Ajuda para programar um timbre no sintetizador

    Autor Mensagem
    renatoff
    Veterano
    # fev/16 · Editado por: renatoff


    Bom pra começar n sei se a seção de teclado/piano é a correta, mas pareceu ser a mais adequada...

    Queria fazer o timbre do vídeo... o timbre que quero é aquele que toca logo no comecinho.. toca notas curtas e tem um som de vogal /U/ ... eu já estudei uma porrada de coisa de sintetizador mas n to conseguindo fazer esse timbre.. to tentando por sintese de FM..

    Enfim, eu sou bem acostumado com termos técnicos então se puder me dar uma direção pra seguir eu acho q consigo facil.. mas sozinho n to sabendo nem por onde começar...




    se alguém souber como esse tipo de timbre é chamado eu posso pesquisar mais uns vídeos por aí e talvez até achar tutoriais, mas por enquanto a unica referencia que tenho vem dessa música e de ouvido não to conseguindo fazer

    jorget
    Membro Novato
    # fev/16 · Editado por: jorget
    · votar


    renatoff
    Amigo, voce precisa dizer que teclado tem pra querer ajuda pra montar.
    Alias, nem precisa montar nada: é guitarra com efeito. Procure em todas as guitarras que teu teclado tem e uma delas o fará com teu pitch bend, qualquer teclado faz esse efeito.

    Synth-Men
    Veterano
    # fev/16
    · votar


    Bom dia prezados.


    renatoff


    Qual timbre e em qual segundo da música?

    fernando tecladista
    Veterano
    # fev/16
    · votar


    Fala o segundo um que aparece

    renatoff
    Veterano
    # fev/16 · Editado por: renatoff
    · votar


    eu falei o segundo.. logo no inicio.. o primeiro som que toca praticamente... sei que ele segue em torno das notas G e D# se facilitar pra identificar...

    geralmente toca no ultimo tempo e junto com o kick... ja toca logo no 0:00 junto com o primeiro kick

    tem um som meio de U / Gu.. cheio de reverb

    jorget
    não tenho teclado especifico, mexo com VSTs e tenho milhares de synths (de todos os tipos: aditivos, resynths, fm, etc) no pc...

    e o video q vc me mando tem um timbre absolutamente nada a ver... esse timbre q vc mandou é super simples... praticamente uma saw wave com low pass :S

    e creio que o pitchbend envolvido no timbre que mandei seja acionado através de Envelopes

    jorget
    Membro Novato
    # fev/16
    · votar


    renatoff
    o video q vc me mando tem um timbre absolutamente nada a ver

    Com esse teu "agradecimento" não precisa de "ajuda"
    Alias, com teu conhecimento, mude o título "ajuda"

    abç

    waltercruz
    Veterano
    # fev/16
    · votar


    OI Renatto. Tem algumas idéias aqui:

    http://www.vintagesynth.com/forum/viewtopic.php?f=1&t=76876

    Eu particularmente não usaria um synth FM para essa tarefa.

    O que eu usaria basicamente seria algum synth com formant filter ou equalizador.

    http://www.soundonsound.com/sos/mar01/articles/synthsec.asp

    Basicamente, para produzir as vogais, aplicando de 3 a 5 filtros bandpass, configurados para certas frequências vai gerar o som das vogais.

    Você encontra uma tabela boa de quais são essas frequências aqui:

    http://www.csounds.com/manual/html/MiscFormants.html

    No equalizador do Ableton, existem inclusive presets para os formants (um filtro é um equalizador, em um certo sentido).

    Se fosse para trabalhar direto em synths que tenham formant filters, duas sugestões: Z3ta2+ ou o Zebra.

    Mas, esse é um caso em que S+S (Sample + Síntese) ganha disparado das opções que são apenas síntese. Espero que tenha sido útil.

    Synth-Men
    Veterano
    # fev/16 · Editado por: Synth-Men
    · votar


    waltercruz

    Confisquei sua tabela para uso eterno, para sempre e sem fim.

    Vai que isto rola em VSTS, synths VA ou analógicos.

    renatoff

    No sintetizador subtrativo:

    Eu arriscaria uma onda dente de serra, com uma onda triangular, a segunda uma ou duas oitavas abaixo, ou até mesmo sincroniza-las, porém com a dente de serra como onda master.

    No filtro, eu tentaria o band pass também, mas não deixaria de testar o low pass com a percentual a partir de 50% em diante. Assim também com a ressonância.

    O filtro sem a influencia do velocity ou keyfollow com a taxa do ADSR bem baixa no ataque e mediana no release. decay uns 15%, sustain uns 20 a 25%.

    O envelope do amplificador, com o desenho semelhante ao do filtro.

    Neca de quiti biriba de LFO (opcional)

    Dando certo, com plugins ou efeitos externos adicionaria chorus e reverb moderadamente para envernizar e perfumar o timbre.


    Editado: Eu também não partiria para síntese FM devido a ausência de filtros nesta modalidade.

    renatoff
    Veterano
    # fev/16 · Editado por: renatoff
    · votar


    Synth: https://soundcloud.com/renatoff/synth
    Sem Modulação/Vocoder: https://soundcloud.com/renatoff/synth-sem-mod

    Pra fazer esse som usei um synth add/sub e um Vocoder. O nome dos plugins são Harmor e Vocodex, quem usa FL Studio deve conhecer os dois.

    O segredo de tudo parece ser o vocoder que modula o som gerado. Nesse caso não usei nenhum audio externo e tanto o Carrier quanto o Mod foram o som do synth, ou seja, ele está modulando a si mesmo. Além disso o plugin faz mais coisa por conta própria mas eu n sei explicar oq, só quem está familiarizado com o plugin vai entender.

    Eu acho que ta bem legalzinho até, mas pelo fato do som estar modulando a si próprio perde-se muitos harmonicos e som fica opaco, falta clareza no som. Para adicionar clareza precisei abrir mão, um pouco, do som de U.

    Então ouçam aí e me deem dicas de como deixar o som mais claro, além disso queria acentuar mais, no ataque, o som da consoante G e o da vogal U (não faço ideia de como fazer isso). Creio que o segredo pra isso tudo está no Mod do Vocoder. Talvez o autor do vídeo aí tenha usado outro tipo de onda para modular o synth principal. Ajudem aí.



    Jorget
    Desculpa aí cara. Não tentei ofender, é só que o som que você me passou foi muito básico e realmente não tinha nada a ver com o original... desculpa se não me expressei bem.

    Synth-Men
    Veterano
    # fev/16
    · votar


    Cara... Ouvi o soundcloud.


    Acho que já encontrastes o que querias.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Ajuda para programar um timbre no sintetizador