Autor |
Mensagem |
Casper Veterano
|
# nov/15
Uppsala Analogue Synthesizer Symphonic Orchestra (UASSO) live at Volt Festival.
Sensacional!
|
silvG8 Veterano |
# nov/15
· votar
Que maneiro! Do ponto de vista de ideia, adorei o que eles fizeram. Seria muito bacana fazer algo parecido ou participar de algo assim. Mesmo assim, achei as composições muito simples pra uma apresentação como essa. Poderiam ter feito algo mais orquestral mesmo, com um tema mais musical do que simplesmente linhas simples.
Me deu uma ideia de vídeo muito boa, espero conseguir fazer... Vou ter que estudar um pouco a peça. Mas vai dar futuro, pelo menos espero! Heheheheheheh!
Viu minha indagação lá no outro tópico? Gostaria que o senhor desse uma olhadinha e me desse alguma sugestão ou fizesse eu ver algo que estou ignorando no meio do caminho.
Abraço!
|
Casper Veterano
|
# nov/15
· votar
Caro silvG8:
Qual indagação? Em qual tópico?
Fiquei com vontade de fazer um multitrack simples nos moldes do vídeo acima. Tentarei.
|
silvG8 Veterano |
# nov/15
· votar
Casper Casper Então... na verdade, estou até com um problema.
Venho achando o Prophet cada vez mais fora do som que busco e quero fazer. Só que ao mesmo tempo, sei que se vendê-lo corro o risco de me arrepender amargamente. Outro problema, seria ficar sem um sintetizador grande para controlar outros (Ambika, Analog Four, etc), que também seria um problema. E não adianta trocar por controlador, pois as teclas do P08 são fodarasticas. Vou acabar ficando com ele.
Quanto a comprar coisas, eu me prometi não comprar mais nada que não fosse exatamente necessário. Nisso, não posso deixar de incluir o Minitaur - vendo algumas coisas sobre o Analog Four, vi que poderia adicionar uma quinta pista usando CV.
O Minitaur é o mais portátil dos instrumentos capazes de lidar com CV, o que seria excelente! O meu Anushri também pode ser controlado por CV, mas melhor ainda seria usá-lo como uma 6ª pista, usando o sequencer dedicado do próprio. Eu teria uma super combinação de instrumentos para jams móveis.
Imagine uma única mala/case, com tudo isso organizado e conectado: Elektron Analog Four, Moog Minitaur, Novation Bass Station, Mutable Instruments Anushri, Korg Volca Bass, Volca Sample.
O cérebro, seria o Analog Four. Minitaur e Anushri poderiam enviar áudio para o Elektron, sendo controlados por CV caso necessário. Bass Station controlando cada parte por MIDI através do Elektron. Volcas recebendo MIDI clock do Elektron e interconectados por CV (Sync), tocando suas próprias sequencias (eles recebem 'play' pelo A4). O que não passar por dentro do Elektron, jogo no mixer portátil (Yamaha MG-06).
Além do exemplo acima, poderia usar qualquer coisa ai no meio. Poderia usar apenas o A4 é um dos Phatty. Acho que realmente é um caminho a pensar para começar a se livrar do computador. Estou muito empolgado com a ideia. No final das contas, o Analog Four é que vai me proporcionar essa independência.
Veremos quando o bicho chegar... O que acha disso tudo? Prophet?
|
silvG8 Veterano |
# nov/15
· votar
Casper Fiquei com vontade de fazer um multitrack simples nos moldes do vídeo acima. Tentarei.
Compartilha!
|
Casper Veterano
|
# nov/15
· votar
Caro silvG8:
Eu não me separaria jamais do Prophet. Os DSI são realmente únicos para algumas coisas. No seu setup, tenho a impressão que os Volca (Bass e Sampler) são os estranhos no ninho. Posso estar enganado, mas o BassStation cobre todo o Volca Bass com folga em qualquer aspecto. E o aliasing do Volca Sample não é algo que eu pense que o senhor conseguirá suportar e/ou integrar em seu setup com a qualidade que ele está agora.
Eu sou muito chato com aliasing, que em samplers com baixa taxa (31.25 kHZ) é um problema sério.
|
Synth-Men Veterano |
# nov/15 · Editado por: Synth-Men
· votar
Ha!
Muito legal essa orquestra de sintetizadores. Puxa, aos meus ouvidos é incrível, a diversidade dos sons de vários sintetizadores, mesmo com peças simples. É viajante.
Imagino um pouquinho da cabeça de Wendy Carlos, Isao Tomita, Klaus Schulze e outros que oficializaram o uso do sintetizador na música de forma geral. Sintetizador ainda parece ser um bicho de sete cabeças.
