Controlar luzes via MIDI sem console DMX

    Autor Mensagem
    freitas_silva
    Veterano
    # jun/15


    Amigos, estou numa cansativa pesquisa sobre como fazer o que está descrito no título acima.
    Tenho um par LED 64 com suporte a DMX, mas não tenho um console.
    Queria saber da possibilidade de controlá-las diretamente através do meu controlador Arturia KeyLab.
    Vi alguns vídeos onde vejo a galera utilizando um periférico e controlado através de software no PC.
    Os amigos aqui tem alguma ideia de como se faz isso ou do que precisa?

    Ismah
    Veterano
    # jun/15
    · votar


    Precisa da interface. Importar da China é o melhor negócio, aqui os caras cobram horrores sobre. Não sei responder quanto ao padrão e gerenciamento destes, pra cada comando chegar apenas no lugar certo.

    Jonathas Lacerda
    Veterano
    # jun/15
    · votar


    Não seria mais barato comprar uma dessas do que fazer gambiarra não?
    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-658847870-mesa-dmx-512-controla dora-192-canais-efeitos-cabo-dmx-bivolt-_JM

    Ismah
    Veterano
    # jun/15 · Editado por: Ismah
    · votar


    Essas mesas tem como problema darem pane muito fácil. Em dois anos numa banda, passamos umas 6 dessas...

    As originais, são as ACME, American DJ (ADJ), etc são caras e difíceis de achar aqui.

    freitas_silva
    Veterano
    # jun/15
    · votar


    Rapaz eu encontrei um produto brasileiro que me parece bem interessante e por um preço acessível: http://www.sourlight.com.br/produtos/sl1000/

    Usando o software Freestyler posso gerenciar os equipamentos conectados na cadeia DMX via MIDI.

    Gostaria que a interface já tivesse o MIDI, pra que eu pudesse dispensar o computador da jogada, mas como o amigo Ismah comentou, esses equipamentos são difíceis de achar e além disso bem caros.

    Vi uns reviews do SL1000 na internet e parece um produto bem decente. Vou comprar uma unidade e fazer uns testes. Visto que o Freestyler tem suporte a MIDI e é bem leve, será interessante usar a plataforma.

    freitas_silva
    Veterano
    # jun/15
    · votar


    Jonathas Lacerda

    Pois é amigo, cogitei comprar uma controladora DMX, mas quero um esquema prático e que use o menor equipamento possível.

    Como já estou no evento tocando com meu controlador e o mesmo tem muitos controllers para isso, quero unir o útil ao agradável e deixar tudo à mão num equipamento só.

    Demolisher
    Veterano
    # jun/15
    · votar


    o problema é que as controladoras DMX trabalham com conectores XLR, como os de microfones... As controladoras MIDI trabalham com cabo midi de 5 pinos... e eu desconheço adaptadores para isso...

    Jonathas Lacerda
    Veterano
    # jun/15
    · votar


    Demolisher
    O problema não é só a conexão. DMX é um protocolo, MIDI é outro.

    Demolisher
    Veterano
    # jun/15
    · votar


    Exato...

    Demolisher
    Veterano
    # jun/15
    · votar


    Existem alguns kits de iluminação que possuem um controle por pedal...
    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-667515331-iluminaco-chauvet-4-b ar-led-dmx-com-tripe-432-leds-de-025w-_JM

    freitas_silva
    Veterano
    # jun/15
    · votar


    Demolisher

    Existem dezenas de interfaces que fazem a ligação MIDI-DMX, só que não encontrei nenhuma aqui no Brasil. Sei que se trata de coisas diferentes, mas a "conversão" é possível.

    Nesse sistema que ilustrei, meu controlador controla o software via MIDI, que por sua vez joga a informação via USB para o SL1000, que envia para os equipamentos de luz via cadeia DMX.

    Existem até modelos de Controladoras DMX com suporte à MIDI, permitindo controles externos através da conexão.

    Demolisher
    Veterano
    # jun/15
    · votar


    freitas_silva
    Legal, só disse que eu desconheço esse tipo de adaptador...eu trabalho com alguns equipamentos linkados via midi, seria realmente interessante se pudesse realizar o controle DMX pela Roland FC300, de um só local, controlar todo o palco enquanto toco... E ao mesmo tempo uma loucura só... kkkkkkkk...

    freitas_silva
    Veterano
    # jun/15
    · votar


    Que legal cara... Você controla o que com sua pedaleira MIDI?

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Controlar luzes via MIDI sem console DMX