Pessoal eu preciso de todo tipo de dica para o teclado Roland JV-90 tenho que programar uns bons met

    Autor Mensagem
    Alex.jr
    Veterano
    # nov/12


    Desde já agradeço a todos que contribuírem ;)

    Felipe Vianna
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    Bem, eu nunca tive um JV-90, mas tive um XP-80 por muito tempo, e a estrutura é parecida. Um metal pesado você não consegue só com patchs, tem que criar uma perfomance e ir misturando os diferentes instrumentos até formar o naipe, ajustando as oitavas entre eles.

    Ajudaria se tivesse a placa Session, ela tem um ótimo naipe de metal, o 034 (acho). Mas mesmo sem ela, dá pra fazer uns bem legais, só que dá um trabalhinho...

    Tears Of Fire
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    opa, olá, Felipe Vianna, o que você pode me dizer deste teclado? e qual a sua diferença entre o JV1000?
    (acho que não estou desvirtuando o tópico...mas se eu tiver, é só dar um toque ^^)

    Felipe Vianna
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    O JV-1000, salvo engano de minha parte, é um JV-90 com drive de disquete e um sequencer. Não lembro de existirem grande diferenças entre eles fora essas duas.

    São dois ótimos teclados para o tempo que foram lançados. Hoje alguns timbres (especialmente os pianos) parecem bem datados, mas para o que eles se prestam a fazer (tocar músicas pop no meio de uma banda) ainda são uma grande mão na roda. É o típico piano da linha XP/JV, que você reconhece de longe no meio da banda e em várias gravações da época.

    Eu ainda hoje uso meu JV-1010 sem problemas, nunca reclamaram dos pianos dele, hehehehe... Mas se você quiser fazer um piano e voz, não vai ser a melhor pedida, aí tem que usar o da placa Session (St.Concert).

    Além disso, eles já tinham o que para mim seria um dos melhores timbres já criados na face da Terra: o famosíssimo MIDIed Piano, o piano de baile definitivo. Esse piano foi melhorado no XP-80 e é muito bom de se tocar, dar gosto vê-lo preenchendo o espaço. Ele, o MK-80 Rhodes e o Film Octaves são com certeza um dos melhores e mais marcantes timbres da época e da linha. Estão para a linha XP/JV como o EP estava para o DX7 e o Fantasia e órgão para o D-50.

    No mais, eles não são teclados fáceis de se operar, principalmente o JV-1000 com seus dois visores. É um tanto complicado, devido ao tamanho da tela e da divisão dos menus, o que no XP-80 já era bem tranquilo.

    Tears Of Fire
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    Felipe Vianna
    aí tem que usar o da placa Session (St.Concert).
    sobre essas placas... ele aceita quantas por vez? (na verdade, nunca tinha reparado nelas..lol)

    acho que entendi, ele bom com Pianos... mas entre os outros timbres, ele fica muito atraz? e quais são essas placas?

    Felipe Vianna
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    O JV-1000 creio que só aceita uma placa por vez (o XP-80 aceita até 4). São placas relativamente fáceis de encontrar no ML (exceto algumas, como a SR-JV-08, Keyboards of the '60s, a melhor de todas, que você encontra é vendida a peso de ouro) e extremamente simples de instalar, é só encaixar a bichinha no local indicado. São 21, creio, no total, sendo que algumas são coletâneas de timbres das outras.

    As mais populares são a Session, Keys of '60 e Orchestral, creio.

    Com relação aos outros timbres, todos são extremamente usáveis ainda hoje. Como disse, ainda hoje uso bastante um JV-1010 e não ouço reclamação quanto aos timbres dele (e olha que os do JV-1010 não são editados, são todos como vem, porque não tenho o programa de edição no PC dele e não possível editar diretamente pelo módulo).

    Ainda acho os timbres da linha XP melhores que de muitos teclados atuais.

    Tears Of Fire
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    uhum... acho que eu entendi.... quanto a essa placa... SR-JV-08...
    o que faz dela tão boa assim?

    Felipe Vianna
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    Tears Of Fire
    uhum... acho que eu entendi.... quanto a essa placa... SR-JV-08...
    o que faz dela tão boa assim?


