Qual a diferença entre controladores Midi de um para o outro ?

    Autor Mensagem
    Cassiano123
    Veterano
    # jan/17


    Boa noite, queria trocar uma ideia com o pessoal a respeito dessa questão, estive vendo preços e recursos de vários controladores MIDI, estive vendo alguns como o Novation Impulse, Roland A800 Pro, Alesis vi61 entre outras marcas, esses controladores que citei giram em torno de R$ 2000,00 a 2500,00, minha duvida é o seguinte, desculpa minha ignorância, mas qual a diferença de um controlador desses para um AKAI de de R$ 6000,00 ? Digo a diferença está na durabilidade e recursos ? ambos não fariam a mesma coisa? o que realmente muda para um custar mais barato e o outro tão caro assim, se tratando de controladores, obrigado.

    Jonathas Lacerda
    Veterano
    # jan/17
    · votar


    Diferenças: recursos, qualidade das teclas e construção do equipamento

    Lelo Mig
    Membro
    # jan/17 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    Cassiano123

    Cara, não sou tecladista, e justamente por isso, vou dar minha opinião, baseado num uso bem mais simples, coisas que você têm de considerar que influem diretamente na diferença, assunto que você se refere em sua pergunta. (se eu estiver falando merda os tecladistas profissionais me corrigem, ok?)

    - Prá que alguém precisa de um controlador?

    No meu caso, repito, que não sou tecladista, precisava de um instrumento com recursos midi, para atuar em "workstation" facilitando minhas composições e arranjos, já que faço "meia dúzia" de acordes no teclados e para compor as linhas melódicas e algumas ritimicas. Optei, então, como controlador, usar um teclado Yamaha PSR, porque possui teclado grande, sensitivo e de 88 teclas e nenhuma das funções dele, fora "controlador" me interessam. Não preciso nada mais que isso. Era suficiente e barato.

    Mas, se eu fosse tecladista, muito provavelmente necessitaria de recursos, funções, características e etc, que um teclado simplezinho como o meu não atende.

    Conforme aumenta a qualidade, os recursos, qualidade do material e mecânica dos acionamentos, o preço vai indo prá cima.

    Cassiano123
    Veterano
    # jan/17
    · votar


    Jonathas Lacerda
    Lelo Mig

    Entendi, de fato sobe muito mesmo o preço de um para o outro talvez seja interessante ver algum que tenha boas teclas por que não vejo nada mais importante do que ter boas teclas e bom acionamento das mesmas.

    discorules
    Membro Novato
    # jan/17
    · votar


    A diferença basicamente é a qualidade de construção mesmo. E alguns tem ou não knobs , pads e faders, que podem ser úteis se você vai usar com alguma DAW. Mas se você quer apenas para tocar teclado / piano, as teclas são o mais importante.

    Eu usei durante muito tempo um M-Audio (Keystation 66) com teclas semi-pesadas. Era de plástico, meio tosco, mas me atendeu muito bem e tinha um bom preço na época.

    Ano passado troquei por um Roland A88 que é bem melhor construído, com teclas pesadas e um material que imita o marfim. Para mim que atualmente faço aulas de piano foi um ótimo upgrade.

    Mas vai da necessidade de cada um. Só recomendo evitar os que são muito baratos e de marcas menos conhecidas, que geralmente tem teclas bem ruins.

    DuduXP
    Veterano
    # jan/17
    · votar


    Dos citados no inicio do tópico, todos são bons, Roland, Alesis, Novation, Akai, dentre outros de marcas conhecidas, o que os difere em preço, são alguns recursos, que muitas vezes não são necessários, e o importador que coloca preços absurdos, rsrsr.

    freitas_silva
    Veterano
    # jan/17
    · votar


    A tecnologia MIDI é, de certa forma, bem simples e praticamente a mesma a mais 30 anos. Logicamente houveram upgrades, mas nada que a mudasse de forma tão significativa. Então, para poder sempre vender, as empresas começaram a "turbinar" os controladores com várias coisas.

    Existem controladores com PADs coloridos, faders motorizados, teclas meia-boca sendo vendidas como "premium", sequencer e uma série de outras coisas sendo vendidos por aí. E pra falar a verdade, depois que comecei a abrir controladores, estudar eletrônica e programação, vi o quanto as empresas exageram no preço dessas coisinhas (a nível de Brasil).

    Não vejo sentido comprar um Roland A88 sabendo que tem Casios Privia com ótimas teclas e timbres pelo mesmo valor. Também não acho justo pagar mais de 2mil num controlador que custa quase o mesmo preço de um synth de entrada.

    Comprei um Arturia KeyLab 61 a dois anos. É um controlador excelente, mas custa muito caro aqui no Brasil. Se eu tivesse a cabeça que tenho hoje, certamente eu não o compraria. Tenho aqui também um antigo Roland A-37, controlador "de guerra", que só comprei por causa das teclas, que acho maravilhosas comparadas ao peso total do equipamento.

    Hoje estou estudando componentes para criar meus próprios controladores e podem acreditar, dependendo da plataforma, é possível fazer equipamentos completos a um custo bem baixo. Meu maior desafio mesmo é o keybed (conjunto de teclas) que é bem difícil de conseguir.

    Empresas como a Roland, Yamaha e Arturia fabricam seu próprio hardware (MIDI board, demais componentes eletrônicos e até teclas). Outras marcas, como as chinesas, têm, na maioria, hardwares comprados de terceiros, o que na prática deveria encarecer o custo do equipamento, mas não. Um Arturia KeyLab 49 custa o dobro de um Samson Graphite 49 e em alguns pontos, o Graphite é bem melhor que o KeyLab.

    Enfim, falei várias coisas, talvez até coisas nada a ver com o propósito do tópico. Só quis fazer uma reflexão sobre o preço dos controladores, que na maior parte dos casos, não acho justo.

    DuduXP
    Veterano
    # jan/17
    · votar


    freitas_silva
    Muito boa sua abordagem, parabéns.

    discorules
    Membro Novato
    # jan/17
    · votar


    freitas_silva,

    Ótima análise. No meu caso eu quis o A88 porque além de usá-lo nas aulas de piano, uso como controlador no Ableton. É caro mas consegui um bom desconto no ML em um que estava encalhado a muito tempo rs

    Quanto aos Casio que você citou, nunca testei para falar. Mas o A88 realmente é o melhor controlador que já vi em termos de teclas e construção. Tirando o preço, para quem quer um controlador similar a um piano, é uma opção.

    Cassiano123
    Veterano
    # jan/17
    · votar


    Bem legal a opinião dos senhores, de fato os controladores são caros mesmo, vendi um prixia px3 que eu tinha para comprar um controlador, de fato as teclas do privia são muito boas, mas eu preciso de algo menor mesmo e com mais recursos por isso optei por trocar, e com toda certeza não justifica custar o que custa, tem muitos projetos com arduino de controladores que ficam muito legais, mais uma vez obrigado pela ajuda de todos.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Qual a diferença entre controladores Midi de um para o outro ?