Roland XP80 - Comprei em pleno 2016

    Autor Mensagem
    L . P . ROLIM
    Veterano
    # nov/16


    Olá amigos :)

    Fiz esse tópico afim de trocar ideias com vc's sobre a minha experiencia com teclas e afins.

    Eu já possui (Consecutivamente):
    - Roland JV-90
    - Roland Xp10
    - Roland xp30 - Usei muito pouco msm na época.
    - Yamaha P120
    - Yamaha Cp33
    - Casio Px5s
    - Korg m3 (Completo: 73 teclas, os dois módulos (Radias e m3) , todas as placas.
    - Korg Kronos (Emprestado)

    Desses da lista o que mais me agradou foi o Korg m3. sim, prefiro ele ao Kronos... inegavelmente Kronos é a melhor workstation do mercado, mas se formos pensar em "presets" o m3 é melhor acabado... ele vem pronto de fabrica, é so sentar o dedo. o inconveniente do m3 talvez seria a falta de memoria para samples (possue apenas (256 + 64(interno))... porem só precisei de samples para o timbre de piano (Comprei pacote K-sound e fui feliz).

    Pois bem, estava tudo indo bem até q sem querer cliquei em um video: Os melhores pianos Roland xp-80
    (...) Caraca!!! que som! Sem contar que lembrei de 1001 musicas que ja ouvi sendo gravadas com ele... já sabem neh?

    Procurei por xp80 ou 60 pra caramba até q achei algo bacana; acabei pegando:

    Xp80 + 4placas
    Jv2080 + 8placas


    Fiz dezenas de testes incluindo o Kronos, m3 e o meus bb's...

    Tirei a seguinte conclusão: Realismo nada tem haver com beleza!

    Kronos é com certeza o que ofereçe muito mais recursos e poder de edição,
    mas se fossemos falar de TIMBRES:

    Comparei simultaneamente: Kronos, korg m3, serie XP tanto xp-80 quanto módulo JV20-80).

    A.C ---> Comparados ao piano vertical aqui da igreja fico com a serie Xp (As sons presets são muito bons, porem as placas: session (Srjv80-09) e pianos (Srjv80-03) possuem sons ainda melhores. é claro que "efeitos" martelo e etc Kronos é imbatível simula perfeitamente, porem o som em sí, a serie XP é muito mais próxima! se puderem façam e comprovem... Kronos tem timbres lindos, mas no sentido de timbre, linha xp é mais fiel (Comparado ao piano vertical). Px5s vem lindo tbm... nos P.As ele se destaca lindamente...

    E.P ---> Kronos e Korg m3 simulam com mais fidelidade, kronos ainda levou a melhor. Mas qual eu curti mais? linha XP.

    FM ---> Korg m3 e xp80 - Fico com a linha Xp80... ambos excelentes... mas linha Xp é incrivel.

    Orquestrais ---> Kronos e m3. linha Xp é boa tbm... talvez alguns ajustes aqui e ali e seja feliz quase q de igual modo (e sem gastar tanto).
    (No Px5s tem umas "combis" (esse tipo de combinação de chama Stage no px5s) muito interessante... apreciei muito.

    Os outros timbres deixa pra outra hora...

    Enfim, feliz demais pela aquisição, e sinceramente gostaria de ter adquirido a linha XP antes de todas essas voltas que dei...
    Para mim que sou apenas um tecladista reserva (Sou na vdd saxofonista rs) linha XP é incrivel e msm apos praticamente 2 décadas não consigo deixar de reconhecer e amar esses timbres onde quer que toquem... lindos e sem frescuras.

    NOTA IMPORTANTE: Meu XP-80 esta com o Bank user do XP-50, alguém poderia por favor me encaminhar o banco user do XP-80? sim... já resetei o teclado porem o bank que permanece é o do xp-50. Meu email: Luparonafe@gmail.com. ficou muito grato... ou se tiverem um link para baixar tbm.

    jorget
    Membro Novato
    # nov/16
    · votar


    Já que fala apenas sobre timbre de pianos (não especifica se gosta do acústico ou E.piano), os Roland sem dúvida dão banho nos korgs, seja o M3, Krome, M50, etc, com exceção dos belíssimos pianos sampleados do Kronos e do SV1, onde estou apontando os NOVOS Roland e não os velhinhos XP, JV, XV, etc, que não tem nada sampleado (hoje dominando o mercado de sinths e em TODAS as marcas), hoje samlples ate de E.piano com nos novos Roland carregam muito disso. Falo da linha RD700NX e o mais novo e supremo RD800 (ou grandes sinths como o Jupiter e FA8 cheios de samples.
    A linha XP está mais pra antigos E.pianos do que acústicos. É claro, esse belo teclado fez fama nunca nos seus pianos,mas sim em muito timbre clássico da linha "XV collection", daí se for isso, fez uma bela aquisição e só por isso. Muita gente ate hoje carrega esse kit num FA. Maravilhosos, apesar que as placas SRX, maravilhosas, tem uma infinidade de timbres desses e sampleados, o que é melhor, como a mosca branca SRX7, mas só instaláveis na linha Fantom (os FA tem quase todos internos a ele).

