silvG8 Veterano |
# mar/16 · Editado por: silvG8
Acho que muitos não vão entender a minha escolha pelo Mininova. Eu mesmo não tinha pensado em compra-lo há muito tempo, e sim devido a uma demanda que surgiu quando comecei a usar o Elektron. Percebi que controlar o Elektron com algo grande meio que fazia perder o sentido de ter algo pequeno assim - daí, um bom controlador de porte pequeno veio bem a calhar.
Não vou reinventar a roda aqui - existem vários bons reviews do Mininova por aí e todos são bem fidedignos ao que o instrumento é - aqui eu vou tentar incluir opiniões pessoais de se o Mininova é ou não capaz de produzir coisas musicalmente relevantes, bem como seu funcionamento como controlador e qualidade de construção.
Hardware: Vamos começar pela parte física: boa aparência, robusto pelo tamanho e peso (levíssimo, mal pesando 2 kg), excelentes knobs e botões emborrachados, 37 mini-teclas com ação confortável e de fácil adaptação, iluminação de display muito bem elaborados, laterais com imitação de madeira. O pequenino sintetizador realmente emana qualidade pelo preço.
Em termos de conexões, é bem completo, com tudo que tem direito. Logo na frente chama atenção a entrada para microfone, incluso no pacote (gooseneck medíocre, mas suficiente pra proposta) - existe inclusive entrada para sustain, incomum nesse tipo de equipamento.
Síntese: É um instrumento muito abrangente e permite muita coisa. É interessante voltar a lidar com digitais, mas tenho certeza que nisso o Mininova dá banho em outros na mesma faixa de preço como o Microkorg e Gaia SH-01 - é surpreendente!
Osciladores bem completos, com wavetables complementando as formas de onda convencionais. Existe um hardsync individual por oscilador, bem como aumentar a densidade da forma de onda, que permite criar ondas a la supersaw. Os filtros merecem uma atenção especial. O comportamento é bem legal e praticamente não se ouve stepping. Em digitais isso é incomum, principalmente em digitais mais em conta. Fiquei surpreso com a boa qualidade do LPF e HPF 4-polos - algoritmo porreta!
Envelopes bem rápidos, similar ao Bass Station II, muito bem vindo. LFOs são lentos, mas devem ser compatíveis com o mundo digital. Adoraria ver algo mais rápido, mas limitações existem. Alias, são 6 envelopes e 3 LFOs. A matriz de modulação é algo de outro mundo: são várias origens e destinos diferentes, e totalizam 20 combinações (2 origens apontando para 1 destino, que pode ser controlado pelos botões ANIMATE).
Efeitos internos são medianos, nada de outro mundo. É possível adicionar até 5 efeitos por som, mas não se pode adicionar por exemplo 5 chorus idênticos (existem limitações). Edições limitadas para cada efeito, mas quebra o galho. É possível usar fontes sonoras externas como oscilador e adicionar filtros e efeitos a ela. Usei com o Ambika e gostei MUITO da facilidade que isso vai trazer à minha vida - poderei tocar o Ambika de forma realmente portátil (antes precisava de um pequeno mixer).
Sonoridade: Logicamente, é uma avaliação individual. Por isso, coloquei algumas demonstraçoes para que cada um avaliasse. Na minha opinião, o Mininova é capaz de recriar sons de sintetizadores do passado com certa graça, alem de oferecer ferramentas para criar sons mais de acordo com o mundo digital (o que pode ser ouvido em diversas demonstrações no YouTube).
A demonstração mais longa é onde uso o ANIMATE para modificar completamente o som. O som parecido com um EP com ruído, é na verdade o filtro em self-oscillation - sim, ele faz isso (ou quase - tem que ter alguma mínima fonte de som, mesmo que um ruído no volume 1). As demais são sons mais comuns, focando na capacidade de reproduzir sintetizadores analógicos. Eu particularmente gostei!
https://drive.google.com/folderview?id=0B2OqukjzMyhLNDhEeU02dzJnbkE&us p=sharing
Em uso: O Mininova é bem intuitivo de usar, mas menos em edições. Diria que fica perfeito como uma máquina de usar presets criados pelo usuário e que permitam alguma edição em tempo real. Tudo isso torna a tarefa de criar sons dentro do Mininova um pouco sacais - prefiro usar o excelente Editor, com uma boa interface gráfica e que mostra o quão profundo é a edição.
Em termos de performance, é possível controlar o som com diversas modulações enderecadas a oito botões coloridos logo acima das teclas. São os botões ANIMATE. Cada modulação é previamente destinada através da matriz de modulação. Nos tweaks (edições rápidas), é possível usar 4 knobs para controlar determinados parâmetros - 16 pré-determinados e 8 assinaláveis pelo usuário. O botãozão mais evidente é o que controla o cutoff do filtro 1 (são dois por som). Os controles pré-determinados foram quase todos bem escolhidos, exceto os do oscilador, que me servem muito pouco.
As mini-teclas são tocáveis... é suficientemente bom, me adaptei bem facilmente (já tive experiências passadas com o meu Keystation Mini 32). Pitch bend e mod wheel como em teclados grandes é um excelente plus. Usando o Mininova como controlador, fica evidente que funciona bem, mas não imaginava que os quatro knobs enviam diferentes MIDI CC a depender de onde está a chave seletora - aumenta o número de controles para 24 MIDI CC + 1 MIDI CC do filtro + 1 MIDI CC volume.
Considerações finais: Um bom instrumento em preço acessível não é algo fácil de encontrar. O Mininova certamente é um bom instrumento - nada extraordinário se avaliado mais friamente, mas como um mini-sintetizador, diria que é excelente. No mercado, temos o Microkorg, que seria o concorrente mais direto. Som obviamente é subjetivo, mas em termos de possibilidades, o Mininova é muitíssimo mais profundo. Um outro grande benefício é a polifonia - são 4 do Korg contra 18 do Novation - pra mim, isso é muito importante.
Como controlador, eu diria que é um investimento que vale a pena. Vai ter algo portátil, que pode ser alimentado por USB, com várias conexões (inclusive MIDI Out) e ainda ganha um sintetizador de brinde - este foi o meu caso. Como stand-alone, diria que o pequenininho também manda bem e pode participar de pequenas gigs sem problema.
Eu não recomendaria esse instrumento para quem quer explorar sons muito a fundo apenas com o instrumento. Pra quem pouco entende, vai ser muito difícil de entender por onde começar a explorar a síntese subtrativa - pra quem entende mais, vai ficar indo e voltando por menus. A minha abordagem para reduzir esse problema foi criar alguns templates para ter como base para variados sons - assim, uso menos os menus e consigo ser feliz.
Quem procura um instrumento acessível, mas com teclas de verdade, indicaria o Ultranova, que possui ainda aftertouch e boníssimas teclas (como as do Bass Station II). Ele é muitíssimo melhor que o Gaia, R3, entre outros. Talvez um que chegue perto em som é o JP-8000, mas aí estamos falando de um excelente vintage digital. Se for pra comprar zero km, não vai ter nada melhor no valor.
Espero que gostem do review! Agradeço desde já pelos poucos comentários... :)
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