Autor |
Mensagem |
caikue Membro Novato |
# abr/15 · Editado por: caikue
Eu estudei piano por uns tres anos, mas vi muitas lacunas no ensino que tive, além de muita coisa que passou despercebida. Toco violão também, então tenho certa noção geral de musica comtemporane... Eu gostaria muito de adentrar no universo da musica erudita, mas pra isso quero ter meu conhecimento mais CLARO sobre o que aprendi, quero sentir que minhas bases estão sólidas...
1 - Elton john, stevie wonder, eles tocam piano baseado nos acordes? como eles tocam? Porque há partiruras de suas musicas tambem, em diferentes claves, como peças de piano... Eles se baseiam na premissa de baixo e acorde, quero entender pra poder aprender as musicas e entender a ideia de quando comporam a musica...
2 - Quando se fala em TEORIA, é uma palavra muito ampla, muito rica. Eu tenho noções elementares, definições de o que são certos termos, enfim. Falam sobre teoria musical como um assunto muito profundo, tudo que me passaram durante esses anos foram definições objetivas, tenho a impressão de não ter tanta bagagem teórica assim... O que compoem a teoria musical? O que é importante saber, pra ter um conhecimento sólido?
3 - Pode indicar algum livro que acha importante, que serve de referencia, sobre teoria musical? pode ser estrangeiro...
4 - Para poder me considerar Pianista, tenho que ter o domínio sobre o que? Saber tocar com uma postura adequada, saber ler, e interpretar, seria esse todo o conjunto? A onde está o limite, pra ter consciencia de que posso me considerar um pianista de verdade?
5 - A improvisação se assemelha a instrumentos de corda? Uma tonalidade, sua relativa, passear de forma criativa entre as notas das mesmas? Tem alguma regra?
6 - Falando de forma grosseira. Ser um bom pianista, se baseia no controle de intensidade e sensibilidade, agilidade nos dedos, e saber ler e interpretar, e entender os detalhes?
7 - Como aprender as escalas? devo decora-las no ao teclado? decorar a partitura ou formula? E tem uma maneira melhorar de MEMORIZAR e não esquecer isso? Gostaria de ter domínio sobre isso, eu produzo musicas em software, sempre preciso usar a ferramente do aplicativo que ja indica as notas de tal tonalidade, e isso é muito chato, gostaria de ter tudo fresco em mente...
8 - Como identifico a tonalidade de uma música se não estiver indicada na armadura da clave?
9 - Quais as escalas mais importantes? Para poder dominar o campo harmonico, imaginar ter que decorar muitas escalas, alem da maior e menor, decorar essas "fila" parace assustador... o que aconselha?
10 - Fala sobre o campo harmonico e como aplica-lo e entende-lo.
11 - A respeito de composição. Eu faço musicas com o violão, em cima de acordes. Como eu posso toca-las no piano, mas de forma que fique "preenchida" porque se somente fazer os acordes, e mudar quando necessário fica vazio, entende? Como eu posso distribuir as notas?
12 - A respeito do jazz, pelo que entendi até hoje, sua principal característica é a improvisação, correto? Mas toda a base do jazz é a improvisação? não a repetições de um trecho? Não existe um padrão? Como eu posso entender o jazz?
13 - Como eu toco musicas quando tenho somente as cifras? Acentuo o baixo e toco o acorde, posso usar de outras teclas? e em relação ao ritmo?
14 - Na música popular, o que o senso diz, é mão esquerda toca o baixo, mão direita faz a voz. É isso mesmo? E quando tem acompanhamento vocal, então só uso os baixos? toco todas as notas dentro do acorde, crio alguma "repetição" alguma sequencia? Acho que soou confuso. Eu tive uma professora que me ensinou a "arpejar" de acordo com ela, eu poderia tocar um acorde, e ir e voltar nas notas do mesmo, ao inves de tocar tudo junto. O que diz sobre isso? Vejo pessoas executando algumas musicas populares, e ao inves de somente tocar o acorde, e mante-lo até a mudança para o proximo - como a maioria "ensina" a tocar teclado - fazem variações, fica algo preenchido, tem muitas notas. O que eles fazem pra ficar assim O que consideram?