    Taí o mundo de timbres clássicos que deve tanto ter gostados (e fuja dos péssimos pianos da linha antiga Korg, absurdamente criticados no mundo todo e daí a Korg partir agora pra samples nos novos, o que fez sucesso e reavaliou seu nome em pianos, nos outros já era suprema).
    Se era sobre timbres acústicos que falava (ou clássicos XV) taí a dica.

    mano_a_mano
    Veterano
    # nov/16
    · votar


    L . P . ROLIM

    inegavelmente Kronos é a melhor workstation do mercado
    Como diria o Pedro Pedreira, "há controvérsias". O Kronos é a workstation da moda, mas quando foi lançado, o que mais deu foi reclamação por causa de vários bugs, que foram aparentemente corrigidos no Kronos X. Além do mais, há vários relatos de tecladistas que tocaram com Kronos e Kronos X e concluíram que VSTi num MacBook soava melhor... Ou seja, isso é muito subjetivo.
    Eu, pessoalmente, nunca me veria com um Kronos. Até porque workstations não são bem meu foco (apesar de eu usar os recursos às vezes). Gosto da simplicidade, então, para mim, querer fazer o tipo de trabalho que faço num Kronos (ou em outra ultra-mega-master-workstation) significaria colocar um painel de Boeing 767 num Fusca, ou usar uma katana para descascar um dente de alho. Em outras palavras: complicar demais, sem precisar. Quando quero fazer algo mais complexo, uso DAW e plugins, e isso me basta.

    Os melhores pianos Roland xp-80
    Esses timbres fizeram história mesmo...

    Tirei a seguinte conclusão: Realismo nada tem haver com beleza!
    Costumo fazer uma pergunta para mim mesmo: o que é preferível, um som de piano ultra-realista ou um som de piano bonito e agradável?
    O Roland XP-80, apesar de bem datado, ainda é uma das workstations mais requisitadas entre os profissionais, não tanto por realismo sonoro, mas pela beleza dos seus timbres, que se destacam muito, tanto no meio de uma banda quanto em trabalho solo. Assim é o Korg 01/WFD, também. E, claro, o lendário sintetizador Yamaha DX7. Instrumentos que marcaram época - e que ainda hoje considero insuperáveis, por mais que a tecnologia avance.

    Synth-Men
    Veterano
    # nov/16
    · votar


    L . P . ROLIM

    Eu acho que vale a pena, quando você sabe o que o equipamento faz e sabe mexer. (suponho).

    É igual comprar um synth vintage (eu nunca comprei por causa da minha ex-esposa, ficava reclamando...) .

    Mas olha a minha lista de desejos:

    Casio CZ 101 ou qualquer um da série
    Korg DW 8000
    Korg Poly 800
    Yamaha CS 06X
    Roland JP 8000

    homemsemsobrenome
    Membro Novato
    # nov/16
    · votar


    Existem alguns teclados que se destacam independentemente do tempo e, por mais que fiquem obsoletos no que diz respeito à tecnologia, continuam sendo ótimos pelo conjunto de qualidades que tem.

    Eu acho magnífico o K2661, por exemplo, e o VR-09 também. O primeiro já está obsoleto, mas ainda é uma monstruosidade sonora, e o segundo não é um grande teclado, mas é um teclado tão bem pensado que eu queria muito ter um.

    Acho que a questão dos timbres depende bastante do tipo de músico que somos e com o que temos afinidade. Eu gosto bastante dos Kurzweils e do Jupiter 50-80 nessa coisa dos pianos.

    L . P . ROLIM
    Veterano
    # nov/16
    · votar


    "há controvérsias". O Kronos é a workstation da moda, mas quando foi lançado, o que mais deu foi reclamação por causa de vários bugs, que foram aparentemente corrigidos no Kronos X

    Normal não acha? ao menos foram corrigidos, inclusive no próprio Kronos classic (menos as teclas que engancham, isso nas primeiras unidades).

    Evidentemente existem outras muito boas... mas nenhuma pega todo poderio do hardware do Kronos... junto com excelentes amostras de timbres.

    Kronos e Kronos X e concluíram que VSTi num MacBook soava melhor... Ou seja, isso é muito subjetivo.

