DADGAD Influencia para tecladista

    Autor Mensagem
    ijunior
    Membro Novato
    # abr/17


    Bom dia pessoal, tenho uma dúvida.
    Estou finalizando uma musica para minha banda e usei as afinações tanto na guita como no violão DADGAD. Para vocês tecladistas, a forma de fazer os acordes mudam? Me ajudem por favor!

    isazaza13
    Membro Novato
    # abr/17
    · votar


    não, o tecladista vai seguir as cifras normal ;)

    ijunior
    Membro Novato
    # abr/17
    · votar


    A formação dos acordes não muda?

    sandroguiraldo
    Veterano
    # abr/17
    · votar


    ijunior
    A afinação do teclado não vai mudar como no violão (pelo menos é o que eu acho).

    Ele pode até fazer os acordes de forma diferente para uma sonoridade melhor, mas não mudará a "formação" igual no violão, em função da afinação estar "fixa".

    Buja
    Veterano
    # abr/17 · Editado por: Buja
    · votar


    Tanto porque se no violao, voce faz um acorde de G comum (no desenho da afinacao normal), no DADGAD voce estará fazendo um G com um F no baixo.
    Bom, tem um A ali, entao tem a 9º do acorde. Seria G9/F.

    Acredito que no caso o tecladista so vai ter mesmo que entender que em todo
    acorde ele vai ter que adicionar a nona e a setima. Poderia ser um G7/9.
    Pra um tecladista bom, isso nao muda quase nada.

    Acredito que se ele nao quiser colocar a nona, isso nao descaracteriza o acorde. O importante mesmo é botar a 7º em todo acorde. O resto acho que fica ok.

    ijunior
    Membro Novato
    # abr/17
    · votar


    E no caso de acordes menores?

    Ningen
    Veterano
    # abr/17 · Editado por: Ningen
    · votar


    Buja
    ijunior

    Como não dá pra saber se ele está mantendo os shapes/formas de acordes básicos, recomendo usar esse site pra saber o quê se está tocando...

    <AQUI>
    (O exemplo que postei é de um C que nessa afinação acaba virando um C9)

    <Print>

    fernando tecladista
    Veterano
    # abr/17
    · votar


    Se a cifra ta escrita certa o tecladista vai lá e toca só isso... o que mata é uma cifra escrita basica tipo C, Am, Dm, G7, Mas o guitarrista tá la fazendo power chord ou C, Am/B, Dm/A, Gsus add13... e não avisa

    Toquem com a afinação que queira a cifra tem que corresponder com o som final
    Prova maior de como a coisa funciona e tocar junto um violão e uma viola caipira

    Buja
    Veterano
    # abr/17
    · votar


    fernando tecladista
    É o que eu presei.
    Pro tecladista, a partitura, ou as cifras, o que foi, tem que vir correspondente com o que é tocado no violão.
    O fato do violao estar afinado em Open D, G, ou dadgad é so pra facilitar a vida do violisnista. O keyman nada tem a ver com isso.

    Se a cifra ta escrita certa o tecladista vai lá e toca só isso... o que mata é uma cifra escrita basica tipo C, Am, Dm, G7, Mas o guitarrista tá la fazendo power chord ou C, Am/B, Dm/A, Gsus add13... e não avisa

    Ai já é aquela ne...o violista resolveu dar uma modulada na parada. Acontece com a nós dos graves tambem. As vezes estou tocando num G e resolvo botar uma 7º, uma quarta, um cromatismo, blue note, pra brincar.
    O guitarrista e o resto vai na cifra normal. Tranquilo. A banda que tem que estar em sintonia, e o cara que faz isso, tem que ta sabendo o que ta fazendo, so pra dar um tempero mesmo, nada demais.

    Buja
    Veterano
    # abr/17
    · votar


    ijunior
    E no caso de acordes menores?
    Mesma coisa. A terça que fica menor (aka meio tom abaixo).
    Entao se toca um Gm na afinacao comum, o tecladista toca num Gm7 e bota numa nona se conseguir.

    Lelo Mig
    Membro
    # abr/17 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    ijunior


    Amigo, a galera já falou tudo que tinha prá falar... mas eu fiquei com uma coisa aqui na cabeça, que é óbvia, básica, mas achei melhor "lembrar".

    Digo isso, porque existe uma galera que aprende pelos chamados "shapes", pelos desenhos e isso é legal, mas pode fazer o cara "esquecer" uma coisa fundamental:

    Um desenho é padrão na afinação padrão. Uma acorde de Lá Maior com o shape básico é um Lá maior na afinação padrão, se mudar de afinação este desenho não é mais o acorde.

    Se você toca um Sol Maior (G,B,D), onde for e qual afinação for ele é um Sol Maior... o tecladista irá tocar Sol Maior ou suas "consonantes", relativas ou variações.

    No entanto o desenho de um Sol Maior nessa afinação NÃO é um Sol Maior. Então o correto é identificar os acordes na afinação alterada e passar correto pro tecladista.

    Só prá lembrar.......

    ijunior
    Membro Novato
    # abr/17
    · votar


    Valeu galera! Vcs são tops!

    Synth-Men
    Veterano
    # abr/17 · Editado por: Synth-Men
    · votar


    Uai sô!

    Independente das afinações os acordes das cifras não serão sempre os mesmos?

    Por exemplo, eu afino o meu violão aço em Dó, meu baixolão no padrão 5 cordas Si e o violão de nylon padrão MI e as vezes em Mi belmol, com a finalidade de trabalhar mais os graves dos violões e que os instrumentos flutuem em alturas diferentes.

    O que muda são só os shapes do violão afinado em dó. Por exemplo se eu fizer shape do Mi maior da corda solta, ele vai soar como dó. Sendo desta forma o Mi maior será feita em outra região do braço

    O teclado não muda nada, as cifras não mudaram, apenas a afinação do violão que está em Dó.

    Boa sorte lá mano.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a DADGAD Influencia para tecladista