Ajuda com Kontakt M-Audio Axiom 61

    Autor Mensagem
    Morangosan
    Membro Novato
    # abr/16


    Galera, é o seguinte, sou totalmente novo na área de controlador MIDI, antes eu só tocava com teclados arranjadores e com os timbres deles próprios, toco no louvor da igreja, e quando decidi trocar de equipamento ( pois a limitação de timbres do arranjador já estava me enchendo o saco ) me recomendaram comprar um controlador, dei uma pesquisada e com o dinheiro que eu tinha para gastar acabei optando por um Axiom 61 G1, com uma interface da M-Audio que não sei o modelo ( veio junto com a compra do teclado, é uma boa ) mas então, estou satisfeito com a minha aquisição, mas sou totalmente novato nesse lance de controlador MIDI, estou usando o kontakt 5 mas não sei mexer em quase nada, só tenho timbres .nki que achei por aí em alguns sites, e nem libraries consegui instalar, aí achei um site um dia desses que tem vários timbres para baixar, mas quando baixo eles vem em ZIP e quando extraio aparece uma pasta com arquivos .MSE e um fora da pasta .DLL como não sei como colocar isso no kontakt ( só consigo usar arquivos .nki ) fui dar uma pesquisada e me falaram que esses timbres que eu tava baixando eram plugins VST e aí eu fiquei (???) rs e aí fui dar uma pesquisada sobre isso também, e vi que muita gente coloca o Kontakt dentro de outro programa ( é isso mesmo ? ) mas aí não sei que programa é esse e se é isso mesmo que fazem, queria que alguém me desse um Help aí, sobre como por esses VST no kontakt, ou se precisa de outro programa qual eu uso, como coloco o Kontakt nele, ( lembrando que eu toco ao vivo ) ( lembrando que eu ainda estou aprendendo as funções do controlador também ) ( Lembrando que não entendo nada de VST, VSTi, Nki ) sou totalmente novo nessa área de midi, quem puder me dar um help aí, ficarei muuuuuuito grato.

    aah, em um dos tópicos aqui vi um cara falando dos programas suportados com o Axiom 61, segue aqui:
    Calime
    A tecnologia Hyper Control só esta disponível para as seguintes DAWs
    Supported DAWs
    •Ableton Live 7.0.15 and later
    •Apple Logic Pro 8.02 and later*
    •Pro Tools SE 8.0.3
    •Pro Tools M-Powered 7.4 and higher
    •Pro Tools LE 7.4 and higher
    •Pro Tools MP9
    •Pro Tools 9
    •Pro Tools 10
    •Propellerhead Reason 4.x
    •Propellerhead Reason 5.0.1
    •Propellerhead Reason 6**
    •Propellerhead Record 1.0.1***
    •Propellerhead Record 1.5.1
    •Sibelius 7
    •Steinberg Cubase 4.x
    •Steinberg Cubase 5.5.3****
    •Steinberg Cubase 6.0.5****

    Fora essas daws listadas, no caso o reaper, ele vai agir normalmente como um controlador comum, você vai instalar o driver, mapear manualmente os controles, funcionando numa boa, só não vai poder usufruir do link direto com o programa como acontece nos demais através deste hyper control

    Mas pelo preço que se paga, em grande parte por causa desta tecnologia, não usar uma DAW compatível é um crime hehe.


    PS: Não identifiquei um tópico exato para eu postar isso
    PS1: Estou aprendendo muito lendo este fórum
    PS3: Já li o manual do meu controlador, aprendi umas coisas legais nele até

    Thiago V. Colares
    Veterano
    # abr/16
    · votar


    Morangosan

    Cara, não é exatamente a resposta da sua pergunta, mas a leitura desse tópico aqui (que foi aberto por mim e o pessoal me ajudou bastante) vai te esclarecer muitas coisas :)

    VST Host pra quê, se consegui tudo o que preciso somente com o Kontakt?

    Sucesso aí no uso dos controladores e tenha bastante paciência! O começo é difícil, mas depois que você entender pegar o jeito vai curtir MUITO!

    Abraço ;)

    Morangosan
    Membro Novato
    # abr/16
    · votar


    Cara, não é exatamente a resposta da sua pergunta, mas a leitura desse tópico aqui (que foi aberto por mim e o pessoal me ajudou bastante) vai te esclarecer muitas coisas :)

    VST Host pra quê, se consegui tudo o que preciso somente com o Kontakt?

    Sucesso aí no uso dos controladores e tenha bastante paciência! O começo é difícil, mas depois que você entender pegar o jeito vai curtir MUITO!