    Ela é uma placa com waves de órgãos, pianos elétricos, clavinets e mellotrons. Mas as waves são excelentes, você vê que ouve um cuidado especial dos engenheiros com elas, muito bem trabalhadas e os presets são excelentes, de extremo bom gosto. Dos 256 presets, mais de 110 são de órgãos.

    TODOS, absolutamente todos os timbres dessa placa são excelentes. No synthmania tem uma página com mp3 de vários presets.

    Procurei muito por essa placa quando tive meu XP-80 e nunca consegui encontrar, só no e-bay, mas nenhum vendedor vendia para o Brasil. Fiquei só com a Session, mesmo. Mas queria muito ter os EPs dessa placa.

    Tears Of Fire
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    uhm... entendi....
    mas mano, o que tem de difícil em mexer nesse JV90?

    Felipe Vianna
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    Tears Of Fire
    uhm... entendi....
    mas mano, o que tem de difícil em mexer nesse JV90?


    Como eu falei, eu não tive nem o JV-90 nem o JV-1000, tive um XP-80. Porém, meu amigo tinha um JV-90 e lembro que a principal dificuldade dele era em relação ao visor, um tanto quanto modesto em tamanho, Então, acabam sendo muitas telas e menus para os parâmetros, que também acabam ficando pouco intuitivos.

    No XP-80, p.ex., quando você vai mexer nos envelopes, comprimentos de ondas, filtros, curvas de velocidade, etc., você vê tudo em forma de gráficos cartesianos, que vão mudando a medida que se mexe nos parâmetros. No JV-90, salvo falha em minha memória, isso não existe, e você só tem os números do parâmetro, o que deixa tudo menos intuitivo.

    Mas não é nenhum bicho de 7 cabeças, e com a ajuda do manual e um pouco de estudo, dá pra tirar de letra.

    Está interessado em um JV-90 ou JV-1000?

    Tears Of Fire
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    Felipe Vianna
    ah, é mesmo, desculpa kk

    eu tinha fincado minha cabeça no JV90 no início do ano (alem dele, fixei no X50, Juno D, VSTis..kkkkk).. agora, estou vendo de fazer um estágio no MP (de novo lol) e talvez eu consiga comprar algum key... ai eu to vendo.. esses, o S03/8, KME 61, entre outros...... achei interessante esse key por causa dessa placa rara...mas ela deve custar uns 600 reais (é apenas um chute)... com o preço do JV90+ essa placa, talvez eu consiga um key melhor, não? 2100~2600 reais.... será que esse key com essa placa vale isso tudo?

    R Santiago
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    Alex.jr
    Tive um JV-90 por 6 anos e foi meu primeiro grande synth .. isso já tem 18 anos...to veio..kkk enfim...
    Rapaz p vc editar um bom set de metal no JV vc vai ter que correr atras de da Placa de expansão POP ou a SESSION. Eu tive as duas porém usava a POP. Infelizmente o JV só aceita uma placa... Com as waves od JV vc não vai conseguir um timbre legal pois os sax e trumpets que vem nele são ruins... Da p fazer um timbre estilo Asa de Águia usando o Brass 1 e 2 porém para fazer um metal menos sintetizado vc teria que ter uma dessas placas. Principalemnte a POP que tem ótimos e várias waves de trompete, tromobne e sax. A SESSION tem umas waves de metais fantásticas porém são timbres mais clássicos para fazer metais para MPB é perfeito
    Para fazer o efeito TaaaAAAAA tem que mecher nos envelopes. Eu consegui na época porém não lembro mais como fiz..kkk ai tem suar a testa mesmo...kkk

    Felipe Vianna
    Veterano
    # nov/12 · Editado por: Felipe Vianna
    · votar


    Tears Of Fire
    ah, é mesmo, desculpa kk
    eu tinha fincado minha cabeça no JV90 no início do ano (alem dele, fixei no X50, Juno D, VSTis..kkkkk).. agora, estou vendo de fazer um estágio no MP (de novo lol) e talvez eu consiga comprar algum key... ai eu to vendo.. esses, o S03/8, KME 61, entre outros...... achei interessante esse key por causa dessa placa rara...mas ela deve custar uns 600 reais (é apenas um chute)... com o preço do JV90+ essa placa, talvez eu consiga um key melhor, não? 2100~2600 reais.... será que esse key com essa placa vale isso tudo?


