Tokai TX-5 Classic - "Error Code 40"

    Autor Mensagem
    mano_a_mano
    Veterano
    # set/16


    Passei um bom tempo sem ligar meu clonewheel Tokai TX-5 Classic, e esses dias resolvi tocá-lo novamente, a fim de fazer uns exercícios de jazz e blues por conta própria. No entanto, ao ligar o instrumento, aparece uma mensagem esquisita no display, algo como "Error Code 40", e o instrumento fica totalmente mudo.
    Não sei o que é isso, mas desconfio que todo esse tempo sem ligar o TX-5 seja o culpado, ou não.
    Alguém mais que possua o TX-5 Classic já passou por esse problema? Se sim, há alguma forma de resolvê-lo sozinho ou o melhor é chamar a assistência técnica?

    Synth-Men
    Veterano
    # set/16
    · votar


    11 3606-7555 é o telefone da assistência que vem no manual.

    Esse negócio de não funcionar, por não ligar muito tempo é mito. Com certeza tem algum tx-5 estocado há anos em algum almoxarifado da vida. O indivíduo vai lá, compra e BAHM! Tudo funcionando e com o cheirinho de novo.

    Liga ou passa um e-mail: assistencia@tokai.com.br

    fernando tecladista
    Veterano
    # set/16
    · votar


    E o primeiro que vejo que deu um bug em um tx

    mano_a_mano
    Veterano
    # set/16
    · votar


    Vou falar com a assistência técnica, então. Meu outro Tokai, o piano TP-88M, uma vez ficou todo travado e depois não ligou mais, aí veio um representante da marca aqui em casa, trocou a placa principal e desde então não estragou mais.

    Synth-Men
    Esse negócio de não funcionar, por não ligar muito tempo é mito.
    Na verdade eu já pensava nisso, que não tinha nada a ver; se não, meus outros instrumentos também não poderiam funcionar, por ficarem um tempo parados. Mas eu quis tirar a teima, só por um desencargo de consciência.

    Synth-Men
    Veterano
    # set/16
    · votar


    fernando tecladista
    mano_a_mano


    Erros programados do tipo CODE, geralmente é software/hardware. O TX5 é bem inteligente para um clonewheel, cheio de funções midi também.

    De repente um pico de luz ou algo do tipo detona algum componente. Me arrependi muito de não ter comprado um quando foi lançado.

    Posta o resultado e o andamento do conserto depois. Agora fiquei curioso.

    mano_a_mano
    Veterano
    # set/16
    · votar


    Synth-Men
    Posta o resultado e o andamento do conserto depois. Agora fiquei curioso.

    Não sei se dá para ver direito, mas aí está:

    Fatal Error code 0/40

    mano_a_mano
    Veterano
    # set/16
    · votar


    Já repassei o problema à Tokai, vamos ver o que acontece.

    mano_a_mano
    Veterano
    # set/16 · Editado por: mano_a_mano
    · votar


    Resposta da Tokai hoje:

    Boa tarde Sr. Eliseu,
    Provavelmente ocorreu algum pico de energia que danificou a memória flash, desprogramando ela. Será necessário o senhor enviar a placa geradora principal do equipamento para realizarmos a analise e envio de orçamento.


    Sei que outra vez um representante da Tokai em Porto Alegre veio aqui em casa. Talvez seja o caso de entrar em contato com ele de novo.

    Synth-Men
    Veterano
    # set/16
    · votar


    mano_a_mano

    Que bom! Menos sério do que se imagina. Tomara que os custos sejam mínimos.

    mano_a_mano
    Veterano
    # set/16
    · votar


    Synth-Men
    Já está agendada a visita técnica para o próximo sábado.

    mano_a_mano
    Veterano
    # out/16 · Editado por: mano_a_mano
    · votar


    Atualizando:

    O técnico esteve aqui hoje, fez tudo o que poderia ter sido feito, mas o erro continuou. Suspeita-se que a placa principal do instrumento já era.
    Próximo passo: entrar em contato com a Tokai e solicitar uma nova placa. A propósito, esta é a placa com defeito:

    foto 1
    foto 2

    Synth-Men
    Veterano
    # out/16
    · votar


    O link da foto não abriu.

    Vai ter que torrar uma graninha em um estabilizador também.

    mano_a_mano
    Veterano
    # out/16 · Editado por: mano_a_mano
    · votar


    Synth-Men

    O link da foto não abriu.
    Atualizei os links, tenta lá agora.

    Vai ter que torrar uma graninha em um estabilizador também.
    Não sei... Primeiro tenho que ver se a troca da placa vai resolver o problema, ou não. Se for a segunda hipótese, vem coisa bem mais cara pela frente...

    mano_a_mano
    Veterano
    # out/16
    · votar


    Mais uma atualização:

    Custo total (aprox.) do serviço: R$300,00.
    Previsão: entre 30 e 40 dias, pelos meus cálculos.
    O que preciso fazer agora: enviar a peça à Tokai para a manutenção propriamente dita. Daí em diante é com eles.

    Se o serviço que fizerem no meu TX-5 Classic for da mesma alta qualidade, igual ao que fizeram no meu TP-88M, que nunca mais estragou desde então, esse preço será barato. Bem mais em conta que gastar o que tenho e o que não tenho para ir atrás de um novo simulador de B3 (por isso o "coisa bem mais cara pela frente" da mensagem anterior).

    mano_a_mano
    Veterano
    # out/16 · Editado por: mano_a_mano
    · votar


    Agora a placa defeituosa está lá na sede da Tokai para a manutenção - rastreei pelo código dos Correios. Acredito que, quando voltar, provavelmente virá atualizada (o firmware estava na versão 1.25 - pode vir com uma versão mais recente, talvez).
    Se tudo der certo, acho que em duas semanas todo o processo estará concluído.

    Synth-Men
    Veterano
    # out/16
    · votar


    Interessante atualizar o firmware.

    Pode corrigir possíveis erros ou acrescentar coisas novas.

    mano_a_mano
    Veterano
    # out/16
    · votar


    Nova atualização: a manutenção da Tokai está pronta e em breve o técnico virá aqui fazer o serviço dele de instalação da placa. Deve ser provavelmente neste sábado ou no outro.

    mano_a_mano
    Veterano
    # out/16 · Editado por: mano_a_mano
    · votar


    Grandes notícias: amanhã o TX-5 finalmente ficará pronto :-D \o/
    E em excelente hora, pois estou envolvido em três novos projetos e todos dependerão do TX-5...

    Synth-Men
    Veterano
    # out/16
    · votar


    mano_a_mano

    Será que teve algum upgrade no software?

    mano_a_mano
    Veterano
    # out/16
    · votar


    Synth-Men
    Será que teve algum upgrade no software?
    Isso vou saber amanhã. Se tiver, melhor...

    mano_a_mano
    Veterano
    # out/16
    · votar


    E está pronta a criança \o/

    Tokai TX-5 Classic, pós-manutenção

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Tokai TX-5 Classic - "Error Code 40"