Roland "The Future Redefined" - Lançamentos 2016

Autor Mensagem
NEMESYS
Veterano
# set/16
· votar


Roland! Minha FALTA de FÉ nessa marca, ultimamente, TEM sido perturbadora!!!

JeffersonX
Veterano
# set/16
· votar


Eu acho que a Rolando está com uma linha interessante, como a JD e FA. Mas muita gente sente falta de um work top para substituir o Fantom, que já saiu de linha há algum tempo.

Porém é como disseram, demanda muita grana e tempo para ser uma aposta arrisca, visto que o Kronos está muito bem consolidado.

SILVANOFDS
Veterano
# set/16
· votar


Insisto, a Roland poderia facilmente lançar um Work TOP para pegar o Kronos e Montage!!


Poder pra isso ela tem de sobra.
Mas a aquisição da Cakewalk provou que o foco não era os Work Top há uma época atrás.
E agora passaram o Cakewalk para a Gibson.
Talvez eles retornem com tudo algum dia porque a concorrência não para.

Synth-Men
Veterano
# set/16 · Editado por: Synth-Men
· votar


JeffersonX


Eu acho que a Rolando está com uma linha interessante, como a JD e FA. Mas muita gente sente falta de um work top para substituir o Fantom, que já saiu de linha há algum tempo.


Já que a ideia é "Redefinir o Futuro" o Fantom poderia ter ao menos atualizações de firmware e software. A última se não me engano foi a 1.50 em 2010? Me corrijam se estiver errado.


keys_all

Não se trata de ser melhor, midlevel ou toplevel, mas do espaço que já foi preenchido. É como se fosse a lei da física. Ocupa o lugar quem chega primeiro, empurra do lugar quem for o mais forte.

Agora que espero um "futuro" work da Roland eu espero.


NEMESYS

Roland! Minha FALTA de FÉ nessa marca, ultimamente, TEM sido perturbadora!!!

kkkkkkkkkk! Uma hora melhora

petu_ce
Veterano
# set/16
· votar


Synth-Men

A Roland não tem nenhum controlador ao nível do Panorama P6 da NEKTAR ou do Akai MPK 261, só para citar exemplos.

http://www.nektartech.com/PRODUCTS/Panorama-P4-P6
http://www.akaipro.com/product/mpk-261

Acredito que clientes dispostos a pagar, por exemplo, por um Macbook com Logic Pro X e Mainstage 3 pra tocar ao vivo queiram um controlador melhor. Poderia até utilizar o ipad como controle remoto ou com outro aplicativo, mas não substitui a praticidade dos controles físicos por completo, principalmente se você gosta de programar toda a apresentação como numa performance de um workstation.

Se as pessoas estão usando mais VSTs, então a demanda por teclados controladores deverá aumentar, não é isso?

A Roland tem revendas autorizadas e assistência técnica no Brasil que seria uma vantagem na concorrência.

Enfim, é só uma opinião.

Synth-Men
Veterano
# set/16
· votar


petu_ce

O mercado sempre nos dará opções. (Graças a Deus!). Do jeito que você citou, só com controlador de verdade mesmo.

Mas é tanta gente tocando com o Ipad, quase não se vê os carinhas mexendo no controlador, só na tela do Ipad. Dedinhos para o lado, e para o outro, para cima e para baixo.

Roland A800 é completo, reinou bastante tempo, mas é outro equipamento da Roland superado, por muitos outros.

André Luiz Keys
Veterano
# set/16
· votar


JeffersonX
Mas muita gente sente falta de um work top para substituir o Fantom, que já saiu de linha há algum tempo.


Pessoal,

Como muitos sabem, antes de trabalhar pra Roland na área de teclas, sou músico, amante das teclas e sempre fico no desejo de vir a Nave Espacial do século 21...

Enfim... todos sabem que o desenvolvimento dos produtos é tarefa realizada lá fora, mas na nova estrutura da Roland cada vez mais o Brasil tem tido espaço no desenvolvimento de produtos (vide a linha XPS / JUNO-DS, que tem vários sons escolhidos por nós...).

O que efetivamente (sem absurdos!) esse workstation deveria ter?

