VST Host pra quê, se consegui tudo o que preciso somente com o Kontakt?

Autor Mensagem
Thiago V. Colares
Veterano
# fev/16


Olá pessoal!

Estou iniciando no mundo dos VSTs... Comprei um controlador (Roland A800-Pro) e ja a algum tempo estou pesquisando informações sobre os softwares utilizados pra tocar ao vivo (minha intenção é só essa, gravar no momento não interessa)... Então finalmente o controlador chegou esta semana e surgiu a seguinte questão...

Durante as pesquisas prévias, resolvi que iria utilizar o Reaper + Kontakt. Gosto dos VSTs da Native instruments, da estrutura dos softwares, enfim... Deixei tudo instaladinho na máquina! Quando o controlador chegou, vi que consegui tudo o que queria utilizando somente o Kontakt! Mas sempre vejo o pessoal indicando também o VST Host (que no caso, seria o Reaper)... A minha pergunta é: pra quê? No Kontakt consegui organizar meus VSTs criando racks bem bacanas, mapear todos os controles que preciso pra tocar e não senti a necessidade de mais nada que não atendesse.

Entendo que, caso eu queria usar outros VSTs que não "rodem" a partir do Kontakt, eu precisaria do Reaper pra centralizar tudo lá. É isso?

Se eu estiver viajando, me esclareçam por favor! Rs...

Abraços e agradeço os comentários antecipadamente! :)

JJJ
Veterano
# fev/16 · Editado por: JJJ
· votar


Thiago V. Colares
Entendo que, caso eu queria usar outros VSTs que não "rodem" a partir do Kontakt, eu precisaria do Reaper pra centralizar tudo lá. É isso?

Sim, se o instrumento virtual não contar com um "standalone". Além disso, se você quisesse gravar, teria que usar uma DAW (como o Reaper). Até onde eu sei, o Kontact não grava, né?

Outra coisinha: você se refere a VSTi, correto? VST é mais usado para efeitos e VSTi para instrumentos virtuais.

Thiago V. Colares
Veterano
# fev/16
· votar


JJJ
Outra coisinha: você se refere a VSTi, correto? VST é mais usado para efeitos e VSTi para instrumentos virtuais.

Sim! Estou falando de instrumentos virtuais... VSTi! Lição aprendida, rs... Obrigado :)

Adler3x3
Veterano
# fev/16 · Editado por: Adler3x3
· votar


Thiago
É isto aí o Kontakt funciona bem no modo standalone. (sozinho), além de contar com bons recursos de efeitos.
Uma DAW como já foi dito é uma estação de trabalho, que dá para usar para tocar ao vivo, mas o foco principal é produzir e gravar música.
O "i" aqui significa instrumento, e VST no geral podendo ser de instrumentos, efeitos, auxiliares e outros.

No início da leitura o que me chamou a atenção do tópico é a palavra "VST Host", e pensei que se tratava literalmente do programa "VST Host".
Que é nada mais que um host de VST (hospedeiro), que uso mais para testar VSTs, mas que funciona bem carregando um VST e é bem leve.
E tem algumas variações também.

http://www.hermannseib.com/english/vsthost.htm

E dá para carregar outros instrumentos para você começar a variar e não ficar somente no Kontakt, mas a maioria dos bons VSTs de instrumento tem sempre uma versão standalone, mas alguns não tem e aí entra em cena o VST Host.
Que é uma verdadeira mão na roda.
E tem também o Savihost que em alguns casos pode ser interessante usar também.

JJJ
Veterano
# fev/16
· votar


Thiago V. Colares

VST na verdade é o nome genérico. Pode ser usado para ambos. Mas fica melhor diferenciar, pra ser bem entendido (pelo menos eu penso assim...).

Thiago V. Colares
Veterano
# fev/16
· votar


Adler3x3

E dá para carregar outros instrumentos para você começar a variar e não ficar somente no Kontakt, mas a maioria dos bons VSTs de instrumento tem sempre uma versão standalone, mas alguns não tem e aí entra em cena o VST Host.
Que é uma verdadeira mão na roda.


