Roland Teases Three New ‘Boutique’ Synthesizers

Autor Mensagem
Casper
Veterano
# set/15


Agora o baguio ficou sério



silvG8
Veterano
# set/15
· votar


Tinha visto!

Se mantiver o nível do plugin do SH-2 vai ser sensacional. É uma simulação muito boa do original e não tem aliasing. Vamos ver...

Já fiquei triste que só vai ter 4 vozes, diferente dos antepassados. Fora isso, portátil, aparentemente bem feito. Esperar pra ver.

JeffersonX
Veterano
# set/15
· votar


Vi o vídeo. O que será esse Roland Boutique? Seria legal se lançasse um APP para IOS e Android com timbres clássicos da Roland e opções de synths consagrados, algo como iM1 e iPolysix da KORG.

fernando tecladista
Veterano
# set/15
· votar


Vi. Só vi, ainda não ouvi

Mas fiquei feliz com os lançamentos
Ainda preciso ter um tempo pra curtir isso

Synth-Men
Veterano
# set/15
· votar


Ele tá de olho é boutique dela....

Muito bom essa noticia. Vamos esperar para ver.

silvG8
Veterano
# set/15
· votar


Casper
Vamos lá... algumas colocações.

1. Nome tosco. Acho que inegável para qualquer um com cabeça. Parece coisa de loja de mulher, ou de algo exclusivo, o que não é, já que o objetivo é atingir as massas.

2. A polifonia restrita a 4 vozes é, de certa forma, ridícula. Acho que o mínimo que deveriam fazer era disponibilizar o número de vozes dos instrumentos originais (entre 6 e 8 vozes a depender do módulo).

3. Será que a limitação acima vem do fato que o hardware deve ser exatamente o mesmo que o do AIRA System-1? O que mudaria então seria apenas a interface?? Digo isso porque a limitação de polifonia pode ser devido ao que o S1 apresenta, é uma mudança de software que apenas desse uma nova sonoridade estaria restringida ao limite do próprio hardware.

4. A ideia me parece muito legal. Seria muito bom ver algo como os plugins do Sh-101 e Sh-2, que são excelentes. Algo assim para VST/AU ia fazer a alegria de muita gente.

5. O preço está quase bom. Digo quase, porque o modelo baseado no Jupiter com apenas 4 vozes sairá por 400 dólares, enquantointernamente outros 300. Me parece injusto, já que provavelmente possuem o mesmo hardware, apenas com software diferenciado. Um outro problema é que esse é o valor dos módulos apenas... o mini-teclado sai por mais 100 dólares.

6. Com o valor atual do dólar, não espero ver nenhum vendido no Brasil. Juno está saindo por mais de 4 mil!

7. Não queria ser tão crítico, considero o produto uma ideia muito boa, mas sou um consumidor exigente e não aguento ver coisas sendo empurradas desta forma. Poderiam manter o foco no System-1 ao invés de partir para uma nova linha.

Valeu!

JeffersonX
Veterano
# out/15 · Editado por: JeffersonX
· votar


Galera!! Finalmente foi revelado o que é o Roland Boutique!!

São módulos portáteis do tamanho de livros com os timbres e funções de clássicos consagrados da Roland, o Jupiter, Juno e JX.

Estava torcendo para um ser um APP par IOS, mas confesso que achei a ideia ótima também. Funciona via MIDI e USB. Além disso possui também alto falantes. Pode ser controlado por uma dock também do projeto Boutique, além de também ser ligado ao computador ou controlador MIDI.

Vamos ver quando será lançado no Brasil e qual será o preço. Confesso que gostaria muito de os módulos Juno e Jupiter no meu set rsrs
Eita GAS cortando na alta kkkkk

Mais informações:
http://www.roland.com/promos/roland_boutique/



JeffersonX
Veterano
# out/15 · Editado por: JeffersonX
· votar


Mais detalhes e já um vídeo com review!!