15 - Como eu Começo a escutar musica erudita? Escuto concertos completos? Procuro por sinfonias? O que você me aconselha? Tem muitas interpretações de muitas orquestras na internet, qual seria a melhor fonte? Por quais compositores eu começo?
16 - Tenho alguns métodos, hanon, a schmoll, burgmuller... Tem condições de eu estudar eles sozinho, e não me prejudicar... se postura diante o instrumento, sei como funciona a leitura, ainda assim seria me atrever demais estudar sozinho? o que acha?
Valeu, agredeço!
|
fernando tecladista Veterano |
# abr/15
· votar
Dá pra entender que você esta' cheio de dúvidas porem ha algumas considerações se alguem resolver explicar tudo, vai dar um livro porque é muita coisa e assuntos diferentes Outro fato é que para se falar de algus assuntos, você precisa saber sobre outros, não da pra falar de improviso se você nao conhece campo harmonico, não da pra falar de campo harmonico se você não conhece escalas e pra escalas precisa conhecer intervalos, que ponto você está?
Muito assuntos referentes a parte teórica: inproviso, acorde, escala.... tem no forum de musica geral e no de guitarra outos assuntos talvez já foram debatidos, se eu achar algum deles eu linko aqui
|
caikue Membro Novato |
# abr/15 · Editado por: caikue
· votar
Certamente fernando, como coloquei, eu estudei por alguns anos. Eu sei definições, tive aquele professor que falou que escala é uma sequencia de notas, que gira em torno de uma tonalidade. Isso eu até que entendo, também sei como forma-las. Pozzoli, Bona, Osvaldo lacerda, daril parisi guia tecnico pra guitarra... Li esses e alguns outros, então tenho uma boa noção, mas acho rasa, foi como eu disse na pergunta a respeito de teoria, eu não quero criar uma tese, mas queria ter conhecimentos sólidos, pra me garantir como bom músico. Pode ser um equívoco a respeito do que é teoria e estou confuso, ou preciso de outras fontes.
Eu sei tocar algumas musicas, sei fazer alguns acordes, algumas escalas. Mas eu quero entender as musicas, ao inves de ver um video e só reproduzi-las
A questão é como trabalha com elas diante do piano entende? São assuntos um pouco aleatórios, mas pra mim as respostas de tudo se encadeariam. Se for possível, não precisar detalhar muito, mas me dizer de forma objetiva e geral eu agradeço DEMAIS cara.
Claro, que é necessário um professor. Mas a principio, acho que vc vai concordar que a Maioria, no mercado, não passam essas informações, somente o mais genérico... Eu quero me orientar pra seguir meus estudos. Eu entendo a postura no instrumentos, como executar as notas, postura certa dos dedos. Sinceramente, dentre muitas aulas que ja estive presente, posso afirmar que muitos por aí não sabem ou não consideram tanto.
Mas é isso, agradeço desde já
|
Artref Veterano |
# abr/15 · Editado por: Artref
· votar
1 - Nunca ouvi muito Steve Wonder; já ouvi alguma coisa do Elton John. Creio que o Sir Elton faça uma mistura de tocar "por cifra" e ficar livre para tocar o que quiser dentro daquele acorde juntamente com elementos definidos por partitura, como por exemplo as introduções ou os "riffs" característicos. Inclusive o jeito dele tocar, a região que ele gosta de explorar, a maneira como arpeja e faz acorde é bem dele. E como já ouvi ele tocando a mesma música de diversas formas, ele não segue partitura, não.
2 - É importante saber tudo, se é que alguém um dia consegue, hahaha. Quanto mais você souber, melhor. E mais importante que saber, é fundamental aplicar.
