Que tipo de tecladista você é? (Ajuda com trabalho acadêmico)

    Autor Mensagem
    Lord fafe
    Veterano
    # jan/12 · Editado por: Lord fafe


    Gente preciso da ajuda de vcs, essa pesquisa fará parte de meus trabalhos acadêmicos.
    Nos meus últimos anos de teclas eu descobri que existem dois tipos básicos de tecladistas na minha opinião:

    1. O tecladista harmônico : É aquele que geralmente tem a mão grande e pesada e faz uma boa "cama" para os outros instrumentos e entende pra caramba de harmonia entretanto é muito lento para solos.

    2. O tecladista virtuoso: É aquele que geralmente tem a mão pequena, leve e rápida e é bom em solos, principalmente os rápidos porém não é um experte em campo harmônico.

    Então pessoal, pode ser até loucura minha, mais eu preciso saber de vcs se isso se aplica a uma maioria e se sim, em qual tipo vc se caracteriza.

    guibarcelos
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Lord fafe

    tipo um concerteza...kkkk
    pra solos(velocidade)não é muito minha praia.
    agora harmonia essa é comigo mesmo.(onde me encontro)

    Edson Caetano
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Lord fafe
    Não se aplica a mim, sou dos que tem a mão grande e pesada, apesar de mandar muito bem na base (estudo muito harmonia e isso independe do tamanho da mão), me considero muito agil com a velocidade, tá certo que peco um pouco com o ritmo, mas a velocidade não considero um problema

    Talvez tenha haver um pouco com a profissão, apesar de ter a mão pesada fui treinado muitos anos a portar material profissional delicado e agir dentro de uma área que tem que se ter a mão leve

    Já ouvi falar que a mão ideal para um pianista era ter dedos longos e finos, e não pequena, acho que até dificultaria a agilidade devido a maior distancia a ser percorrida entre as teclas

    Vamos ver os demais...

    Jube
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Lord fafe
    Minha mão não é tão grande e nem pesada, mas sou 100% harmonico, eu me encontro fazendo camas harmonicas para outros instrumentos, eu não gosto muito de solar no teclado, para isso uso meus instrumentos de corda hehe.

    Lord fafe
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Edson Caetano
    Já ouvi falar que a mão ideal para um pianista era ter dedos longos e finos, e não pequena, acho que até dificultaria a agilidade devido a maior distancia a ser percorrida entre as teclas

    Há controvérsias... É isso que eu to tentando descobrir, mais na minha lógica é de que o pianista deve ter dedos londos, mão grande e LEVE...

    Jube
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Lord fafe
    Há controvérsias... É isso que eu to tentando descobrir, mais na minha lógica é de que o pianista deve ter dedos londos, mão grande e LEVE...

    A mão grande é necessaria! enquanto uma mão grande consegue fazer um acorde com acorde com setima e ainda sobra um dedo que vai até a nona, eu me mato para fazer uma setima e se eu precisar usar uma mão para harmonia e outra para solo, a qualidade pode ser comprometida com essa dificuldade, só vai sair triades.

    Artref
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Não acho que dê pra simplesmente classificar as inúmeras anatomias e talentos individuais em apenas 2 tipos. Tem gente que tem naturalmente mais agilidade, independente de ter a mão grande ou pequena. O inverso também vale. E sempre tem a técnica, que é a grande determinante do desempenho.

    Acho que algumas características anatômicas ajudam, como dedos finos, pois fica mais fácil de entrar no meio das teclas. Dedos compridos também são vantajosos, assim como mão grande, pois permitem pegar intervalos maiores. Só que por outro lado, mãos e dedos grandes talvez sintam na hora de tocar coisas rápidas e juntas.

    E sempre tem aquela do estudo: o cara que não se dedica não vai ter agilidade mesmo.

    Peso da mão também acho que não tem muito a ver. Já vi gente obesa arrasando em velocidade.

    Lord fafe
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Jube
    Eu não estou falando de mãos de seres humanos normais!!! Eu to tomando como base a mão pequena a partir de um alcance de uma 11ª, em média 24 a 26cm (palmo aberto), e mão grande de uma 14ª de 27 até registros de 38 cm... Quem já estudou afundo as peças de Bartok pode averiguar que a mão deste "ser" era de uns 35cm...

    Lord fafe
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    A só pra complementar, o tema do meu trabalho é: A capacidade do Pianista de ser Adaptar de Acordo com sua Anatomia. Qualquer outra informação é bem vinda...

    TG Aoshi
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Lord fafe
    Com mãos pesadas você quer dizer mãos musculosas e/ou gordas?

    TG Aoshi
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Lord fafe
    Ainda não entendi direito a coesão entre a pesquisa do tópico e o tema proposto, nem aonde você quer chegar com isso.

