Novo King Korg - Namm 2013

    Autor Mensagem
    Mauro Candido
    Veterano
    # jan/13


    http://www.korg.com/kingkorg
    Specifications
    System
    XMT (eXpanded Modeling Technology)
    Program
    Number of programs:
    300 (Preset: 200)
    Number of categories:
    8 categories
    Number of timbers:
    Up to 2 Timbres (Layered or Split)
    Maximum voice polyphony:
    Up 24 voices
    Oscillator
    Structure:
    3 Oscillators (Analog, Noise, DWGS, PCM, MIC IN)
    Number of Types:
    127 types (Analog & Noise: 32 + DWGS: 64 + PCM: 30 + MIC IN)
    Filter
    Structure:
    1 filter per timbre (LPF, HPF, BPF)
    Number of Filter Types:
    18 types (LPF: 7 + HPF: 5 + BPF: 6), including modeling filters
    Modulation:
    EG: 2 units, LPF: 2 units, AMP
    Virtual Patch:
    6 Virtual Patches per timbre
    Effect
    Sections:
    Program effects x 3 (PRE FX, MOD FX, REV/DELAY) + EQ (2 Band) + TUBE (Stereo)
    Types:
    PRE FX: 6 types (DISTORTION, DECIMATOR, RING MOD, GT AMP, EP AMP, TONE)
    MOD FX: 6 types (FLANGER, CHORUS, U-VIBE, TREMOLO, PHASER, ROTARY)
    REV/DELAY: 6 types (HALL, ROOM, PLATE, TAPE ECHO, MOD DELAY, BPM DELAY)
    Vocoder
    16-Band Vocoder with Formant Shift and Formant Hold
    Arpeggiator
    Up to 8 steps (The number of steps can be changed)
    6 types (UP, DOWN, ALT1, ALT2, RANDOM, TRIGGER)

    Audio

    Input:
    Mic In
    Connection: XLR-3-31 Type (Balanced)
    Input Impedance: 6.8 kO
    Maximum level: -12 dBu
    Output:
    Audio Output
    Connections: 6.3 mm, TS phone jack (Unbalanced) “L/MONO, R”
    Load Impedance: More than 10 kO
    Maximum level: -12 dBu
    Headphone
    Connection: 3.5 mm, Stereo min phone jack
    Maximum level: 60 mW + 60 mW @33O
    Display

    Main Display:
    16 characters x 2 lines / OLED (Organic Light-Emitting Diode)

    Sub Displays for Oscillator and Filter Sections:
    128 x 64 dots / OLED (Organic Light-Emitting Diode)

    Keyboard

    61 notes (Semi-Weighted Keyboard)
    *Velocity-sensitive
    *Adjustable Key Response (NORMAL, SHALLOW, DEEP)

    Control

    Controller:
    Joystick, Octave Up/Down button, Category/Favorite button

    Control input:
    DAMPER pedal (Supports Half Dampering)
    SWITCH/PEDAL

    Control Output:
    CV/GATE Out

    Terminals

    MIDI In, MIDI Out, USB Type B

    Power

    AC Adapter

    Dimensions (W x D x H)

    40.43 x 12.32 x 3.78 inches / 1,027 × 313 × 96 mm

    Weight

    15.43 lbs. / 7.0 kg

    Power Consumption

    10 W

    Temperature Requirements

    0 – 40°C (avoid condensation)

    Included Accessories

    AC Adapter
    Owner’s Manual
    Cable for CV/GATE (For KORG monotribe only)

    Optional Accessories

    XVP-10 Expression/Volume pedal
    EXP-2 Foot Controller
    DS-1H Damper Pedal
    PS-1 or PS-3 Pedal Switch

    matheus.thk
    Veterano
    # jan/13 · Editado por: matheus.thk
    · votar


    Me lembrou o Krome um pouco.

    Shadad
    Veterano
    # jan/13
    · votar




    kokada
    Veterano
    # jan/13 · Editado por: kokada
    · votar


    caraca, que visual retrô!

    polifonia de 24? Que q isso!!! retrocesso?

    silvG8
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    kokada
    polifonia de 24? Que q isso!!! retrocesso?
    Muito pelo contrário, avanço! Quando se utiliza um algoritmo para a criação de cada bloco de um sintetizador como este, consome-se uma memória infinitamente maior que a de um que lida com amostras. Como possui um DSP relativamente limitado, tem uma baixa polifonia. Isso só é diferente no Virus TI.

