Sintetizador bom pra edição de timbre - Uso em Banda - Ajuda

Autor Mensagem
Ordep Luca
Veterano
# jul/12 · Editado por: Ordep Luca


Olá Pessoal!
Venho criar esse tópico pois estou precisando de ajuda, e isso tem me tirado o sono ultimamente, mas sei que pra vcs a coisa vai ser fácil!
Ah antes de td, eu busquei tópicos semelhantes, e até postei (ressuscitei) o post, mas no fim, não consegui solucionar o meu problema por n ter encontrado bem o ponto certo.

Seguinte, tenho um Yamaha PSR E-413 faz mais de 3 anos. Quando eu comprei ele, n manjava nada de nada. Nunca usei seus ritmos. Não era isso que eu buscava em um teclado, ou pelo menos n era isso que na época eu esperava . Com ele, eu tentava fazer gravações caseiras, com cabo p10 passando pro pc, tentando deixar os timbres (Voices) mais próximos daqueles que eu ouvia nas músicas que queria “regravar”. Eu tentava fazer isso com as pouquíssimas ferramentas que ele proporciona..(Tentei tirar agua da pedra). Diante do fracasso, eu só utilizava o “Grand Piano” pra treinar piano. Tentei algumas vezes utiliza-lo com banda e tbm n obtive um bom resultado, problemas com timbres, que n tinham nada a ver com as músicas, e com a programação deles pra diferentes músicas tocadas em sequência... a cada meia hora de ensaio, todos tinham que parar pra q eu regulasse o teclado pra outros novos timbres que eu havia preparado pra tal música.

Enfim
Depois de um tempo percebi que o que eu precisava era de um Sintetizador.
Eu simpatizo bastante pela Yamaha, apesar de n conhecer outras marcas. Meu objetivo é comprar um Sinte que seja um bom criador/editor de timbres, pq essa é a minha praia. Por mais que eu não entenda quase nada disso tudo, há meios de se aprender. Esse na vdd é um objetivo secundário, pois com isso quero usa-lo pra tocar com banda (rock e suas vertentes), e gravar (brincar) com alguma coisa de new age em casa trabalhando junto com softwares e afins. Mas dando mais ênfase na utilização dele com a banda.
Em contra partida, eu n pretendo/não posso gastar muito... Eu tive dando uma olhada no MM6 que muita gente falou bem dele, mais li comentários de que o MM8 não edita timbres.. logo, o MM6 tbm não! Os MOTIF são mto animal, mais eu n vou pagar 8 mil num desses. Não sei nada a respeito dos MOX, e o S03 não me é interessante pois vou encontrar incompatibilidade coms PC’s, os mais novos da série S tbm n manjo nada a respeito.

Desculpem o texto grande.
Em síntese, Quero um bom sintetizador (novo) pra edição, por mais difícil que seja, pra tocar em banda, pagando no máximo uns 4 mil. Se não der nenhum Yamaha, pode ser algum outro que vcs venham a me indicar que supra essas minhas necessidades.
Muito obrigado desde já, isso tem me tirado o sono mas pros senhores vai ser moleza!

Obs* Antes de postar ainda dei mais uma ultima olhada nos topics que aparecem aqui ao lado, e não encontrei ngn com as mesmas dúvidas que eu, que são o uso final, o valor máximo E a falta de conhecimento sobre.

Lucas Pedro

silvG8
Veterano
# jul/12
· votar


Ordep Luca
Li todo o texto e entendo o que procura... você precisa de um teclado com timbres variados, contendo os tradicionais piano/organs/eps/strings/etc. e gostaria da possibilidade de edição.

Tenho duas sugestões nesse valor (aproximadamente isso): Yamaha MOX6 e Korg M50. São teclados com uma sonoridade legal e com um valor justo. Hoje em dia eu dificilmente ia partir pra um workstation top pelo simples fato de não valer a pena (a sonoridade de softsynths é infinitamente superior).

Precisando de alguma coisa pode ir colocando por aqui... eu e o Edson Caetano estaremos aí para responder. Heheheh!

Ordep Luca
Veterano
# jul/12 · Editado por: Ordep Luca
· votar


Então cara, é isso mesmo, de preferência eu gostaria que o teclado viesse já com um bom número de vozes, pq posso utiliza-las dependendo da situação, e podendo claro edita-las de maneira satisfatória.