Legal, Adler! Vou deixar instalado e quando eu encontrar um VSTi que agrade fora do Kontakt vou utilizá-lo :)

Adler3x3
Veterano
# fev/16 · Editado por: Adler3x3
· votar


Eu sempre testo qualquer VST novo pelo VST Host é mais prático, do que configurar na DAW e depois se arrepender.
E para evitar que a DAW fique cheia de abrobrinhas.
Assim uso o programa para conferir se o VST é bom ou não, mas pode servir também para colocar além do instrumento outros efeitos a parte.
Crio uma pasta temporária VSTs a testar, e quando faço download salvo aqui, e depois testo, não gostei, e não vale a pena deleto, gostei salvo numa outra pasta para uso futuro, não esquecendo de fazer backup.
Mas dá para fazer muito mais coisa no VST Host até gravar.
O Savi host já cria uma versão standlone de um VSTi qualquer, cria um arquivo exe.
A experiência boa que você esta tendo é porque o Kontakt esta no modo standalone, e pode ser assim para outros, se atende, se funciona bem ao vivo, é que importa.

freitas_silva
Veterano
# fev/16
· votar


Rapaz, isso é tudo uma questão de usabilidade. Se você tem todos os timbres e recursos que precisa em bibliotecas do kontakt, realmente não há necessidade de usar um VST Host, visto que o próprio Kontakt fará esse trabalho.

Porém é importante lembrar que um VST Host como o Cantabile, Forte e DAWs como o Reaper, te darão muitas outras possibilidades de roteamento de audio e midi que o Kontakt não consegue fazer. Além disso, MIDI filters, plugins, VSTs e VSTis de outras marcas não podem ser carregados pelo Kontakt. Ele também não tem suporte a SetLists.

Enfim, usar apenas o Kontakt é deixar de fora um mundo inteiro de possibilidades (que podem ser interessantes para você ou não, obviamente). O Kontakt é uma plataforma muito legal para se trabalhar com samples. Tem uma comunidade ativa e uma gigante biblioteca para os mais variados trabalhos e estilos, porém ele está muito atrás quando o assunto é gerenciamento.

freitas_silva
Veterano
# fev/16
· votar


Obviamente, se você não precisa de nada além de carregar as bibliotecas, não tem porque usar VST Host.

Thiago V. Colares
Veterano
# fev/16
· votar


freitas_silva

A questão do SetList é interessante! Não sabia que alguns hosts tinham suporte a essa funcionalidade... Realmente, vale a pena.

Algo que me deixa preocupado a usar o VST Host é o desempenho da máquina. Minha máquina tem até uma configuração razoável (Acer i5 4ª Geração, 8GB de Ram, um SSD de 120gb mais um HD de 500GB, rodando Windows 10) e sinto que, usando somente o Kontakt, já deixei ela "no talo".O indicador de uso da CPU fica sempre alto. Bem raramente até acontece aquela travadinha momentânea no som.

Imagno que, usando um VST Host com vários softwares dentro dele deve pesar mais ainda. Mas, de qualquer forma, vou testar!

Valeu pelas informações!

freitas_silva
Veterano
# fev/16
· votar


Dá uma olhada no Cantabile. Ele tem uma nova versão agora em 2016. Tá muito boa!

Thiago V. Colares
Veterano
# fev/16
· votar


freitas_silva

Dá uma olhada no Cantabile. Ele tem uma nova versão agora em 2016. Tá muito boa!

Já olhei o site dele e achei muito bacana! Fora que o preço é bem justo.

mano_a_mano
Veterano
# fev/16
· votar


Thiago V. Colares
Já olhei o site dele e achei muito bacana! Fora que o preço é bem justo.
E me parece que tem uma versão gratuita também, chamada Cantabile Lite.

Jabijirous
Veterano
# fev/16
· votar


Thiago V. Colares

Você pode usar certos plug ins de efeito e criar novos timbres (layering)

waltercruz
Veterano
# fev/16
· votar


Quais samples vc tá usando? Uso o Kontakt num mac véio de guerra, core2duo e raramente ele usa o computador 'no talo'

Thiago V. Colares
Veterano
# fev/16
· votar


waltercruz

Quais samples vc tá usando? Uso o Kontakt num mac véio de guerra, core2duo e raramente ele usa o computador 'no talo'

Cara, o que ficou "no talo" foi um rack com os seguintes VSTi:
- Neo Soul Keys
- Piano Kawaii
- Rhodes
- Pad
- Alicia Keys
- Dois órgãos B4

Todos estavam no mesmo canal midi... Daí fiz outro rack com um em cada canal, deu uma boa aliviada... É esse que vou usar como set padrão :)

freitas_silva
Veterano
# fev/16
· votar


Rapaz, esse Alicia Keys é beeeem pesadinho. Será que é só eu que não gosto dele? rs...

Pra piano eu uso uma livraria da CineSamples chamada Piano In Blue. É grandinha também, pesa 9Gb, mas funciona de forma bem equilibrada. Graças a 3 tipos de microfonação, reverb e gerador de ruído, consegue uma boa variedade de timbres, se encaixando tanto em banda, com um timbre mais "magrinho", quanto para solistas, que exigem um timbre mais gordo, cheio de ressonância.

