Autor |
Mensagem |
JeffersonX Veterano |
# jun/16 · Editado por: JeffersonX
Pintou uma oportunidade de realizar um antigo sonho meu de ter um Nord Lead. Estava analisando as especificações do Nord Lead 2x e pelo que vi não possui efeitos.
Como estou mais acostumado com workstations, em especial da KORG, fiquei na dúvida se sem essa opção de efeitos ainda vale a pena um Nord Lead 2x. Vi que a Nord somente incluiu no Lead 4, que tá bem puxado pra mim...
Por acaso que usa conecta a algum pedal de efeito ou o synth é tão bom que dá pra mandar ver sem efeitos? Outra coisa que pensei foi ligar à entrada de áudio do meu Kross e usar o processador de efeitos dele para Reverb e demais efeitos ou até mesmo usar o Amplitube que possuo no meu iPad para colocar efeitos de pedaleiras virtuais ;-)
Que acham? Mete bala no garato?
|
Synth-Men Veterano |
# jun/16
· votar
JeffersonX
Falando de mim...
Eu curto muito, processadores e pedais de efeitos no teclado. Prefiro os externos. O conselho que eu dou é ver se consegue testar antes.
Nos anos 60 e 70 era algo muito comum o tecladista com um set de pedais, ou com um cubo de guitarra. Com a modernização digital e das mesas, os pedais viraram coisas a menos para tecladistas.
Pega um pedal ai de um amigo, tipo reverb, ou delay e manda brasa nos teste.
A exemplo aqui no fórum, o Silvg8 utilizava pedais de efeitos nos synths. Eu já usei/uso uma V-AMP 3 que tenho.
Abraços!
|
JeffersonX Veterano |
# jun/16
· votar
Grande Synth-Men! Mais uma vez valeu pelas dicas de sempre amigo!
Estou bem animado pra pegar o Nord Lead 2x. Ele está num mostruário de uma loja e estão fazendo um preço que creio estar justo. Me mandaram as fotos e vídeo. Aparentemente está perfeito. Está com nota fiscal e garantia por 5300. Está bom?
Surgiu também uma dúvida entre pegar o KingKorg. Sou suspeito falar, pois sou um grande fã da KORG, como já pode perceber... hehe
O que acha?
|
Synth-Men Veterano |
# jun/16
· votar
JeffersonX
Rapaz... Cê me apertou sem me abraçar...
Se for novo acho que vale sim, mas é um synth de 97. Bom pra car...
O Nord é um é um sonho seu. Putzs! O King Korg é bom pacas, mas tem outra pegada, mas é uma pegada muito boa.
No MercadoLivre tem umas faixas de preços do Nord.
A diferença entre o Nord e o King Korg (falando apenas de síntese) é que no KingKorg você vai ter que trabalhar para chegar no timbre do seu estilo. Pensa naquela válvula fervendo o timbre ou deixando ele aveludado.
No Nord os timbres já vem praticamente pronto. Vai ajustar uma coisa ali, outra aqui. O timbre é gordo ou gorduroso (como dizem os gringos), semelhante ao moog. Muito gostoso e peculiar o Nord.
Novo:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-721219194-nord-lead-2x-n-korg-y amaha-roland-_JM
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-730478474-nord-lead-2x-_JM
Usado:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-759926429-nord-lead-2x-perfeito -estado-_JM
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-771274412-nord-lead-2x-case-em- couro-shred-impecavel-_JM
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-771438110-nord-lead2x-semi-novo -_JM
Sinceramente por ser clássico, qualidade sonora e material, e se fosse um sonho meu, eu iria de Nord. Depois dava um jeito de comprar o KingKorg também. kkkkkkk!
Mas eu sou daqueles que acumulam coisas em casa, não vou mais para a estrada. Não vendo e não troco depois.
|
JeffersonX Veterano |
# jun/16
· votar
Synth-Men Pois é cara, estou numa sinuca de bico haha Um Nord é uma realização como tecladista. Mas o KingKorg é um baita synth e de encher os olhos. Duvida cruel. Se pudesse comprava os dois hahaha
|
freitas_silva Veterano |
# jun/16
· votar
Engraçado... nunca gostei do Nord Lead 2x... O AN1x dá um banho nele... Mas, gosto é gosto.
|
Synth-Men Veterano |
# jun/16
· votar
freitas_silva
AN1x, CS-X, EX7, SY99, são de arrasar os corações.
|
freitas_silva Veterano |
# jun/16 · Editado por: freitas_silva
· votar
Temos um projeto de música eletrônica na UFC chamado Synth5, onde fazemos covers de bandas synthpop. Tentamos ao máximo encaixar o Nord Lead 2x nas músicas, mas não dava, não combinava...
