Aquele zé que usa vários teclados e aparelhos

    Autor Mensagem
    fabiopavan8
    Membro Novato
    # dez/16






    Ismah
    Veterano
    # dez/16
    · votar


    Esqueceu de alguns ícones

    - Rick Wakeman
    - Jean Michel Jarre
    - Vangelis

    JJJ
    Veterano
    # dez/16
    · votar


    Acho que esses caras poderiam usar menos teclados hoje em dia... Quando os citados pelo Ismah usavam trocentos teclados em volta era porque cada um fazia um som. Só Moog tinha som de Moog. Só Rhodes tinha som de Rhodes. Só Hammond tinha som de Hammond. Só Mellotron tinha som de Mellotron; e por aí vai.

    Hoje tudo "emula" tudo... Basta colocar uns 3 empilhados e você faz o som que quiser.

    Pelo menos é a minha impressão... (não sou tecladista, me corrijam se falei merda...).

    Adler3x3
    Veterano
    # dez/16 · Editado por: Adler3x3
    · votar


    Não é bem assim.
    Tem alguns teclados que são clássicos, tem timbres que nada imita, mesmo a versão mais moderna do mesmo fabricante.
    O som fica diferente, nada como o teclado original.

    Tem muitos recursos, os tops são bons, e cada um tem alguns recursos que outros não tem, o que vale é saber integrar e aproveitar bem o cada um tem de bom.
    E existem teclados, ou conjunto de teclados que são personalizados.
    O Vangelis tem um com vários módulos tudo ligado num único teclado, mas não quer dizer que muitas vezes ele não use mais teclados.

    Não é bem assim, vários teclados e softwares tentam emular o moog, mas não conseguem.

    E tem muito mais gente neste meio.
    Tem um amigo meu que tem mais de dez teclados, e sempre esta pensando no próximo.

    O Fernando Tecladista dever saber explicar melhor.

    Tem caras que são muitos bons, e no setup você só enxerga por cima, embaixo tem pedais e mais pedais e módulos espalhados por tudo que é canto, e teclado controlador que controla outros teclados, chave seletoras, técnicas de split, pads e muito mais.

    Não sou assim, tenho somente três teclados, mas se eu pudesse teria mais uns cinco ou seis pelo menos.
    Vejam:

    - Órgão de Igreja, tem uma infinidade de modelos;
    - Moog;
    - Sintetizadores, tem pelo menos umas 5 ou seis marcas top;
    - Arranjadores, tem pelo menos umas 4 marcas top;
    - Controladores;
    - Piano Acústico;
    - Pianos Eletrônicos;
    - Cravo;
    - Pianeta;
    e muito muito mais.
    - e outros especiais que não dá para categorizar.


    Viva a diversidade!

    Gozado tem guitarrista que tem umas 30 guitarras diferentes, é a diversidade, no fundo é a mesma coisa, não ao vivo, o cara só consegue tocar uma por vez.
    O monopólio e poucos modelos não é uma boa opção.

    Mas não se esqueçam o teclado é o rei dos instrumentos.

    Fabio
    Você escolheu dois bons exemplos.
    Olha tem que ter um preparo físico e mental para conseguir fazer isto.

    Adler3x3
    Veterano
    # dez/16 · Editado por: Adler3x3
    · votar


    Este vídeo é mais antigo, e o setup dele também e é personalizado.

    Dá para notar que é antigo pelo Monitor de Vídeo de computador que aparece ao fundo.



    Já foi postado aqui no fórum, mas não custa lembrar.

    Ele tem um jeito próprio de fazer as cifras e anotações.



    Vale a pena assistir outros vídeos do Vangelis nas suas perfomances com diferentes setups, para se ter uma ideia da genialidade dele, que influenciou muitos tecladistas.
    É um dos maiores compositores do Século XX.

    Adler3x3
    Veterano
    # dez/16
    · votar


    Assistam e vejam como o Vangelis é muito mais que um tecladista.




    Adler3x3
    Veterano
    # dez/16 · Editado por: Adler3x3
    · votar


    Este vídeo é sensacional.
    Pena que não é completo, são experiências que Vangelis fez na França nos anos 70, e boa parte do material se perdeu.

    Tripla improvisação:
    - Uma Dançarina que faz coreografias;
    - Um pintor de arte moderna;
    - E Vangelis improvisando a medida que a moça dança e o cara pinta.
    Ele toca flauta, teclado e faz a percussão.



    Adler3x3
    Veterano
    # dez/16
    · votar


    Klaus Schulze.

    Este também é demais.




    Adler3x3
    Veterano
    # dez/16
    · votar


    Pete Townshend, Guitarrista mas também tecladista:






    Adler3x3
    Veterano
    # dez/16 · Editado por: Adler3x3
    · votar


    Só para diversificar um pouco.

    Pete Thowshend brincando no seu home studio, tem vários vídeos,

    Para quem gosta dele e do de The Who, não deixem de assistir os outros vídeos, pesquise que vale a pena.
    Ela usa o Ableton Live.