    De qualquer forma... não me convence. :)

    Ótimo ver que a empresa está expandindo os horizontes. Muito boa a iniciativa. O que gostei bastante foi o som do drive vindo da válvula.

    DuduXP
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    Eu achei interessante, e dependendo do valor cobrado por ele aqui, vai ser o VA do meu set.

    fernando tecladista
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    polifonia de 24? Que q isso!!! retrocesso?
    não
    um MS 2000 tem 4, um JP8000 tem 8....

    essas 4 do meu MS 2000 B(módulo) só da no saco quando quero tocar algo como "jump" e dá vontade de oitavar a esquerda (2) e tocar uma triade na direita (3) então não dá
    mas pra fazer solo estilo de moog, sobra mais 3

    polifonia é bom quando tem o quanto precisa, um workstation sempre quanto mais é melhor, porque você entra em sequenciador, timbres com 2, 3 osciladores então precisa muito

    mas no caso deste:
    Number of timbers:
    Up to 2 Timbres (Layered or Split)

    então tá lindo

    silvG8
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    fernando tecladista
    timbres com 2, 3 osciladores então precisa muito
    Uma coisa que é legal sobre sintetizadores analógicos e polifonia é que eles contam a voz como a estrutura completa. Por exemplo: um Mopho X4, de 4 vozes, permite o uso de 2 osciladores + sub-oscilador por voz, sem que cada oscilador conte como consumindo a polifonia. Não entendo porque eles ainda não utilizam esse método para os digitais.

    Shadad
    Veterano
    # jan/13
    · votar




    c.mascarenhas
    Veterano
    # mai/13
    · votar


    Tive o prazer de testá-lo hoje na Teodoro Sampaio. Me surpreendeu.
    Timbres impressionantes e muito fácil de editar em tempo real, tá tudo ali, na mão.
    Extremamente bonito, extremamente.
    Boas teclas estilo synth. Curti muito o overdrive, e ainda por cima tem booster.
    Achei o preço bem acessível, R$4500.

    Comparado com Juno Gi, pra mim é bem mais vantajoso. Pretendo adquirir logo.

    ferretti
    Veterano
    # mai/13
    · votar


    Demo de mtos timbres

    http://www.youtube.com/watch?v=uFFe8-YoxLg

    rafael_365
    Veterano
    # mai/16
    · votar


    enfim... vale a pena desembolsar 4 barão nele ou não?

    Synth-Men
    Veterano
    # mai/16
    · votar


    Rafael_365

    Você sabe as diferenças entre sintetizador, arranjador, workstation, rompler, wavetables, digital, analogico, híbrido, FM, monofônico, polifônico?

    Você toca em banda? Barzinho, igreja, festas, cerestas, projetos, estúdios?

    rafael_365
    Veterano
    # mai/16
    · votar


    toco em igrejas. Sempre utilizei sintetizadores.

    felipenove
    Membro Novato
    # mai/16
    · votar


    Aqui no meu estado pedem mais de R$ 6.000 nesse brinquedo...

    Synth-Men
    Veterano
    # mai/16
    · votar


    Rafael boa noite!

    Se cabe no som da banda da sua igreja e você já tem ideia de que irá fazer, vale a pena sim. Por curiosidade ou para ver como vai ficar, não vale a pena.

    Nesse preço, vale mais apena pegar um Kurzweil da linha PC, pois é workstation e sintetizador ( dá para fazer muitos sons do King Korg nele com a síntese VAST).

    JeffersonX
    Veterano
    # jun/16 · Editado por: JeffersonX
    · votar


    Testando por cerca de duas horas, gostaria de postar minhas impressões sobre o KingKorg.

    Flertava com esse VA desde seu lançamento. Como alguns aqui sabem, tenho uma grande admiração pelos teclados da KORG. Então optei por esse VA após semanas de estudos e pesquisas.

    Visualmente lembra muito o Krome. Porém a cor dourada, que por foto aparenta não ser tão bonita, ao vivo se demonstra o completamente o contrário. É uma cor champanhe suave e dá um contraste bem harmônico com a parte preta. É extremamente lindo e chama muito a atenção. Como no Krome a tampa superior é de alumínio. Teclas ao mesmo estilo Kross e Krome. Algumas pessoas criticam. Eu já gosto. Pra mim isso é questão de gosto ;-)

    Ao ligar o KK demonstra uma certa sofisticação com uma pequena animação interessante com os leds do painel durante o boot. A cor do led traseiro é configurável, até podendo deixar desligado completamente. Quando ligado, acompanha o que está tocando, alterando o seu brilho.