    Nao aprecio VSTI, para pianos então...
    Porem concordo que soa mais barato kk,
    sinceramente eu ainda prefiro qlq coisa a VSTi... sei la... acho muito xoxo nos pA`s... pra gravar ae ja muda.

    L . P . ROLIM
    Veterano
    # nov/16
    · votar


    A linha XP está mais pra antigos E.pianos do que acústicos.

    Man estamos falando do msm teclado? Roland... xp-80?
    Da uma ouvida em videos com pianos ac vertical reais e depois ouve xp-80...
    (https://www.youtube.com/watch?v=o6UOthOwN5M)

    Deixei esse video como referencia... ainda acha q linha xp fraca?

    Talvez, quem sabe, derrepente se estiver prox. queira passar por aqui e ouvir por si só... sou do ABC-SP.

    Não sou um patrocinado pela marca, não tenho o porque defende-la, porem não da pra ser injusto e menosprezar algo soh por causa da idade rs.

    tenho a oportunidade de tocar com todos lado a lado... e cada dia mais xp-80 me ganha!

    jorget
    Membro Novato
    # nov/16 · Editado por: jorget
    · votar


    Questão de gosto amigo, só isso.
    Tive por quase 1 ano um XP80 sim mas por causa dos seus JVs e só (ainda aprecio muito,tenho o kit e a placa SRX7). Seus pianos sempre a mim e muitos soavam como artificiais, apesar de FORTES e ENCORPADOS (faziam peso no palco) mas não deixavam de ser semi-artificiais (falo dos "acústicos"). Só fizeram sucesso com "alguns" pois falavam alto numa banda, nunca ofuscados. Oras, se eu quiser chamar a atenção numa banda, toco corneta, nunca um piano, pois é o instrumento mais sútil e clássico que existe (consulte experts com formação renomada em piano).

    Tanto é que o mundo mudou, as marcas mudaram, os timbres de piano mudaram, hoje dando e muito peso ao verdadeiro piano acústico, tentando se levar isso de próximo do real aos teclados e na forma de samples ou gravações reais de um acústico como do Steinway de milhões de reais ou um C7 ou um Bosendorfer, etc (como nos mais novos das marcas Korg, Kurzwel, Nord, Roland, etc). Isso por TODAS as marcas, ou do contrário existia kit por ai e muito procurado dos pianos do XP80, coisa que não existe ou é raríssimo (ou continuavam esses pianos XP nos modelos mais novos), diferente dos renomados kits de sinth da linha XV. Uma coisa é gosto (ótimo, voce tem o teu) e outra coisa é o mundo e suas buscas/procuras e inovações. Gosto é gosto e lá acima já te contrariaram num gosto e com razão. abç.

    obs: pra quem não tiver o XP80 em mãos: estes pianos acústicos estão mais pra e.piano que outra coisa (depois se ouve o tal e.piano, que pra mim nada muda)
    https://www.youtube.com/watch?v=7sGiYiHxHdU

    e da mesma marca (Roland) o belíssimo RD800 com piano sampleado:
    https://www.youtube.com/watch?v=RvdvUoPUlvw

    ou este comparativo maravilhoso dos samples do RD800 X CP4, dois monstros do pianos (ouvir em amplificação)
    https://www.youtube.com/watch?v=OU-jFzCMYhs

    Nem vou pôr os novos Nord, Kurzweil ou SV1, é muito pros ouvidos.

    fernando tecladista
    Veterano
    # nov/16
    · votar


    XP-80 esta com o Bank user do XP-50, alguém poderia por favor me encaminhar o banco user do XP-80? sim... já resetei o teclado porem o bank que permanece é o do xp-50
    Não faz sentido

    L . P . ROLIM
    Veterano
    # nov/16
    · votar


    Não faz sentido
    Sim... eu baixei o pdf com o descritivo e msm com o resete, os patches sao outros... achei ser o do Xo-50 porem nao... tem patches de ambos (xp 80 e xp 50) e talvez outros nao listados... parece ser patches salvos pelo antigo dono... no entanto deveriam voltar os originais com o reste... mas nada.

    me refiro apenas ao bang user... os outros (presets) ok, todos conferem com a listagem original...

    L . P . ROLIM
    Veterano
    # nov/16
    · votar


    AMIGOS SOBRE A QUESTÃO DOS PATCH USER:

    Baixei o manual no site da roland:
    https://static.roland.com/assets/media/pdf/XP-60_80_OM.pdf
    na pag. 208 dessa manual tem a lista dos timbres... o meu bateu corretamente :)

    porem no msm site da roland guia SUPPORT DOCUMENTS existe o link para: XP-60/-80 Patch Listing.

    Esse tem patches diferentes daqueles veem listados no manual!!!