SilvG8
"...Venho achando o Prophet cada vez mais fora do som que busco e quero fazer. Só que ao mesmo tempo, sei que se vendê-lo corro o risco de me arrepender amargamente. Outro problema, seria ficar sem um sintetizador grande para controlar outros (Ambika, Analog Four, etc), que também seria um problema..."
Meu caro, ao menos pela ficha técnica, o P08 é um dos synths mais completos da atualidade, mesmo tendo sido lançado em 2007.
Sugiro que parta para ativa, para agressão mesmo. Tiro, porrada e bomba. Quero dizer, meta a mão nos seus brinquedinhos, e faça seus sons. Estude eles de cabo a rabo. mesmo que seja alguma musica com desenhos simples.
Faça e poste para o publico ouvir. Explore seus instrumentos ao máximo, tire sangue deles (no quesito sonoridade). Divulgue no seu canal.
Logicamente, tudo dentro do seu tempo, no qual a rotina diária deixar.
A exemplo o amigo Casper, nos últimos três meses, postou três ou quatro musicas. Imagino que em cada musica, feitas em épocas diferentes, ele tenha tentado explorar um pouco mais de seus instrumentos e sonoridades.
Outra que apareceu e me surpreendeu foi a QueenFairy, Um Monotron, um Volca e um E-280, bem explorados. Saiu algo super experimental.
O que estou tentando dizer é que com o tempo, você poderá ajustar o P08, ao seu set portátil, Tente criar nele, som mais agressivos, com mais expressividades, sinos, metálicos, brass e outros. Ou que também acompanhe o Volca Bass, com timbres médios graves, deixando para os outros sintetizadores os médios, médio agudos e agudos. Em outros momentos alterne as funções. Por que digo isto de explorar a totalidade sonora de todos os instrumentos?
Por que mentalizar um set, os instrumentos, acessórios e o som ideal é muito difícil. Se não partimos para briga, o instrumento, sempre nos leva para um rumo que não desejamos ou frustra totalmente a ideia inicial.
Nenhum instrumento é fabricado no nosso estilo ou ideia, nós é que nos identificamos ou puxamos ele para nossos ideais e estilo. Quando não acontece isto, tem a alternativa do tiro, porrada e bomba (no quesito sonoridade). O instrumento faz o que você quer, de acordo com as capacidades dele. Dá certo na maioria das vezes.
Creio também que utilizar o P08 como um controlador, aumentará mais ainda a sensação de "elefante rosa". no seu novo set em planejamento.
Faça com o P08, o que você faz com os Moogs, pesquise, compartilhe, deixe suas amostras no site do DS. Crie o seu mundo e conquiste universos com ele.
O P08 se fosse uma carta de baralho, seria um "AS", e em 99% dos jogos o AS é a ultima carta a ser mostrada, porém sempre ganha o jogo.
Não faça dele um coringa. kkkkkkkkkkk!
|
pianista alagoano Membro Novato |
# nov/15
· votar
Eu não sou tão ligado a synths, mas gostei bastante! Estou ouvindo algumas coisas do tipo para poder agregar nas minhas apresentações de palco.
|
silvG8 Veterano |
# nov/15
· votar
Casper Pode ser porque estou em um momento não muito inspirado para criação musical... o Prophet é de fato singular. Deve ser coisa da minha cabeça. Vou manter o foco nas coisas e pensar na música. Mesmo que de forma simples, o P08 vai acabar sendo sempre meu polifonico de escolha para sons tradicionais. Já cheguei a pensar em pegar algo das antigas, tipo um Juno-60/106, mas a dor de cabeça desses instrumentos não vale a pena.
Quanto ao Volca, a ideia é usá-lo em gigs e jams com colegas, bem como em pequenos vídeos. Na hora de produzir algo mesmo, pretendo ir pro computador! Infelizmente ou não, o PC ainda é a melhor forma de gravar qualquer coisa pra mim. O Volca Bass foi de certa forma um desperdício, mas adorei o bichinho... sim, o Bass Station faz tudo é muito mais, mas não é só isso - o Volca Bass acaba sendo um instrumento extra bem portátil em gigs.
Na verdade, o Analog Four vem pra suprir um pouco isso. Gostaria de esboçar as ideias musicais nele. E estou precisando muito disso! Trabalhar com analógicos monofonicos as vezes dificultam o processo, simplesmente porque criar sons o tempo todo nos tira um pouco o foco. Tem alguma sugestão em relação a isso?
Synth-Men Vai ser difícil eu responder à altura, mas seu comentário é muitíssimo válido para mim. Parece que eu preciso realmente de um puxão de orelha pra começar a usar minhas coisas.