Eu já montei meu work ideal:

Pianos e EPs do RD-800 (e suas teclas na versão 88)
Sons de órgão do VR-760 / VK-8 ( o melhor som de orgão da Roland ao meu ver)
Demais sons do Integra-7
Sequencer do FA-06/FANTOM-G que são facilimos
Possibilidade de gravar áudio no sequencer
Sampler nas teclas com 1Gb
Interface de áudio e MIDI
Reprodução de arquivos de áudio direto do pendrive
9 faders (para usar como drawbar de orgão e para controle de outras coisas)

Poderiam até manter a estrutura do Integra-7 (possibilidade das placas, etc) porém com os sons de órgão e piano citados acima.

Esse seria meu teclado ROLAND perfeito. Digo isso, pois é fato que todas marcas tem outras coisas bacanas que são características delas.

E o de vocês?

Abs

André Luiz

TrebleH
Veterano
# set/16
· votar


Por que não inovar criando um sistemas de teclas ajustável?
Ex: Um mecanismo que permitisse ajustar o peso das teclas do teclado. Assim, se você quisesse piano, teria peso de piano, se quisesse peso de synth, teria também num mesmo teclado.

Por que não ter controles fixos e controles dinâmicos? Ex: Joysticks que ficam em um determinado local para ajuste de som e controles por toque. Poxa, estamos na era touch screen, será realmente que ainda temos que ficar presos a potenciômetros?

Sons, como o amigo acima disse, manter os do Integra/VR/RD's e, talvez criar algo mais analógico também.

Imagine um teclado também que possa ser separado? Ex: ter possibilidades de ter 61 teclas pra ensaios e 88 pra shows, mas sem ter que carregar o teclado numa carreta? Acho que as marcas poderiam inovar de várias formas, mas, infelizmente, temos que esperar o futuro mesmo.

Um dia lanço minha marca de teclados kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

TrebleH
Veterano
# set/16
· votar


Sei que é loucura minha isso e que, obviamente, nada disse seria lançado por agora. Mas, dentro do possível a Roland poderia ter lançado um TOP mais recente sim, unindo Jupiter, RD's, VR's, Fantom's e Discover's

waltercruz
Veterano
# set/16
· votar


Pô, eu ainda considero o A800 ok

Artref
Veterano
# set/16
· votar


Nossa, absolutamente nada desse "futuro redefinido" me interessou.

Meu teclado perfeito seria um Workstation de 76 teclas pesadas sem pitch bend do lado, com sons do RD800, VR, Integra e UM (não precisa mais) VA de respeito da Roland colocado lá dentro. Acabou.

JeffersonX
Veterano
# set/16 · Editado por: JeffersonX
· votar


André Luiz Keys
O meu workstation seria isso tudo que você disse e com algumas opções a mais como, versões de 61 e 73/76 teclas leves e de tamanho natural, além de 88 pesadas. Tela touchscreen e integração com iPad para edição de parâmetros, como já existe na marca. Joystick 360 graus, como na KORG. E ao mesmo tempo que aliasse robustez na construção, tentasse ser o mais leve o possível, visto que Kronos e Montage são bem pesados. Saídas de fones de ouvido frontais (coisa simples, mas muito útil).

Synth-Men
Veterano
# set/16
· votar


André Luiz Keys

O que você falou e mais um pouquinho de pimenta...

- Aftertouch Polifônico
- Montagens de combinações, com divisões de zonas e controles de camadas por velocity
- Alguns simuladores de filtros de synths antigos da própria marca e alguns consagrados de outras marcas
- Dois LFO direcionáveis
- Dois osciladores DCO com formas ondas básicas, ao menos três cada um, separados dos wavetables, mas com possibilidade de junta-los, e com afinação.
-Três envelopes direcionáveis, sendo um com fases invertidas.
- Um ribbon control entre o painel e as teclas.
- Atualização de timbres via usb ou pen drive (xô placa de expansão de timbres!),
- Jostick A, B, X, Y
- 2 jacks MIDI IN, OUT, THRU
- Compatível com três pedais - (tipo piano mesmo, mas com funções midi também) fora o pedal de expressão.
- Um USB device para maiores expansões e outros acessos
- Saida output e L/R

Vou parar, senão fico até amanhã falando. kkkkkkk!

homemsemsobrenome
Membro Novato
# set/16
· votar


Eu só queria algo como o VR-09 só que com 76 teclas e mais qualidade de timbres e recursos, enfim, um sinth top baseado nesse modelo.

