Um pouco de vocabulário

    Autor Mensagem
    Levita_12
    Veterano
    # jan/16


    Bom dia colegas!

    Primeiramente gostaria de explicar que embora esteja no fórum há quase 10 anos, essa é minha primeira postagem. Não costumo ficar postando aqui.. hehe

    "Segundamente", desculpem-me se estou no lugar errado, procurei pelo forum e não achei nada sobre minha duvida.
    Talvez o tópico deveria estar em gravação e home studio, qualquer coisa me corrijam.

    Vamos ao que interessa:

    Seguinte, toco teclado, e por um bom tempo resisti às modernidades, mas todos tem que evoluir.
    Decidi migrar para os controladores e softwares
    o Controlador eu tenho, pesquisando sobre e conversando com quem entende, decidi comprar o Reason 8.
    A princípio é muito bom, vale o investimento.

    Agora o que quero saber:

    Estou olhando tutoriais na internet, mas ainda estou meio perdido nos vocabulários. Gostaria de uma explicação breve sobre termos como Rack, modulo, patch, presets e alguns outros termos que venham a aparecer no meu caminho..

    obrigado senhores!

    Ismah
    Veterano
    # jan/16
    · votar


    Rack

    Pode se referir a um tipo de estante, a um conjunto de processadores de efeitos (montados em rack), ou a módulos de outros teclados, controlados por MIDI.

    modulo

    Pode se referir a timbres ou efeitos. Timbres, nada mais é que o gerador de timbres de um teclado montado numa peça modular, e disposto em rack, controlado via MIDI. Módulos de efeito, são processadores externos (periféricos) de efeito, mais comuns entre guitarristas.

    patch/preset

    É uma pré-configuração que tu salvou. Patch se refere normalmente a uma configuração customizada de instrumentos, e preset a uma configuração de efeito.

    De resto, conforme forem aparecendo vc pode perguntar.

    Adler3x3
    Veterano
    # jan/16 · Editado por: Adler3x3
    · votar


    post duplo

    Adler3x3
    Veterano
    # jan/16 · Editado por: Adler3x3
    · votar


    Levita_12

    Olha a melhor forma de aprender os termos técnicos de áudio é ler os manuais de cada software.