3 - A teoria musical básica é tranquila, pode usar o Bohumil Med ou até mesmo o Osvaldo Lacerda. Se for se aprofundar em harmonia e outros campos, aí a bibliografia é vasta. Cara, sabendo tudo que tem no Osvaldo Lacerda e sabendo aplicar, você já tem uma boa base.
4 - Qualquer um que toque o piano pode ser considerado pianista, mas pra mim, Pianista com "P" maiúsculo (rs) é aquele que conhece bem o instrumento acústico e que sabe, por exemplo, a infinidade de diferenças dele para um digital. Também acredito que ele tenha que ter uma base técnica e conhecimentos básicos de interpretação, harmonia, fraseado e estilo. Fica aqui uma crítica a muitos que se dizem pianistas mas nunca exploraram o piano acústico; é preciso.
5 - Só sei o básico de improvisação, vou de ouvido e não gosto muito. Tem gente muito melhor que eu pra opinar aqui no fórum.
6 - Isso e muito mais.
7 - Comece pela de dó maior, aprenda, treine todo dia, você vai acabar decorando. Aí vai colocando uma a mais gradualmente, seguindo por um sustenido (a de sol), depois incorpore a que tem dois sustenidos (ré maior)...depois que ver todas com sustenidos, faça o mesmo com as que tem bemol, depois passe para as menores...enfim. Vá gradativamente. Eu ensino uma escala nova pra cada semana de aula pro aluno e cobro a execução com dedilhado, controle e sonoridade em cada aula. Com 6 meses o cara já sabe todas.
8 - Geralmente está na armadura, mas se for um trecho de modulação, pode ir pela escala usada no trecho e pela harmonia. A harmonia geralmente é o mais indicado.
9 - Todas são importantes. Todas as maiores com sustenidos, todas as maiores com bemóis, depois todas as menores nas 3 formas pra cada: antiga (ou primitiva), melódia e harmônica. Faça o que eu falei: uma escala nova por semana, e seu professor precisa aplicar aquilo, identificar nas músicas, nas harmonias, senão o conhecimento se perde.
10 - Assunto longo, kkk.
11 - Pode começar arpejando no início, alternando as notas, ou fazendo inversões dos acordes e baixos (aqui a vantagem do piano sobre o violão pra compor).
12 - Manjo nada de jazz.
13- Depende do estilo. Se for um mpb, você precisa fazer o ritmo característico, geralmente bastante sincopado e com swing; se for uma música lenta, menos síncopa, mais clareza...e tem a dinâmica tb: você não vai tocar música lenta e romântica tudo forte (como muita gente faz, rs).
14 - Depende de muitas coisas. Se você está tocando com um baixista, por exemplo, não precisa tocar o baixo e sua mão fica livre para outras coisas. Acompanhando um solista, você precisa dar ritmo. E depende muito do estilo da música. Não dá pra dar uma receita de bolo pra você, é um assunto também vasto.
15 - Deu certo pra mim seguir a ordem cronológica: comece ouvindo música Barroca! Vivaldi é bem simples, se assemelha a música popular nossa em termos de harmonia e é um bom começo. Escute "As quatro estações", tenho certeza que você vai gostar de alguns movimentos. Eu mesmo antes de começar a ouvir música erudita achava que era tudo bobinho, fresco e parecendo uma dança boba do séc. XV, mas quando escutei o Verão, de Vivaldi, com aquele negócio intenso, rico, forte, rápido (praticamente o heavy metal da época, rsrs) minha visão começou a mudar.
Pra começar: Vivaldi - as quatro estações,
Bach - Concertos de Bradenburgo, a missa famosa dele (escute um trecho por dia) e as invenções a duas vozes (veja as mais famosas: 4, 8, 13). Se quiser arriscar algo mais elaborado, escute alguns prelúdio e fuga do livro considerado "o velho testamento" para qualquer pianista/cravista: o Cravo bem temperado. Veja os mais famosos, pode começar com o em dó menor do primeiro livro (geralmente a galera se apaixona por esse).