Como eu não entendo quase nada, um dos primeiros quesitos que eu avalio é a estética, a imagem do aparelho, dando uma olhada neles, acredito que o Mox6 é mais novo do que o Korg M50, o que me parece ser mais interessante se for avaliar só esse quesito.
Tenho receio de que teclados antigos não sejam tão compatíveis com PC's e softwares, os quais eu tbm tenho interesse em usar.

Mas é isso ai cara, valeu pela ajuda, enquanto não recebo mais respostas já vou dando uma olhada nesses 2 que vc me passou, vou procurar saber de tudo, pq vou ter a certeza de estar 'estudando" um novo teclado que se encaixa com oq quero.

Mas uma dúvida, e quanto ao Juno G? em videos que tenho visto no youtube ele se mostrou bem versátil e tem boas ferramentas de edição (apesar de parecer meio antigo).
Abraço

silvG8
Veterano
# jul/12
· votar


Ordep Luca
Então, os dois equipamentos são equivalentes em termos de tecnologia. Se não me engano o MOX6 transmite som através de USB Audio e o M50 não. Fora isso, no resto é tudo semelhante.

O M50 não chega a ser um teclado antigo, apenas é um pouco mais antigo que o MOX6, que foi lançado a pouco tempo. Vale a pena procurar por reviews dos dois equipamentos em vídeos para ter uma idéia melhor do que você procura.

Vai ser feliz com qualquer um dos dois... :)
Abraço

Ordep Luca
Veterano
# jul/12
· votar


Editei meu post de resposta mto tarde, axo que vc n viu.
Mas eu gostaria de sua opinião a respeito do Juno G. Me parece versátil, apesar de tbm parecer meio antigo, oq me diz?

teclado roots
Veterano
# jul/12
· votar


cara , se vc tiver grana compre o M50 , é muito caro , 3 mil e tanto , agora se tiver com pouca , tem um barato e muito bom que é o korg x50 ou o juno di! tem tudo, da pra editar os timbres e são teclado leves, pequenos, bom pra transporte e com teclas legais!

silvG8
Veterano
# jul/12
· votar


Ordep Luca
Cara, eu acho a sonoridade dele inferior aos que sugeri anteriormente. Ele praticamente nem entra na briga..... pelo menos pra mim. Ele tem alguns recursos a mais (o Juno-G, e não o Gi) e você vai encontrar praticamente apenas usados.

Se perguntasse pessoalmente o que eu compraria, diria que o MOX6. Gosto mais da sonoridade dele...

Ordep Luca
Veterano
# jul/12
· votar



teclado roots


Obrigado cara, é eu pretendo gastar uns 4 mil, depdendendo, eu posso avançar um pouco esse valor, mas não muito. Dessa forma, um ponto a mais pro M50.
Existem muitas diferenças entre o Juno di e o G?

Valeu

Ordep Luca
Veterano
# jul/12 · Editado por: Ordep Luca
· votar


silvG8

Legal, valeu pela instrução. To vendo videos do MOX6 antes de ler sobre suas funções. No video caseiro que to vendo o cara tá elogiando bastante, dizendo inclusive que ele tá com timbres melhores que os motif xs!
Vou ver se encontro videos de edição dos timbres dos dois tecs pra comparar.

Cara, e quanto a questão de caixas amplificadoras?
Seguramente n vou ter grana pra comprar algo mto bom de início, eu tenho uma caixa multisuo de marca desconhecida que engole o som... pra treinar até que vai, mais pra tocar na banda vo precisar de um outro, pode me dizer algumas marcas, tamanhos?

Ordep Luca
Veterano
# jul/12
· votar


Tenho como gravar no MOX6? é uma ferramente versátil e útil? De maneira que eu grave faixas e as some, e que quando estiver reproduzindo-as possa tocar outras coisas em cima (O.o)??

fernandodi
Veterano
# jul/12
· votar


Cara, por esse valor ai vai no que os caras tão falando aqui, eles manjam pra caramba.
Se você quisesse um mais barato e que apesar de ser roland(dizem q o pessoal aqui nao e muito fa de roland nao) todo mundo recomenda aqui. O juno-Di, inclusive tenho ele e muitos aqi já falaram que dá pra editar os timbres muito bem.
Só que pelo que eu leio aqui, o juni que vai compensar é só o Di, porque aumentando o preço me parece que tem concorrentes melhores.
O meu Di em fevereiro saiu por 2090. Mas de qualquer jeito, ouve o pessoal ai.