    Mas enfim, concordo com o Artref, fica difícil concentrar diferentes anatomias das mãos e o respectivo "pianismo" em duas categorias diferentes. Além disso o pianista, em nenhuma hipótese, deve ficar escravo da anatomia da sua mão e a técnica é o meio de superar essas dificuldades.

    Você podia dar uma pesquisada sobre alguns grandes pianistas eruditos, de preferencia os mais antigos. É bem conhecido que Rachmaninoff e Horowitz tinham mãos enormes, bem como sua grande virtuosidade.

    Anton Rubinstein tinha mãos grandes, pesadas e dedos "gordos", dizem que por isso mesmo tocava muitas notas erradas, mas pelas descrições de época, era um virtuoso, muitas vezes titânico, mas capaz de tocar rápido e com extrema delicadeza. Um dos maiores e mais aclamados pianistas da época, influenciou até o Rach com seu pianismo.

    O mais importante pupilo do Anton Rubinstein, Josef Hofmann tinha mãos bem pequenas, tanto que é bem conhecido o fato de que a Steinway chegou a fazer um modelo especial com teclas menos largas especialmente pra ele (Creio que apenas pra uso pessoal). Um dos maiores pianistas do séc. XX, admirado por muitos incluindo o Rach que dedicou o famoso Rach 3 para o Hofmann.

    TG Aoshi
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Só pra concluir,

    Claro que mãos grandes/dedos compridos e não muito largos, são características que ajudam bastante um pianista. Mas muito mais importante que isso, dizem que, independente do alcance das mãos, o pianista deve ter mãos ágeis e bem flexíveis para lidar com grandes intervalos, bem maiores que o alcance de uma mão aberta, a grandes velocidades, a exemplo dos estudos 1 e 11 do opus 11 de Chopin e da Campanella do Liszt.

    Shadad
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Lord fafe

    Sou de estatura média (1,72m) mas a minha mão é pequena, porém larga e meus dedos são pequenos e bem grossos. Meu palmo aberto tem 22,5cm e a palma da minha mão tem 25cm de circunferencia. O intervalo máximo que consigo é de 10ª. Minha mão parece a pata de um leão. rsrsrsrs

    Pelas características anatomicas eu não me encaixaria bem em nenhum desses tipos de tecladistas que voce citou. Tambem não acredito que essas características físicas irão determinar que tipo de músico o tecladista é. Acho que tudo tem mais a ver com o tipo de música que o tecladista toca e/ou gosta de tocar do que com a anatomia.

    Não me considero lento para solos, mas se eu tivesse que me definir como um tecladista melódico ou um tecladista hamonico, me definiria como um tecladista hamonico com certeza. Sou amante do jazz e dos seus derivados e dificilmente escuto ou toco por prazer algo que fuja dessa linha. Foi esse meu gosto pelo jazz que me fez tomar gosto pelo estudo da harmonia.

    Maestron
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Acho que a explanção das categorais condicionou técnica pianística ao tamanho da mão e acho que uma coisa não tem nada a ver com a outra, no máximo uma facilidade a mais...

    Eu já vi uma menina descendente de japoneses que tinha a mão muito pequena, menor até do que uma oitava no piano, mas ela surpreendentemene conseguia fazer sequencias de oitava de uma forma que você não percebia que eram sucessivas, parecia mesmo que eram tocadas simultâneamente...

    Portanto, o tamanho da mão até ajuda muito, mas o que difine a "adaptação" é a técnica, o estudo, o esforço do pianista.

    Buhbor
    Veterano
    # jan/12 · Editado por: Buhbor
    · votar


    Lord fafe

    Não tenho tempo agora pra ler os comentários do pessoal e entrar mais na discussão, mas posso te dizer com certeza que me identifico pra caramba no TIPO 2.

    Não so por ter a mão pequena e ágil, mas também por ter um estilo mais voltado pro virtuosismo mesmo.
    E não sou tão bom em harmonia quanto gostaria de ser.

    Mas se me permitir comentar algo a respeito, o estilo que cada tecladista segue independe da anatomia da mão ou do que quer que seja.
    Tenho uma tendência mais virtuosa por questão de gosto mesmo. Corri atras disso.

    Tem tecladistas que conheço com anatomia parecida com a minha que ja seguiram mas pro lado harmônico e de improvisação.
    O mesmo acontece com tecladistas com mãos grandes.

    O fato é:
    Você é o que escolhe ser!

    Existem outras categorias e até mescla de categorias que poderiam ser apresentadas no seu trabalho, mas não sei se estarei fugindo do assunto do tópico então vou esperar pra ver o andamento do mesmo pra falar mais alguma coisa...