- Entrada Micro USB (isso mesmo! Aquela de smartphone e pode ser alimentado por ela!!)
- Pode também ser alimentado por pilhas;
- Possui entrada de áudio para processar efeitos!!
- Step Sequencer
- Possui 2 Ribbons Pitch Bend e Modulation com uma iluminação de bom gosto que aparece à medida que você os utiliza.

Gostei muito do que vi! Parece que a Roland acertou em cheio!




Richmiranda
Veterano
# out/15 · Editado por: Richmiranda
· votar


Taí, parece q a Roland tomou jeito. Acho q eles pegaram a mesma ideia do Reface CS da Yamaha e dos portáteis Korg MS20 mini e ArpOdyssey. Na verdade queria mesmo era o relançamento do JD800 em versão mini. Já pensou?

JeffersonX
Veterano
# out/15 · Editado por: JeffersonX
· votar


Richmiranda
Parece o mesmo conceito. O que achei interessante é que os módulos são destacáveis. Ou seja, se quiser somente os módulos, não precisa do teclado. Achei a ideia mais interessante do que Reface da Yamaha.

Richmiranda
Veterano
# out/15
· votar


JeffersonX

Vou aguardar depois os vídeos comparativos no YouTube entre estes lançamentos e os originais pra ver se a qualidade sonora chega ser a mesma.

Synth-Men
Veterano
# out/15
· votar


Gostei!
Espero que venha financeiramente acessível.

waltercruz
Veterano
# out/15
· votar


acho bem meh... digo, a idéia é boa, mas esse minimismo me irrita um pouco. Sério, micro-usb? enfim.

JeffersonX
Veterano
# out/15
· votar


waltercruz
Pela especificação, ele possui pilhas recarregáveis, além de funcionar sendo alimentado pela USB. Achei muito interessante, pois você pode usar o carregador seu celular. Imagina se fosse uma fonte separada... Mais uma coisa pra carregar e pra estragar.

Synth-Men
Veterano
# out/15
· votar


waltercruz

Sabe... Quando começou a surgir esse negócio de Mini, micro, eu também fiquei bem chateado. Ainda mais que estava acostumado a tocar em verdadeiros monstros (no quesito tamanho).

Eu postei isto no tópico do XPS 30 e Juno DS 61/88 (não tão explicado como aqui), Na verdade estes equipamentos, tudo o que te dentro deles e tudo o que suas interface oferecem, estão dentro da realidade futura dos próximos 10 anos. Economicamente e anatomicamente falando.

Geralmente quando se diminui a grana, também, se diminui o espaço.

Hoje já é possível obter um MS-20 (mini), Um Miniak, Mininova, Microbrute, Microkorg, a linha Reface. Os Monotrons da Korg, Korg Microarranger, Arturia MiniLab e muitos outros que há por ai, que não citei.


Eu estava me perguntando se estes três saíssem com seus tamanhos normais e teclas? Em relação ao que já tem por ai, será que valeria a pena? Seria mais do mesmo? E os preços? Valeriam a pena? E o espaço que os três ocupariam?

Haveria uma grande possibilidade de ficarem boiando por ai. Pelos motivos abaixo:

Economicamente e custo beneficio.

Por exemplo um XWP1 já é capaz de recriar com um grau ou percentual de semelhança o som de todos estes acima. É um synth bom e barato(coisas que não vamos encontrar mais por ai).

Com um Gaia também dá para recriar uma boa parte dos timbres acima também.

Com um King Korg então... Dá para fazer mais que os dois anteriores.

Por que gastar três, se posso com um fazer os que os três fazem?


Porém estes formatos, estão me fazendo pensar diferente. É possível obter estes três. Eles não farão um Upgrade, mas somarão muito em um SET. Assim como os minis de outras marcas.

Não falo isto por GAS, mas por objetividade em trabalhos.