Ps.: Se ficar com o Di tem uns patches e perforances que o AdaoChagas postou aqui, cada timbre massa. boa sorte

silvG8
Veterano
# jul/12
· votar


Ordep Luca
Como falei antes, com o MOX6 é basicamente plugar um cabo USB como aqueles de impressora e o teclado consegue transmitir MIDI e áudio diretamente - pra mim, isso faz dele uma ferramenta versátil e útil. Você consegue gravar com ele internamente e tocar em cima como você planeja. Ele tem também vários arpejos que facilitam muito para gravar idéias básicas ou até mesmo pistas completas. Considero este o melhor equipamento para este valor.

Procure por vídeos...... tem um review do SonicState que simplesmente resume tudo. Joga no YouTube: "Yamaha MOX SonicState".

Ordep Luca
Veterano
# jul/12 · Editado por: Ordep Luca
· votar


fernandodi

Obrigado pela ajuda!
É nao vai ser uma escolha muito fácil, eu gosto muito de Yamaha, como ja disse apesar de não conhecer as outras marcas, mas algo que me deixa meio com pé atrás nela, é o fato de que PARA MEUS OUVIDOS E POUCOS CONHECIMENTOS SOBRE TECLADOS, a Yamaha parece repetir os timbres, mesmo os de arranjadores. São bons, mais não vejo muita diferença entre eles. Em contrapartida são teclados mto bonitos e que parecem ser fáceis de usar.
Por esse motivo, que vendo alguns videos desses Juno (o.o), eu vi diferença nos timbres da yamaha e me pareceram interessantes.
Mas pela faixa de preço, por enquanto, to entre o M50 e o MOX6
Abraço

DESCULPEM A MSG DUPLICADA

Ordep Luca
Veterano
# jul/12
· votar


fernandodi

Obrigado pela ajuda!
É nao vai ser uma escolha muito fácil, eu gosto muito de Yamaha, como ja disse apesar de não conhecer as outras marcas, mas algo que me deixa meio com pé atrás nela, é o fato de que PARA MEUS OUVIDOS E POUCOS CONHECIMENTOS SOBRE TECLADOS, a Yamaha parece repetir os timbres, mesmo os de arranjadores. São bons, mais não vejo muita diferença entre eles. Em contrapartida são teclados mto bonitos e que parecem ser fáceis de usar.
Por esse motivo, que vendo alguns videos desses Juno (o.o), eu vi diferença nos timbres da yamaha e me pareceram interessantes.
Mas pela faixa de preço, por enquanto, to entre o M50 e o MOX6
Abraço

silvG8
Veterano
# jul/12
· votar


Ordep Luca
Esse MOX foge um pouco dessa categoria inicial de synths da Yamaha, onde os timbres são todos semelhantes. O MOX tenta ser parecido com os instrumentos mais caros da marca, assim como o Korg M50. O MOX te dá um gostinho do que existe no Motif a um preço acessível.

Vai olhando os vídeos e tente testar o equipamento, para então se decidir. De nada!

Agora vou almoçar! :)

Artref
Veterano
# jul/12
· votar


Já falaram, mas eu engrosso o coro: M50 ou Mox6. Tenho o M50, e mesmo tendo também um Kronos, gosto muito dele. O Mox6 eu nunca tive nem testei a fundo, mas deve ser ótimo. Sem falar que tanto o Korg quanto o Yamaha são teclados de design bem bacana pra mim, hehehe.

Ordep Luca
Veterano
# jul/12
· votar


Artref

Valeu cara, to pesquisando mais a fundo eles!!

Morsmordre-Di
Veterano
# jul/12
· votar


Ordep Luca

Foi citado aí em cima o Juno-Di, é um bom teclado, porém a edição dele só pode ser feita via PC, o que complica um pouco as coisas, talvez isso não lhe faça diferença. Eu tenho um Juno-Di, gosto bastante dos timbres dele: pianos, strings, pads, synths... apesar de que os órgãos dele não são bons, os brass também não me agradam. Se você procura esses timbres eu diria pra ir de Korg X-50, é um bom teclado, com órgão e brass excelentes, embora eu não goste muito das teclas, mas isso é questão de gosto. Também diria pra você dar uma olhada nos tópicos a respeito do MicroStation e do PS60.