O Neo Soul é uma ótima livraria, tem uma interface maravilhosa, processadores de efeitos de qualidade e geradores de ruído que dão uma "sujeira" bem legal. Mas quando falo de EPs, sempre usei a coleção vintage do Scarbee, foi amor à primeira vista. Os timbres são excelentes, "sujos" e com vários efeitos já embutidos.

Pra órgãos a um tempo estou usando a livraria da NI, Vintage Organs. Interface agradável, timbres bacanas e uma infinidade de presets para os mais variados estilos.

É interessante salientar que samples sugam muito mais da memória do que do processador, ainda mais samples com vários gigas de waves a serem carregadas. Se você tem um processador honesto, ótimo, invista em memória RAM e gerencie bem seu sistema operacional para que ele rode sempre no mínimo. Tudo para otimizar os recursos da sua máquina e deixá-la mais livre para o trabalho com áudio.

waltercruz
Veterano
# fev/16
· votar


Rapaz, esse Alicia Keys é beeeem pesadinho. Será que é só eu que não gosto dele? rs...


Não. Eu tenho ele original aqui e raramente uso. Nem sei se está instalado. Se der na telha eu acabo vendendo ele, haha

Pra piano eu uso o Addictive Keys e o Pianoteq. Rhodes eu vou de Scarbee. Tenho o EP73 da Soniccouture, mas raramente o uso.

Quando ao post do Thiago... Um rack com tudo isso no mesmo canal não iriam soar TODOS ao mesmo tempo? Acho que seria uma config que nem faria sentido, ou estou enganado?

freitas_silva
Veterano
# fev/16
· votar


Talvez ele esteja usando tudo no mesmo canal, mas "mutando" o que ele não vai usar. Se for assim, não é uma configuração nada prática pra uso ao vivo, ainda mais se precisa trocar de timbres com frequencia.

Thiago V. Colares
Veterano
# fev/16
· votar


waltercruz

Quando ao post do Thiago... Um rack com tudo isso no mesmo canal não iriam soar TODOS ao mesmo tempo? Acho que seria uma config que nem faria sentido, ou estou enganado?

freitas_silva

Talvez ele esteja usando tudo no mesmo canal, mas "mutando" o que ele não vai usar. Se for assim, não é uma configuração nada prática pra uso ao vivo, ainda mais se precisa trocar de timbres com frequencia.


Então, coloquei todos no mesmo canal, endereçando o volume de cada um para um fader... Acho mais prático aumentar e diminuir volume no fader do que girar knob ou digitar pra trocar de canal midi.

freitas_silva

Rapaz, esse Alicia Keys é beeeem pesadinho. Será que é só eu que não gosto dele? rs...

Cara, eu acho ele "bom". Em questão de peso eu acho o Kawaii mais bacana... Na verdade, já que ele é tão pesado assim eu acho que vou tirá-lo de lá pra aliviar um pouco hehehehe

Ontem a noite instalei o SampleTank pra dar uma olhada... Ainda não "escutei", mas gostei da interface, os VSTis são mais baratos que os da NI (US$ 20,00 mais barato, mas com o dólar a R$ 4,00 dá uma diferença boooa)... Eu tenho ele no iPad e acho os timbres legais, só não gosto de usar o iPad ao vivo porque acho o som mais magrinho... Vou testar no PC :)

freitas_silva
Veterano
# fev/16
· votar


Thiago, você ficar atento apenas a uma coisa.

Quando você monta sets em outros VST Hosts existe sempre a opção de ativar/desativar o rack ou track. Acontece que quando se desativa um rack/track você está impedindo que mensagens midi sejam enviadas pra ele, consequentemente, ele não irá processar nada alí além dos samples que já estão carregados na memória ram.

Quando você deixa todos os racks/tracks ativados, mesmo controlando volume de cada um, você está permitindo que todos recebam mensagens MIDI e, consequentemente, todos vão processar audio.

Não importa se o volume está no máximo ou no mínimo, se chega MIDI o programa vai interpretar as mensagens e processar audio. Usando esse método você vai estar desperdiçando recursos do seu computador, comprometendo o processamento com timbres que nem estará usando em determinado momento.

É por essas e por outras que um setlist faz muita falta. Com ele você pode definir qual será a configuração de todo o seu set (timbres que serão ativados, volume, layers, split, etc...) com um click.

freitas_silva
Veterano
# fev/16
· votar


Cara, me diz uma coisa: que controlador você está usando?

Thiago V. Colares
Veterano
# fev/16
· votar


freitas_silva

Cara, me diz uma coisa: que controlador você está usando?

Uso o Roland A-800 Pro.