Uma coisa que vem me arrebentando é tempo e bem estar físico. Estou no exército, trabalho, saio de lá pro kickboxing, chego em casa devastado e acabo simplesmente deitando. Quando toco, apenas toco, sem compromisso, nunca crio nada. Parte disso também é culpa do atual estado de mudança que estamos aqui em casa... esta semana estarei migrando para um novo apartamento. O problema é que fica tudo embalado, então sempre dá trabalho tirar as coisas pra tocar.
Uma coisa que posso falar é o seguinte: do que tenho, o único instrumento que eu ainda não consigo dominar é o Ambika. Ele é tão profundo em alguns quesitos, como modulação, que acabo não conseguindo acessar tudo que quero. Ainda assim, adoro ele.
Digo isso, porque no caso do Prophet, sei do que ele é capaz, conheço os campos em que seu som é mais potente e agressivo, mas acabo me atendo a um pequeno espectro que prefiro, vide os vídeos que já publiquei. Como estou gravando pouco, acabo tendo pouco para mostrar aqui. Na verdade, tenho diversas ideias paradas, simplesmente porque me acaba o tempo.
Tenho um projeto antigo que poderia reviver o Prophet, e acho que o sr. acabou me inspirando a tentar fazer isso.
Quanto a onde encaixar o Prophet 08, encontrei uma banda que me inspirou um pouco. É um synthpop legalzinho, na verdade dois: CHVRCHES e Little Boots. Parece que usam o P08 no que ele realmente é melhor. É exatamente isso que tenho que começar a fazer.
Muito obrigado aos amigos pelas sugestões! Vou aparecer com algo em breve!!
|
Casper Veterano
|
# nov/15
· votar
Caro silvG8:
Sobre foco, acho que tenho algo a dizer. Eu sofro de algo que eu poderia chamar de "síndrome de excesso de opções". Por exemplo, se eu tiver que escolher entre 50 bumbos para colocar em uma bateria, eu vou perder 95% do tempo nessa escolha. Por isso, opto por um equipamento único para fazer isso, que é limitado e só faz isso (JoMoX Mbase11) mas faz exatamente o que eu quero, por isso nem penso, e nem colocaria outra coisa no lugar. Foi difícil chegar nesse ponto, mas acho que equipamentos ultra flexíveis (por exemplo - um Access Vírus) são simplesmente inúteis para mim.
Tudo que eu compro hoje em dia é o contrário do flexível. Porque o tempo é curto.
|
silvG8 Veterano |
# nov/15
· votar
Casper Exatamente isso!
Tenho me visto preso a criar sons sempre que vou compor alguma coisa, e embora seja muito bom para o aprendizado, acho que hoje me beneficiaria de já ter coisas pré-fabricadas, como por exemplo, polysynth padrão, pad padrão, baixo padrão, etc. Assim, faria as coisas mais rapidamente. Preciso mesmo é de ter a minha biblioteca padrão para depois modificar os sons nas músicas.
Na verdade, o problema exposto é um problema de logística na composição, que nunca havia me preocupado antes. Isso parece pouco, mas explica em grande parte a minha dificuldade para manter o foco. Talvez adicionar muitos instrumentos ao meu setup contribuiu para este quadro - minha fase mais criativa musicalmente falando foi logo que recebi o Little Phatty, e tive um hiato sem outros teclados. Talvez seria interessante tentar reabordar as coisas daquele momento com uma visão diferente.
Vou começar a trabalhar arduamente nas semanas seguintes para ter algo completamente acessível para produção musical até o Natal. Vamos ver se consigo soltar algumas prévias por aqui.
No mais é isso. Agradeço pelo apoio dos colegas!
Voltemos ao tópico... ;)
|
Synth-Men Veterano |
# nov/15
· votar
Meu caro! Logo estará tudo dentro de uma só bolsa.
|
silvG8 Veterano |
# nov/15
· votar
Synth-Men Casper Caros amigos,
Durante os últimos dois dias, estive usando o Prophet 08, para ver se estaria ou não disposto a abrir mão do mesmo caso necessário no futuro. Durante os procedimentos, levei algumas coisas em consideração, como por exemplo a contagem de vozes, a matriz de modulação, número de LFOs e principalmente a tonalidade de base do instrumento.
O que aconteceu comigo, em relação ao Prophet 08 foi o seguinte: embora individualmente seja capaz de gerar sons incríveis, como lindos brass e baixos em unison, a sonoridade de base do Prophet não "cabe" na minha música. Ontem tive a tarde livre e usei o teclado O DIA INTEIRO criando meu banco de presets para minhas musicas, e o que percebi, é o quão pouco me é útil no que consegue fazer - não por não ser capaz, mas porque pouco do que ele faz encaixa no que gostaria. O P08 parece caber muito melhor em canções pop e dos anos 80 do que no tipo de música que gostaria de fazer hoje - que varia do Dubstep ao ambiente/alternativo (imagine Boards of Canada). E não, não vou ficar com um instrumento dessa magnitude na minha mão pra tocar cover de Jump.
