/08 12:37
    Enviado: 28/mai/08 12:43
    Enviado: 28/mai/08 12:44
    Enviado: 28/mai/08 12:52
    Enviado: 28/mai/08 13:19

    Caramba, tá parecendo chat hehe! Assim que é bom!

    Jeferson Fernandes
    Veterano
    # mai/08 · Editado por: Jeferson Fernandes
    · votar


    tecladoprofusao

    Só uma curiosidade...
    - Quanto pagou no brinquedo!!!
    - Eu vi uns vídeos que quem tocava parecia reproduzir dobras... Polifônico???

    Queria deixar essa interpretação de Vocalise, peça de Rachmaninov. Segundo consta foi a melhor interpretação de Clara Rockmore no cd "A Arte do Theremin".



    Abraços...



    Abraços...

    Marcos Bruxo
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    Jeferson Fernandes
    tem nov pelo ML pro R$750,00

    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-72353133-rds-theremin-theremin- clone-moog-etherwave-standard-_JM

    tecladoprofusao
    Este é o TRECO + estranho q ja vi!!!!

    tecladoprofusao
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    Marcos Bruxo
    Foi esse mesmo que eu comprei. Em 12X no Mercado Pago hehe
    Tô satisfeito com ele, muito gostoso de tocar... E com efeito, então...

    Jeferson Fernandes
    - Eu vi uns vídeos que quem tocava parecia reproduzir dobras... Polifônico???
    Theremin só tem monofônico. Tem um vídeo que o cara toca "Don't Worry, Be Happy" (deve ter sido esse que vc viu no YouTube) que ele usa um notebook para gravar em loop e parece que tem dobras, mas na verdade só faz um som por vez.
    Ligado no "Vocal Harmony" do PSR 2100 ele faz isso tb, é muito legal. E assim dá para tocar os timbres do teclado com ele também.

    _SIDERADO_
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    Mais um bom trabalho feito com um desses (principalmente pra quem curti the simpsons ou startrek):



    Marcos Bruxo

    tecladoprofusao
    Este é o TRECO + estranho q ja vi!!!!

    ... Este é o TRECO + estranho q ja vi!!!! 2

    tecladoprofusao
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    _SIDERADO_
    Hahaha... Muito bom!!!

    Tromeu
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    Ouié!
    E agora...? toque muito, muito mesmo! Concordo com você: efeitozinho "ooouiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii" jamais ;)
    Veio o dvd da Clara Rockmore, né? Já da pra um bocado... (tem também as aulas do Mr. Thomas Grillo: http://www.youtube.com/view_play_list?p=D6B0995A384C3788 )
    Ligar no teclado é legal, mas um pedal dedicado Delay/Reverb (desses da Boss, com saída stereo) cai bem; um gate pra cortar a passagem de som também (pra não ter que mecher no volume, quando for se afastar; esse tu mesmo faz...).
    E depois...? aí tu vende o teu teclado e compra um desse aqui hehehe:
    http://www.doepfer.de/a100_man/A100_System_Theremin_Synth.htm

    tecladoprofusao
    Veterano
    # mai/08 · Editado por: tecladoprofusao
    · votar


    Tromeu
    Valeu pelos vídeos, ajudou bastante :)

    pedal dedicado Delay/Reverb
    Tô pensando numa Zoom 505 para baixo, é barata e tem bastantes efeitos. O nosso baixista usa, ele que me indicou. Só não sei se tem o gate.
    Tô pensando em colocar um botão de liga-desliga no chão para cortar o som dele, o problema é aquele "pop" que faz. Tem alguma solução de emergência pra isso?

    E depois...? aí tu vende o teu teclado e compra um desse aqui hehehe:
    Rsrsrs Se só com quatro botões e duas antenas eu tô me embananando todo, imgina com um painel de avião desses!!! =P

    A gente vai tocar esse domingo na Lapa, vô levar o bichinhno, nem que seja só pra fazer solo em uma única música. Se alguém tiver passando no Rio de Janeiro domingo e quiser dar uma passadinha lá aí tá o link para informações: Cine Lapa - Coringa Apresenta
    Que o mundo conheça o theremin! hehehe

    tecladoprofusao
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    O show foi muito bom!!!!