No acervo principal temos um Roland Super JX-10, um Yamaha AN1x, um Korg M1, um Six Trak de Sequential Circuits, um módulo Ymaha TX81z e um pequeno notável Micro Korg.
Ficamos tentados com um EX5 que passou por perto, mas ninguém estava podendo investir na época, então ele não ficou.
Fazemos algumas performances ao vivo e gravamos alguns vídeos. Tentamos fazer tudo o mais original possível, nem MIDI, sem sequencer, sem computadores. Tudo syncado no feeling...rs
Esse é uma das poucas apresentações que usamos o Nord Lead 2x. ;)
|
JeffersonX Veterano |
# jun/16
· votar
freitas_silva Show demais! Extremamente fiel à música original. Até a cantora tem a voz idêntica! Parabéns!!
Não consegui foi identificar o Nord Lead 2x nesse vídeo... Sobre encaixar, talvez seja o estilo. Pelo que vejo o Nord Lead 2x deve se encaixar ao meu estilo que é Rock e Metal.
|
Synth-Men Veterano |
# jun/16 · Editado por: Synth-Men
· votar
freitas_silva JeffersonX
Gosto da sintese do Nord. Gosto do som também, é muito peculiar.
Mas quando o comparo com outros, penso que ele reina sozinho, em um mundo próprio, só dele, tamanha peculiaridade. Ele soa meio Mellow, ali bem na região dos médios.
Eu o colocaria no meu set pela síntese, mas como eu disse antes, não vou mais para estrada. Ai a cabeça pensa de outro jeito.
freitas_silva, trabalho bem bonito! Tenho um irmão que é apaixonado por cover, enquanto não fica igual ele não sossega.
|
JeffersonX Veterano |
# jun/16
· votar
Estou ainda aqui na dúvida cruel hahaha KingKorg vs Nord Lead 2x.
Eu fiz os prós e contras de cada um.
Nord Lead 2x
Vantagens:
- 1º lugar: é um Nord! Sonho de qualquer tecladista e seria a realização ter um - Timbres que dispensam comentários - Painel aparentemente com melhor ergonomia com todos os comandos do lado esquerdo - Poder combinar até 4 timbres - Teclado totalmente artesanal - Estou conseguindo na caixa com todos os acessários originais e com nota fiscal. Pelas fotos e vídeos não possui qualquer marca de uso.
Contras:
- Já é um teclado que tem um bom tempo, lançado em 2003 e já tem um bom tempo de fabricação. - Teclado de mostruário. Então pessoas já tocaram nele. - Não possui USB - Não encontrei expansões da Nord para download. Apenas pagas de site de terceiros e ainda devo precisar adquirir um cabo MIDI USB - Não possui sessão de efeitos - 2 osciladores (menos do que o KingKorg) - Uma única tela digital com 3 ou 4 caracteres, bem simples - Não possui software de edição para PC - Não há como exportar e compartilhar meus timbres com outros tecladistas.
KORG KingKorg
- Quem me conhece há tempos no fórum já sabe da paixão e satisfação que possuo pelos teclados da KORG. Possuo duas workstations Kross e Krome que se completam. Não sinto qualquer vontade de trocar, a não ser um upgrade do Krome por um Kronos. Sou apaixonado pelo Kross, mesmo o Krome sendo superior hehe - Motor e filtros mais atuais - 3 osciladores (um a mais do que o Nord Lead 2x) - Possui sessão de efeitos - 3 telas com várias informações. Uma dedicada para o timbre selecionado, uma para o efeito e outra para os filtros - Porta USB e software de edição para computador. - Possui um pacote enorme de timbres de graça disponível pela KORG, além de vários pacotes pagos como do SK4. - Possibilidade de salvar e compartilhar com outros tecladistas meus timbres. - Equipamento zero Km. Está no estoque da loja e lacrado. Ninguém mexeu nele. - Possibilidade de usar pedal switch para mudança rápida de timbres. - A válvula aparenta dar mesmo um esquentada nos timbres quando acionada.