    No Reason por exemplo "Rack" é um dispositivo virtual que aparece na janela principal, um Rack, onde se pode ir incluindo os vários dispositivos, onde se vai empilhando como num Rack Real.
    A melhor forma de aprender é recorrer ao velho caderninho e ir fazendo anotações dos termos, criando o seu próprio glossário.
    E com o tempo vai se aprendendo.
    Cada instrumento e controle de efeitos tem vários botões e controles, e cada um tem que aprender para o que serve.
    O Reason é muito poderoso neste sentido, é muito fácil conectar os vários componentes por track, e tem um grande variedade de efeitos, e na parte traseira de cada dispositivo você pode conectar por cabos virtuais, e montar uma cadeia de efeitos e até criar novos instrumentos.
    É um ponto forte do Reason em relação a outras DAWs.
    Mas por outro lado devido a facilidade os usuários em geral tendem a abusar dos efeitos.
    E no geral com esta tendência fica perigoso, pois acabem exagerando e fica muito efeito sobre efeito, o que degrada o som.
    Então uma das primeiras coisas que tem que se aprender no Reason é ter moderação, saber o que esta fazendo e não abusar na dose de efeitos.
    O pessoal costuma colocar até 100% de efeito numa track, o que não é recomendável, comece usando até 40% no máximo, o que importa é que soe bem.
    E muitos ainda não satisfeitos colocam mais outros efeitos no rack, e a coisa sei lá superar em muito os 100%, e o limite é o infinito para estes caras.
    Claro vai ter casos em que tem que usar mais de 40%, tudo vai depender da música em si e principalmente do estilo, cada caso é um caso, mas fica o alerta a maioria das músicas e projetos que você pega na Internet do Reason, não prestam, pois os caras usam e abusam do uso de efeitos, e em vez de aprender direito vai ficar perdido.
    Assim o Rack pode ter outro sentidos em outros softwares, diferente do conceito do Reason, e assim por diante.
    Claro muitos conceitos valem para qualquer DAW e software, são universais.
    Agora fazendo uma analogia entre Rack Real e Virtual, dá para dizer que estes usuários do Reason em sua maioria, vão empilhando (numa espécie de estante metálica)instrumentos e efeitos, como se fosse num rack real, onde você coloca o amplificador , depois um equalizador, e outros, mas por exemplo se o teu estúdio esta no primeiro andar do prédio, num rack virtual a pilha alcançaria a altura no rack de ir até o quarto andar ou mais (exagero meu aqui, mas passa fácil do primeiro andar), para se ter uma ideia do tamanho do abuso.
    A facilidade do uso de "combinators" leva ao exagero, pois você vai ter subcamadas no rack.
    E o que eles abusam, e até nos exemplos do próprio fabricante no uso de reverbs não tá no gibi, é reverb sobre reverb, nos instrumentos,nas tracks individuais, e na master geral, só de reverb a pilha do rack vai até o teto.
    Então estes exemplos e presets não valem nada, é erro sobre erro.
    Parece piada mas acontece, os caras colocam.
    1 - Reverb no instrumento (as vezes de três e quatro reverbs um em cima do outro, válido para a sequência abaixo)
    2- Reverb na parte de efeitos da track
    3- Reverb na submix
    4- Reverb na mix geral
    5- Reverb na master geral.
    Fora outras subcamadas, e outros tipos de efeitos, fora um que é um tipo de aranha, que interliga mais efeitos ainda.
    O resultado é que fica horrível e é impossível masterizar um som deste.
    E o software é leve e o usuário acha que não esta exagerando pois o programa aguenta.
    Numa DAW normal, quando o cara coloca muitos efeitos, quatro ou cinco numa track conforme o instrumento, e conforme a quantidade de tracks, a DAW já dá umas pipocadas, no Reason isto não acontece, só um exagero soberbo é que vai travar o programa.
    Então moderação é a palavra chave.
    Cuidado com o excesso de efeitos vai destruir a sua música.
    Reverb é ambiência e dá certa profundidade a cada instrumento, mas tem que ser compatíveis entre os instrumentos.
    E se você observar a composição dos combinator e instrumentos e presets de mix geral vai comprovar a que estou me referindo.
    No máximo, usar um reverb em cada track, e um reverb na mix geral para dar certo equilíbrio, reverb sobre reverb não é bom, o mesmo para os outros efeitos.
    Peguei no reverb porque é aqui que eles mais exageram.

    Além de ler os manuais uma forma boa de pesquisa na internet é procurar por glossário musical em português mesmo, ou o seu equivalente em inglês.
    Lembro que o Reason tem formato exclusivo de carregamento de instrumentos e efeitos, o Refill.
    O Reason não é compatível com os VSTS, é uma plataforma independente, só vai conseguir se ligar a outra DAW usando a tecnologia Rewire, que no Reason funciona melhor que nas outras, porque o inventor desta tecnologia é o próprio desenvolvedor do Reason.

    Exemplos de glossário musical:

    http://www.artsomstudio.com.br/blog/glossario-de-audio

    http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Gloss%C3%A1rio-De-Termos-T%C3%A 9cnicos-Para-Estudio/66565183.html

    https://www.soundonsound.com/information/Glossary.php

    Em geral são limitados, e em geral muitos tutoriais que tem na internet também são fracos, a grande maioria, onde o cara fez o vídeo quer mais aparecer do que ensinar de verdade.
    Mas reforço que a fonte mais confiável e esclarecedora é sempre do fabricante do produto, conforme a marca podem existir variações e interpretações diferentes, pois um software pode ser mais detalhando em determinada função, e podem existir subcamadas.
    E também a melhor forma de interagir e aprender é se inscrever nos fóruns dos fabricantes.
    Agora o Reason é um sucesso, tem uma base muito ampla de usuários, são milhões e milhões espalhados pelo mundo, e tem muito material bom, refills e até bons tutoriais gratuitos.
    Você escolheu bem dá para produzir tudo que é estilo musical.
    Mas lembre é uma plataforma isolada e assim é de bom alvitre aprender em outras que usem Vsts, e saber integrar melhor com o uso de rewire, mas o rewire si não é tão bom assim, tem muitas limitações práticas.

    Levita_12
    Veterano
    # fev/16
    · votar


    Adler3x3 Cara muito obrigado pela excelente explanação do conteúdo! Esses termos são autoexplicativos e eu nem pensei em olhar para eles em sentido literal.. abriu minha mente. heh
    A medida que as duvidas forem surgindo perguntarei aqui.
    TKS

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Um pouco de vocabulário