    Três telas simples, mas extremamente úteis, uma principal para os timbres e parâmetros. A segunda para escolher o oscilador e a terceira para selecionar os filtros. Esses podem ser Moog, Prophet, Oberheim e vários outros.

    A válvula realmente faz a diferença. Ligando adiciona peso e overdrive ao timbre. Em alguns timbres chega a ser grande a diferença. Ótima para leads. Seleção de timbres ótima, trazendo diversos sons famosos como synths da década de 80.

    Não achei teclado pesado e não aparenta ser essa fragilidade toda como dizem.

    Quem viu o teclado pela primeira vez ao vivo achou muito bonito.

    Muito fácil de mexer e alterar alguns parâmetros. Não chega ser totalmente personalizável pelos knobs, mas a maioria é editável em tempo real.

    Os timbres PCM são bons, mas por não ser seu foco, no Kross e Krome são melhores. Mas os timbres PCM do KingKorg são muito bons e usáveis.

    Possui recurso de até 6 virtual parches que permitem o KK ser bem flexível e configurável. Pelo que vi pode associar vários controles como o joystick, pedal de expressão ou switch, velocity, etc. para alterar timbres em tempo real. Lembra muito o Morph da Nord.

    Os efeitos onboard são um diferencial. Está tudo ali na mão e muito fácil de mexer. Além do tempero apimentado da válvula, possui 3 sessões, além de um controle de graves e agudos com 2 knobs dedicados.

    O que poderia melhorar é memória de usuário maior, 100 espaços para user permitem criar muita coisa, mas se tratando de um sintetizador, poderia dar maior espaço para salvar o que criei. Poderia também ter leitor de cartão para exportar e importar as configurações. A alternativa é a porta USB para usar o editor da KORG no computador.

    Também acho que seria melhor se alguns knobs estivessem na esquerda, como Cutoff e Resonance. Não chegar ser uma ginástica para mexer enquanto se toca, mas acho que seria ergonomicamente melhor do outro lado do painel.

    A válvula é o ponto forte e fraco ao mesmo tempo. apesar de dar um visual vintage e ser um tempero bem apimentado no KK, tem uma vida útil menor do que um circuito integrado por exemplo. Portando é praticamente certo de ter que passar por substituição no futuro, assim como acontece em alguns amplificadores e pedaleiras de efeito para guitarras. Seu modelo é 12AX7. Fácil de encontrar novas, pelo que vi no Google, e seu o preço não é caro como temia. O KORG SV1 é a mesma coisa.

    Resumindo, gostei bastante do KORG KingKorg e aparentemente irei me divertir muito criando meus timbres e explorando as possibilidades deste VA. Apesar de meu sonho ainda é ter um Nord, este teclado aparenta ter alguns temperos a mais.

    Espero ter contribuído com o tópico e ter esclarecido as dúvidas de outros tecladista sobre esse instrumento.

    felipenove
    Membro Novato
    # jun/16
    · votar


    Muito bom! Felicidades com mais um membro da família Korg. Eu vi pessoalmente e gostei muito. Gosto de fugir do comum... teria um sim. Ele possui timbres acústicos, como piano?

    JeffersonX
    Veterano
    # jun/16 · Editado por: JeffersonX
    · votar


    felipenove muito obrigado amigo! A família KORG aqui tá só crescendo hahaha
    Ele tem alguns timbres PCM como pianos, String e Orgão.

    JeffersonX
    Veterano
    # jun/16 · Editado por: JeffersonX
    · votar


    Aqui vai mais uma ótima experiência que eu tive com o KingKorg. Como tinha ensaio no estúdio com meus amigos hoje, decidi levar também o KK. Foi um desafio grande, pois recebi este teclado ontem e por muito pouco tempo (duas horas ontem e pouco mais de meia hora hoje de manhã) eu toquei nesse teclado. Então não deu pra programar nada, só ouvi todos os timbres disponíveis e via algumas possibilidades. Confesso que alguns recursos eu sabia mexer, pois sou meio nerd e baixo o manual das coisas que quero comprar para ter certeza de que possui o que busco hehehe.