Contras:
- Não marca tanta presença como um teclado vermelho da Nord - Não combina mais de 2 programas contra 4 do Nord - A ergonomia do Nord é melhor, pois no KingKorg os knobs de filtros e outros mais usados estão do lado direito. - Apesar de timbres um pouco mais gordos (ao menos pelas demos que ouvi), não aparentam ser tão analógicos quanto aos do Nord - Apesar de ser apaixonado pela KORG, talvez eu estaria replicando alguns timbres que podem estar presentes no Kross e Krome - Não é um Nord hahaha :-)
Dúvida cruel... hahaha
|
Synth-Men Veterano |
# jun/16
· votar
JeffersonX
Mesmo com vários simuladores de filtro no KK, acho o Nord mais encorpado, como você disse, soa mais analógico.
Poréeeeeeeeeeeem... O KK tem filtros que podem alcançar o Nord, ou até ultrapassa-lo, já que a tecnologia é mais nova. O Nord vem carregando a praticamente a mesma coisa desde o NL2 de 1997. Acho que atualizou o software VA (soa um pouco mais aberto), e o banco do usuário aumentou no NL2X. No NL2, rolava uma placa de expansão?
Pica das galáxias mesmo a dúvida.
|
Synth-Men Veterano |
# jun/16
· votar
|
JeffersonX Veterano |
# jun/16
· votar
Esqueci de citar... pegando o KingKorg com a capa original da KORG e pedal sustain DS-1H ainda irei economizar cerca de R$792.
Synth-Men Literalmente pica das galáxias a dúvida hahaha
Pelo que vi, o NL2 realmente possuía expansão via PCMCIA. Como o NL2X é uma reedição melhorada e expandida, pode ser que os recursos dessa placa tenham sido incorporadas ao teclado. Se alguém souber, me corrija caso eu esteja falando bobagem ;-)
O sucessor do NL2x é o NL4. Pelo que vi a ordem é: Nord Lead, Nord Lead 2, Nord Lead 3, Nord Lead 2x (houve também uma série limitada de aniversário com as cores das teclas invertidas), e em 2013 o todo poderoso Nord Lead 4 deu o ar da graça.
|
JeffersonX Veterano |
# jun/16
· votar
Synth-Men Vi essa demo aqui amigo... Cara, se eu pudesse eram os 2 hahaha Tem hora que acho que o fato do KingKorg ter 61 teclas pode ser melhor, porém como devo usar mais para lead, as 49 teclas do Nord deve me atender.
|
JeffersonX Veterano |
# jun/16
· votar
Uma coisa que desanimei um pouco... Em contato com o distribuidor oficial da Nord no Brasil, tive conhecimento de que não há assistência em Belo Horizonte... :-( Por mais que são teclados super estáveis, é um ponto a se pensar...
|
SaintFerio Veterano |
# jun/16
· votar
Nord Lead nunca tive vontade de ter... Tive o Alesis Ion por um ano, curtia mto, mas apertou aqui de grana e o que vai primeiro é o que menos se usa né... Infelizmente hehe se foi um baita teclado... Já pensou no Ion? Mais barato que esses dois e incrivelmente bom tb!
|
freitas_silva Veterano |
# jun/16
· votar
Obrigado pelos comentários JeffersonX e Synth-Men.
Legal você ter tocado na Alesis. Tinha competência para concorrer com o eixo YKR, mas não vingou. Fico muito intrigado com isso.
Eu teria certamente um Fusion em meu setup se ele não tivesse sido abandonado...
|
hbraga Veterano |
# jun/16
· votar
JeffersonX
Mandei um recado (mensagem) para você. Por favor, dê uma olhada.
|
JeffersonX Veterano |
# jun/16
· votar
OK hbraga. Vou ver aqui.
SaintFerio valeu pela sugestão. Alesis parece ter ótimos teclados. Vi alguns vídeos do Ion e aparenta ser um synth lendário.