    Acho que com 2100~2600 seria melhor você procurar os entry novos, mesmo. Não tanto pelo som, acho que os JV90/JV1000 tenham alguns sons melhores que os entry, mas é que é sempre complicado comprar teclados usados, ainda mais tão antigos quanto esses.

    Eu vendi meu XP-80 que estava totalmente novo (apesar dos 10 anos que fiquei com ele, todas as chaves, botões, potenciômetros, visor, bateria, teclas, pesos, etc.), expandido com a Session, por R$ 3.000,00 esse ano, mas só porque foi para um amigo meu de longa data e sabia como eu tratava o teclado. E olha que o XP é bem melhor de revenda que os JV. Comprar de alguém, no escuro, um teclado antigo, com peças de reposição já difícieis de serem encontradas e com alguns problemas já conhecidos (visor que apagam, peso das teclas que descolam) é um tanto quanto arriscado. Eu não teria coragem.

    O mesmo vale para o KME 61 e o S03, embora eu não possa opinar acerca da durabilidade de ambos.

    Eu iria de Juno Di ou X50.

    P.S.: a única vez que eu achei a placa Keys '60 foi na Sommexe, pela "bagatela" de R$ 750,00. Como na época já estava pensando em vender e juntando dinheiro para o FP-4F, bem como porque sabia que o retorno financeiro por ele estar expandido com essa placa não seria grande, acabei não comprando.

    P.S.2: Se você quiser teclados antigos, eu diria para você acrescentar na sula lista, também, além dos já citados JV90/1000, KME 61 e S03, os Ensoniqs MR 61 ou 76. O preço do 61 gira em torno de 1.000~1200 e do 76 1400~1800. São teclados ótimos, de teclas muito boas (o de 76 tem hammer action, o que é muito raro), resistentes (os teclados da Ensoniq eram verdadeiros tanques, seja pela resistência, seja pelo peso) e timbres bem legais (especialmente pianos e EPs). Tem vários vídeos deles no YT. O díficl deles é: (1) encontrar um conservado; (2) qualquer problema que eles apresentem é quase certeza de não conseguir resolver, porque a Ensoniq não existe mais há tempos.

    Tears Of Fire
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    Acho que com 2100~2600 seria melhor você procurar os entry novos, mesmo. Não tanto pelo som, acho que os JV90/JV1000 tenham alguns sons melhores que os entry, mas é que é sempre complicado comprar teclados usados, ainda mais tão antigos quanto esses.
    é... fiquei com o Di na cabeça... ouvi falar que ele tem uma boa durabilidade... será que o Gi também tem?

    Se você quiser teclados antigos, eu diria para você acrescentar na sula lista, também, além dos já citados JV90/1000, KME 61 e S03, os Ensoniqs MR 61 ou 76. O preço do 61 gira em torno de 1.000~1200 e do 76 1400~1800. São teclados ótimos, de teclas muito boas (o de 76 tem hammer action, o que é muito raro), resistentes (os teclados da Ensoniq eram verdadeiros tanques, seja pela resistência, seja pelo peso) e timbres bem legais (especialmente pianos e EPs). Tem vários vídeos deles no YT. O díficl deles é: (1) encontrar um conservado; (2) qualquer problema que eles apresentem é quase certeza de não conseguir resolver, porque a Ensoniq não existe mais há tempos.
    vou dar uma olhada neles no Youtube... mas, pelo preço do 76 com H.A. ... fiquei bem interessado... mas será que não existem genéricos desses componentes que costumam quebrar? mas eu acho que vou pegar um new mesmo... capaz da minha mãe me matar se descobrir que eu comprei um key sem garantia...kkk mas até lá, muita água vai rolar....

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Pessoal eu preciso de todo tipo de dica para o teclado Roland JV-90 tenho que programar uns bons met