Thallyz
Veterano
# jul/12
· votar


Tenho como gravar no MOX6? é uma ferramente versátil e útil? De maneira que eu grave faixas e as some, e que quando estiver reproduzindo-as possa tocar outras coisas em cima (O.o)??

Tanto o MoX e o M50 tem essa função: SEQUENCER"
Como KorgGFã recomendaria o M50, mas optaria, no se caso, pelo MoX por causa da interface de áudio...

Maestron
Veterano
# jul/12
· votar


Ordep Luca

Se quiser adiantar a escolha, por tudo que já falaram acima, a escolha se resume a Mox6 e M50. O Juno Di é um excelente teclado e tem um quesito que é imbatível, o custo-benefício.

Mas como você tem condições de comprar algo melhor, as melhores sugestões são o Mox6 e o M50. Qual dos dois é melhor? Essa resposta está, acima de tudo, no gosto pessoal. O Mox6 é mais novo, tem uma interação com PC muito melhor, ele é também uma interface. Tem mais de 3000 sons presets e milhares de padrões de arpejos prontos para usar. Já o M50 ganha na polifonia 128 vs 64 do Mox, tem tela touch screen e outras vantagens...

Leia os manuais e especificações de cada um, isso é fácil de conseguir na internet, compare e veja qual deles se aproxima mais dos seus requisitos. A partir daí teste o som de cada um e veja qual lhe agrada mais, só assim suas dúvidas e inseguranças serão sanadas.

Artref
Veterano
# jul/12
· votar


Maestron, ótimo post, só uma correçãozinha: a polifonia do M50 é de 80 vozes, não 128.

Ordep Luca
Veterano
# jul/12 · Editado por: Ordep Luca
· votar


Morsmordre-Di

Vou dar uma olhada nesses tbm, vale a pena fazer comparações!
Obrigado

Thallyz

Obrigado, isso é algo que me interessa e apesar de estar quase certo que todos tem essa função, axei necessário ter certeza, pois é algo mto útil pra qualquer fim, acredito.
Obrigado

Maestron

A quantidade de timbres já prédefinidas é algo que me chama muito atenção, pois facilita qualquer edição se vc encontra alguns já semelhante ao que pretende.
A compatibilidade com PC também é um ponto mto positivo, pretendo usa-lo bastante com softwares.
Obrigado.

----

(Vou pesquisar um pouco sobre interface e polifonia).

Já que a disputa entre o M50 e o MOX está acirrada, algéum poderia falar algo mais sobre as ferramentas de edição/criação de timbres dessas máquinas? Quais as possibilidades, facilidades ou algo do tipo?

Obrigado a todos.

Maestron
Veterano
# jul/12
· votar


Artref

Ops... Obrigado pela correção...

Edson Caetano
Veterano
# jul/12
· votar


Ordep Luca
Se a interface de audio for algo que esta pesando na escolha, saiba que isso é algo barato hoje em dia, não deveria ser um fator decisivo de escolha

Outra coisa que você comentou bastante, compatibilidade com PC, fica tranquilo, até teclado de brinquedo pluga no computador, qualquer um atualmente nesta faixa de preço já sai com o USB e possibilidades com softs

Recomendo seriamente testar os dois Keys pessoalmente, porque recursos ambos tem de monte, mas a timbragem é totalmente pessoal

silvG8
Veterano
# jul/12
· votar


Edson Caetano
É uma dica semelhante a que dei inicialmente... foi interessante você trazer o valor da interface como uma coisa básica, confesso não ter pensado assim, mas realmente faz sentido.

Uma coisa que recomendo Ordep Luca é que considere o M50 com tanta ênfase quanto o MOX. A verdade é que são equipamentos equivalentes e vai ser uma escolha exclusivamente relacionada a gosto.