Eu ainda não tomei a decisão final. Acabei de confirmar com o representante da marca que caso o meu provável Nord apresente problema, devo enviar para a assistência em São Paulo.
|
Artref Veterano |
# jun/16
· votar
Eu não sou expert em síntese, mas pegaria o King Korg. Ele é mais novo, tem assistência, bonitão, sessão de efeitos, etc, e com certeza faz o trampo bem feito.
|
JeffersonX Veterano |
# jun/16
· votar
Bom galera, depois de tanto impasse me decidi. Vou continuar fiel à KORG hehe
Gostaria muito de ter optado pelo Nord Lead, mas pesaram algumas coisas para adiar este sonho...
- A falta de assistência técnica autorizada em Minas Gerais. Caso apresente problema, terei que enviar para São Paulo e arcar com os custos de envio. Não encontrei histórico de problemas de Nord, porém para essas coisas eu sou muito conservador. Principalmente por ser um teclado já foi descontinuado há algum tempo e que estava como mostruário na loja, não sei se eu poderia dar algum azar. Talvez se a loja fosse daqui compensaria. Mas viria de Goiás. Então seria uma aposta arriscada...
- Sessão de efeitos onboard no KingKorg e uma válvula para dar uma "esquentada" nos timbres. Todos os reviews e vídeos que vi elogiaram muito esse recurso.
- Expansão de timbres disponíveis. A própria KORG disponibiliza uma vasta biblioteca de graça com timbres famosos para o KingKorg. Além disso há um pacote do SK4 muito interessante para esse teclado.
- Porta USB. Além de poder editar no PC, posso também fazer backup do meu KingKorg, importar novos pacotes e compartilhar com outros usuários o que eu criar. Em caso de defeito, tenho tudo salvo. Já no Nord Lead 2x eu perderia tudo (até aonde eu sei).
- 61 teclas. Não é o ponto principal, mas saber que posso contar com uma oitava a mais para fazer splits é algo interessante.
- Vou economizar R$792 e ainda terei já a bag original e pedal DS-1H (amo esse pedal hehe )
- Já conheço a KORG e estou acostumado com a arquitetura dos teclados.
- Tem autorizada KORG em Belo Horizonte.
Bom, agradeço de coração a todos que ajudaram a opinar. Apesar de ainda não ter realizado meu sonho de ter um Nord, tenho certeza de que estou adquirindo um ótimo synth. Quem sabe mais pra frente não realizo esse sonho com outro Nord mais poderoso e atual? ;-)
|
Artref Veterano |
# jun/16
· votar
Pra mim, só vantagens. Tomou a melhor decisão na minha opinião. Depois que comprar, poste fotos e sonzeira!
|
JeffersonX Veterano |
# jun/16 · Editado por: JeffersonX
· votar
Artref Muito obrigado pela ajuda também amigo! Queria muito ter um Nord, mas eu tentei tomar a decisão mais pela razão do que pela paixão. Pelos motivos expostos por mim aqui neste tópico, o KingKorg aparentou ser a melhor escolha. Há tempos tenho vontade de adicionar um synth mais analógico ao meu set, Gosto muito de misturar sinfônico com síntese de som. Acho que finalmente formei meu estilo aliando esses estilos hehe
Tomara que eu não me arrependa!
Ah, sobre os efeitos, encontrei no YouTube algumas pessoas com a mesma ideia que tive sobre ligar o teclados ao iPad e utilizar o Amplitube para os efeitos. Ficou muito legal! Talvez eu faça isso também com o KingKorg;-)
|
JeffersonX Veterano |
# jun/16
· votar
Apenas corrigindo uma informação que postei errado. Uma das telas não é para os filtros, mas sim para os osciladores.
|
JeffersonX Veterano |
# jun/16
· votar
Postei no tópico do KingKorg às minhas impressões. http://forum.cifraclub.com.br/forum/8/300454/#9183344
|
jorget Membro Novato |
# jun/16
· votar
JeffersonX Extremamente fiel à música original. Até a cantora tem a voz idêntica! Parabéns!!
Bela cantora e é brasileira (Quesia Carvalho) dessa banda cover do Snap
|
JeffersonX Veterano |
# jun/16 · Editado por: JeffersonX
· votar
jorget Só reforça aquilo que eu falo. Temos muita gente competente no Brasil, pena que dão valor só para o que é ruim.
Parabéns para ela! Simplesmente incrível!
|