Não sou um enorme fã de polifonicos. Isso é outro fator importante. Como acabei pegando o Elektron, o que considero uma das coisas mais prudentes que fiz até hoje, depois do Little Phatty, posso pensar em usá-lo como polifonico quando necessário. Tenho visto algumas demonstrações dele como polifonico e simplesmente amei o tom dos filtros, bem como da versatilidade do instrumento. O P08 sempre soa como um Prophet - não que seja ruim, mas o filtro baseado nos Curtis não é dos mais belos, sendo sempre muito soprado/brassy.
Como já tenho o Ambika, que encaixa na sonoridade Boards of Canada previamente citada, o P08 acaba sendo um mero controlador - um controlador de 8500 reais. Não preciso e não quero fazer isso. Já basta o Nord Electro 4, comprado para ser tocado apenas como órgão e piano. Como tenho pouco espaço, pensei em otimizar a coisa, deixando o Prophet 08 ir embora. Sei que na cabeça de vocês parece loucura, mas talvez, na realidade musical de cada um, o Prophet seja o sonho. Eu tenho coisa pra cacete e infelizmente o Prophet 08 parece estar desencaixado ou mal posicionado, ficando complicado mantê-lo apenas por gostar dos sons em sua forma crua - tanto é assim que me orgulho bastante dos meus vídeos com improvisos com o Prophet 08.
No final das contas, se perguntar: te diverte? Com certeza! Te é necessário? Praticamente nunca...
Vai ser muito bem pensado, o Elektron ainda tem que chegar e ser devidamente testado - mas, é quase certo que em algum momento o Prophet vai embora.
Novamente, obrigado pelos comentários e desculpe-me o off-topic mais uma vez. ;)
|
Synth-Men Veterano |
# nov/15
· votar
Novamente, obrigado pelos comentários e desculpe-me o off-topic mais uma vez. ;)
Estamos esperando os comentários do público. kkkkk!
Meu caro.
O perfil de um bom investidor são:
- Estudar os casos - Analisar - Não se apega facilmente a matéria - Não ter medo de ganhar ou perder - Cede um para ganhar dois - Saber dimensionar e otimizar espaço e material - Tomada de decisões - Ação ou atitude - Fica ou ficará satisfeito com as escolhas - Não tem medo de mudanças
Quanto ao que o senhor relatou no texto acima, tens todas as características de um bom investidor.
Abraços!
|
silvG8 Veterano |
# nov/15
· votar
Synth-Men O público aqui está escasso! Hahahahahahahaha!!
Agradeço pelo elogio e também por compartilhar suas ideias comigo. Procuro o fórum para contar com a opinião dos colegas e parece que ultimamente o fórum é tocado apenas por nós, que participamos deste tópico. O colega que também comentou aqui parece ser presente, mas tirando ele, só um ou outro mesmo.
Mesmo assim, se for pra manter esse contato, faço questão de sempre aparecer por aqui. Espero que você e o véio Casper também.
Abraço!
|
Casper Veterano
|
# nov/15 · Editado por: Casper
· votar
Caro silvG8:
O público aqui está escasso! Hahahahahahahaha!!
O fato é que nesse fórum não tem mais que 10 interessados em sintetizadores (sendo otimista) e desses, 7 não postam muito. Sobre o Prophet, eu ficaria com ele, porque tem coisas que só os DSI conseguem fazer. Quantos sintetizadores hoje em dia, nessa faixa de preço, tem matriz de modulação, glide individual por oscilador, 8 filtros, 3 envelopes, 4 LFO's etc? Resposta: nenhum.
PS: O filtro Curtis tem uma característica muito diferente dos Moog's, concordo. Mas por isso mesmo é um complemento interessante. Ele tem uma certa, não sei colocar em palavras, glanularidade, e até uma certa rispidez que combina muito com algumas coisas mais, digamos, ruidosas.
|
silvG8 Veterano |
# nov/15
· votar
Casper Realmente, está faltando gente interessada em sintetizador. Acho que muito disso é por causa do Facebook, que parece ter juntado a maior parte dos interessados por lá. Eu, ainda prefiro o bom e velho fórum, este ou outro. Até a Synth-BR, que viva cheia de conteúdo interessante, anda bem mal das pernas e quase nunca aparece nada novo que não seja venda ou pedido de ajuda.
Quanto ao Prophet 08, eu não vou fazer na loucura... como falei antes, se eu realmente achar que vale a pena ficar, sem passar adiante, eu fico, mesmo que pra tirar do armário só de vez em quando. Se achar que não preciso, deixo nas mãos de alguém que dê o devido valor.
Valeu!
PS: Chegou o Volca Sample... vai rolar review no fds. ;)
|