    Abraço ;)


    Eu já tinha dado uma lida lá, foi um dos primeiros que li sobre isso de misturar o Kontakt com uma Daw, e aí vem a minha dúvida, eu não consigo nem instalar VST's no kontakt, só consigo usar arquivos .NKI os tais "plugins VST's" eu não consigo ( não sei se é isso mesmo, em uma comunidade no face me disseram que esses timbres que baixo .mse com dll são plugins vst) e tem algum material na internet para eu ir me introduzindo sobre isso ???
    PS: Mesmo com poucas coisas já estou amando o controlador

    alexandrespa
    Veterano
    # abr/16
    · votar


    Morangosan
    Fala, mano!
    Essa interface que foi junto é pra diminuir latência? Depois diz qual o modelo.

    Ualace86
    Membro Novato
    # abr/16
    · votar


    Morangosan
    Vou tentar retribuir a força que está tentando me dar num outro tópico.

    Então, eu também sou novo nessa questão de usar VST, mas vamos lá...
    Primeiro a minha fonte é um grupo de facebook q tem uma galera bacana colocando um acervo pra lá de grande com VST com som de tudo quanto é tipo, eu não sei se posso colocar o link ou nome do grupo aqui por conta das regras do fórum mas acho q vc iria se amarrar.

    Segundo, sobre sua dúvida, é isso mesmo, o Kontakt vai para dentro de um outro Software... aqui fiz alguns testes e funcionaram legal no Ableton Live (pelo q eu entendi a ideia é criar um set pra usar VST mesmo, o foco não é gravação). Recomendo esse vídeo aqui, https://www.youtube.com/watch?v=EORUDSBTlpc explica legal!

    Outros programas DAW (Digital Audio Workstation) q testei e funcionou bacana: Cubase 5, Reaper e Sonar vc leva o Kontakt para dentro deles numa boa!

    E os dll que você está baixando você vai abrir um desses softwares e vai mandar escanear por plugins e eles vai encontrar e habilitar esses VSTs

    Perdoe se ficou confuso ou se falei alguma abobriha.

    freitas_silva
    Veterano
    # abr/16
    · votar


    Morangosan

    Então amigo, aqui no fórum tem muito conteúdo sobre isso. Eu mesmo já falei sobre isso algumas vezes, mas não custa nada...rs

    Primeiramente você deve entender a diferença entre VST/VSTi e Kontakt. O Kontakt é tão popular que as pessoas acham que só existe ele e que o mesmo dá conta de tudo.

    O Kontakt é um sample player! Ele pega amostras de audio gravadas e as organiza de modo que podem ser "tocadas" por um controlador. O Kontakt tem recursos avançadíssimos para trabalhar com samples e inclusive um editor de scripts, onde através de uma linguagem de programação, você consegue criar e customizar as próprias funções do programa.

    Para quem não detém de muito conhecimento do Kontakt, nem quer ter trabalho, centenas de empresas e desenvolvedores independentes compartilham/comercializam suas "montagens" na internet, que é o que chamamos de livrarias para Kontakt.

    Interessante comentar que o Kontakt, nativamente, NÃO TEM TIMBRE ALGUM! Ele precisa de amostras de audio externas, que é o que o torna sample player, ao pé da letra: tocador de samples.

    Quando pensamos em instrumentos virtuais, existe uma outra vertente fora sample. O audio, uma vez digital, se torna algo bastante flexível e pode ser processado de diversas formas. É nesse contexto que nasceram os VSTs, que quase sempre simulam equipamentos reais, só que digitalmente. Por exemplo, quando você grava a track de um cantor e depois adiciona um reverb e um equalizador, você está "passando" a voz por um processador de efeitos (que se assemelha a uma pedaleira de guitarra).

    VSTs significa Virtual Studio Technology. É um protocolo criado pela Steinberg com a intenção de criar novos recursos de processamento de audio digital, instrumentos, ou simplesmente recriar um equipamento físico na sua versão digital.

    VSTs podem aparecer basicamente de duas formas:
    - Standalone: quando ele vem em forma de um programa executável, com uma plataforma própria e independente.
    - Plugin: quando ele necessita de uma outra plataforma para ser utilizado.

    Independente de ser standalone ou plugin, os VSTs possuem uma DLL, um arquivo que carrega as informações sobre o programa que se quer usar, bem como permite que ele seja carregado em DAWs, VST Hosts, etc...

    Com o tempo sentiram a necessidade de criar uma outra denominação: VSTi, que é a mesma coisa do VST, só que voltada para instrumentos virtuais. Quando você instala o M1 do pacote Korg Legacy, você está instalando um VSTi, que simula digitalmente o lendário workstation Korg M1.