    Home Studio é isto aí:

    Uma bagunça , mas bem legal:



    O que ele tem de quincalharia não tá no gibi, ele tem umas estantes cheia de objetos antigos, que aparece num outro vídeo.
    O que ele tem de tranqueira:

    https://www.youtube.com/watch?v=K0AaPEfIhb4&t=13s

    LeandroP
    Moderador
    # dez/16
    · votar


    Jan Hammer, o mago no assunto, junto com Jeff Beck


    https://www.youtube.com/watch?v=BoZUYrQFvkc

    fernando tecladista
    Veterano
    # dez/16
    · votar


    Deixa o cara ser feliz

    Ismah
    Veterano
    # dez/16
    · votar


    Adler3x3
    Este vídeo é mais antigo

    Pelo monitor de tubo a frente dele, ou pelos 2 LCD's Apple ao lado? hehe

    DuduXP
    Veterano
    # dez/16
    · votar


    Muito bom tópico galera, curtindo muito aqui!!!

    fernando tecladista
    Veterano
    # dez/16
    · votar


    JJJ

    Pelo menos é a minha impressão... (não sou tecladista, me corrijam se falei merda...)

    Poder enfiar tudo em um vst dá, mas e a essência da coisa
    Eu poderia pegar um marshall 120, um bonito set de pedais analogicos, uma space echo... e outras coisas bacanas
    E enfiar tudo isso em uma pedaleira digital GT... e ligar em linha,nada mais

    JJJ
    Veterano
    # dez/16 · Editado por: JJJ
    · votar


    fernando tecladista

    E pode mesmo...

    Lendo sua resposta e a primeira do Adler3x3 me dei conta da semelhança. Eu poderia ter uma guitarra só (duas, vai... uma Strato e uma Les Paul). Mais uma boa pedaleira. Preciso de mais alguma coisa pra tirar 99% de todos os sons de guitarra possíveis? Não... É o mesmo caso dos teclados, onde com dois ou três digitais moderninhos você teria todos os sons dos clássicos.

    Onde aparece a diferença?

    O guitarrista tem um "caso de amor" com seus equipos. Foi isso que não enxerguei! Pensei que um tecladista não mantivesse o mesmo sentimento!!! Devo ter errado, pelo visto! Mas é porque eu não tenho um "caso de amor" com meu teclados... Não por eles serem umas porcarias simples - eu os vejo como "caixinhas" que tocam mil sons. Se alguém me oferecer uma caixinha com dois mil sons melhores, troco na hora, sem nem pensar. Não faço isso com guitarra. Se tenho uma Telezinha que gosto, podem me oferecer uma Suhr toda poderosa, que não vou me livrar da Telezinha - não sem remorsos, sem pensar mil vezes, sem tentar ficar com ambas.

    Os tecladistas, se fizerem como eu, vão preferir ter seu Moogzinho ali do lado, mesmo que os novos top da Roland ou da Korg tenham o som do Moog da mesma forma, absolutamente indistinguível do original aos ouvidos de qualquer um - menos aos dele, lógico.

    É isso aí... Meu erro foi achar que tecladistas se comportariam diferentemente de um guitarrista. Pelo visto, não é tão diferente assim... rs

    fernando tecladista
    Veterano
    # dez/16
    · votar


    Pensei que um tecladista não mantivesse o mesmo sentimento!!! Devo ter errado, pelo visto!
    Voce não sabe a alegria quando vejo a oportunidade que da pra levar meu velho roland D20 pro show ou o DX7 que talvez sairá de casa no reveillon
    O D20 está todo reprogramado pra soar mais moderno, Meu primeiro synth que comprei em 1989 na ativa até hoje

    JJJ
    Veterano
    # dez/16
    · votar


    fernando tecladista

    Eu respeito isso.

    DuduXP
    Veterano
    # dez/16
    · votar


    É isso aí, ah se tivéssemos grana suficiente...
    kkkkkkkkk

    Ismah
    Veterano
    # dez/16
    · votar


    JJJ

    E a maioria de nós (sim, sou um keyman originalmente), só não tem a parafernália dos citados, porque teclado marromeno se compra com 10mil, quando guitarra com 5~6 já é uma de alto gabarito... Não ouvi dizer de "teclado custom shop", mas se tiver, deve ser uma grana preta...

    Já sobre o lance de amor... Tem a questão das trocas, do tipo de síntese, ou sample... Eu gosto muito de alguns timbres de instrumentos mecânicos e eletro-mecânicos de um Nord, mas os synths de um Roland são perfeitos, quando em workstation pra arranjador, ou mesmo "one man band", com síntese ou sample, pra mim os Yamaha são referências, a série Fantom da Roland também, mas achei nada intuitiva a interface do G6.

    Agora que uma Variax 600 + POD HD500x tem me sondado a muito tempo!

    discorules
    Membro Novato
    # jan/17
    · votar


    Curti a versão da Chase, track do Moroder que adoro ! Em tempos que a galera faz 'Live PA' só dando play em tracks no Ableton, tem que valorizar quem faz ao vivo e com hardware ainda.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Aquele zé que usa vários teclados e aparelhos