    Alguém sabe o motivo? Foram lançadas 2 versões de xp-80 ou algo do tipo?...

    fernando tecladista
    Veterano
    # nov/16
    · votar


    Da uma olhada aqui, porém são links antigos, metade deles a pagina não existe mais http://www.synthzone.com/roland.htm

    DuduXP
    Veterano
    # nov/16
    · votar


    L . P . ROLIM
    Eu não vi os PDF mas tive o XP80 por muito tempo, e posso te dizer que o Bank User do XP80 é o mesmo do XP50, o que é diferente é o do módulo JV2080, que por sua vez é o mesmo do XP60, é só uma atualização, não se preocupe, não tem nada de mais nessas diferenças, nada que valha a pena correr atrás do banco, antigamente você encontrava facilmente os arquivos sysex para carregar nos XP, hoje em dia acredito que seja difícil encontrar, por causa da idade dos teclados, por isso que as pessoas migram para os teclados mais novos.
    Mas o Banco User você vai querer personalizar a seu gosto acredito eu, então não faz nenhuma diferença qual banco User está no teclado, mas procure no google talvez você encontre os arquivos sysex do XP, só que um outro problema é que você vai precisar de disket para transferir esses arquivos para o XP80, pra ter um XP hoje eu aconselharia mais o XP30 que é um pouco mais moderno, ou um FA que tem todo os timbres dos XPs.
    Grande abraço, é um grande teclado. sempre foi meu preferido, tive a oportunidade de ter um quando ele ainda estava no auge, mas infelizmente o tempo me fez ter medo de permanecer com o meu.

    L . P . ROLIM
    Veterano
    # nov/16
    · votar


    ão se preocupe, não tem nada de mais nessas diferenças
    Bom dia cara, sim... realmente não estou dando tanta importância assim. mas sabe aquela coisa de coisa "nova"? queremos todas atualizações... aprender tudo rsrs.

    Vlw

    felipenove
    Membro Novato
    # nov/16
    · votar


    Legal esse tópico. Tenho um XP60 desde 1999 (comprado zero). Ele fala alto, tem pressão! Tem sons belíssimos. Mas pianos acústicos, sinceramente são extremamente artificiais. Nem consigo tocá-lo.

    Possuo um Juno Gi também, com sons mais apagados e que somem no P.A., mas que no fone soam bem mais bonitos e naturais que o XP. Sou apaixonado pelo meu XP, que infelizmente carece de uma manutenção em que os controles Midi (pedal de sustais, pitch, modulação e filtros) não funcionam, mas não vou vender nunca. Admiro sua qualidade de construção, a ação das teclas, a beleza de seu desenho, a objetividade da tela, mas o pianos são insuportáveis.

    Concordo com o Jorget em tudo. É questão de gosto. Mas uma máquina incrível, tens toda razão em estar feliz!

    Wertys
    Membro Novato
    # dez/16
    · votar


    Cara, eu quero ter um Nordão mas não esqueci do XPzão....

    Cá entre nós, esses teclados dos últimos dez anos não tem cara de teclado de macho. É como comparar esses carros cheios de luzinhas e telas LCDs de designes "arrojados" com um Opalão ou um Golzinho quadrado. Vc vê um HB20 e um Opala e já sabe que o opala é carro de macho!!!

    A mesma coisa é com o XP!!!

    L . P . ROLIM
    Veterano
    # dez/16
    · votar


    Vc vê um HB20 e um Opala e já sabe que o opala é carro de macho!!!
    Kkkkkk entendo o que quer dizer.

    O pessoal tem razão na questão técnica da coisa. Xp tem menos tecnologia comparado aos teclados de "frufru" de hj... Mas quero ver um pra bater a beleza dos timbre dos pianos do Xpzão... e no fim isso q importa; A beleza final de tudo e não nos 9 motores e blablabla de amostra e etc...

    Fiz videos comparativo entre Roland integra-7 (modulo maravilhoso demais) contra o "XP-80". somente os sons PCM's em que o integra-7 promete similaridade ao dos módulos xv5080, jv2080 e jv1080: https://www.youtube.com/watch?v=rfwyeN2A0mA
    https://www.youtube.com/watch?v=zGv5xWm0wy8
    https://www.youtube.com/watch?v=GVqCsY6bhIk

    Ouve ae e me diz que a tecnologia de hj melhorou os timbres... haha, cara sinto muito é simples: Mais tecnologia não quer dizer mais blz.

    Isso não desmerece o integr-7 em nada, ele tbm é ferradaço ao meu ver melhor que algumas workstation que ja toquei... tem centenas de timbres fantásticos...

    Mas com certeza a linha JV/XP foi algo que mereçe um lugarzinho só pra ela. exclusiva!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Roland XP80 - Comprei em pleno 2016