    Todos as plataformas que reconhecem DLL (sonar, reaper, cubase, cantabile, forte, etc..) permitem em suas configurações determinar a pasta em que se concentram as DLLs. Quando você instala um novo programa, no momento da instalação tem uma tela que pergunta onde você quer salvar a DLL daquele terminado VST. Se você deixou passar, ou não tinha essa opção, não tem problema, é só ir diretamente na pasta de arquivos do programa e procurar a DLL, pois certamente estará por lá. Até mesmo o Kontakt possui DLL, permitindo que ele seja "aberto" em outros programas.

    Bem, espero que sirva pra um bom começo, tentei ser o mais claro possível..rs

    Morangosan
    Membro Novato
    # abr/16
    · votar


    alexandrespa
    Ela grava, diminui latência, eu ligo o controlador na mesa de som através dela, Quando chegar em casa vou dar uma olhada para lembrar o modelo dela.

    Morangosan
    Membro Novato
    # abr/16
    · votar


    Ualace86
    Compreendi um pouco sim, eu já estava entendendo um pouco, o negócio que me confundiu foi que eu li em algum lugar que colocando os VST's na pasta de plugins do Kontakt ele já ia reconhecer, mas isso não aconteceu e aí eu fiquei com essa dúvida de que se precisava realmente de uma DAW, mas agora entendi que precisa, e estou com outra dúvida de qual DAW usar, porquê como listei ali em cima
    A tecnologia Hyper Control só esta disponível para as seguintes DAWs
    Supported DAWs
    •Ableton Live 7.0.15 and later
    •Apple Logic Pro 8.02 and later*
    •Pro Tools SE 8.0.3
    •Pro Tools M-Powered 7.4 and higher
    •Pro Tools LE 7.4 and higher
    •Pro Tools MP9
    •Pro Tools 9
    •Pro Tools 10
    •Propellerhead Reason 4.x
    •Propellerhead Reason 5.0.1
    •Propellerhead Reason 6**
    •Propellerhead Record 1.0.1***
    •Propellerhead Record 1.5.1
    •Sibelius 7
    •Steinberg Cubase 4.x
    •Steinberg Cubase 5.5.3****
    •Steinberg Cubase 6.0.5****

    O meu controlador tem essa tecnologia que mapeia os controles MIDI automaticamente, mas ela é restrita à esses programas, eu não tenho nenhum deles, estou pensando em pegar o Cubase, pq vejo muito material dele por onde vou lendo, você me recomenda algum ?
    PS: ( eu não tenho facebook, uso o de um amigo meu e entrei em uns grupos lá também, mas o pessoal não dá muita atenção rs )

    Morangosan
    Membro Novato
    # abr/16
    · votar


    freitas_silva
    Mano, muito grato,, boa parte dessas informações eu consegui achar aqui no fórum mesmo, inclusive em posts seus, a minha dúvida realmente estava sendo em colocar para rodar os plugins no Kontakt, mas agora entendi que é a DAW que lê o plugin, o Kontakt só pega de certa forma "áudios prontos" né ? a respeito das bibliotecas, até hoje não consegui instalar nenhuma, mas eu não estou muito preocupado com isso, pq tenho conseguido usar bem os arquivos .NKI o negócio era só a limitação que eu estava tendo por não conseguir usar plugins VST, agora acho que vai dar certo, estou somente com dúvida de qual DAW usar, dessas que listei ali em cima você me recomenda alguma ?
    ( na instalação eu configurei a pasta de plugins sim, antes de instalar o kontakt vi muitos videos, e já estava atento a isso [ mesmo sem saber para que servia rs ] )

    freitas_silva
    Veterano
    # abr/16
    · votar


    Amigo, existem outras alternativas fora DAWs. Os VST Hosts são programas próprios para isso: trabalham com esquemas de racks e têm recursos específicos para performances ao vivo como criação de setlists, sequencers, etc. Além disso, são softwares muito específicos, então espera-se que ocupem bem menos espaço em disco, além de consumirem menos recursos da CPU.

    Mas, se quiser realmente usar DAWs, recomendo fortemente o Reaper. É gratuito, leve e é cheio de plugins MIDI. Não vejo muita vantagem em instalar uma DAW de vários gigas pra usar apenas como "carregador de plugins". O Reaper pesa uns 10mb e cumpre bem a função!

    Mas obviamente, cada caso é um caso. Tem gente que não vai com a cara do Reaper, simples assim! rs... É uma questão de afinidade! Acho que a DAW mais popular nesse tipo de trabalho é o Ableton, usada por muita gente em todo o mundo. A uns poucos anos, o Reaper ganhou muita notoriedade, principalmente por ser leve e gratuito. Aqui no Brasil, o Fruit Loops também tem uma grande fatia de usuários, juntamente com o Cubase.

    Então, como eu disse, é uma questão de afinidade. Baixe todas as que puder. Experimente uma a uma. Veja como o trabalho flui em cada plataforma, compare os recursos, dialogue com a interface do programa.