Escute também os "top hits" de Mozart - Pequena serenata noturna, pesquise alguma ópera famosa (pode ser a Flauta Mágica, por exemplo), veja a sinfonia 40, uma sonata de piano, um concerto de piano...etc...
Beethoven...escute tudo que puder, rs. Comece com alguma sinfonia famosa (9 ou a 5), escute as sonatas famosas pra piano (Moonlight, Apassionata, Patética) e um concerto de piano (0 3 é meu favorito)
Chopin: Veja os noturnos mais famosos, são peças curtas e geralmente um iniciante gosta. O noturno 9 número 2 é o mais famoso, mas veja outros tb. Tem algumas valsas dele mas acho brega, mas enfim, você pode gostar das mais famosas. Veja a clássica "Fantasie Impromptu", que geralmente é uma peça que pira quem nunca ouviu.
Os mais recentes (Stranvinsky, Bartok, etc) eu deixaria de lado por enquanto, foge do sistema tonal..
16 - Procure um bom professor.
Cara, o que eu passei pra você aqui de graça tem gente que nem cobrando faz. Não quer vir pra Americana fazer aulas comigo? kkk. Abraço.
EDIT: esse post me deu uma idéia. Se o pessoal quisesse, eu poderia fazer um post mais elaborado com o repertório básico pra quem quer começar a ouvir música clássica, com os links e etc, direcionado pra galera das teclas, com os clássicos do piano...enfim. Se animarem, eu faço.
|
Daniel_tecladista15 Membro Novato |
# abr/15
· votar
Artref Excelentes dicas!!
Cara, o que eu passei pra você aqui de graça tem gente que nem cobrando faz. Deve ter muito professor aqui no fórum que deve estar aprendendo com estas dicas!! kkkkkkkk
Se o pessoal quisesse, eu poderia fazer um post mais elaborado com o repertório básico... Eu quero!!! hehehehe
|
Estudante eterno Membro Novato |
# abr/15
· votar
Se o pessoal quisesse, eu poderia fazer um post mais elaborado com o repertório básico pra quem quer começar a ouvir música clássica, com os links e etc, direcionado pra galera das teclas, com os clássicos do piano...
Por favor!
Se possível, fale um pouco também sobre o impacto que ouvir música clássica terá sobre minha forma de tocar e em minhas composições.... Não sei se já citei isso aqui, mas sou um "aspirante a compositor", já tenho algumas músicas, alguns choros, alguns pops... e composição é praticamente meu foco principal, e por este motivo eu pesquiso sobre o que os grandes músicos ouviam, afim de ouvir aqueles que serão boas influências para mim.
Desculpe acho que sou bem folgado, hahaha abração!
|
anegab Veterano |
# ago/15
· votar
Artref Artref Olá, boa tarde! Li sua orientação de 24/04/2015, e nesse exato momento estou escutando as musicas que você recomendou no repertório erudito. Bem, decidi escrever pra você porque hoje fui tocada de forma inesperada , a voltar a estudar música. Meu primeiro contato com o piano foi na infância, e desde então carrego esse desejo. Mas as urgências que a vida adulta nos impõem me afastou desse desejo, desse sonho. Graças a Deus tenho piano em casa e isso facilita bem as coisas. Gostaria de pedir sua ajuda em relação a teoria para piano. Pretendo retomar os estudos em casa, antes de buscar uma escola. Se tivesse que dizer qual o meu nível de conhecimento, eu diria que é básico, mas muito interessado, muito apaixonado! A música mais difícil eu toco é Prelude de Bach. A minha grande dificuldade é entender os compassos. Preciso de ajuda para teoria. Agradeço muitíssimo.
|
Artref Veterano |
# ago/15
· votar
anegab, fico feliz por ter talvez colaborado para que você volte a se interessar por música.
Se sua dúvida é com teoria musical, recomendo que você procure pelos livros "Compêndio de teoria musical", do Osvaldo Lacerda, e pelo outro do Bohumil Med que esqueci o nome. Creio que você os encontre na internet em pdf. Comprar não seria má idéia, não são caros e você usa pelo resto da vida.
|