Em termos de edição, acho o Korg mais interessante e um pouco mais profundo que a Yamaha. Já dei uma olhada nos manuais dos dois equipamentos, e do que entendo de síntese subtrativa, o M50 é mais interessante. O uso de efeitos também. Minha indicação do MOX é baseada no fato de gostar mais dos timbres básicos deste equipamento - piano, eps, strings, etc. fora os arpejos, que são legais. Mas isso não exclui o M50 nem um pouco... a parte de synths é bem melhor e os parâmetros editáveis são um pouco mais profundos como falei antes.

Ordep Luca
Veterano
# jul/12
· votar


Edson Caetano

Obrigado pela ajuda! Sim, a cada resposta entendo que testar os dois aparelhos se torna cada vez mais necessário!

silvG8

Interessante! vou ver se consigo fazer com que algéum faça algumas mudanças em timbres quando eu for testa-los. Posi não sei muito como isso funciona.

Obrigado a todos

Edson Caetano
Veterano
# jul/12
· votar


Ordep Luca
Eu tenho um korg, estou bem familiarizado já com este sistema, O principio korg é o mesmo em seus equipamentos, vai ter muito poder de ediçao e criaçao com esta máquina, o m50 tem muita coisa de um Kronos e o Mox de um motif para nao ser injusto Hehe

O díficil é testar esses recursos na hora, primeiro, díficil vendedor manjar disso, segundo os caras deixarem ficar fuçando por muito tempo, ou seja a principio, escute a maquina default

pianos, órgãos, strings, se achar que sao bons, imagina depois de editados...

Na hora a beleza também fala alto, tem que ver mesmo, terceiro e ultimo problema Hehe nao é toda loja que tem os dois a disposição... Se estiver em sao Paulo, santa efigenia e Teodoro sao obrigações para voce

Ordep Luca
Veterano
# jul/12
· votar


Edson Caetano

Putz, posso imaginar a dificuldade em se testar essas funções na loja...

Moro em Curitiba, aqui tem bastante loja de instrumento, vou ver se testo os dois de alguma forma, e depois pra comprar nem que eu o faça pela internet.

Tenho muita curiosidade em saber o que as funções de edição de timbres guardam... Que coisas pode se fazer com tais ferramentas. Essa questão, da Korg ter mais versatilidade em sintetizar, eu ja imaginava por algum motivo. Axo difícil me desapegar da yamaha, definitivamente vou terq testar os modelos, pra poder derrubar essa ideia, e abrir a "mente".
Obrigado.

Thallyz
Veterano
# jul/12
· votar


Eu tinha "medo" da interface da Korg. Depois que adquiri meu teclado dessa empresa "xonei" pelo sistema.
:-)

Ordep Luca
Veterano
# jul/12 · Editado por: Ordep Luca
· votar


Obrigado a todos que me ajudaram!
Até agora com as respostas do pessoal daqui desse tópico e de outros tóopicos que tenho aberto sobre o m50 e o mox6, inclusive com comparações, ja pude perceber algumas diferenças principais:

MOX6
- 61 teclas
- Tem mais e melhores timbres preset
- Leve
- Fácil de mexer.
- Pianos melhores

M50
- Sequencer melhor em comparação com o MOX6
- 71 teclas
- Melhores possibilidades de edição

-----------
Minha dúvida agora é com relação as diferenças entre as ferramentas de edição e criação de timbres. Ñunca vi ngn dizer nada sobre o MOX nesses quesitos. Por ele ter melhores pianos, eu tenho cogitado a compra dele ao inves do m50, mas me preocupa mto o fato de ele n ter ferramentas de síntese muito boas, pq na vdd essa é a minha praia. Com certeza ele edita melhor q meu PSR E 413 9 (=P) se é q pode se dizer q ele edita algo.
Pq na verdade, nos videos do MOX6, tanto os oficiais quanto os caseiros, não se ve nada relacionado a isso, só vejo eles testando os inumeros novos timbres e os arpegios (não gosto muito de arpegios). E isso me deixa meio desanimado, o MOX6 mais aprece um ARRANJADOR sem acompanhamento. Se eu estiver errado, e tomara que esteja, por favor me digam onde.

Enfim, se alguém puder me falar um pouco mais sobre eles nesses quesitos, eu axo q vai ser oq falta pra tomada de decisão.

VAleu

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Sintetizador bom pra edição de timbre - Uso em Banda - Ajuda