    Abraço

    Lord fafe
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Gente pode ser até loucura minha, mais eu observei que a grande maioria se encaixam nesses 2 grupos, mais é claro que existem exceções. Eu por exemplo sou uma: Mão pequena e leve, agíl suficiente pra tocar 13ª e 14ª sucessivas com "apoggiaturas" e fazer uma boa harmonia. Sou tão virtuoso quanto harmônico!!! Desde quando comecei a estudar piano sabia das minhas difículdades e dos meus pontos fortes. Ao contrário dos colegas que tentavam valorizar suas qualidades, eu escolhia repertório que pra mim anatomicamente falando eram quase impossíveis!!! Sempre gostei de músicas com bastante "apoggiaturas", dinâmica fff e intervalos grandes ou seja: Villa Lobos!! Acho que foi isso que me ajudou a desenvolver ambas qualidades...

    tecladoprofusao
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Tenho mão bruta e pesada, sou lento pra solos, me sinto mais a vontade acompanhando a banda. Sou quase harmônico, só fata entender pra caramba de harmonia hehe.

    Alex guitar man
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    EU:

    tecladista harmônico

    pliscki
    Membro
    # jan/13
    · votar


    Desculpem-me por upar o tópico. Mas eu tenho complexo de mão pequena, e este é uma assunto que me intriga muito.

    Eu não estou falando de mãos de seres humanos normais!!! Eu to tomando como base a mão pequena a partir de um alcance de uma 11ª, em média 24 a 26cm (palmo aberto), e mão grande de uma 14ª de 27 até registros de 38 cm... Quem já estudou afundo as peças de Bartok pode averiguar que a mão deste "ser" era de uns 35cm...
    Velho, 35cm? Isso existe mesmo, não sendo anomalia? Cara é MUUUITO GRANDE. Um dos músicos que eu conheço que tem a maior mão, a abertura não deve passar de 28cm.

    Novamente, desculpem-me por upar o tópico.

    Edson Caetano
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    pliscki
    Cara até pensei que era piada, peguei a regua, abri minha mão o máximo que pude, deu 23cm da ponta do mindinho a ponta do polegar

    Chorando 23,5

    35cm a mão do cara deve ser GIGANTE hehehe

    mas é fogo, eu não tenho mãos de pianista, que pelo que sugere, realmente teriam que ter dedos longos e finos, e eu pelo visto tenho curtos e grossos, tanto que para fazer um acorde de B no violão, mal cabem os 3 dedos na casa

    Mas a gente se vira, tranquilo, não vou ser beethoveen mesmo hehe

    Artref
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    Eu fiz um workshop de piano com uma doutora em piano que tem uma mão tão pequena, mas tão pequena, que era engraçado. E ela arrasa, falou inclusive de adaptações que cada um faz por ter a mão pequena ou grande. Tamanho de mão não conta muito, cada um tem sua vantagem e desvantagem.

    waltercruz
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    Tem suas vantagens. Por exemplo, pra tocar essa música do Victor Assis Brasil que eu tava tentando praticar agora a pouco.

    Aliás, música lindíssima. Deixo aqui uma versão do Airto Moreira dela, vou ver se faço o upload de uma versão do Luiz Avellar com o Nico Assumpção e Kiko Freitas que é extraordinária tb.



    Mas assim, o Hermeto faz milagres com a mãozinha pequenininha dele.. ahahahha

    _BLACKMORE_
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    Bixo ... vc esqueceu de colocar o tipo relaxado ...

    Este definitivamente é meu estilo ... não fico dias e dias estudando, eu chego e toco, faço o básico para não perder o fio da meada na música ... não conheço teoria, não tenho técnica, mas sou apaixonado por música e toco tudo o que eu gosto sem frustrações! (PS. pessoal das minhas duas bandas curtem o som!)

    Mestre Duarte
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    Sou tecladista de igreja evangélica.

    O estilo que a nossa banda tira é mais ligado ao smooth jazz.

    Também faço free instrumental em teclado trio (piano, bateria, baixo) em casamentos, aniversários, bodas, comícios e o que vier pela frente. Quando tem um sax legal pra dar uma incrementada, eu acho tri.
    Falando nisso, meu telefone é 0800 __ ___ ___, [brincadeirinha]

    waltercruz
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    Respondendo a pergunta do tópico... diria que uns 80% harmônico.. e 20% do outro. Gosto de fazer a base, mas no geral não faço feio na hora dos solos. Mas to longe de ser um virtuose.

    Ah, sobre a questão da mão grande e da música que postei antes, Arroio do Victor Assis Brasil, que tem uma melodia bem interessante e intervalos longos, segue a versão do Luiz Avellar que acabei de postar:



    Aleciano Fuckin Roses
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    Questão interessante. Eu me vejo mais como harmônico (ou pelo menos tendo mais sucesso). Minha mão não é grossa, mas também não é fina. Dedos comuns. Tenho a mão um pouco pesada, o que me faz sofrer pra fazer solos, apesar de gostar de virtuose.

    Também não treino o tanto que gostaria, logo fico na harmonia mesmo :)

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Que tipo de tecladista você é? (Ajuda com trabalho acadêmico)