JeffersonX
Veterano
# out/15 · Editado por: JeffersonX
· votar


Synth-Men
Muito bacana sua linha de raciocínio. Concordo com tudo que disse.
Nesse ponto acho que quem está mais "acertada" é a KORG que vem lançando vários APPs para iPad de instrumentos clássicos. Então com um investimento baixo, às vezes por 19 dólares, você tem um simulador bem fiel ao Polysix ou todos os timbres do lendário M1, etc. OK, sei que irão dizer: Jeff, você está esquecendo que tem que comprar um iPad. Tudo bem, tem sim. Mas com um simples iPad você terá vários instrumentos em um lugar só, bem leve de carregar, praticamente não ocupa espaço, e ainda pode ser utilizado para várias outras coisas como armazenar e ler partituras, produção musical com softwares de extrema qualidade, processadores de feitos, etc.

Veja meu exemplo. Utilizo muito o Sampletank com uma gama gigante de timbres, Guitar Pro para armazenar e ler minhas partituras, 2 APPs da KORG (iPolysix e iM1). Agora imagine se ao invés disso, eu tivesse um Polysix de verdade e um M1... Já seria super difícil e caro encontrar esses teclados em perfeito funcionamento. E depois, onde eu os deixaria? E se eu andasse com uma pasta pesada recheada de partituras? E se comprasse dezenas de módulos para expandir meus timbres?

Também abre uma possibilidade muito boa de estar carregando na mochila boa parte do que precisa para registrar uma ideia quando vem a inspiração. No caso da linha Boutique, a dock com o teclado de 25 teclas ou um controlador MIDI vêm muito a calhar.

Esse minimismo condiz com o que você disse. Temos a situação financeira atual, problema de espaço, etc. E com poucas coisas, posso fazer o mesmo ou até mais do que se eu tivesse vários equipamentos.

Ainda quero ver na prática como esses módulos vão se comportar e o preço. Mas a princípio, me parece que a estratégia da Roland com essa linha Boutique foi super acertada.

JeffersonX
Veterano
# out/15
· votar


Mais um vídeo, dessa vez muito bem detalhado sobre os módulos Boutique.



silvG8
Veterano
# out/15
· votar


Depois vou tecer meus comentários... No momento, após ver os vídeos, tenho apenas uma coisa a dizer: GAS. Muito bacana os "brinquedos", sonoridade legal e a portabilidade mais ainda. Seria um acompanhante perfeito para viagens.

JeffersonX
Veterano
# out/15
· votar


Achei na pré-venda de um site internacional por $399,00. Bom, pela situação de nossa economia atualmente capengando, deve chegar um pouco salgado... :-(

silvG8
Veterano
# out/15
· votar


JeffersonX
Os valores na pré-venda, e possivelmente de mercado são:
JU-06 - 299 USD
JX-03 - 299 USD
JP-08 - 399 USD
KM-15 - 99 USD

Eu achei os preços bem justos pro que os instrumentos oferecem. Além de bom preço, são portáteis e com excelente interatividade.

Dei uma olhada em alguns vídeos, e a impressão que tive é que são excelentes, principalmente o JU-06 e JX-03. O baseado no Jupiter-8 parece não ter a mesma qualidade dos outros e perde muita coisa em relação ao original, principalmente no quesito número de vozes e ainda possibilidade de splits e layers como no original.

O JU-06 tem um som muito bom, e aproxima de forma muito decente do original. Fiquei realmente impressionado que a Roland conseguiu fazer algo assim, mas honestamente, é o que esperava após ter usado os plugins do SH-101 e SH-2, que são igualmente excelentes. Embora seja o mais simples deles, me parece o mais especial. O comportamento dos sliders, interação entre cutoff e resonance, além da própria tonalidade geral dos sons, ficou muito acima do que considero normal no mundo dos digitais.