    Claro que por causa do pouco tempo eu decidi não arriscar e usar o KK como segundo teclado em conjunto com o Kross, que já domino seus recursos e está todo programado. Usei o KingKorg para fazer um solo synth ao invés do Kross e uma base strings. Durante alguns intervalos, aproveitei pra testar alguns timbres.

    Digo que mesmo explorando muito pouco dos recursos do KK, fiquei totalmente surpreendido e satisfeito com esse VA. Por ter vários parâmetros disponíveis como knobs, fiz vários ajustes rápidos antes de algumas musicas com poucos segundos. Durante algumas músicas consigui fazer algumas pequenas correções, alterações de filtros e efeitos em tempo real de forma muito fácil. Estava tudo lá, na mão e fácil de ajustar pelos knobs. Usei a válvula em um solo e deu uma apimentada grande no Lead.

    O string soou muito bem e consegui ajustar o referb virando um knob apenas poucos segundos antes de começar a tocar a música. O synth Poly Ways é exatamente o mesmo synth usado pelo Journey em Separate Ways. Simplesmente lindo!

    Apesar de ter sido uma prova de fogo para o KingKorg e também pra mim (fui para o estúdio com um instrumento que não tenho experiência), foi também uma experiência ótima.

    Teclado extremamente poderoso e fácil de mexer. Está aprovado! Agora é treinar e aprender explorar os recursos dessa máquina!

    Synth-Men
    Veterano
    # jun/16 · Editado por: Synth-Men
    · votar


    JeffersonX

    Ótima escolha meu caro!

    Existe um tabu muito forte nos dias de hoje em cima dos sintetizadores, em relação a sua aplicação. É muita desinformação.

    Na verdade, até um Theremin cabe em qualquer estilo musical. Mas qualquer um mesmo.

    O KK, consegue substituir muitos sintetizadores de renome, tranquilamente, com esse monte de filtros.

    Particularmente, sou apaixonado pela síntese DWGS (Poly 800 e DW8000/6000) são formas de ondas lindas, algumas chegam ou são até iguais as da sintese FM, mas trabalhadas de maneira e método diferente.

    Parabéns! Este é um daqueles synths para a vida toda.

    felipenove
    Membro Novato
    # jun/16 · Editado por: felipenove
    · votar


    Ele é analógico, certo? Pode-se afirmar que por isso ele possui mais peso, punch ou presença? Os timbres PCM são mais encorpados, ou isso não influencia?

    #perguntadeleigo :)

    JeffersonX
    Veterano
    # jun/16 · Editado por: JeffersonX
    · votar


    Synth-Men
    Valeu mesmo meu amigo! Estou muito satisfeito em tão pouco tempo. Estou literalmente encantado com o Kingkorg. Era uma vontade antiga de entrar nesse mundo da síntese de som. Minhas workstation também possuem esse recurso, mas não se compara com um synth dedicado à isso, com knobs para cada parâmetro e efeito. Lembro de quando eu vi um synth ao vivo pela primeira vez. Foi no show do saudoso After Forever. Usavam um Nord Lead. Fiquei louco com aquilo hahaha

    Eu acho que um synth encaixa perfeitamente em qualquer estilo. Tem alguns timbres como Lead no estilo Moog que casa muito bem com um órgão de tubo. Rick Wakeman usa muito isso. No Rock e Metal um pad cria uma base bem legal, assim como Lead possibilita solos interessantes e até duelos com guitarra. Vi até vídeos misturando com música clássica. É incrível o quão versátil esses timbres sintetizados podem ser. Realmente é teclado pra vida inteira! :-)

    felipenove
    É um VA - Virtual Analog. Possui samples de várias amostras para você carregar em até 3 osciladores, podendo sobrar para 6 caso trabalhe em layer com 2 timbres. Ele simula com muita proximidade os sintetizadores analógicos com vários filtros como Moog, Oberheim, Prophet e outros. A parte analógica presente nele é o circuito valvulado que possui uma válvula de verdade. Você pode acioná-la para dar mais peso ao som e distorção.

    No caso do KK os timbres PCM são poucos, mas muito bons. Funciona igual à uma workstation, porém não tem todos os parâmetros presentes como no Kross, Krome e Kronos. Mas você pode usar o circuito valvulado para dar um punch se quiser.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Novo King Korg - Namm 2013