Acho absurdo o Jupiter não ter drawbar físicas por exemplo e ter um orgão bem limitado.

fernando tecladista
Veterano
# set/16
· votar


homemsemsobrenome
Vr -700

Acho absurdo o Jupiter não ter drawbar físicas por exemplo e ter um orgão bem limitado.

O conceito dos jupiter sempre foi mais para synth, como são os junos
Novos e antigos

DuduXP
Veterano
# set/16 · Editado por: DuduXP
· votar


fernando tecladista
Verdade, se pegassem o projeto do VR 700 e juntassem com o VR 09 somando o melhor de ambos, teríamos um bom teclado de palco.
A série VR sempre foi muito boa, desde o VR760.

keys_all
Veterano
# set/16
· votar


Na verdade?

Eu como dono de um belo Fantom G, queria uma atualização de Software, e novas ARX com Pianos e Hammonds bacanas!!!

Só isso.... será que é pedir demais roland? =( hahaha

DuduXP
Veterano
# set/16
· votar


keys_all
Problema meu caro é que isso tudo já foi descontinuado. =(

homemsemsobrenome
Membro Novato
# set/16
· votar


fernando tecladista

Eu entendo, mas acho o preço do Jupiter muito alto para não ter um bom hammond.

Edson Caetano
Veterano
# set/16
· votar


homemsemsobrenome
Caro para quem? Brazucas nunca foram levados a sério, um key top aqui que custa muitos salários mínimos, muito suor, lá fora os caras compram com facilidade e sabe o pior, eles não estão nem aí, porque para o músico gringo o que importa é saber tocar e eles não compram os tops , apesar de poderem com muito mais facilidade que a gente

Quer tocar um órgão ele compra um órgão, quer um synth ele compra um synth, aqui a gente quer o melhor de tudo dentro de uma caixa única, não existe essa mágica

Por exemplo o Roland ideal do André não é nem de perto o que eu quero, o A800 estar superado que o meu aqui de casa diga o quão mentira isso é kkk, apesar do futuro não,ter chego ainda... Eu gosto do caminho da big R

O meu work é utópico e nunca vai existir porque simplesmente ele une tecnologias e patentes de marcas diversas , ou seja não vista uma camisa, jogue em todos os times e seja feliz

homemsemsobrenome
Membro Novato
# set/16
· votar


Caro dentro da categoria dele, Edson.

Mesmo que existam preços e preços de acordo com o que ganhamos, taxa de imposto, entre outras coisas, podemos comparar preços de um teclado dentro da categoria em que ele está. E nessa categoria, de sinths tops, acho que minha crítica ao Jupiter é válida: ele tem órgãos limitados.

Mas concordo contigo com o fato de que o preço faz com que queiramos ter um teclado completo já que não temos grana para comprar vários. Dentro de certos limites, acho existem propostas para esses teclados completos, como a linha PC3, os workstations e vários outros.

Mas nosso acesso a esses instrumentos............

Casper
Veterano
# set/16
· votar


Workstation é um conceito ultrapassado.

Synth-Men
Veterano
# set/16
· votar


Booooooom dia a todos galera!


Edson Caetano

... o A800 estar superado que o meu aqui de casa diga o quão mentira isso é kkk

O danado é completão, não reina mais e ainda custa 1900,00 dilmas. Mas tem alguns de outras marcas com carcaça mais robusta, teclas melhozinhas, modelo waterfall, e mais ergonômicos.

Mas se for para repaginar e retirar funções, melhor deixar do jeito que está, mesmo cascudinho.

Pode até está ultrapassado, mas me dá um de presente para ver se eu recuso...


aqui a gente quer o melhor de tudo dentro de uma caixa única, não existe essa mágica

Realidade, triste realidade. Pagamos caro. Queremos até o exame do pezinho de quem participou da linha de montagem do equipamento. E ainda achamos que tocaremos melhor, conforme o preço do equipamento.