    Incrível o que dá pra fazer no theremin só com uma semana de treino. Só usei o material que veio nele e os vídeos que o Tromeu indicou. É muito intuitivo na "hora H", a gente tira as notas do nada e dá certo. Se errar, carrega de vibrato e fica uma beleza... Só usei delay, do teclado mesmo, e sinceramente acho que não precisa de mais nada.

    A platéia vai ao delírio com um solo do treco! E meus solinhos improvisados nem foram dos melhores, saiu o que deu, mas causa impacto.

    O que achei mais interessante é que a maioria dos músicos das outras bandas conhecia, mas nenhum deles tinham visto um de perto.

    Quem tiver em dúvida de comprar ou montar um, dou meu incentivo. Poucos instrumentos são tão prazeirosos de se tocar e causam tanta surpresa.

    Só pra corrigir um deslize:
    (...) Zoom 505 para baixo (...)
    Perdão, é Zoom 506 (pode rir, o vendedor da loja que eu perguntei se tinha riu também). Agora tem a Zoom B2, dizem que é melhor.

    Minow
    Veterano
    # jun/08 · Editado por: Minow
    · votar


    Caramba, eu acabei de pensar no Theremin!
    Eu tou pensando seriamente em vender um Whammy que eu tenho pra comprar um desses.
    O que você achou dele? Ele sozinho ligado chia alguma coisa?
    Como é o acabamento?

    tecladoprofusao
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    Minow
    É ótimo de tocar, achei bem estável quando liga num som de verdade, muito bom mesmo, sem chiado nenhum. Fica meio estranho com fone de ouvido (ligado direto nele) ou caixinhas de som de PC (as antenas ficam muito mais sensíveis, e dependendo do ajuste invertem a "polaridade"), mas não fica zumbindo nem chiando.

    O acabamento parece daquelas caixas de som antigas, em madeira laminada. Não entendo de madeira, mas com esforço dá pra ver que é uma madeira revestida com outra. Eu gostei. Acho que pra completar o estilão "vintage" só faltou ter botões dourados, mas aí ia ficar extravagante igual as caixas da Meteoro, deixa preto que ficou bonito rsrs. E é bem sólido, a madeira é grossa. Sobreviveu ao porta-malas do meu carro numa boa.

    Pra completar fiz uma case de espuma dura forrada de feltro preto por dentro, e por fora um colega tá fazendo um forro de couro. Mais "vintage", só se eu usar pedestal de madeira!!! (hmm... boa idéia rsrs)

    Se nunca tocou, gostaria de experimentar e tiver um pouquinho de habilidade com eletrônica, uma dica:
    http://home.att.net/~theremin1/100/minimum.html
    um mini-theremin com uma antena que dá pra montar mole, mole.

    Minow
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    tecladoprofusao
    Legal, cara.
    Você me convenceu. Eu quero um negócio desses, vou fazer uma queima de estoque aqui e vender uns pedais pra levantar uma grana e comprar o meu. :D

    tecladoprofusao
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    Pessoal, uma dúvida: Nos vídeos, tanto o to Thomas Grillo quanto o DVD que veio no meu, fala pra aguardar 15 minutos pra esquentar ("wait fifteen minutes to warm up", esforçando meu inglês mixuruca de pra entender rsrs).
    Isso vale pra todos, inclusive transistorizados, ou só pra os valvulados?

    Tromeu
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    Acho que vale pra todos. O theremin é muito sensível à mudanças de temperatura (altera a abrangência das oitavas) e como todo circuito eletrônico esquenta (pricipalmente os resistores, se me lembro bem), tem que esperar mesmo... :(

    tecladoprofusao
    Veterano
    # out/08
    · votar


    Só pra tirar a poeira do tópico: coloquei um video no youtube.

    My heart... a do Titanic


    Tromeu
    Veterano
    # out/08
    · votar


    Finalmente! Muito legal.
    Parabéns por usar o theremin pra melodias, sem medo.
    Só senti falta dum pouco de vibrato na mão direita. É muito difícil acertar o pitch na tóra... Com a técnica do vibrato você fica "passeando" bem perto da nota... Fica mais fácil de tocar uma melodia e mais natural também.
    Mas já ta fuderoso assim...

    Henrique Leal
    Veterano
    # out/08
    · votar


    Este é o TRECO + estranho q ja vi!!!! [3]

    caraca...nem sabia da existência disso!!!

    Videomaker
    Veterano
    # mai/13
    · votar


    Já que eu não tenho Theremin...!!!



      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Comprei um Theremin E agora?