O JX-03, já me passou uma ideia de maior maleabilidade no som, sendo muito mais abrangente em suas possibilidades. O incrível é que o som também se aproxima um bocado do original, não somente por essa demonstração de presentes, mas em comparação aos outros vídeos que já vi do instrumento (que sou completamente apaixonado e adoraria ter um). Os knobs me parecem muito bem feitos em visual é muito bacana também.

O JP-08 não foi mostrado tentando copiar sons de seu antepassado, cujo som, ao menos em vídeos, é algo de outro mundo. Ainda assim, achei que o módulo não tem aquele peso que via nos outros vídeos. Não sei se pela forma como foi explorado, ou porque os sons foram tocados no mini-teclado com apenas 25 teclas, mas faltou peso, bem como polifonia.

A grande verdade é que, precisar, eu e outros aqui, não precisam. Mesmo assim, adicionar diferentes cores no nosso som é algo muito bom, e é praticamente impossível não se empolgar com as maquininhas. É totalmente diferente do rumo que a Roland vinha tomando e parece que foi um grande acerto.

Mantenho algumas colocações que coloquei em uma resposta anterior, mas tenho certeza que em breve coloco um ou dois desses no meu setup, por simples GAS e curiosidade. Além disso, um instrumento tão portátil nunca é uma coisa ruim.

JeffersonX
Veterano
# out/15
· votar


silvG8
Pois é amigo... Em dólar achei o valor bem justo e as possibilidades aliadas à portabilidade são ótimas. Chato só é a atual situação econômica brasileira. Quando o dólar estava meio que estabilizado por volta de 2,50 eu acho que ele chegaria aqui por um valor bem interessante e muitos fãs de vintage comprariam. Mas com o dólar acima de 4 eu acho que vai vir um pouco alto. Sacanagem né? Mas que bateu GAS isso bateu kkkkk

silvG8
Veterano
# out/15
· votar


JeffersonX
Infelizmente o dólar disparou..... o jeito é aceitar. Quanto ao preço, não vai ser aquela maravilha, mas ainda vai ser barato, pelo menos imagino. O lance é: veremos eles por aqui? Eu, digo com a absoluta certeza que comprarei. Querendo ou não, vai chegar aqui mais barato que a maioria dos smartphones top, e vai me divertir muito mais. Vai ser realmente uma questão de prioridades...

JeffersonX
Veterano
# out/15
· votar


silvG8
Olha cara, com certeza vai, pois na página da Roland Brasil no Facebook ela publicou hoje um post com o vídeo de lançamento.

silvG8
Veterano
# out/15
· votar


JeffersonX
Excelente! Muita GAS aqui... Heehhehehehehh!

JeffersonX
Veterano
# out/15
· votar


silvG8
Tamo junto kkkkkk

Richmiranda
Veterano
# out/15
· votar


Ultimamente vinha criticando muito a Roland pelos recentes lançamentos dos synths digitais, mas tenho q reconhecer o acerto na reintrodução destes vintages e com preço interessante, pelomenos lá fora. Também a GAS martelou minha cabeça, rsrs, mas penso q aqui no Brasil essas "maquininhas" não vem por menos de R$2.500,00, considerando a alta do dólar, impostos, lucro da importadora e lojistas, além de outros custos a serem colocados no preço final.

Synth-Men
Veterano
# out/15
· votar


Li em um site de Portugal que juntando dois módulos, a polifonia aumenta.

silvG8
Veterano
# out/15
· votar


Synth-Men
Sim, aumenta a polifonia.

Um detalhe: parece que a galera se empolgou mais com o JP-08 que com os demais. Estou correto?

Adler3x3
Veterano
# out/15 · Editado por: Adler3x3
· votar


Oops post duplo

Adler3x3
Veterano
# out/15
· votar


Olha.
Eu sou sincero pelo que vi nos vídeos não me empolgou.

Muita luzinha acessa e pouco som.
Fora se você considerar que o áudio dos vídeos é editado, e o som fica mascarado.
Quero ver isto funcionando numa loja.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Roland Teases Three New ‘Boutique’ Synthesizers