Eu mesmo acho que workstation tem que ter um pouquinho de tudo. Como diria o professor Girafales: Que vergonha meu Deus! Que vergonha!



homemsemsobrenome

"Eu entendo, mas acho o preço do Jupiter muito alto para não ter um bom hammond."

Não era nem para está lá. Synth e synth. Mas já que está... Beleza, que tenha qualidade.

Sinceramente, piano com alguma qualidade eu até espero, mas órgãos, violões, saxofones, brass, flautas, kit de baterias, sanfonas e outros, eu não fico mais esperando essas coisas em supostos bons teclados.

Já cansou isso. É só para quebrar o galho. Não vão nos esculachar com coisas chinfrim, mas o que vem já dá para trabalhar e sequenciar.


Casper

"...Workstation é um conceito ultrapassado."

Sim. Nós falávamos alguns anos atrás de portabilidade e agora está acontecendo. Synths e controladores menores, módulos minúsculos, baterias eletrônicas que cabem no bolso, mini mixers, mini interfaces, mini gravadores, mini sequenciadores. Fora o uso de notebook, smartphones, tablets. Deixam o conceito de workstation para trás. Fato e verdade.

A exemplo o Kraftwerk só usa notebook.

Se juntar tudo o que falei acima, ainda fica menor, mais leve e barato, que um workstation.


Eu ainda gosto. Prefiro os menores. Comprar um super workstation para usar o piano, órgão, strings, brass, sanfona e sample não é a minha praia. Gosto de estudar o aparelho.

Se é estação de trabalho, vamos trabalhar. Não gosto de ficar sequenciando na frente do computador, é cansativo e pouco ergonômico. Gosto de abrir o computador com a coisa já pronta.

Um korg kross por exemplo é muito levinho, leva para onde quiser (passeios, férias, final de semana, casa da vó, tia...), hora que quiser ,no canto que quiser. Oportunidade de colocar a ideia em pratica instantaneamente.

No palco, festas, casamentos também, se tudo tá programado e sequenciado, para um um individuo tocando sozinho é uma mão na roda. É ferramenta de trabalho.

No computador ou no notebook, joga o arquivo MIDI já feito, na DAW, seleciona os VSTI de sua preferencia e BAHM! Tudo lá, com a expressividade midi que você quiser. Depois é só transformar em áudio.

Mas depende do tipo de uso ou objetivo final. Quem mexe só em synths por exemplo, um work é praticamente inútil.

SILVANOFDS
Veterano
# set/16
· votar


Workstation é um conceito ultrapassado.


Se você prestar atenção o quanto mudou a música depois da era PC pode se dizer que sim.
Eu mesmo há uma semana atrás gravei um mid no teclado arranjador e joguei para o Sonar.
Aproveitei para quantizar uma parte de um solo e falo pra você acho que demoraria muito mais fazer isto no teclado do que no Sonar pois só foi um click e estava perfeito com direito a opção de pré escutar antes de confirmar.
Com a entrada dos computadores, notebooks, smartphones da apple e tablets.
Os Works estão perdendo um pouco espaço pois as DAWs se tem tudo a mão. Audio, Midi, Vsts, VSTi, DXi e VÍDEO se precisar.
Agora só falta o ANDROID melhorar latências no áudio para a briga ficar boa.
O modo das Empresas de instrumentos Musicais mudarem
o foco é até bom pois sabem que a briga com Gigantes Apple, IBM, Windows, Google só dará prejuízos.
As própria fabricantes de automóveis estão abrindo as pernas.
Então dificilmente hoje você vai ver instrumentos mid level que não tenham conexões com computador, aplicativos para funcionar com celulares e alguns adicionais.
O conceito Workstation pra mim hoje se resumiria ao Openlabs.
O que está longe das Empresas $$$$Produzirem $$$$.

JeffersonX
Veterano
# set/16
· votar


SILVANOFDS
Parece que o problema de latência do Android foi resolvido no Marshmallow.

homemsemsobrenome
Membro Novato
# set/16
· votar


Eu só acho ruim quando o sujeito compra um teclado magnífico (work ou sinth) para ficar subutilizando o equipamento, sem nunca explorar o melhor dele e ficando sempre nas funções mais superficiais.