    Ao final, não só você saberá a que mais se encaixa no seu perfil, como também poderá fazer indicações e comentários condizentes com a realidade. Essa é a melhor maneira de fazer uma escolha consciente! ;)

    Morangosan
    Membro Novato
    # abr/16
    · votar


    freitas_silva
    Entendi, pelo que eu tinha lido naquele seu outro tópico eu pensava que o VST Host era só para testar os plugins, mas não funcionava para tocar ao vivo, agora que você esclareceu essa informação, vou dar uma olhada nisso também, o negócio é que agora eu não tenho essa necessidade de gravar, mas como li em um outro tópico por aqui "Hoje posso não precisar disso, mas mais para frente posso precisar e aí trocar de equipamento/ferramentas de novo por causa de um negócio que eu já poderia ter planejado antes" e assim, eu vejo mesmo muita gente elogiando o Reaper, só que tem o lance de que ele não tem suporte para a tecnologia especifica do meu controlador "Hyper Control" o Cubase têm, e eu vejo muita gente falando dele também, um outro programa que não têm compatibilidade com essa tecnologia mas que também vejo muita gente usando é o Nuendo.

    PS: Dizem que o Pro Tools é o melhor que se têm na área, mas é muito caro e não tem jeito de crackear, verídica essa informação ?

    freitas_silva
    Veterano
    # abr/16
    · votar


    Morangosan

    Amigão, não se iluda com "Hiper Control". É legal saber que o equipamento mapeia as funções do software automaticamente, mas até que ponto isso é significamente importante pra você? Principalmente se seu objetivo não é gravar e usar os recursos mais intrínsecos do software?

    Meu KeyLab, por exemplo, tem um template para controlar o Reaper, mas eu não uso, porque? O mapeamento automático coloca controles em locais que eu não gostaria que estivesse, controlando coisas que eu não gostaria de controlar, então é muito mais vantagem eu mesmo aditar cada controller.

    No Reaper existe a ACTION LIST, que é uma lista com todos (todos mesmo!) os recursos do programa. A cada um dos elementos dessa lista eu posso atribuir atalhos, tanto do teclado do computador/notebook quanto de controladores externos. Depois disso você pode exportar o KeyMap e guardar numa pasta. Posso criar/salvar/carregar quantos templates eu necessitar.

    Se permita a fazer uma analogia... Você vai comprar um transporte e precisa de uma garagem para guardá-lo, mas a grana ta apertada. Mesmo assim você faz um esforço e faz uma garagem enorme, com bastante espaço, o suficiente para caber uns 3 carros. Mas você se dá conta de que só precisa de um carro e não de três. Daí ficou lá, uma grande lacuna, muito espaço sem aproveitamento. Se tivesse pensado melhor, não teria feito uma garagem tão grande e economizaria um bom dinheiro.

    Pro Tools, por exemplo, não é simplesmente um programa, mas sim uma plataforma, podemos "esticar a baladeira" e dizer que é quase que uma cultura. Pro Tools é que nem a Apple: tem um nicho de produtos e mercado só dela.

    Bem, como eu sempre digo, cada caso é um caso. As vezes as pessoas querem o "mais top" e não usam nem 10% dos recursos. Os 90% ficam lá parados, ocupando espaço e muitas vezes usando recursos da CPU desnecessariamente. Quando se trata de computadores, quanto mais otimizado for seu sistema, melhor.

    Boa escolha amigo! Precisando, estamos por aqui.

    Morangosan
    Membro Novato
    # abr/16
    · votar


    freitas_silva
    é uma M-Audio Fast Track Pro brother

    Interface igual a essa da foto

    Morangosan
    Membro Novato
    # abr/16
    · votar


    freitas_silva
    Entendi o que você quis dizer, olhando por esse lado acabei decidindo que não é necessário mesmo o Hyper Control, pq eu mal sei as funções ainda, estou aprendendo muita coisa, acho que até ir mapeando eu mesmo as coisas vou descobrir muito mais coisa do que já pegando mapeado, vou testar o Ableton e o Cubase para ver primeiro (= obrigadão pela ajuda

    Ualace86
    Membro Novato
    # abr/16
    · votar


    Morangosan
    Sou bem novato no assunto, você provavelmente me daria aulas rs
    Mas eu experimentei Reaper, Sonar e Cubase e o que mais gostei foi o Cubase 5

    O nome do grupo lá é Kontakt Samples Show

    Morangosan
    Membro Novato
    # abr/16
    · votar


    Ualace86
    Eu não tenho face, mas uso o do meu amigo para olhar esse tipo de coisa, depois vou dar uma conferida

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Ajuda com Kontakt M-Audio Axiom 61