Metodologia de Estudo

    Autor Mensagem
    Sharlander
    Veterano
    # fev/04


    Uma coisa é certa, cada um segue um meio de estudo na qual lhe proporcione melhores resultados. Muitos outros ainda estão até hoje em busca de uma própria metodologia de estudo com bases sólidas, ou melhor, estão vagando por aí perdendo o seu tempo. Gostaria que cada um que passar por esse tópico relacionasse sua metodologia de estudo e resultados da mesma, para que sirva de refer
    ência para esses nossos irmãos que ainda não conseguiram alcançar o seu próprio 'trajeto ideal".

    Sei que isso é relativo a um monte de coisas...mas....naum custa nada...

    VALEU...

    Sharlander

    dan_nsh
    Veterano
    # fev/04
    · votar


    Kra, é o seguinte, eu acho que a metodologia varia conforme o seu objetivo. Se o seu objetivo é tocar músicas clássicas, então você tem que desenvolver a agilidade, tanto dos dedos como da leitura da partitura. A agilidade na leitura é muito importante se devenvolver qdo você depende dela para tocar...

    Já para quem quer Piano/Teclado popular, você deve desenvolver um pouco mais a teoria, a agilidade dos dedos e a criatividade na hora de compor e improvisar...
    Eu gosto mais dessa segunda opção, então sempre que eu vou tocar faço exercícios Hanon e de uma outra apostila que tenho aqui em casa, ouço bastante música: Jazz, MPB, Rock Progressivo e começo a tentar tocar uma progressão de acordes, uma escala aqui e no fim até que sai uma improvisação... o segredo é tocar, mas depende do seu objetivo...

    Tocar música clássica é um meio mais rígido, requer mais paciência (na minha opinião) para se atingir a perfeição, agora, se for pra música popular, o caminho é mais, digamos, flexível...

    Se alguém concordar pode complementar alguma coisa...
    :D

    Ken Himura
    Veterano
    # fev/04
    · votar


    Realmente...a metodologia está ligada diretamente com o objetivo. Bem, no meu caso, eu quero tocar metal, progressivo e música clássica...Bem, só que eu não sou um exemplo de, digamos, disciplina hehehe...Eu fico lendo partituras enquanto estou andando em ônibus, metrô etc, pensando nas notas e em frente ao meu teclado, fico tocando músicas difíceis, mas que eu gosto...claro que as vezes eu me estresso...hehehe mas como disse Rudolf Buchbinder: "Chega um momento que a música te abraça e fica com você todo o tempo de sua vida. Isso significa que todos os dias ela irá te acompanhar, faz o seu cérebro trabalhar, mas nunca se torna uma tarefa entediante ou cansativa. Sempre estou estudando. A música já faz parte de minha alma."...Comigo é algo parecido...eu não consigo imaginar a minha vida sem a música...
    Bem...espero ter ajudado heheheh

    Pleyel
    Veterano
    # out/12
    · votar


    Fala galera este topico foi aberto em 2004 e estou trazendo novamente este questionamento: qual e a metodologia que vcs utilizam para estudar piano?
    Comeco por mim... Tento dividir os meus dias da semana de acordo com uma metodologia para tentar melhorar o meu rendimento, por ex: seg. Estudo metodos como hanon czerny, ana madalena bach e estudo teoria, na terc faco mais exercicios e estudo pecas, na quarta faco solfejo e estudo pecas, na quinta estudo mais teoria e pecas e assim por diante.
    Tento assim englobar o maximo para poder evoluir... Digam ai suas metodologias para nos aperfeicoarmos.
    Abs.

    Zebrão
    Veterano
    # out/12
    · votar


    O assunto é interessante, passei pra dizer que estou acompanhando, já que estou apanhand... ops aprendendo.

    Tears Of Fire
    Veterano
    # out/12
    · votar


    Zebrão
    faço das suas palavras, as minhas...kkk
    mas a única diferença é que só começarei a estudar teclado quando chegar minha quinzena de férias... acho que vou praticar o Hannon... e formação de acordes.... hoje "tá osso estudar algo fora a escola"....

    Zebrão
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    Fala galera este topico foi aberto em 2004 e estou trazendo novamente este questionamento: qual e a metodologia que vcs utilizam para estudar piano?
    Comeco por mim... Tento dividir os meus dias da semana de acordo com uma metodologia para tentar melhorar o meu rendimento, por ex: seg. Estudo metodos como hanon czerny, ana madalena bach e estudo teoria, na terc faco mais exercicios e estudo pecas, na quarta faco solfejo e estudo pecas, na quinta estudo mais teoria e pecas e assim por diante.
    Tento assim englobar o maximo para poder evoluir... Digam ai suas metodologias para nos aperfeicoarmos.
    Abs.


    Será que vai morrer pela segunda vez esse tópico, ou ninguém gosta de falar de estudo mesmo? Se fosse sobre comparações de XXX vs YYY acho que tinha gente pelos menos pra criticar...

    perkyba
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    Ok, aqui vai a minha contribuição:
    Eu toco piano clássico e estudei muito Hannon, Czerny, etc. Basicamente a gente estudava os exercícios e depois estudava as peças que queríamos tocar. Os exercícios eram selecionados de acordo com as peças. A primeira metade do tempo de estudo era dedicada à técnica e a segunda ao repertório.
    Hoje estou muito mais dedicado ao popular, então faço assim:
    Escolho uma escala e treino a progressão daquela escala. Duas a três escalas por semana (quando o tempo e os filhos deixam). Nessa semana, por exemplo, só estou conseguindo uma. Depois pego a pentatônica blues dessa escala e treino dedilhado e finalmente, depois de tanto treino de técnica, tento realizar alguma improvisação. No começo não saía nada, mas hoje já está ficando legal.
    Isso não é super rígido, mas eu tento seguir esse método. Depois, quando o blues der uma saturada, eu mudo pra outro tipo de harmonização. No fim de uma ano, por exemplo, dá pra adquirir uma boa base.
    Espero ter contribuído.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Metodologia de Estudo