Poxa, se é para ter um Kronos, um Motif, PC3K, é, no mínimo, para tirar um milagre sonoro desses teclados. Qualquer coisa menos que isso pode ser feita muito bem em outros equipamentos mais simples.

Edson Caetano
Veterano
# set/16
· votar


Não era nem para está lá. Synth e synth.

não sei onde o pessoal pensa que um Synth precisa emular um órgão, Synth é Synth, Sintetiza as coisas... aí a empresa enfia um monte de coisa gravada e diz que é synth por apenas disponibilizar alguns controles como Cutoff

Já toquei em um Jupiter 80 por diversas vezes, é um teclado magnífico, tem suas limitações com certeza, mas na minha mão eu iria destruir kkk, mas na época preferi o Kronos, preços eram similares

homemsemsobrenome
Brasileiro é isso aí meu amigo, gosta de estar na moda, de comprar o que não precisa para se mostrar... no final das contas o cara tem uma ferrari para andar que nem uninho kkk

Eu não faço milagres nos meus equipamentos mas uso cada virgula que tem dentro deles, li o manual dezenas de vezes, os originais gringos...

aqui a maiorira quer que você entregue de graça os "samplis" da quela sanfona ou metaleira, ou seja, compra logo um sample player da vida como o kontakt e va ser feliz com coisas chupinhadas de terceiros

mano_a_mano
Veterano
# set/16 · Editado por: mano_a_mano
· votar


homemsemsobrenome
Eu só acho ruim quando o sujeito compra um teclado magnífico (work ou sinth) para ficar subutilizando o equipamento, sem nunca explorar o melhor dele e ficando sempre nas funções mais superficiais.
Poxa, se é para ter um Kronos, um Motif, PC3K, é, no mínimo, para tirar um milagre sonoro desses teclados. Qualquer coisa menos que isso pode ser feita muito bem em outros equipamentos mais simples.


Muito já fui criticado por outros tecladistas por ter um set de seis instrumentos. "Mano, por que tu não vende tudo isso e compra um Kronos?" Porque não quero, oras... Prefiro ter tudo assim, separado, cada coisa em seu lugar, e gosto de instrumentos mais simples, mesmo que seja para ter vários. Não tenho mais paciência para manuais e programação, quero é ligar e sair tocando mesmo. E também quero poder adaptar o set conforme a ocasião - o que, tendo um instrumento só, seria extremamente difícil.
Agora, respeito quem prefere tudo numa workstation, e não fico dizendo "bah, véio, tu tinha que ter um set de teclados". Cada um faz como quer. Só acho que, se tiver uma workstation, explore-a, não fique apenas no básico. Caso contrário, é muito dinheiro posto fora.

SILVANOFDS
Veterano
# set/16
· votar


mano_a_mano

Muito já fui criticado por outros tecladistas por ter um set de seis instrumentos.

Acho que a tendência é esta para os tecladistas hoje em dia.
É aquela história do guitarrista também que está para o uso dos pedais separados do que pedaleira que faz tudo.

Edson Caetano
Veterano
# set/16
· votar


Quanto está a paga do tecladista para uma noite de trabalho? 100, 150 reais... Você vai mesmo levar 20, 30 mil reais para a guerra?

Os grandes músicos dos teclados que eu conheço, que merecem tem instrumentos tops, tocam com teclados baratíssimos, e arrebentam porque sabem tocar muito

O debate vai longe quando se abre o leque da discussão kkk...

Eu tenho um Kronos é preciso para me suprir que outros 4 controladores estejam ligados à ele... Ou mesmo prefiro usar fontes sonoras externas... Exagero? Não... Eu só tenho plena consciência do que eu quero ter como som final e como eu preciso acessar a todos estes sons

Tecladista de uma máquina só, precisa se virar muito mais nos 30 e mesmo assim não vai ter as possibilidades nas pontas dos dedos abertas por sets maiores

E para fechar, sorte de vocês que têm como comprar o que querem kkk, eu preciso ralar muito e por isso dou muito mais valor para meu instrumento, ele é extensão da pessoa, parceiro e não firula

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Roland "The Future Redefined" - Lançamentos 2016