Vou prestar atenção nesta questão! Sabe se dizer se utilizando o MUTE eu "desativo" o VSTi ou somente corto o som? Não me lembro de ter visto no Kontakt a opção de desativar o VSTi, mas vou olhar assim que der =]

waltercruz
Veterano
# fev/16
· votar


Eu nem acho o Alicia Keys pesado... Ele só não cumpre o que promete, é vendido como um piano brilhante, voltado pra música pop, e na real ele é bem veladinho.

freitas_silva
Veterano
# fev/16
· votar


Justamente waltercruz. Acho o marketing dele muito enganoso.

Esse negócio de tamanho também é interessante. Uma vez estava precisando de um sample de gaita. Encontrei várias livrarias na internet, todas pagas e com mais de 1gb de tamanho. Daí navegando nuns fóruns gringos tinha um cara que sampleou uma cromática e disponibilizou o arquivo NKI pra galera. 32mb de tamanho e um p#t@ som, ainda com vibrato acionável!

Moral da história: peguei um sample bem pequeno e convincente por R$ 0,00.

freitas_silva
Veterano
# fev/16
· votar


Existe muita gente talentosa sampleando coisas e disponibilizando no formato do kontakt. Algumas delas são melhores que samples de marcas famosas.

Thiago V. Colares
Veterano
# mar/16
· votar


E aí pessoal! Voltando pra agradecer a dica do amigo freitas_silva:

Dá uma olhada no Cantabile. Ele tem uma nova versão agora em 2016. Tá muito boa!

Como vocês falaram nos posts anteriores, o Kontakt atendeu bem, até esse fim de semana, rs... Surgiu a necessidade de inserir uma back track durante o culto lá na igreja... Colocamos no celular e as coisas não foram muito bem, rs... Mal contato do cabinho P2, etc... Daí cheguei em casa já pensando em começar a utilizar uma daw mais completa pra que facilitasse nossa vida com relação às back tracks e futuras necessidades que pudessem surgir...

Daí lembrei da sugestão do Cantabile. Fui lá no site e baixei a versão lite, mas não atendeu porque não tem suporte ao media player (que dá a possibilidade de inserir um mp3 na performance) e então fui lá e comprei o Cantabile Solo... US$ 69,00... Uns 260,00 reais em média. Cara, é FANTÁSTICO! Que programinha bacana... Muito fácil de mexer, de configurar, muito leve... Funciona muito bem, consegui mapear tudo o que precisava do meu controlador numa facilidade incrível...

Fiz questão de vir aqui agradecer pela indicação e dizer pros que lerão esse tópico futuramente: Tá procurando um software pra performance ao vivo? Vai de Cantabile, você não vai se arrepender!

Abraços :D

freitas_silva
Veterano
# mar/16
· votar


Thiago V. Colares, muito feliz por fazer mais um olhar com bons olhos para o Cantabile. É uma plataforma excelente. Interface amigável, fácil de ser controlada e super estável.

O que mais me amarrei nele desde o início foi a sessão Trigger e Media Play (que é o que você está precisando), que para mim sempre foram uma mão na roda.

Eu baixei a versão 3 do Performance (Demo de 30 dias) para testar e me espantei! O salto foi bem grande, com vários recursos novos. Estou atualmente usando o Reaper e gosto bastante, principalmente pela leveza do sistema e facilidade de usar MIDI filters, mas nada que o Cantabile não faça, ainda mais com esse novo UP!

Vou estudar as possibilidades e ver se pego o Cantabile Performer daqui uns meses.

Keyboardman2
Veterano
# mar/16
· votar


Normalmente quando toco ao vivo, uso somente o Kontakt. Abro ele dentro do Reaper somente quando vou gravar, fara isso não há porquê usar um Host. Tem muita gente que faz um Rack de instrumentos com o Forte ensemble, mas tudo que ele faz o Kontakt também faz. O Host só é mesmo indicado pra quem vai usar outros tipos de vst junto com Kontakt, tipo Pianotech, Pianíissimo , louge Lizard entre outros.

alexandrespa
Veterano
# mar/16
· votar


Keyboardman2
Cara, acabei de comprar um Novation Impulse 49 e instalei o Ableton Live... Parece que o Kontact é mais fácil de usar e melhor. Confere?No Kontakt eu vi que vendem mais timbres pra adicionar ao programa, isso também tem no ableton Live? Outra coisa, notei uma latência no Ableton, o mesmo aconteceria no Kontact? Há alguma manutenção que eu possa fazer no notebook pra resolver isso?

Foi mal o monte de perguntas, mas vi que vc saca disso. São as primeiras de um milhão de dúvidas que terei depois de ligar o controlador mais umas vezes...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a VST Host pra quê, se consegui tudo o que preciso somente com o Kontakt?